Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 11 de julho de 2012

    COMPLETAS

    COMPLETAS


    TERÇA-FEIRA

    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

    Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

    Hino

    Ó Cristo, dia e esplendor,
    na treva o oculto aclarais.
    Sois luz de luz, nós o cremos,
    luz aos fiéis anunciais.

    Guardai-nos, Deus, nesta noite,
    velai do céu nosso sono;
    em vós na paz descansemos
    em um tranqüilo abandono.

    Se os olhos pesam de sono,
    vele, fiel, nossa mente.
    A vossa destra proteja
    quem vos amou fielmente.

    Defensor nosso, atendei-nos
    freai os planos malvados.
    No bem guiai vossos servos,
    com vosso sangue comprados.

    Ó Cristo, Rei piedoso,
    a vós e ao Pai toda a glória,
    com o Espírito Santo,
    eterna honra e vitória.

    Salmodia

    Ant. Não escondais vossa face de mim,
    porque em vós coloquei a esperança!

    Salmo 142(143),1-11

    Prece na aflição
    Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16).

    –1 Ó Senhor, escutai minha prece, *
    ó meu Deus, atendei minha súplica!
    – Respondei-me, ó vós, Deus fiel, *
    escutai-me por vossa justiça! –

    =2 Não chameis vosso servo a juízo, †
    pois diante da vossa presença *
    não é justo nenhum dos viventes.

    –3 O inimigo persegue a minha alma, *
    ele esmaga no chão minha vida
    – e me faz habitante das trevas, *
    como aqueles que há muito morreram.
    –4 Já em mim o alento se extingue, *
    o coração se comprime em meu peito!

    =5 Eu me lembro dos dias de outrora †
    e repasso as vossas ações, *
    recordando os vossos prodígios.
    =6 Para vós minhas mãos eu estendo; †
    minha alma tem sede de vós, *
    como a terra sedenta e sem água.

    –7 Escutai-me depressa, Senhor, *
    o espírito em mim desfalece!
    = Não escondais vossa face de mim! †
    Se o fizerdes, já posso contar-me *
    entre aqueles que descem à cova!

    –8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, *
    porque em vós coloquei a esperança!
    – Indicai-me o caminho a seguir, *
    pois a vós eu elevo a minha alma!
    –9 Libertai-me dos meus inimigos, *
    porque sois meu refúgio, Senhor!

    –10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, *
    porque sois o meu Deus e Senhor!
    – Vosso Espírito bom me dirija *
    e me guie por terra bem plana!

    –11 Por vosso nome e por vosso amor *
    conservai, renovai minha vida!
    – Pela vossa justiça e clemência, *
    arrancai a minha alma da angústia!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Não escondais vossa face de mim,
    porque em vós coloquei a esperança!

    Leitura breve 1Pd 5,8-9a

    Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando
    a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé.

    Responsório breve

    R. Senhor, em vossas mãos
    * Eu entrego o meu espírito. R. Senhor.
    V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
    * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.

    Cântico evangélico, ant.

    Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
    guardai-nos também quando dormimos!
    Nossa mente vigie com o Cristo,
    nosso corpo repouse em sua paz!

    Cântico de Simeão Lc 2,29-32

    Cristo, luz das nações e glória de seu povo

    –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
    conforme prometestes, ó Senhor.

    –30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
    31 que preparastes ante a face das nações:

    –32 uma Luz que brilhará para os gentios *
    e para a glória de Israel, o vosso povo.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
    guardai-nos também quando dormimos!
    Nossa mente vigie com o Cristo,
    nosso corpo repouse em sua paz!

    Oração

    Iluminai, Senhor, esta noite e fazei-nos dormir tranqüilamente, para que em vosso nome nos
    levantemos alegres ao clarear do novo dia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

    O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila
    e, no fim da vida, uma morte santa.
    R. Amém.

    Antífona final de Nossa Senhora

    À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus;
    não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
    mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
    ó Virgem gloriosa e bendita.



    Invitatório



    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.

    R. E minha boca anunciará vosso louvor.





    R. Adoremos o Senhor, admirável nos seus santos..

    Salmo 94(95)
    ouvir:
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus

    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).



    –1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *

    aclamemos o Rochedo que nos salva!

    –2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *

    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)



    –3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *

    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.

    –4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *

    e as alturas das montanhas lhe pertencem;

    –5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *

    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)



    –6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *

    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!

    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †

    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *

    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)



    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †

    “Não fecheis os corações como em Meriba, *

    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,

    – em que outrora vossos pais me provocaram, *

    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)



    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †

    e eu disse: “Eis um povo transviado, *

    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”

    – E por isso lhes jurei na minha ira: *

    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)



    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente

    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †

    e ao Espírito que habita em nosso peito *

    pelos séculos dos séculos. Amém.



    (R.)




    SÃO BENTO, ABADE
    Memória



    Nasceu em Núrcia, na Úmbria (Itália), por volta do ano 480; estudou em Roma; começou a praticar vida

    Eremítica em Subiaco, onde reuniu um grupo de discípulos, indo mais tarde para Montecassino. Aí

    Fundou um célebre mosteiro e escreveu a Regra que, difundida em muitos países, lhe valeu o título de

    patriarcado monaquismo do Ocidente. Morreu a 21 de março de 547. Contudo, desde fins do século VI,

    sua memória começou a ser celebrada em muitas regiões no dia de hoje.

    ____________________________________________________________________________________________

    Invitatório
    ___________________________________________________
    Ofício das Leituras

    ouvir:

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.



    Hino



    Entre as coroas dadas pelo alto,

    cujo louvor celebra o nosso canto

    glorioso brilhas por merecer tanto,

    grande São Bento!



    Ainda jovem, te orna a santidade,

    do mundo o gozo nada te roubou,

    murcha a teus olhos deste mundo a flor,

    olhas o alto.



    Pátria e família deixas pela fuga,

    e na floresta buscas teu sustento.

    Ali rediges belo ensinamento

    de vida santa.



    Obediência à lei de Cristo ensinas

    aos reis e povos, tudo o que lhe agrada.

    Por tua prece, a nossa tenha entrada

    aos bens do céu.



    Glória a Deus Pai e ao Filho Unigênito,

    e ao Santo Espírito honra e adoração.

    Graças a ele, fulge o teu clarão

    no céu. Amém.



    Salmodia



    Ant. 1 Quem quiser ser o primeiro,
    seja o servo, seja o último. Aleluia.



    Salmo 20(21),2-8.14



    –2 Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; *

    quanto exulta de alegria em vosso auxílio!

    –3 O que sonhou seu coração, lhe concedestes; *

    não recusastes os pedidos de seus lábios.



    –4 Com bênção generosa o preparastes; *

    de ouro puro coroastes sua fronte.

    –5 A vida ele pediu e vós lhe destes, *

    longos dias, vida longa pelos séculos.



    –6 É grande a sua glória em vosso auxílio; *

    de esplendor e majestade o revestistes.

    –7 Transformastes o seu nome numa bênção, *

    e o cobristes de alegria em vossa face. –



    –8 Por isso o rei confia no Senhor, *

    e por seu amor fiel não cairá,

    –14 Levantai-vos com poder, ó Senhor Deus, *

    e cantaremos celebrando a vossa força!



    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



    Ant. Quem quiser ser o primeiro,
    seja o servo, seja o último. Aleluia.



    Ant. 2 Quando vier o supremo Pastor de nossas almas,
    recebereis a coroa de glória imperecível. Aleluia.



    Salmo 91(92)



    I
    ouvir:

    –2 Como é bom agradecermos ao Senhor *

    e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!

    –3 Anunciar pela manhã vossa bondade, *

    e o vosso amor fiel, a noite inteira,

    –4 ao som da lira de dez cordas e da harpa, *

    com canto acompanhado ao som da cítara.



    –5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, *

    e rejubilo de alegria em vossas obras.

    –6 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, *

    quão profundos são os vossos pensamentos!



    –7 Só o homem insensato não entende, *

    só o estulto não percebe nada disso!

    –8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, *

    ou prosperem igualmente os malfeitores,

    – são destinados a perder-se para sempre. *

    9 Vós, porém, sois o Excelso eternamente!



    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



    Ant. Quando vier o supremo Pastor de nossas almas,
    recebereis a coroa de glória imperecível. Aleluia.



    Ant. 3 Servo bom e fiel,
    vem entrar na alegria de Jesus, teuSenhor. Aleluia.



    II
    ouvir:

    =10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, †

    eis que os vossos inimigos vão perder-se, *

    e os malfeitores serão todos dispersados.



    –11 Vós me destes toda a força de um touro, *

    e sobre mim um óleo puro derramastes;

    –12 triunfante, posso olhar meus inimigos, *

    vitorioso, escuto a voz de seus gemidos.



    –13 O justo crescerá como a palmeira, *

    florirá igual ao cedro que há no Líbano;

    –14 na casa do Senhor estão plantados, *

    nos átrios de meu Deus florescerão.



    –15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, *

    cheios de seiva e de folhas verdejantes;

    –16 e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: *

    meu Rochedo, não existe nele o mal!”



    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



    Ant. Servo bom e fiel,
    vem entrar na alegria de Jesus, teuSenhor. Aleluia.



    V. Ouvirás uma palavra de meus lábios. Aleluia.

    R. E haverás de transmitir-lhes em meu nome. Aleluia.



    Da Primeira Carta de São Pedro 5,1-11



    Deveres dos pastores e dos fiéis

    1 Exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos

    sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do

    rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso;

    não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos

    foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o

    pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.



    5Igualmente vós, jovens, sede submissos aos mais velhos. Revesti-vos todos de

    humildade no relacionamento mútuo, porque



    Deus resiste aos soberbos,

    mas dá a sua graça aos humildes.



    6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora

    oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem

    cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um

    leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais

    sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora.



    10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a

    sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.11A

    ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém.



    Responsório 1Cor 4,1-2; Pr 20,6



    R. Considerem-nos os homens servidores do Senhor

    e administradores dos mistérios de Deus.

    * Aquilo que se espera de um administrador

    é que seja ele fiel.

    V. Muitos se dizem “homens de bem”;

    mas onde está o homem fiel? * Aquilo.



    Segunda leitura

    Da Regra de São Bento, abade



    (Prologus, 4-22;cap.72,1-12:CSEL75,2-5.162-163)

    (Séc.VI)



    Nada absolutamente prefiram a Cristo

    Antes de tudo, quando quiseres realizar algo de bom, pede a Deus com oração muito

    insistente que seja plenamente realizado por ele. Pois já tendo se dignado contar-nos

    entre o número de seus filhos, que ele nunca venha a entristecer-se por causa de nossas

    más ações. Assim, devemos em todo tempo pôr a seu serviço os bens que nos concedeu,

    para não acontecer que, como pai irado, venha a deserdar seus filhos; ou também, qual

    Senhor temível, irritado com os nossos pecados nos entregue ao castigo eterno, como

    péssimos servos que o não quiseram seguir para a glória.



    Levantemo-nos, enfim, pois a Escritura nos desperta dizendo: Já é hora de levantarmos

    do sono (cf. Rm 13,11). Com os olhos abertos para a luz deífica e os ouvidos atentos,

    ouçamos a exortação que a voz divina nos dirige todos os dias: Oxalá, ouvísseis hoje a

    sua voz: não fecheis os corações (Sl 94,8); e ainda: Quem tem ouvidos, ouça o que o

    Espírito diz às Igrejas (Ap 2,7).



    E o que diz ele? Meus filhos, vinde agora e escutai-me: vou ensinar-vos o temor do

    Senhor (Sl 33,12). Correi, enquanto tendes a luz da vida, para que as trevas não vos

    alcancem (cf. Jo 12,35).



    Procurando o Senhor o seu operário na multidão do povo ao qual dirige estas palavras,

    diz ainda: Qual o homem que não ama sua vida, procurando ser feliz todos os dias? (Sl

    33,13). E se tu, ao ouvires este convite, responderes: Eu, dir-te-á Deus: Se queres

    possuir a verdadeira e perpétua vida, afasta a tua língua da maldade, e teus lábios, de

    palavras mentirosas. Evita o mal e faze o bem, procura a paz e vai com ela em seu

    caminho (Sl 33,14-15). E quando fizeres isto, então meus olhos estarão sobre ti e meus

    ouvidos atentos às tuas preces; e antes mesmo que me invoques, eu te direi: Eis-me aqui

    (Is 58,9).

    Que há de mais doce para nós, caríssimos irmãos, do que esta voz do Senhor que nos

    convida? Vede como o Senhor, na sua bondade, nos mostra o caminho da vida!



    Cingidos, pois, os nossos rins com a fé e a prática das boas ações, guiados pelo

    evangelho, trilhemos os seus caminhos, a fim de merecermos ver aquele que nos chama

    a seu reino (cf. 1Ts 2,12). Se queremos habitar na tenda real do acampamento desse

    reino, é preciso correr pelo caminho das boas ações; de outra forma, nunca chegaremos

    lá.



    Assim como há um zelo mau de amargura, que afasta de Deus e conduz ao inferno,

    assim também há um zelo bom, que separa dos vícios e conduz a Deus. É este zelo que

    os monges devem pôr em prática com amor ferventíssimo, isto é, antecipem-se uns aos

    outros em atenções recíprocas (cf. Rm 12,10). Tolerem pacientissimamente as suas

    fraquezas, físicas ou morais; rivalizem em prestar mútua obediência; ninguém procure o

    que julga útil para si, mas sobretudo o que o é para o outro; ponham em ação

    castamente a caridade fraterna; temam a Deus com amor; amem o seu abade com

    sincera e humilde caridade; nada absolutamente prefiram a Cristo; e que ele nos

    conduza todos juntos para a vida eterna.



    Responsório



    R. São Bento abandonou sua casa e os bens paternos,

    desejando agradar ao Senhor Deus, unicamente,

    procurou um novo estilo de vida e santidade.

    * E sozinho, sob o olhar do supremo Vigilante,

    se encontrou consigo mesmo.

    V. Por isso ele se afastou, conscientemente ignorante

    e indouto sabiamente. * E sozinho.



    Conclusão da Hora



    V. Bendigamos ao Senhor.

    R. Demos graças a Deus.


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo