Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 12 de julho de 2012

    Hora Média



    Hora Média

    introdução
    ouvir:
    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

    Hino

    Mantendo a ordem certa,
    do coração fiel,
    na hora terça oremos
    aos Três, fulgor do céu.

    Queremos ser os templos
    do Espírito Santo, outrora
    descido sobre os Doze
    em chamas, nesta hora.

    Fiel aos seus desígnios,
    do Reino o Autor divino
    a tudo ornou de graça
    segundo o seu destino.

    Louvor e glória ao Pai,
    ao Filho, Sumo Bem,
    e ao seu divino Espírito,
    agora e sempre. Amém.

    Salmodia

    Ant. 1 A lei de vossa boca, para mim,
    vale mais do que milhões em ouro e prata.

    Salmo 118(119),65-72

    IX (Teth)

    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
    O seu mandamento é vida eterna (Jo 12,50).

    –65 Tratastes com bondade o vosso servo, *
    como havíeis prometido, ó Senhor.
    –66 Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, *
    pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

    –67 Antes de ser por vós provado, eu me perdera; *
    mas agora sigo firme em vossa lei!
    –68 Porque sois bom e realizais somente o bem, *
    ensinai-me a fazer vossa vontade!

    –69 Forjam calúnias contra mim os orgulhosos, *
    mas de todo o coração vos sou fiel!
    –70 Seus corações são insensíveis como pedra, *
    mas eu encontro em vossa lei minhas delícias.

    –71 Para mim foi muito bom ser humilhado, *
    porque assim eu aprendi vossa vontade!
    –72 A lei de vossa boca, para mim, *
    vale mais do que milhões em ouro e prata.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. A lei de vossa boca, para mim,
    vale mais do que milhões em ouro e prata.

    Ant. 2 É no Senhor que eu confio e nada temo:
    Que poderia contra mim um ser mortal?

    Salmo 55(56),2-7b.9-14

    Confiança na palavra do Senhor
    Neste salmo se manifesta o Cristo em sua Paixão (S. Jerônimo).

    =2 Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, †
    pois há tantos que me calcam sob os pés, *
    e agressores me oprimem todo dia!
    –3 Meus inimigos de contínuo me espezinham, *
    são numerosos os que lutam contra mim!

    –4 Quando o medo me invadir, ó Deus Altíssimo, *
    porei em vós a minha inteira confiança.
    =5 Confio em Deus e louvarei sua promessa; †
    é no Senhor que eu confio e nada temo: *
    que poderia contra mim um ser mortal?

    –6 Eles falam contra mim o dia inteiro, *
    eles desejam para mim somente o mal!
    –7b Armam ciladas e me espreitam reunidos, *
    seguem meus passos, perseguindo a minha vida!

    =9 Do meu exílio registrastes cada passo, †
    em vosso odre recolhestes cada lágrima, *
    e anotastes tudo isso em vosso livro.
    =10 Meus inimigos haverão de recuar †
    em qualquer dia em que eu vos invocar; *
    tenho certeza: o Senhor está comigo!

    =11 Confio em Deus e louvarei sua promessa; †
    12 é no Senhor que eu confio e nada temo: *
    que poderia contra mim um ser mortal?
    –13 Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, *
    e vos oferto um sacrifício de louvor,

    –14 porque da morte arrancastes minha vida *
    e não deixastes os meus pés escorregarem,
    – para que eu ande na presença do Senhor, *
    na presença do Senhor na luz da vida.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. É no Senhor que eu confio e nada temo:
    Que poderia contra mim um ser mortal?

    Ant. 3 Vosso amor, ó Senhor, é mais alto que os céus.

    Salmo 56(57)
    ouvir:
    Oração da manhã numa aflição
    Este salmo canta a Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).

    –2 Piedade, Senhor, piedade, *
    pois em vós se abriga a minh’alma!
    – De vossas asas, à sombra, me achego, *
    até que passe a tormenta, Senhor!

    –3 Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, *
    a este Deus que me dá todo o bem.
    =4 Que me envie do céu sua ajuda †
    e confunda os meus opressores! *
    Deus me envie sua graça e verdade!

    –5 Eu me encontro em meio a leões, *
    que, famintos, devoram os homens;
    – os seus dentes são lanças e flechas, *
    suas línguas, espadas cortantes.

    –6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
    vossa glória refulja na terra!
    –7 Prepararam um laço a meus pés, *
    e assim oprimiram minh’alma;
    – uma cova me abriram à frente, *
    mas na mesma acabaram caindo.

    –8 Meu coração está pronto, meu Deus, *
    está pronto o meu coração!
    –9 Vou cantar e tocar para vós: *
    desperta, minh’alma, desperta!
    – Despertem a harpa e a lira, *
    eu irei acordar a aurora!

    –10 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *
    dar-vos graças, por entre as nações!
    –11 Vosso amor é mais alto que os céus, *
    mais que as nuvens a vossa verdade!
    –12 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
    vossa glória refulja na terra!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Vosso amor, ó Senhor, é mais alto que os céus.

    Para as outras Horas, Salmodia complementar.

    Leitura breve Gl 5,13-14

    Irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais dessa liberdade um
    pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros, pela
    caridade. Com efeito, toda a Lei se resume neste único mandamento: Amarás o teu
    próximo como a ti mesmo.

    V. De vossos mandamentos corro a estrada,
    R. Porque vós me dilatais o coração.

    Oração

    Senhor nosso Deus, que nesta hora enviastes o Espírito Santo aos Apóstolos em oração,
    concedei-nos participar do mesmo Dom. Por Cristo, nosso Senhor.

    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus. 1



    II QUINTA-FEIRA



    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.



    Hino

    I. Quando se diz o Ofício das Leituras durante a noite ou de madrugada:

    Do dia o núncio alado

    já canta a luz nascida.

    O Cristo nos desperta,

    chamando-nos à vida.



    Ó fracos, ele exclama,

    do sono estai despertos

    e, castos, justos, sóbrios,

    velai: estou já perto!



    E quando a luz da aurora

    enche o céu de cor,

    confirme na esperança

    quem é trabalhador.



    Chamemos por Jesus

    com prantos e orações.

    A súplica não deixe

    dormir os corações.



    Tirai o sono, ó Cristo,

    rompei da noite os laços,

    da culpa libertai-nos,

    guiai os nossos passos.



    A vós a glória, ó Cristo,

    louvor ao Pai também,

    com vosso Santo Espírito,

    agora e sempre. Amém.



    II. Quando se diz o Ofício das Leituras durante o dia:

    Para vós, doador do perdão,

    elevai os afetos do amor,

    tornai puro o profundo das almas,

    sede o nosso fiel Salvador.



    Para cá, estrangeiros, viemos,

    exilados da pátria querida.

    Sois o porto e também sois o barco,

    conduzi-nos aos átrios da vida!



    É feliz quem tem sede de vós,

    fonte eterna de vida e verdade.

    São felizes os olhos do povo

    que se fixam em tal claridade.



    Grandiosa é, Senhor, vossa glória,

    na lembrança do vosso louvor,

    que os fiéis comemoram na terra,

    elevando-se a vós pelo amor.



    Este amor concedei-nos, ó Pai,

    e vós, Filho do Pai, Sumo Bem,

    com o Espírito Santo reinando

    pelos séculos dos séculos. Amém.



    Salmodia



    Ant. 1 Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor!

    Para sempre louvaremos vosso nome.



    Salmo 43(44)



    Calamidades do povo

    Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! (Rm 8,37).



    I

    –2 Ó Deus, nossos ouvidos escutaram, *

    e contaram para nós, os nossos pais,

    – as obras que operastes em seus dias, *

    em seus dias e nos tempos de outrora:



    =3 Expulsastes as nações com vossa mão, †

    e plantastes nossos pais em seu lugar; *

    para aumentá-los, abatestes outros povos.

    –4 Não conquistaram essa terra pela espada, *

    nem foi seu braço que lhes deu a salvação;



    – foi, porém, a vossa mão e vosso braço *

    e o esplendor de vossa face e o vosso amor.

    –5 Sois vós, o meu Senhor e o meu Rei, *

    que destes as vitórias a Jacó;

    –6 com vossa ajuda é que vencemos o inimigo, *

    por vosso nome é que pisamos o agressor.



    –7 Eu não pus a confiança no meu arco, *

    a minha espada não me pôde libertar;

    –8 mas fostes vós que nos livrastes do inimigo, *

    e cobristes de vergonha o opressor.

    –9 Em vós, ó Deus, nos gloriamos todo dia, *

    celebrando o vosso nome sem cessar.



    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



    Ant. Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor!

    Para sempre louvaremos vosso nome.



    Ant. 2 Perdoai, ó Senhor, o vosso povo,

    não entregueis à vergonha a vossa herança!



    II

    –10 Porém, agora nos deixastes e humilhastes, *

    já não saís com nossas tropas para a guerra!

    –11 Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, *

    os adversários nos pilharam à vontade.



    –12 Como ovelhas nos levastes para o corte, *

    e no meio das nações nos dispersastes.

    –13 Vendestes vosso povo a preço baixo, *

    e não lucrastes muita coisa com a venda!



    –14 De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, *

    zombaria e gozação dos que nos cercam;

    –15 para os pagãos somos motivo de anedotas, *

    zombam de nós a sacudir sua cabeça.



    –16 À minha frente trago sempre esta desonra, *

    e a vergonha se espalha no meu rosto,

    –17 ante os gritos de insultos e blasfêmias *

    do inimigo sequioso de vingança.



    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



    Ant. Perdoai, ó Senhor, o vosso povo,

    não entregueis à vergonha a vossa herança!



    Ant. 3 Levantai-vos, ó Senhor, e socorrei-nos,

    libertai-nos pela vossa compaixão!



    III

    –18 E tudo isso, sem vos termos esquecido *

    e sem termos violado a Aliança;

    –19 sem que o nosso coração voltasse atrás, *

    nem se afastassem nossos pés de vossa estrada!

    –20 Mas à cova dos chacais nos entregastes *

    e com trevas pavorosas nos cobristes!



    –21 Se tivéssemos esquecido o nosso Deus *

    e estendido nossas mãos a um Deus estranho,

    –22 Deus não teria, por acaso, percebido, *

    ele que vê o interior dos corações?

    –23 Por vossa causa nos massacram cada dia *

    e nos levam como ovelha ao matadouro!



    –24 Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? *

    Despertai! Não nos deixeis eternamente!

    –25 Por que nos escondeis a vossa face *

    e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?



    –26 Pois arrasada até o pó está noss’alma *

    e ao chão está colado o nosso ventre.

    – Levantai-vos, vinde logo em nosso auxílio, *

    libertai-nos pela vossa compaixão!



    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



    Ant. Levantai-vos, ó Senhor, e socorrei-nos,

    libertai-nos pela vossa compaixão!



    V. A quem nós iremos, Senhor Jesus Cristo?

    R. Só tu tens palavras de vida eterna.



    Primeira leitura

    Do Primeiro Livro das Crônicas 22,5-19



    Davi prepara a construção do templo

    Naqueles dias: 5Davi pensava assim: “Meu filho Salomão ainda é jovem e inexperiente

    e o templo a ser construído para o Senhor deverá ser de imensa grandiosidade, para que

    sua fama e glória se espalhe por toda a terra. Vou fazer os preparativos para ele”. E

    Davi preparou tudo em abundância antes de morrer.

    6Chamou o filho Salomão e lhe ordenou que construísse o templo do Senhor, o Deus de

    Israel. 7Davi disse a Salomão: “Meu filho, eu tive a intenção de construir um templo

    para a glória do Senhor. 8Mas a palavra de Deus me foi dirigida nestes termos:

    ‘Derramaste muito sangue e fizeste grandes guerras; por isso não construirás um templo

    para a minha glória. Sim, ensopaste a terra com muito sangue à minha vista. 9Mas eis

    que terás um filho e este será um homem de paz, pois eu apaziguarei para ele todos os

    vizinhos inimigos. Sim, seu nome será Salomão, e enquanto ele reinar, assegurarei a paz

    e a tranqüilidade para Israel. 10Ele construirá um templo para o meu nome e ele será

    para mim um filho e eu serei para ele um pai. Darei estabilidade ao trono de seu reinado

    para sempre’. 11Portanto, meu filho, que o Senhor esteja contigo. Que sejas bem

    sucedido na construção do templo do Senhor teu Deus, assim como ele falou a teu

    respeito. 12Que o Senhor te dê prudência e inteligência, para poderes governar Israel e

    observar a lei do Senhor teu Deus. 13Teu êxito dependerá da fidelidade com que

    cumprires os mandamentos e os preceitos, que o Senhor prescreveu a Israel por

    intermédio de Moisés. Coragem e firmeza! Nada de medo ou temor! 14Olha, com meu

    esforço já preparei para o templo do Senhor três mil e quatrocentas toneladas de ouro,

    trinta e quatro mil toneladas de prata, bronze e ferro em tal abundância que não se lhe

    pode calcular o peso. Também juntei madeira e pedras, mas deste material podemos

    juntar ainda mais. 15Além disto tens à disposição operários, como cortadores e

    lavradores de pedra, carpinteiros, imenso número de técnicos para qualquer trabalho

    16em ouro, prata, bronze e ferro. Vamos, mãos à obra! Que o Senhor esteja contigo!”



    17E Davi ordenou a todas as autoridades em Israel que colaborassem com o filho

    Salomão, dizendo: 18“Acaso o Senhor nosso Deus não vos ajudou e vos deu um clima

    de tranqüilidade por todos os lados? Sim, ele me submeteu os habitantes desta terra e o

    país se tornou súdito do Senhor e de seu povo. 19Pois agora aplicai-vos de coração e de

    alma a servir ao Senhor vosso Deus. Vamos então, construí o santuário do Senhor Deus!

    Queremos colocar a arca da aliança do Senhor e os objetos consagrados a Deus no

    templo a ser construído em honra do Senhor”.



    Responsório 1Cr 22,19; Sl 131(132),7; Is 56,7c



    R. Preparai a vossa alma e coração,

    vinde erguer o santuário do Senhor!

    * Entremos no lugar em que ele habita,

    adoremos ante o apoio de seus pés!

    V. Minha casa é casa de oração,

    e para todos os povos o será. * Entremos.



    Segunda leitura

    Do Comentário sobre o Salmo 118, de Santo Ambrósio, bispo



    (Nn.12,13-14: CSEL 62,258-259)



    (Séc.IV)



    Santo é o templo de Deus, que sois vós

    Eu e o Pai viremos e faremos nele nossa morada. Franqueia, então, a tua porta ao que

    vem, abre tua alma, alarga o íntimo de tua mente para veres as riquezas da simplicidade,

    os tesouros da paz, a doçura da graça. Dilata o coração e corre ao encontro do sol, da

    eterna luz, a que ilumina a todo homem. Esta luz verdadeira brilha para todos. Mas, se

    alguém fecha as janelas, priva-se da eterna luz. Assim também Cristo é repelido se

    fechas a porta de teu espírito. Embora possa entrar, não quer ser importuno, não quer

    entrar à força. Recusa-se a usar de coação!



    Nascido da Virgem, ele saiu do seio, irradiando luz sobre o mundo inteiro, refulgindo

    para todos. Os que desejam, acolhem a claridade inextinguível que noite alguma

    interrompe. Pois à do sol que vemos diariamente, sucede a noite escura; mas o sol da

    justiça jamais se põe, porque à sabedoria não sucede a maldade.



    Feliz aquele a cuja porta Cristo bate. Nossa porta é a fé, que, quando sólida, defende a

    casa toda. Por esta porta Cristo entra. Daí dizer a Igreja no Cântico: A voz de meu irmão

    bate à porta. Escuta o que bate, escuta o que deseja entrar: Abre para mim, minha irmã

    esposa, minha pomba, minha perfeita, porque tenho a cabeça coberta de orvalho e

    meus cabelos, das gotas da noite.



    Observa que o Deus Verbo bate à porta principalmente quando sua cabeça está coberta

    de orvalho noturno. Digna-se visitar os atribulados e tentados, para que não sucumbam

    às amarguras.A cabeça cobre-se de orvalho e de gotas quando o corpo sofre. Importa,

    portanto, vigiar para não ficar excluído à chegada do Esposo. Se dormes e o teu coração

    não vigia, afasta-se antes de bater. Se o teu coração está vigilante, bate e pede ser-lhe

    aberta a porta.



    Possuímos a porta de nossa alma, possuímos também portais sobre os quais se diz:

    Levantai, príncipes, vossos portais, erguei-vos, portas eternas, e entrará o Rei da

    glória. Se quiseres levantar os portais de tua fé, entrará em ti o Rei da glória, trazendo a

    vitória de sua paixão. Tem também portas a justiça. Delas lemos o que disse o Senhor

    Jesus por meio de seu profeta: Abri-me as portas da justiça.



    Há quem tenha portas, há quem tenha portais. A essas portas Cristo bate, bate aos

    portais. Abre, então, para ele; quer entrar, quer encontrar vigilante a Esposa.



    Responsório Ap 3,20; Mt 24,46



    R. Eis que estou ante a porta batendo:

    Se alguém escutar minha voz,

    e abrir para mim sua porta,

    * Entrarei e com ele cearei, e ele comigo, aleluia.

    V. Feliz aquele servo que o Senhor

    na sua volta encontrar fazendo assim. * Entrarei.



    Oração



    Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os

    vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado

    o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do

    Espírito Santo.



    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.

    R. Demos graças a Deus.


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo