Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 11 de julho de 2012

    ACI Digital: Setor de preparação pastoral da JMJ 2013: O Rio convida o mundo a rezar pela Jornada nesta sexta-feira

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      11 de julho de 2012  
    Setor de preparação pastoral da JMJ 2013: O Rio convida o mundo a rezar pela Jornada nesta sexta-feira
    RIO DE JANEIRO, 11 Jul. 12 (ACI) .- A chegada à contagem regressiva de um ano para a JMJ Rio 2013 será marcada por grandes eventos neste mês de julho, mas acima de tudo, com o lançamento da oração oficial nesta sexta-feira, por um grande convite da parte da arquidiocese carioca ao mundo inteiro a rezar pela preparação do evento com o Santo Padre que acontece entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/#!/acidigital

    SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
    https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    BRASIL

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Mateus 10,1-7
    Santo ou Festa:
    São Bento
    Um pensamento:
    "H algo maior do que Deus? H algo maior do que uma alma divinizada? No esta a maior grandeza a qual pode aspirar o homem?"
    Santa Teresa dos Andes
     
     

     

    VATICANO


    Bento XVI nomeia novo arcebispo de Passo Fundo (RS)

    VATICANO, 11 Jul. 12 (ACI) .- O Papa Bento XVI nomeou na manhã deste 11 de julho, um novo pastor para a arquidiocese de Passo Fundo (RS). O novo arcebispo é Dom Antonio Carlos Altieri, bispo diocesano de Caraguatatuba (SP).

    Segundo informou hoje a CNBB, o prelado nasceu no dia 18 de outubro de 1951, na cidade de São Paulo (SP), foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1978 e bispo em 28 de outubro de 2006.

    O novo arcebispo é conhecido por sua atuação em prol dos jovens, recorda a nota da CNBB. Em outubro de 2007, dom Antonio Carlos Altieri foi confirmado bispo assessor responsável do Setor Juventude do regional Sul 1 (São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
    Para ele, a “Juventude é o rosto da Igreja”.

    O bispo, membro da Sociedade de Dom Bosco, os salesianos, é professor de diversas disciplinas como Filosofia, Psicologia, Ciências e é bacharel em Teologia e licenciado em Ciências da Educação.

    O lema de dom Antonio Carlos Altieri é “Nós acreditamos no amor”. Ele sucede assim a Dom Pedro Ercílio Simon, que renunciou por motivos de saúde ao governo da arquidiocese.

    A Arquidiocese de Passo Fundo tem uma área 12,000Km2 , uma população de 425,000 católicos e 150 padres. Para o trabalho pastoral da arquidiocese o novo arcebispo salesiano contará também com 415 religiosos.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Vaticano não reconhece Bispo ordenado sem a permissão do Papa na China

    VATICANO, 10 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Vaticano rechaçou a ilícita ordenação episcopal do sacerdote Joseph Yue Fusheng, ocorrida na sexta-feira 6 de julho em Harbin, província de Heilongjang na China. Em um comunicado a Santa Sé explica que devido a este ato realizado sem mandato do Papa, o sacerdote incorreu em excomunhão.

    "A Santa Sé não reconhece o Rev. Yue Fusheng como bispo da Administração Apostólica de Harbin e ele está desprovido da autoridade de governar os sacerdotes e a comunidade católica na província de Heilongjiang", indica a nota.

    O sacerdote, segundo indica a nota da Santa Sé, "fora de há muito informado que não poderia ser aprovado pela Santa Sé como candidato episcopal, e reiteradas vezes lhe fora solicitado que não aceitasse a ordenação episcopal sem o mandato pontifício".

    Além disso, segundo recorda a Radio Vaticano em seu boletim em português, a nota oficial recorda ainda que também "os bispos, que participaram da ordenação episcopal ilegítima e se expuseram às sanções previstas pela lei da Igreja, devem referir à Santa Sé acerca de sua participação na cerimônia religiosa".

    Por outro lado, expressa apreço por "aqueles sacerdotes, aquelas pessoas consagradas e aqueles fiéis leigos que rezaram e jejuaram pela desistência do Rev. Yue Fusheng, pela santidade dos bispos e pela unidade da Igreja na China".

    O comunica convida "todos os católicos na China, Pastores, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos" a "defenderem e a salvaguardar aquilo que pertence à doutrina e à tradição da Igreja", para que "mesmo nas presentes dificuldades eles olhem com confiança para o futuro, confortados pela certeza de que a Igreja é fundada na rocha de Pedro e de seus Sucessores".

    Ademais, confiando "no efetivo desejo das autoridades governamentais chinesas de dialogar com a Santa Sé – prossegue a nota –, a Sé Apostólica faz votos de que as autoridades chinesas não favoreçam gestos contrários a tal diálogo".

    E "também os Católicos chineses esperam passos concretos no mesmo sentido, em primeiro lugar, evitando as celebrações ilegítimas e as ordenações episcopais sem mandato pontifício, que criam divisão e trazem sofrimento para as comunidades católicas na China e na Igreja universal".

    Por fim, a nota da Santa Sé indica como "motivo de apreço e de encorajamento" a ordenação do Rev. Tadeu Ma Daqin como bispo auxiliar da Diocese de Xangai, celebrada no último sábado, 7 de julho. Todavia, "a presença de um bispo que não se encontra em comunhão com o Santo Padre" é definida como "inoportuna", e é uma demonstração de "falta de sensibilidade para com uma ordenação episcopal legítima".

    Segundo recorda também a Radio Vaticano, a nota desta terça-feira, 10 de julho, segue à do último dia 3, assinada pela Congregação para a Evangelização dos Povos, na qual já se condenava a prevista ordenação do Rev. Fue Fusheng, "programada de modo unilateral" e destinada a produzir "divisões, dilacerações e tensões na comunidade católica na China".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Bento XVI: Dom Eugenio Sales foi "autêntica testemunha do Evangelho"

    VATICANO, 10 Jul. 12 (ACI) .- Pelo falecimento do Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, o Cardeal Eugenio de Araujo Sales, o Papa Bento XVI enviou um telegrama ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, expressando seus pêsames.

    Na mensagem, o Papa Bento XVI afirma que Dom Eugenio era uma "autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo”. Bento XVI disse ainda dar graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor que, nos seus 70 anos de sacerdócio e 58 de episcopado, procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade, em permanente atenção pelos mais desfavorecidos, na fidelidade ao seu lema episcopal: “Impendam et superimpendar”(gastarei e gastar-me-ei por inteiro por vós).

    Na íntegra, publicamos o telegrama do Papa, aparecido também na página da Arquidiocese do Rio:

    "Exmo Revmo Dom Orani João Tempesta
    Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

    Recebi a triste notícia do falecimento do Venerado Cardeal Eugenio de Araujo Sales, depois de uma longa vida de dedicação à Igreja no Brasil, venho exprimir meus pêsames a si e aos bispos auxiliares, ao clero e comunidades religiosas, aos fiéis da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que por três décadas teve nele um intrépido pastor, revelando-se autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo.

    Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor que, nos seus setenta anos de sacerdócio e cinquenta e oito de episcopado, procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade, em permanente atenção pelos mais desfavorecidos, na fidelidade ao seu lema episcopal: “Impendam et superimpendar” (gastarei e gastar-me-ei por inteiro por vós).

    Enquanto elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, envio a essa comunidade arquidiocesana, que lamenta perda dessa admirada figura, à Igreja no Brasil, que nele sempre teve um seguro ponto de referência e de fidelidade à Sé Apostólica e a quantos tomam parte nos sufrágios animados pela esperança da ressurreição, uma confortadora bênção apostólica. "

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    Testamento de Dom Eugenio Sales: “Quero morrer sempre fiel ao Papa”

    RIO DE JANEIRO, 11 Jul. 12 (ACI) .- Foi sepultado nesta quarta-feira, dia 11 de julho, na catedral metropolitana do Rio de Janeiro o corpo do cardeal arcebispo emérito do Rio de Janeiro, o cardeal Eugenio de Araujo Sales. A santa missa de exéquias reuniu diversas autoridades civis e religiosas, e mais de cinco mil pessoas que, fervorosamente, rogaram a Deus pelo descanso eterno deste que era o cardeal mais antigo da Igreja Católica, que será lembrado pela sua fidelidade à Igreja e ao Papa.

    A celebração, presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, foi concelebrada por 40 bispos e cardeais, entre eles o núncio apostólico para o Brasil Dom Giovanni d'Aniello, o presidente da CNBB Dom Raymundo Damasceno e o cardeal arcebispo emérito do Rio Dom Eusébio Oscar Sheid além de 250 sacerdotes e 43 diáconos de diversas dioceses do país que acompanharam os prelados na cerimônia.

    A característica de dom Eugênio mais exaltada durante o rito litúrgico foi o seu amor a Igreja e sua obediência e fidelidade a Santa Sé na figura de Pedro e seus sucessores. Em mensagem destinada à arquidiocese, o Papa Bento XVI expressou seu profundo pesar pela perda do “intrépido e generoso pastor” que “buscou apontar (com sua vida) a verdade”. O santo padre declarou ainda que em dom Eugênio “encontramos um seguro ponto de obediência à Sé Apostólica”.

    O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, também enviou uma mensagem de solidariedade aos fiéis brasileiros e parentes de dom Eugênio exaltando que o cardeal “sempre viveu em profunda união com o Santo Padre na vivência dos valores evangélicos”.
    O núncio Dom Giovanni d'Aniello completou dizendo que as obras do cardeal ficarão como legado e testemunho do seu amor a Igreja.

    Com o lema episcopal Impendam et Superimpendar (de bom grado me gastarei e me desgastarei em favor de vós), Dom Eugenio marcou a Igreja e o Brasil com suas obras em favor dos mais pobres. Segundo Dom Orani, a vivencia radical deste lema fez do cardeal “um pastor que cuidou do rebanho, enfrentou os lobos e se tornou um sinal não só para a Igreja, mas para toda a sociedade”.

    Dom Orani destacou o jeito silencioso de agir de dom Eugenio que o levou a algumas incompreensões. Mas afirmou que sua “verdadeira coroa de glória foi sua profunda conformidade com Nosso Senhor Jesus Cristo”. “Somos testemunhas de que esse irmão guardou a fé até o fim dos seus dias. Dom Eugenio se consumiu por inteiro. Deu de muita boa vontade o que era seu”, disse o arcebispo.

    Dom Eugênio morreu aos 91 anos na noite desta segunda-feira. Foi cardeal por 46 anos e durante seu episcopado ordenou cerca de 200 sacerdotes. Em sua homilia, Dom Orani leu o testamento espiritual do prelado, escrito no dia 7 de outubro de 2003. Nele, dom Eugenio declarou seu amor a Deus e a Igreja e afirmou: “Nunca me arrependi de ter feito a minha entrega.” E ainda, “quero morrer sempre fiel ao papa.”

    Seguindo o rito, o corpo de dom Eugênio foi conduzido ao som de cânticos e orações até a cripta que fica no subsolo da catedral metropolitana. Com o barrete, chapéu utilizado pelos cardeais, em cima do caixão, o corpo do prelado foi acompanhado com salvas de palmas dos fiéis. Cercado por seu irmão, sobrinhos e funcionários que conviveram com ele nos seus últimos dias, o corpo foi depositado no túmulo ao cântico da Salve Regina. A lápide do cardeal fica próxima a dos bispos Dom Nabal Setencel, Dom João D'Avila, Dom Romeu Brigenti e de Dom João Esbeard (o primeiro arcebispo do Rio).

    Dom Eugênio foi velado desde a tarde de ontem na catedral onde foram celebradas 10 missas de corpo presente. Ontem, durante o horário do velório, todas as 262 igrejas da cidade tocaram seus sinos em homenagem ao cardeal.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Setor de preparação pastoral da JMJ 2013: O Rio convida o mundo a rezar pela Jornada nesta sexta-feira

    RIO DE JANEIRO, 11 Jul. 12 (ACI) .- A chegada à contagem regressiva de um ano para a JMJ Rio 2013 será marcada por grandes eventos neste mês de julho, mas acima de tudo, com o lançamento da oração oficial nesta sexta-feira, por um grande convite da parte da arquidiocese carioca ao mundo inteiro a rezar pela preparação do evento com o Santo Padre que acontece entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.

    Em entrevista exclusiva a ACI Digital neste último 5 de julho, Pe. Leandro Lênin, um dos dirigentes do setor de preparação pastoral do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, afirmou que mais que uma corrida até a JMJ2013, o momento é entendido como uma “peregrinação” até a sua inauguração.

    “Faltando um ano para a Jornada Mundial da Juventude estamos preparando diversas atividades, diversos momentos que de fato vão preparar os nossos peregrinos. Cuidando da vida pastoral da Jornada, percebemos vir a uma JMJ é peregrinar. É uma verdadeira peregrinação na qual toda a juventude vai estar unida em Igreja junto com o Santo Padre, o Papa”, destacou.

    “Para comemorar esta contagem regressiva, que para nós é motivo de grande alegria, mas também de trabalho dobrado, pois temos que preparar tudo aquilo que será necessário para a Jornada, nós estamos preparando grandes eventos, eventos que mostram a capacidade do Rio de Janeiro de acolher a todos”, sublinhou.

    Falando dos eventos que marcarão o ano de preparação para a Jornada, o sacerdote contou sobre o primeiro deles, que será o lançamento da oração oficial pela JMJ, no dia 13 de julho, com uma grande reunião de jovens que começa às 17:30h no Largo da Carioca e termina no Santuário de Adoração de Sant’Ana no centro do Rio.

    Segundo informa a página oficial da JMJ, “às 22 horas será celebrada a Santa Missa presidida pelo presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Logo após haverá o lançamento da Oração Oficial da JMJ Rio2013. Às 23h30 será iniciada uma procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Rio de Janeiro, onde os jovens ficarão até às 6h”.

    “O evento em si vai impactar, mas o que mais nos chama atenção é o limite de tempo”, destacou o sacerdote membro do COL. “Dizer que estamos em contagem regressiva de um ano para jornada já é assustador, mas também de grande animação e expectativa. Nós estamos bastante animados e trabalhando todos os dias com intensidade para que este ano seja vivido num clima de preparação, não só daquelas coisas que temos para mostrar ao mundo, mas de uma preparação espiritual: convidando o mundo a rezar! Todos os nossos eventos se pautam nessa modalidade”.

    Padre Leandro destacou também a importância de ter uma prece que permitirá unir no mesmo espírito de oração, pessoas de diversas línguas e nacionalidades na preparação espiritual para o evento.

    Dentre os outros eventos mencionados pelo Padre Leandro em sua entrevista a ACI Digital destaca-se a corrida Bote Fé na Vida, que será realizada simultaneamente em todas as dioceses do Brasil no dia 22 e um grande evento que contará com jovens do Regional Leste I da CNBB e de todo o Brasil no Maracanazinho, entre os dias 27 e 29 de julho, e que segundo o sacerdote, trarão ao Rio um “gostinho” daquilo que será a JMJ.

    Sobre o hino oficial da Jornada, Pe. Leandro adiantou a ACI Digital que este é um dos projetos que ainda está “no forno”, mas que será divulgado ao público no mês de setembro.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo