Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 13 de julho de 2012

    Liturgia das Horas


    Hora Média

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


    Hino

    Ó Deus, verdade e força
    que o mundo governais,
    da aurora ao meio-dia,
    a terra iluminais.

    De nós se afaste a ira,
    discórdia e divisão.
    Ao corpo dai saúde,
    e paz ao coração.

    Ouvi-nos, Pai bondoso,
    por Cristo Salvador,
    que vive com o Espírito
    convosco pelo Amor.

    Salmodia
    -- salmodia complementar --

    Ant. 1 Vosso amor seja um consolo para mim,
    conforme a vosso servo prometestes.

    Salmo 118(119),73-80

    X (Iod)

    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
    Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita atua vontade! (Mt
    26,42).

    –73 Vossas mãos me modelaram, me fizeram, *
    fazei-me sábio e aprenderei a vossa lei!
    –74 Vossos fiéis hão de me ver com alegria, *
    pois nas palavras que dissestes esperei.

    –75 Sei que os vossos julgamentos são corretos, *
    e com justiça me provastes, ó Senhor!
    –76 Vosso amor seja um consolo para mim, *
    conforme a vosso servo prometestes.

    –77 Venha a mim o vosso amor e viverei, *
    porque tenho em vossa lei o meu prazer!
    –78 Humilhação para os soberbos que me oprimem! *
    Eu, porém, meditarei vossos preceitos.

    –79 Que se voltem para mim os que vos temem *
    e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança!
    –80 Meu coração seja perfeito em vossa lei, *
    e não serei, de modo algum, envergonhado!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Vosso amor seja um consolo para mim,
    conforme a vosso servo prometestes.

    Ant. 2 Protegei-me, ó meu Deus,
    contra os meus perseguidores!

    Salmo 58(59),2-5.10-11.17-18

    Oração do justo perseguido
    Estas palavras ensinam a todos o amor filial do Salvador para com seu Pai (Eusébio de
    Cesaréia).

    –2 Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, *
    e protegei-me contra os meus perseguidores!
    –3 Libertai-me dos obreiros da maldade, *
    defendei-me desses homens sanguinários!

    –4 Eis que ficam espreitando a minha vida, *
    poderosos armam tramas contra mim.
    =5 Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime; †
    eles investem contra mim sem eu ter culpa: *
    despertai e vinde logo ao meu encontro!

    =10 Minha força, é a vós que me dirijo, †
    porque sois o meu refúgio e proteção, *
    11 Deus clemente e compassivo, meu amor!
    – Deus virá com seu amor ao meu encontro, *
    e hei de ver meus inimigos humilhados.

    –17 Eu, então, hei de cantar vosso poder, *
    e de manhã celebrarei vossa bondade,
    – porque fostes para mim o meu abrigo, *
    o meu refúgio no dia da aflição.

    =18 Minha força, cantarei vossos louvores, †
    porque sois o meu refúgio e proteção, *
    Deus clemente e compassivo, meu amor!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Protegei-me, ó meu Deus,
    contra os meus perseguidores!

    Ant. 3 Feliz o homem que por Deus é corrigido;
    se ele fere, também cuida da ferida.

    Salmo 59(60)

    Oração depois de uma derrota
    No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem!Eu venci o mundo! (Jo 16,33).

    =3 Rejeitastes, ó Deus, vosso povo †
    e arrasastes as nossas fileiras; *
    vós estáveis irado: voltai-vos!
    –4 Abalastes, partistes a terra, *
    reparai suas brechas, pois treme.

    –5 Duramente provastes o povo, *
    e um vinho atordoante nos destes.
    –6 Aos fiéis um sinal indicastes, *
    e os pusestes a salvo das flechas.
    –7 Sejam livres os vossos amados, *
    vossa mão nos ajude: ouvi-nos!

    =8 Deus falou em seu santo lugar: †
    'Exultarei, repartindo Siquém, *
    e o vale em Sucot medirei.
    =9 Galaad, Manassés me pertencem, †
    Efraim é o meu capacete, *
    e Judá, o meu cetro real.

    =10 É Moab minha bacia de banho, †
    sobre Edom eu porei meu calçado, *
    vencerei a nação Filistéia!'

    –11 Quem me leva à cidade segura, *
    e a Edom quem me vai conduzir,
    –12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo *
    e não mais conduzis nossas tropas?

    – Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; *
    nada vale o socorro dos homens!
    –13 Mas com Deus nós faremos proezas, *
    e ele vai esmagar o opressor.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Feliz o homem que por Deus é corrigido;
    se ele fere, também cuida da ferida.

    Leitura breve Br 4,28-29

    Como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes
    maior; aquele que trouxe sofrimento para vós, para vós trará, com a vossa salvação, eterna
    alegria.

    V. No Senhor se encontra toda a graça.
    R. No Senhor, copiosa redenção.

    Oração

    Senhor Jesus Cristo, que, nesta hora, com o mundo envolto em trevas, fostes elevado na cruz,
    como vítima inocente para a salvação de todos, concedei-nos sempre vossa luz, que nos guie
    para a vida eterna. Vós, que viveis e reinais para sempre.

    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.


    II SEXTA-FEIRA

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.



    Hino

    I. Quando se diz o Ofício das Leituras durante a noite ou de madrugada:

    Ao som da voz do galo,
    já foge a noite escura.
    Ó Deus, ó luz da aurora,
    nossa alma vos procura.

    Enquanto as coisas dormem,
    guardai-nos vigilantes,
    brilhai aos nossos olhos
    qual chama cintilante.

    Do sono já despertos,
    por graça imerecida,
    de novo contemplamos
    a luz, irmã da vida.

    Ao Pai e ao Filho glória,
    ao seu Amor também,
    Deus Trino e Uno, luz
    e vida eterna. Amém.

    II. Quando se diz o Ofício das Leituras durante o dia:
    Criador do Universo
    do Pai luz e resplendor,
    revelai-nos vossa face
    e livrai-nos do pavor.

    Pelo Espírito repletos,
    templos vivos do Senhor,
    não se rendam nossas almas
    aos ardis do tentador,

    para que, durante a vida,
    nas ações de cada dia,
    pratiquemos vossa lei
    com amor e alegria.

    Glória a Cristo, Rei clemente,
    e a Deus Pai, Eterno Bem,
    com o Espírito Paráclito,
    pelos séculos. Amém.

    Salmodia

    Ant. 1 Repreendei-me, Senhor, mas sem ira! †

    Salmo 37(38)

    Súplica de um pecador em extremo perigo
    Todos os conhecidos de Jesus ficaram à distância (Lc 23,49).

    I
    –2 Repreendei-me, Senhor, mas sem ira; *
    † corrigi-me, mas não com furor!

    –3 Vossas flechas em mim penetraram; *
    vossa mão se abateu sobre mim.
    –4 Nada resta de são no meu corpo, *
    pois com muito rigor me tratastes!

    – Não há parte sadia em meus ossos, *
    pois pequei contra vós, ó Senhor!
    –5 Meus pecados me afogam e esmagam, *
    como um fardo pesado me oprimem.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Repreendei-me, Senhor, mas sem ira!

    Ant. 2 Conheceis meu desejo, Senhor.

    II
    –6 Cheiram mal e supuram minhas chagas *
    por motivo de minhas loucuras.
    –7 Ando triste, abatido, encurvado, *
    todo o dia afogado em tristeza.

    –8 As entranhas me ardem de febre, *
    já não há parte sã no meu corpo.
    –9 Meu coração grita e geme de dor, *
    esmagado e humilhado demais.

    –10 Conheceis meu desejo, Senhor, *
    meus gemidos vos são manifestos;
    =11 bate rápido o meu coração, †
    minhas forças estão me deixando, *
    e sem luz os meus olhos se apagam.

    =12 Companheiros e amigos se afastam, †
    fogem longe das minhas feridas; *
    meus parentes mantêm-se à distância.

    –13 Armam laços os meus inimigos, *
    que procuram tirar minha vida;
    – os que buscam matar-me ameaçam *
    e maquinam traições todo o dia.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Conheceis meu desejo, Senhor.

    Ant. 3 Confesso, Senhor, minha culpa:
    salvai-me, e jamais me deixeis!

    III
    –14 Eu me faço de surdo e não ouço, *
    eu me faço de mudo e não falo;
    –15 semelhante a alguém que não ouve *
    e não tem a resposta em sua boca.

    –16 Mas, em vós, ó Senhor, eu confio, *
    e ouvireis meu lamento, ó meu Deus!
    –17 Pois rezei: “Que não zombem de mim, *
    nem se riam, se os pés me vacilam!”

    –18 Ó Senhor, estou quase caindo, *
    minha dor não me larga um momento!
    –19 Sim, confesso, Senhor, minha culpa: *
    meu pecado me aflige e atormenta.

    =20 São bem fortes os meus adversários †
    que me vêm atacar sem razão; *
    quantos há que sem causa me odeiam!
    –21 Eles pagam o bem com o mal, *
    porque busco o bem, me perseguem.

    –22 Não deixeis vosso servo sozinho, *
    ó meu Deus, ficai perto de mim!
    –23 Vinde logo trazer-me socorro, *
    porque sois para mim Salvação!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Confesso, Senhor, minha culpa:
    salvai-me, e jamais me deixeis!

    V. Os meus olhos se gastaram de esperar-vos
    R. E de aguardar vossa justiça e salvação.

    Primeira leitura
    Do Primeiro Livro dos Reis 1,11-35; 2,10-12

    Davi escolhe Salomão para seu sucessor
    Naqueles dias: 1,11 Natã disse a Betsabéia, mãe de Salomão: “Não soubeste que Adonias,
    filho de Hagit, se proclamou rei, sem que Davi, nosso rei, o saiba? 12Por isso, vou dar-te
    um conselho, para salvares a tua própria vida e a do teu filho Salomão. 13Vai apresentar-
    te ao rei Davi e dize-lhe: Não é verdade, ó rei, meu senhor, que juraste a mim, tua serva,
    dizendo: ‘Teu filho Salomão será rei depois de mim, será ele que se assentará no meu
    trono? Como é, então, que Adonias se tornou rei?’ 14E, enquanto estiveres falando com
    o rei, entrarei eu e confirmarei as tuas palavras”.

    15Betsabéia entrou, pois, no quarto do rei. Ele já estava muito velho e Abisag, a
    sunamita, o assistia. 16Betsabéia inclinou-se e prostrou-se diante do rei Davi. Este
    perguntou-lhe: “O que desejas?” 17Ela respondeu: “Meu senhor, tu juraste pelo Senhor,
    teu Deus, à tua serva: ‘Teu filho Salomão será rei depois de mim. Será ele que se
    assentará no meu trono’. 18Agora, porém, Adonias proclamou-se rei e tu, senhor meu
    rei, não o sabes. 19Imolou bois, bezerros cevados e grande número de ovelhas, e
    convidou todos os príncipes, o sacerdote Abiatar e o general Joab; mas não convidou o
    teu servo Salomão. 20Contudo, ó rei, meu senhor, todo o Israel tem os olhos postos em
    ti, esperando que lhe declares quem se há de assentar em teu lugar, no trono, depois de
    ti. 21Porque, logo que o rei, meu senhor, dormir com seus pais, eu e meu filho Salomão
    seremos tratados como criminosos”.

    22Ela ainda estava falando com o rei, quando apareceu o profeta Natã. 23E anunciaram-
    no a Davi, dizendo: “O profeta Natã está aí”. Ele chegou à presença do rei, prostrou-se
    por terra 24e disse: “Ó rei, meu senhor, por acaso declaraste:‘Adonias reinará depois de
    mim e se assentará no meu trono?’ 25Pois ele desceu hoje para imolar bois, bezerros
    cevados e grande quantidade de ovelhas, e convidou todos os príncipes, os generais e o
    sacerdote Abiatar. Eles estão comendo e bebendo com ele, e gritam: ‘Viva o rei
    Adonias!’ 26Mas a mim, que sou teu servo, ao sacerdote Sadoc, a Bananias, filho de
    Joiada, e ao teu servo Salomão eles não convidaram. 27Porventura partiu esta ordem do
    rei, meu senhor? Mas não é assim que tu me declaraste, a mim, teu servo, quem deveria,
    depois do rei, meu senhor, assentar-se sobre o seu trono”.

    28O rei Davi, jurou, dizendo: “Mandai vir Betsabéia”. Quando ela entrou e se pôs de pé
    diante do rei, 29este perguntou e disse: “Pelo Deus vivo, que livrou minha alma de toda
    a angústia, 30assim como te jurei pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: ‘Salomão, teu
    filho, reinará depois de mim, e se assentará em meu lugar sobre o meu trono’, assim o
    cumprirei hoje mesmo”. 31Betsabéia inclinou-se diante do rei, prostrando-se com o rosto
    em terra, e disse: “Viva Davi, meu senhor e rei para sempre!”

    32Em seguida, o rei Davi ordenou: “Chamai-me o sacerdote Sadoc e o profeta Natã e
    Bananias, filho de Joiada”. Quando eles compareceram na presença do rei, 33este dise-
    lhes: “Tomai convosco os servos do vosso amo, fazei montar na minha mula o meu
    filho Salomão, e levai-o a Gion. 34Lá, o sacerdote Sadoc e o profeta Natã o ungirão
    como rei de Israel. Tocareis, então, a trombeta e direis: ‘Viva o rei Salomão!’
    35Voltareis depois atrás dele, e ele virá assentar-se sobre o meu trono para reinar em
    meu lugar. É ele que eu nomeio como chefe de Israel e Judá”.
    2,10 E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. 11O tempo que
    Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em
    Jerusalém. 12Salomãosucedeu no trono a seu pai Davi e seu reino ficou solidamente
    estabelecido.

    Responsório Ct 3,11; Sl 71(72),1a.2b

    R. Saí, ó filhas de Sião, e contemplai:
    eis o rei Salomão com a coroa,
    com que sua mãe o coroou,
    * No dia em que exultou seu coração.
    V. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus,
    com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
    * No dia.

    Segunda leitura
    Da Carta aos Coríntios, de São Clemente I, papa

    (Nn.50,1-51,3; 55,1-4: Funk 1,125-127.129)
    (Séc.I)

    Felizes de nós se cumprirmos
    os preceitos do Senhor, na concórdia da caridade
    Vede, diletos, quão grande e admirável é a caridade. A sua perfeição ultrapassa as
    palavras. Quem é capaz de possuí-la a não ser aquele que Deus quiser tornar digno?
    Oremos, portanto, e peçamos-lhe misericórdia para sermos encontrados na caridade,
    sem culpa nem qualquer inclinação meramente humana. Todas as gerações, desde Adão
    até hoje, já passaram. Aqueles, porém, que pela graça de Deus foram consumados na
    caridade, alcançam o lugar dos santos e serão manifestados na parusia do reino de
    Cristo. Está escrito: Entrai nos quartos por um momento até que passe minha cólera
    acesa; e lembrar-me-ei dos dias bons e vos erguerei de vossos sepulcros.

    Felizes de nós, diletos, se cumprirmos os preceitos do Senhor na concórdia da caridade,
    para que pela caridade sejam perdoados nossos pecados. Pois está escrito: Felizes
    aqueles cujas iniqüidades foram perdoadas e cobertos os pecados. Homem feliz, a
    quem o Senhor não acusa de pecado nem há engano em sua boca. Esta felicidade
    pertence aos eleitos de Deus, mediante Jesus Cristo, Nosso Senhor, a quem a glória
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    De tudo quanto faltamos e fizemos, seduzidos por alguns servos do adversário,
    peçamos-lhe perdão. Aqueles, porém, que se tornaram cabeças de sedição e discórdia,
    devem meditar sobre a comum esperança. Quem vive no temor de Deus e na caridade,
    prefere o próprio sofrimento ao do próximo, prefere suportar injúrias a desacreditar a
    harmonia, que bela e justamente nos vem da tradição. É de fato melhor confessar o seu
    pecado do que endurecer o coração.

    Quem entre vós é o generoso, quem o misericordioso, quem o cheio de caridade? Que
    esse diga: “Se por minha causa surgiu esta sedição, esta discórdia e divisão, então eu
    me retiro, vou para onde quiserdes e farei o que o povo decidir; contanto que o rebanho
    de Cristo tenha a paz com os presbíteros estabelecidos”. Quem assim agir, alcançará
    grande glória em Cristo e será recebido em todo lugar. Do Senhor é a terra, e tudo o
    que contém. Assim fazem e farão aqueles que vivem a vida divina, da qual nunca se têm
    de arrepender.

    Responsório 1Jo 4,21; Mt 22,40

    R. Recebemos de Deus o preceito:
    * Aquele que ama a Deus, que ame também seu irmão.
    V. Destes dois mandamentos dependem
    toda a Lei e os Profetas, diz Cristo. * Aquele.

    Oração

    Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os
    vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado
    o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do
    Espírito Santo.

    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Demos graças a Deus.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo