Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 12 de julho de 2012

    O dogma moral do humanismo secular

    http://www.paraclitus.com.br/2012/destaques/o-dogma-moral-do-humanismo-secular/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-dogma-moral-do-humanismo-secular

    POR: Francisco Razzo | Seg , 09 de Julho de 2012
    Print Friendly Print Get a PDF version of this webpage PDF

    O dogma moral do humanismo secular
    Os humanistas seculares não escondem o ressentimento pela civilização Ocidental. Que eles não suportam a religião cristã, espinha dorsal da cultura ocidental, pode-se constatar historicamente desde as formulações filosóficas mais consistentes do Iluminismo Radical, entre os séculos XVII-XVIII (Cf. Jonathan I. ISRAEL. Iluminismo Radical: A Filosofia e a Construção da Modernidade 1650-1750).

    De lá pra cá, o que mudou não foi o sentimento de repulsa, desprezo e ódio a tudo que era cristão, a tudo que era considerado ultrapassado e doente, esse sentimento continua o mesmo, intocado; o que mudou e se aperfeiçoou foi a modo de articular o ataque. A estratégia é simples: faça-se de vítima, de coitadinho da história. Reproduza isso à exaustação até que a estampada fraqueza do caráter se torne a cultuada virtude dos ignorantes.

    Pelo menos neste post, não é o momento para fazer a gênese dessa perspectiva, cosmovisão cujo objetivo é construir uma nova era, um novo homem. No entanto, limito-me aqui somente a discussão a respeito da laicidade e suas inúmeras manifestações contra símbolos religiosos disfarçado na luta pelo Estado Laico e os direitos das minorias. Só uma pequena exibição, selecionada a esmo, do quanto os humanistas seculares – apostolado de uma nova religião política disfarçada de bom-mocismo – odeiam a cultura que, de certa forma, os geraram.

    Vale apena destacar aqui algo importante: investigar e atacar os pressupostos secularistas não significa ser contrário ao Estado Laico e muito menos ser contrário aos direitos e liberdades individuais. Também não significa que defenderei o Ensino Religioso em Escola Pública. Procurarei mostrar que a intenção dos secularistas é legítima por um lado, mas por outro é bastante inconsistente.

    É legítima por levantar a dura problemática de como viver em uma sociedade pluralista; por outro lado, é inconsistente nos pressupostos a respeito, primeiro, da função do estado na educação; segundo, da concepção de ensino religioso e, por último, na posição declaradamente anticristã.

    Imagine se o nosso país fosse uma Itália? Roma deve ser o inferno para um humanista secular “Deixai toda esperança ó vós que entrais: bem vindo: chute uma lata e encontre um símbolo cristão”. Não é à toa o esforço de alguns humanistas, amantes da humanidade, porem odiosos de seus semelhantes, tentarem por lá acabar com a leitura de Dante nas escolas. Em Terra Nostra a presença de crucifixos nas escolas continua uma causa perdida para eles.

    A coisa por aqui, no entanto, traz as suas sutilezas. Ao menos, por enquanto, não se tentou proibir a leitura de Macunaíma, a verdadeira síntese do ethos brasileiro; não obstante, mandaram Monteiro Lobato para o index do politicamente correto e agora lutam pela justa causa das minorias: acabar com o Ensino Religioso nas Escolas Públicas, retirada dos Crucifixos de departamentos públicos, principalmente Tribunais e por aí vai. É fácil cair no discurso do coitadismo, entretanto, nós cristãos não precisamos disso e também não precisamos imaginar teorias conspiratórias e maluquices do gênero. Contudo, deve-se conhecer com precisão o horizonte lógico por trás da guerra na qual estamos sendo jogados, deve-se conhecer com mais precisão ainda a natureza dos ataques aos quais estamos sendo constantemente submetidos. Cf. Juan C. SANAHUJA. Poder Global e Religião Universal. Vincular o Link – http://www.ecclesiae.com.br/Temas-Controversos/Poder-Global-e-Religi%C3%A3o-Universal/flypage.tpl.html)

    A questão aqui é mais pragmática e é bom analisá-la à luz da imparcialidade lógica. Ficarei apenas com a discussão a respeito do Ensino Religioso. Limitarei a demonstrar que não há boas razões para a objeção segundo a qual oferecer Ensino Religioso nas Escolas Públicas é um desrespeito ao Estado Laico, uma vez que as premissas e a estrutura do raciocínio não se sustentam ao crivo da boa análise filosófica.

    Quais as desculpas esfarrapadas poderiam justificar as Escolas Públicas não poderem oferecer o Ensino Religioso? Ora: “O Estado é Laico” e “a Religião não pode ser ofertada obrigatoriamente em escola pública”. Parece uma justificativa impecável! Argumenta o “defensor das minorias” e, claro, não consegue esconder, dos seus próprios interesses seculares, pois “a religião deve ser uma interação familiar do aluno.” E “a lei tem o problema de excluir as religiões minoritárias, o que ‘é um preconceito oficial’”. (Cf. Agência Brasil – vincular o link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-25/sindicato-pede-ministerio-publico-que-verifique-se-lei-que-instituiu-ensino-religioso-nas-escolas-do-)

    Há muitos problemas pressupostos aí e todo conjunto de afirmações é inconsistente. Entretanto, não se deve tirar o mérito de uma pequena parcela da preocupação levantada pela crítica secularista. Em um mundo pluralista se corre sempre o risco de deixar alguém de fora ou, pior ainda, homogeneizar a riqueza de idiossincrasias culturais em nome de certo grupo de privilegiados, seja lá qual for as razões do privilégio.

    De fato é uma preocupação legítima: afinal, como resolver a questão da diversidade da cultura religiosa, sobretudo aqui no Brasil, em aulas de Ensino Religioso? Quem vai ensinar a religião e por que e sob quais alegações deixar essa ou aquela de fora? E os ateus, como ficam? Por que a religião católica ou a evangélica e por que o cristianismo?

    Embora seja fácil demonstrar que tal preocupação não passa de tempestade em um mísero copo americano d’água. Ela é legítima, mas não a ponto de ser merecer de passeatas, interferências de Ministério Público e desperdício dos poucos neurônios que restam em atividade.

    A verdade é que pluralismo não é relativismo, pois não se trata de enclausurar visões de mundo em verdades logicamente intransitáveis limitadas à vida privada a fim de se evitar conflitos, mas em abertas perspectivas de valores transitáveis e coexistentes mesmo que conflituosos. Na perspectiva pluralista não se trata de impor uma única perspectiva de crença ou visão de mundo em nome da tolerância de fachada, mas defender a própria realidade da pluralidade dos valores como um dos radicais e estruturais componentes da natureza do ser humano. De fato, é impossível a coexistência pacífica e uniformizada, sempre haverá pontos de conflitos. Negar isso é negar a própria humanidade do homem.

    Porém, diferente do relativismo dogmático, o pluralismo não impõem renúncias públicas às nossas próprias convicções. Não há a máxima do pensamento uniformizado em nome de uma suposta liberdade, da não-discriminação e dos direitos das minorias, como sintetiza a máxima do politicamente correto. Como afirmou, em 2005, o Cardeal Ratzinger: “O conceito de discriminação é cada vez mais alargado, e assim a proibição da discriminação pode se transformar gradualmente em uma limitação da liberdade de opinião e da liberdade religiosa [...] A confusão ideológica de liberdade conduz ao dogmatismo, que se tem revelado cada vez mais hostil à liberdade”

    Pois se o problema fosse verdadeiramente com a pluralidade, com a diversidade, com o respeito às diferenças e a imparcialidade do Estado diante de certas posições filosóficas e o privilégio de certas visões de mundo, ora, alguém teria de explicar as razões desses mesmos críticos não organizarem passeatas ou recorrer à interferência do Ministério público quanto ao caso de se fazer, literalmente, uso de aulas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia para proselitismo político partidário e a catequese marxista. Ou vão se recusar a dizer que não estão ensinando marxismo como ciência e como a única possibilidade de se interpretar a História e a Economia Política? E as outras interpretações da História, da Economia Política etc?

    O principal erro no raciocínio dos humanistas seculares é simples e pode ser exposto assim: Se o Estado é realmente Laico, então não pode haver Ensino Religioso. O Estado é realmente Laico, portanto não pode haver Ensino Religioso! Numa estrutura disjuntiva fica até mais fácil de visualizar: Estado Laico ou Ensino Religioso. Estado Laico, portanto não Ensino Religioso.

    Primeiro, pressupõem que Ensino Religioso é Ensinar Dogmas de uma religião específica. Segundo, pressupõem que a religião não é um fenômeno da natureza humana, mas um amontoado de conteúdo de crenças regionais e particulares. Como gostam dizer: “religião é uma questão de foro íntimo”. Por fim, pressupõem que a metodologia do Ensino Religioso privilegia, necessariamente, uma ou as grandes religiões históricas, excluindo, nesse caso, as crenças das minorias.

    De repente decide-se que Ensino Religioso é necessariamente Ensinar Catequese de uma religião específica, de repente é decidido que religião não é um fenômeno da natureza humana e que religião é uma questão de foro íntimo e qualquer tentativa de expor a religião em público é uma forma de discriminação. Mas quem decidiu? A partir de qual critério foi decidido? Como foi decidido?

    Nenhum desses pressupostos é justificado pelos secularistas humanistas, as cartas nunca são colocadas na mesa, tudo em nome do seu mundo politicamente correto e sem religião, apenas o culto do homem pelo homem passou a ser o único valor público legítimo como síntese de uma ética universal que deve ser admitida para todos. É a máxima moral da “ética planetária”: “uma ética universal de valores relativos”. Das coisas mais estúpidas que o secular mundo moderno desenvolveu, sem dúvida foi que o rumo da vida de milhares de pessoas é decidido por meia dúzia de engenheiros sociais de gabinetes reunidos em uma infinidade de Comitês Internacionais (UNESCO, ONU, FORUM SOCIAL etc) onde tudo é financiado com o dinheiro dos impostos pagos por milhares dessas pessoas.

    http://www.paraclitus.com.br/2012/destaques/o-dogma-moral-do-humanismo-secular/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-dogma-moral-do-humanismo-secular

    Você também poderá gostar de:
    Sete Mentiras Sobre a Igreja CatólicaSete Mentiras Sobre a Igreja Católica
    As causas da aprovação do Aborto pelo STF no BrasilAs causas da aprovação do Aborto pelo STF no Brasil
    Laicidade e LaicismoLaicidade e Laicismo
    Como os cristãos devem se proteger das ilegalidades supremas?Como os cristãos devem se proteger das ilegalidades supremas?
    França: Presidente Sarkozy reconhece herança civilizacional do cristianismoFrança: Presidente Sarkozy reconhece herança civilizacional do cristianismo

    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular
    O dogma moral do humanismo secular

    Postado em: Destaques, Religião - Ateísmo

    Apostolado Spiritus Paraclitus

    Comments are closed.
    SITES DE APOLOGÉTICA

    Apologética.org
    Almas Castelos
    Chesterton Brasil
    Ellen White Exposta
    Católicos do Brasil
    Sociedade Católica
    Reino da Virgem Maria
    Primeira Luz
    Frente Universitária Lepanto
    Padre Paulo Ricardo
    Tradição Católica
    Veritatis Splendor
    Universo Católico
    Observatório WatchTower
    Apologistas Católicos

    SITES SOBRE DOUTRINA

    Almas Castelos
    Tradição Católica
    Presbíteros
    Sociedade Católica
    Obras Raras do Catolicismo
    Ascese e Mística
    Padre Paulo Ricardo
    Fé, Verdade e Caridade
    Salvem a Liturgia
    Revista Dom Estêvão Bettencourt

    C. S. Lewis: do ateísmo ao teísmo
    ENQUETES

    Porque não há contradições entre a fé e a ciência?

    Não poderá nunca existir contradições porque ambas tem origem em Deus
    porque é Deus que dá ao homem seja a luz da razão seja a luz da Fé
    Fé e razão não se excluem e juntas permitem chegar a Deus
    porque a fé supera a razão

    Ver Resultado

    Home
    AVISO LEGAL
    BOLETIM
    COLABORE
    DOAÇÃO
    FALE CONOSCO
    JUSTIN.TV
    LITURGIA DAS HORAS
    LOGIN
    MEMBROS
    PESQUISA GOOGLE
    QUEM SOMOS ?

    © 2012 Paraclitus. All rights reserved

    TwitterTwitter
    FacebookFacebook
    OrkutOrkut

    Twitter
    Facebook
    Orkut

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo