Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 11 de julho de 2012

    Santa Amalberga de Temse, Virgem - Festejada 10 de julho


    Heroinas da Cristandade


    terça-feira, 10 de julho de 2012
    Santa Amalberga, patrona de Temse, Bélgica, era, como sua homônima, da alta nobreza e destinada a possuir bens consideráveis, não somente na região das Ardennes, onde ela nasceu, mas também nas mais distantes regiões do país.
    Seu nome vinha de uma tradição antiquíssima entre os Ostrogodos, tanto que a sua dinastia era apontada como a dos “Amali”. O nome atualmente desapareceu e em seu lugar é conhecido na forma abreviada de Amália.
    Há três Santas com o nome Amalberga, dentre as quais duas foram contemporâneas e são festejadas no mesmo dia, 10 de julho, a virgem Amalberga de Temse e Santa Amalberga de Maubeuge.
    Segundo uma Vita escrita pelo monge Goscelin de Canterbury, do Mosteiro de São Pedro de Gand, Santa Amalberga nasceu nas Ardennes, na cidade de Rodingi (Bélgica), e foi educada no Convento de Munsterbilzen por Santa Landrada, onde recebeu uma formação profundamente religiosa que a fez afastar-se do mundo e receber o véu monacal pelas mãos de São Vilibrordo.
    Entretanto, um grande senhor, que se acredita ter sido Carlos Martel, pediu sua mão em casamento, mas ela recusou. E apesar de suas insistentes solicitações, ela se manteve fiel à sua consagração a Deus e se refugiou na igreja, prostrando-se diante do altar. A tentativa de Carlos de levantá-la foi inútil e resultou que o braço dela quebrou-se sem que ele atingisse seu objetivo.
    A tentativa deste rei custou-lhe uma doença que foi curada graças ao perdão e as orações de Amalberga. Ela havia se doado ao Rei dos reis, e queria ser fiel a Ele apesar das magnificências reais que Carlos poderia lhe oferecer. Nem o prestígio desta terra, nem todo o ouro pode superar a lealdade dela. A perseguição do rei obrigou-a a se refugiar em domínios longínquos, inicialmente em Materen, próximo de Audenarde (Flandre Oriental) e em seguida em Temse (*).
    Santa Amalberga faleceu rica em virtudes em Temse, cidade que a honra como sua patrona. Um século depois de sua morte, as suas relíquias foram transladadas de São Pedro do Monte Blandino para Gand, e foram ali expostas solenemente em 1073. Um documento escrito por Carlos o Calvo (823-877), datado de 1º de abril de 870, atesta que de fato as relíquias de Santa Amalberga, virgem, eram conservadas naquele Mosteiro.
    Foram atribuídos a ela numerosos milagres, entre os quais o de ter atravessado um rio sobre um enorme peixe (fato que é representado nas suas imagens). Segundo outra antiga legenda, o barco que transportava suas relíquias do Mosteiro de São Pedro do Monte Blandino para Gand, sob Baldwin Braço de Ferro, foi escoltado por uma multidão de esturjões, de onde viria o uso de um peixe nas suas representações.
    Santa Amalberga é particularmente venerada em Temse, Gand, Munsterbilzen e em outras localidades do Flandres. Ela é comemorada no dia 10 de julho.

    (*) Temse, cidade belga de cerca de 27 mil habitantes, é conhecida por ter sido cristianizada por Santa Amalberga. A igreja gótica de Nossa Senhora foi construída em 1645, sobre as fundações da capela de Santa Amalberga do ano de 770. Desde o século XIII havia uma peregrinação dedicada aquela Santa que atraia peregrinos a Temse. Dentro da igreja foi erguido um túmulo para esta Santa em 1841.
    Postado por Zeni às 07:21

    http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2012/07/santa-amalberga-de-temse-virgem.html
    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)
    Quem sou eu

    Zeni
    Sempre me interessei por biografias. Com o passar dos anos, as vidas das Santas atrairam minha atenção. Católica praticante, via nelas um exemplo a seguir. E assim nasceu minha "coleção" de vidas dessas mulheres fascinantes! Que espero um dia conhecer pessoalmente...

    Visualizar meu perfil completo
    Campanha São Paulo pela VIDA
    Campanha São Paulo pela VIDA
    Assine essa petição!
    Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em Vós, imóvel e calma, como se minha alma estivesse já na eternidade
    Beata Elizabete da Trindade
    Minha lista de blogs

    AGÊNCIA BOA IMPRENSA
    O dinossauro invisível
    1 dia atrás
    Almas Castelos
    Que fiz eu?
    3 dias atrás
    São Paulo resiste!
    Mentira tem perna curta...
    4 semanas atrás
    O Combate
    A mão do demônio
    2 meses atrás
    Irmandade dos Blogs Católicos
    Irmandade dos Blogs Católicos
    5 meses atrás

    Links

    http://www.adf.org.br
    http://www.ipco.org.br
    http://www.catolicismo.com.br

    Heroínas


    Seguidores
    Arquivo do blog

    ▼ 2012 (96)
    ▼ Julho (6)
    Santa Amalberga de Temse, Virgem - Festejada 10 de...
    Santa Verônica Giuliani, Abadessa - Festa 9 de jul...
    Santa Darerca (Moninna) de Killeavy, Abadessa - 6 ...
    Santa Isabel, Rainha de Portugal - Festejada 4 de ...
    Beata Maria Ana Mogas Fontcuberta, Fundadora - 3 d...
    Santa Ester, Rainha da Pérsia - 1 de julho
    ► Junho (14)
    ► Maio (14)
    ► Abril (16)
    ► Março (16)
    ► Fevereiro (14)
    ► Janeiro (16)

    ► 2011 (169)


    Total de visualizações de página
    28221
    Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo