Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 11 de setembro de 2012

    Nossa Senhora de Medjugorje

    Nossa Senhora de Medjugorje


    COMO LIBERTAR-NOS DO PECADO, O CÂNCER QUE NOS LEVA À MORTE

    Posted: 11 Sep 2012 04:57 AM PDT

    Como libertar-nos do pecado, o câncer que nos leva à morte – Eco de medjugorje

    Entre os discursos do Padre Raniero Cantalamessa, pregador oficial do Papa, existe um dirigido aos jovens, que procuramos resumir. A sua reflexão parte da condenação que Jesus faz da hipopcrisia dos escribas e dos fariseus, " sepulcros caiados". Estas palavras nos permitem reconhecer-nos como pecadores; mas os cristãos têm uma grande esperança:" Cristo morreu por todos os nossos pecados", mas ressurgindo, derrubou o muro da morte e abriu-nos as portas da esperança. E S. João acrescenta: " Aquele que possui esta esperança purifica a si mesmo como Ele é puro" ( 1Jo3). Portanto, partindo da morte e ressurreição de Cristo, devemos purificar-nos, isto é, deixar o pecado. Imaginem uma multidão de condenados a fazerem trabalhos forçados, num campo cinza e tenebroso, que levam uma enorme bola de ferro amarrada aos pés e por isso não podem fugir. Num certo momento chega alguém que toca os ferros, caem as amarras e as pessoas são libertadas, caminham, e não acreditam no entanto que estão livres. Então, assim nós também devemos viver algo semelhante e sentirmos que caem de nós as bolas de chumbo. Imaginemos agora os bons que depois de terem trabalhado todo o dia e chegam à noite enfraquecidos e desmaiados. Vem alguém e lhe solta do carro.. Bem, este carro é o nosso pecado, é o tumor que nos faz morrer para sempre.

     Como podemos ser libertados?

     1) A primeira etapa é reconhecermos o pecado, admitirmos que pecamos e isto não é fácil, porque vivemos interiormente num mundo que fez do pecado a essência da sua vida. O mundo não tem mais medo do pecado e brinca com ele.
    A mesma língua italiana inventou expressões para diminuir o pecado, chamando-o de mau hábito, defeitinho, etc., transformando-o assim numa coisa inocente! Vivemos num mundo que tem medo de tudo ( AIDS, guerras, etc) mas não se tem medo do pecado, que é a guerra declarada a Deus, ao Eterno, Àquele que nos tem pelas mãos e ao ponto que, se te largasse por um instante, seríamos um nada. Nós não temos medo disto. Somos todos anestesiados e ao contrário, devemos acordar! A Palavra de Deus nos pede que chamemos o pecado de pecado, que tenhamos consciência que ele existe e é uma coisa séria... O pecado é aquela coisa tremenda que é o ódio, a violência, a injustiça, a pobreza,a luxúria, o abuso... A Palavra de Deus nos diz que se desejamos nos libertar do pecado, devemos reconhece-lo; isto não é uma coisa abstrata, mas o verdadeiro perigo de nossa vida. O mundo dirá o contrário, mas nós sabemos onde nos leva o mundo, que, "tem tudo sob o poder do maligno"(1Jo5). 

    2) O segundo passo a compreender: arrepender-se do pecado. Somente o Espirito Santo, que conhece Deus, sabe que coisa é o pecado e o arrependimento. Quando o Espírito Santo vem, em primeiro lugar "convencerá o mundo do pecado"(1Jo156,8), o mundo, isto é, o homem. Arrepender-se significa mudar a mente, o conceito...: mas não é somente substituir um conceito pelo outro; arrepender-se significa substituir o nosso conceito pelo de Deus...; significa atirar-se dentro do abismo do conceito de Deus e dizer: "Senhor, eu não me conheço... Tu sabes tudo de mim... Entrgo-me a esta verdade, aceito o Teu pensamento sobre mim. Este é o milagre de um coração arrependido, que para Deus se torna um palácio... Deus olha o0s corações arrependidos". Assim, após termos reconhecodo o nosso pecado e termos nos arrependido dele, nos resta cumprir o terceiro passo;

     3) Romper com o pecado definitivamente. Romper com o pecado que nos aprisiona, que atrapalha o nosso relacionamento com Deus... A cadeia deve ser aberta. Esta etapa consiste num dizer um grande "basta" ao pecado. Deus nos convida a um divorcio santo entre nós e o pecado, especialmente aquele pecado que se torna para nós uma prisão e sem a qual temos medo de viver, porque o temos bem junto de nós. Agora devemos decidir: desejo estar com o Evangelho ou comigo mesmo? Este pecado pode ser diferente em cada um de nós, mas está na vida de cada um de nós.
    Assim devemos dizer: " Senhor, ajuda-me Tu, de hoje em diante não desejo fazer mais este pecado!" Podemos recair..., mas será diferente, porque agora o Senhor sabe que o teu coração não está  mais ali... Apenas compreendemos qual é este pecado, é preciso correr a fazer o contrário daquele pecado... Se um homem possui, por exemplo o vício do jogo, para libertar-se não deve dizer: Senhor, de amanhã em diante não jogarei mais, mas deve decidir-se de não jogar agora, neste momento. Assim é possível a libertação. O Senhor nos ajudará, mas é preciso oferecer-lhe a nossa decisão de não repetir aquele pecado. Finalmente o Pai nos convida ao um último passo necessário, para que a nossa libertação seja completa:

    4) Destruir o corpo do pecado. Continuando a pecar cada dia, repetidamente, na nossa vida se forma uma crosta calcárea... que se infiltra em nossos atos... Confessando-nos e indo à Missa, isto é eliminado..., mas como a contrição não é sempre perfeita, acontece que fica um pouco de calcáreo que faz volume e forma o coração de pedra... Então precisamos destruir o nosso coração de pedra,aquilo que fizemos anos sozinhos, com os nossos pecados, dizendo não ás bem aventuranças... Devemos chegar até Deus na Santa Confissão para mudar este coração de pedra... Lá onde o Sangue de Cristo, transforma o nosso coração de pedra...; a Paixão de Cristo é uma fornalha: cloquemos nela o nosso coração de pedra, para o vermos dissolvido, e conseguirmos um outro coração... Tornemo-nos livres pela graça de Cristo que morreu por nós.

     Discurso do Padre Raniero Cantalamessa, pregador oficial do Papa, a Poggio Rusco: 3/11/90

    Vídeo Comentário do XXIV Domingo do Tempo Comum Ano B 16/09/2012

    Posted: 11 Sep 2012 02:52 AM PDT


    Jesus neste Evangleho de Mc 8,27-35, vai direto ao ponto da fé dos discípulos, os faz questionar sobre quem é Ele para os seus... apenas se conhecemos o Senhor, apenas se Ele representa algo para nós, poderemos dar tudo, a nossa vida, o nosso amor a Ele.... Caso não abrir clique: http://pt.gloria.tv/?media=331239
     

    O RESPEITO HUMANO - PARTE II - LITURGIA DIÁRIA , 11 DE SETEMBRO DE 2012

    Posted: 10 Sep 2012 07:58 PM PDT

    O RESPEITO HUMANO – PARTE II
    "QUANDO SE ESTÁ EM JOGO A DEFESA DA VERDADE, COMO SE PODE DESEJAR NÃO DESAGRADAR A DEUS E, AO MESMO TEMPO, NÃO CHOCAR COM O AMBIENTE? SÃO COISAS ANTAGÔNICAS: OU UMA OU OUTRA . É PRECISO QUE O SACRIFÍCIO SEJA HOLOCAUSTO: É PRECISO QUEIMAR TUDO…, ATÉ O 'QUE VÃO DIZER', ATÉ ISSO QUE CHAMAM REPUTAÇÃO" – (SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ)

    "A ORAÇÃO, ALÉM DE REMÉDIO É A FORÇA E A VIDA DA IGREJA."É PRECISO QUE SE FORMEM GRUPOS DE FIEIS DE TODOS AS CLASSES SOCIAIS,DESDE QUE CONSIGAM SE LIBERTAR DO RESPEITO HUMANO E ESTEJAM DISPOSTOS A CONDUZIREM A VIDA SEGUNDO OS MANDAMENTOS DE DEUS" - (PAPA PIO XII EXORTAÇÕES CATÓLICAS 1942 E 1943)

    "NUNCA QUERES "ESGOTAR A VERDADE". - UMAS VEZES, POR CORREÇÃO. OUTRAS - A MAIORIA -, PARA NÃO PASSARES UM MAU BOCADO. ALGUMAS, PARA EVITÁ-LO AOS OUTROS. E, SEMPRE, POR COVARDIA. ASSIM, COM ESSE MEDO DE APROFUNDAR, JAMAIS SERÁS HOMEM DE CRITÉRIO. NÃO TENHAS MEDO À VERDADE, AINDA QUE A VERDADE TE ACARRETE A MORTE . NÃO GOSTO DE TANTO EUFEMISMO: À COVARDIA, CHAMAIS PRUDÊNCIA. - E A VOSSA "PRUDÊNCIA" É OCASIÃO PARA QUE OS INIMIGOS DE DEUS, COM O CÉREBRO VAZIO DE IDÉIAS, TOMEM ARES DE SÁBIOS E ASCENDAM A POSTOS A QUE NUNCA DEVIAM ASCENDER . ESSE ABUSO NÃO É IRREMEDIÁVEL. - É FALTA DE CARÁTER PERMITIR QUE CONTINUE, COMO COISA DESESPERADA E SEM POSSÍVEL RETIFICAÇÃO. NÃO TE ESQUIVES AO DEVER. - CUMPRE-O EM TODA A LINHA, AINDA QUE OUTROS DEIXEM DE CUMPRI-LO . TENS, COMO POR AÍ SE DIZ, "MUITA LÁBIA". - MAS, COM TODO O TEU PALAVREADO, NÃO CONSEGUIRÁS QUE EU JUSTIFIQUE O QUE NÃO TEM JUSTIFICAÇÃO" – (FONTE : SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ , CAMINHO)

    CUIDEMOS  PARA QUE O NOSSO DISCURSO NÃO SE TORNE UM LUGAR DE CONFORTO . CONFORTO ? SERÁ CONFORTÁVEL FICARMOS SENDO VISADOS E SENDO CHAMADOS DE FANÁTICOS E RADICAIS ? SERÁ CONFORTÁVEL SERMOS APONTADOS NA RUA E SERMOS CHAMADOS DE HOMOFÓBICOS ? SERÁ CONFORTÁVEL ESTARMOS SENDO AMEAÇADOS DE PRISÃO POR MANTER UMA COERÊNCIA COM A FÉ QUE PROFESSAMOS ? OU SERÁ QUE NÃO É MAIS CONFORTÁVEL IR A LUGARES QUE NOS  IDOLATRAM , ONDE FAZEMOS SUCESSO PELAS MELOSIDADES COM QUE DECLAMAMOS NOSSOS DISCURSOS , PELA BELA ESTÉTICA DO NOSSO ROSTO E, POR FIM, POR FICAR SEMPRE NO MEIO TERMO , SEM QUERER SE COMPROMETER DE MODO CLARO ? QUEM ESTÁ MESMO NO LUGAR DE CONFORTO ? DE FATO, PODE EXISTIR RADICALISMO , MESMO NO MEIO RELIGIOSO  ? É CLARO QUE PODE ! NINGUÉM AQUI ESTÁ LEGITIMANDO A AGRESSÃO A HOMOSSEXUAIS OU COISAS DO TIPO , EVIDENTE . MAS ISTO NÃO SIGNIFICA QUE, NO EXERCÍCIO DA CARIDADE, NÃO SE POSSA E NÃO SE DEVA AGIR COM FIRMEZA! A CLAREZA DO DISCURSO É TAMBÉM QUESTÃO DE SINCERIDADE ! E ESTAMOS AQUI, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, A TRATAR DA SALVAÇÃO DE MILHARES DE ALMAS. POR ISSO QUE , TODOS ÁQUELES Á QUE CRISTO ESCOLHER , ESPERA-SE  UMA SINCERIDADE E FIRMEZA MAIORES , MENOS RESPEITO HUMANO ; ENFIM , MENOS CONVERSA PRA BOI DORMIR .


    O RESPEITO HUMANO DEFORMA A NOSSA PERSONALIDADE. AFASTA-NOS DA NOSSA VERDADE INTERIOR. IMPEDE-NOS DE REALIZAR A VONTADE DE DEUS. O RESPEITO HUMANO CONSISTE EM ACEITAR QUE A OPINIÃO DOS OUTROS, O QUE ELES PODEM PENSAR DE NÓS, DEVE GUIAR AS NOSSAS ACÇÕES E OS NOSSOS DESEJOS , E NÃO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO . COM RECEIO DAS OPINIÕES ALHEIAS ESQUECEMOS A VERDADE E A OPINIÃO DE DEUS . RESPEITO HUMANO É OBEDECER À OPINIÃO DA GENTE , E NÃO Á DIVINA . É PREOCUPAR- SE COM AS EXPECTATIVAS DAS PESSOAS DEIXANDO DE LADO O JUÍZO E AS EXPECTATIVAS DE DEUS . AMAR E SOCORRER OS OUTROS NAS SUAS NECESSIDADES É UMA COISA . ORGANIZAR A VIDA PARA OBEDECER ÀS SUAS EXPECTATIVAS É FRUTO DA MENTIRA E DO MAL... JESUS AMA-NOS SEMPRE . COM TOTAL RESPEITO POR QUEM SOMOS E DANDO-NOS SEMPRE TODA A LIBERDADE . MAS ELE NUNCA FEZ UM GESTO , NUNCA DISSE UMA PALAVRA , PARA CONTENTAR AS NOSSAS EXPECTATIVAS . JESUS NÃO TEM QUALQUER DESEJO DE AGRADAR ÀS EXPECTATIVAS HUMANAS . NEM TEM MEDO DE DESILUDIR SEJA QUEM FOR . JESUS NÃO PACTUA COM O "POLITICAMENTE CORRECTO" DO SEU TEMPO . NÃO DÁ QUALQUER IMPORTÂNCIA AOS ESQUEMAS E EXPECATIVAS DAS PESSOAS QUE ENCONTRA . LENDO O EVANGELHO NUNCA ENCONTRAMOS UMA OPINIÃO OU UM GESTO EM QUE ELE CEDA AOS SEUS VALORES PARA AGRADAR AOS ESQUEMAS HUMANOS . QUANDO LHE PEDIAM A OPINIÃO SOBRE ALGUM ASSUNTO, JESUS SEMPRE RESPONDIA COM A BÍBLIA , COM A LUZ DA VERDADE . E NUNCA DESCAFEINAVA A PALAVRA DE DEUS PARA AGRADAR FOSSE A QUEM FOSSE . DESDE O SEU NASCIMENTO NUNCA PERDEU TEMPO A ADAPTAR O SEU ESTILO DE RELAÇÃO COM OS OUTROS QUANDO ISSO IMPLICAVA CEDER AOS SEUS PRINCÍPIOS . JESUS , FILHO DE DEUS , NASCEU POBRE E FRÁGIL , CONTRA TUDO O QUE OS NOSSOS ESQUEMAS HUMANOS PODIAM ESPERAR . DESMONTOU , UM PASSO APÓS OUTRO , TODAS AS EXPECTATIVAS HUMANAS DE PODER E DE PRESTÍGIO . OPÔS-SE CONSTANTEMENTE AOS DIRIGENTES POLÍTICOS E RELIGIOSOS DO POVO . A SUA MORTE NA CRUZ FOI UMA PROFUNDA DESILUSÃO, UM GRANDE BALDE DE ÁGUA FRIA, PARA OS DISCÍPULOS. JESUS AMA-NOS COMO NINGUÉM . DESEJA ARDENTEMENTE O NOSSO VERDADEIRO BEM . MAS NUNCA ESTÁ À PROCURA DE NOS CONTENTAR. QUER APENAS FAZER A VONTADE DO PAI . É REALIZANDO A VONTADE DO PAI QUE JESUS REALIZA O NOSSO VERDADEIRO BEM. MESMO QUE ISSO VÁ CONTRA AS NOSSAS EXPECTATIVAS . JESUS NÃO ESTÁ INTERESSADO NOS NOSSOS APLAUSOS , NEM EM PACTUAR COM OS NOSSOS PRECONCEITOS. NEM EM SEDUZIR-NOS PARA QUE MELHORE A NOSSA OPINIÃO SOBRE ELE. NÃO PERDE TEMPO EM AGRADAR AOS HOMENS. BASTA-LHE AGRADAR A DEUS! AO AGRADAR A DEUS, SEU PAI, JESUS SABE QUE ESTÁ A REALIZAR O VERDADEIRO BEM PARA TODOS E CADA UM DE NÓS . A ASCENSÃO DE JESUS AO CÉU COROA E ILUMINA DE MODO DEFINITIVO ESTA SUA POSTURA DE EXTREMA VERDADE E LIBERDADE . TERIA DADO UMA GRANDE ALEGRIA AOS SEUS DISCÍPULOS FICANDO VISIVELMENTE NA TERRA... NAQUELE MOMENTO ERA ESSE O DESEJO MAIS FORTE DOS DISCÍPULOS . MAS, COM JESUS, NÃO HÁ NADA A FAZER... ENTRE OS NOSSOS DESEJOS E OS DESEJOS DO PAI , ELE NÃO HESITA . JESUS VOLTA PARA O PAI E RECEBE D´ELE O PODER E A AUTORIDADE SOBRE TODAS AS COISAS . E A SEGUIR LANÇA-NOS UM CONVITE. A PARTIRMOS. A LEVAR O EVANGELHO A TODA A TERRA, A TODA A HUMANIDADE, A TODA A CRIAÇÃO. ELE PROMETEU QUE ESTARÁ SEMPRE CONNOSCO. EM CADA DIA, EM CADA MINUTO. EM CADA PERIGO. EM CADA ALEGRIA E DOR. ATÉ AO FIM DO MUNDO . SEMPRE PRESENTE . NUNCA EM FUNÇÃO DOS NOSSOS ESQUEMAS... MAS SEMPRE PRESENTE

    ORAÇÃO Á SÃO JOÃO BOSCO : "OH! PAI E MESTRE DA JUVENTUDE, SÃO JOÃO BOSCO, QUE TANTO TRABALHASTES PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS, SEDE NOSSA GUIA EM BUSCAR O BEM DA NOSSA E A SALVAÇÃO DO PRÓXIMO, AJUDAI-NOS A VENCER AS PAIXÕES E O RESPEITO HUMANO, ENSINAI-NOS A AMAR A JESUS SACRAMENTADO, A MARIA SANTÍSSIMA AUXILIADORA E AO PAPA, E OBTENDE-NOS DE DEUS UMA SANTA MORTE, PARA QUE POSSAMOS UM DIA ACHAR-NOS JUNTOS NO CÉU . ASSIM SEJA , AMÉM"

    LITURGIA DO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2012
    PRIMEIRA LEITURA: 1º CORÍNTIOS 6, 1-11
    XXIII SEMANA COMUM , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS - IRMÃOS, 1QUANDO ALGUM DE VÓS TEM LITÍGIO CONTRA OUTRO, COMO É QUE SE ATREVE A PEDIR JUSTIÇA PERANTE OS INJUSTOS, EM VEZ DE RECORRER AOS (IRMÃOS) SANTOS? 2NÃO SABEIS QUE OS SANTOS JULGARÃO O MUNDO? E, SE O MUNDO HÁ DE SER JULGADO POR VÓS, SERÍEIS INDIGNOS DE JULGAR OS PROCESSOS DE MÍNIMA IMPORTÂNCIA? 3NÃO SABEIS QUE JULGAREMOS OS ANJOS? QUANTO MAIS AS PEQUENAS QUESTÕES DESTA VIDA! 4NO ENTANTO, QUANDO TENDES CONTENDAS DESSE GÊNERO, ESCOLHEIS PARA JUÍZES PESSOAS CUJA OPINIÃO É TIDA EM NADA PELA IGREJA. 5DIGO-O PARA CONFUSÃO VOSSA. SERÁ POSSÍVEL QUE NÃO HÁ ENTRE VÓS UM HOMEM SÁBIO, NEM UM SEQUER QUE POSSA JULGAR ENTRE SEUS IRMÃOS? 6MAS UM IRMÃO LITIGA COM OUTRO IRMÃO, E ISSO DIANTE DE INFIÉIS! 7NA VERDADE, JÁ É UM MAL PARA VÓS O FATO DE TERDES PROCESSOS UNS CONTRA OS OUTROS. POR QUE NÃO PREFERIS SOFRER INJUSTIÇA? POR QUE NÃO PREFERIS SER ESPOLIADOS? 8NÃO! VÓS É QUE FAZEIS INJUSTIÇA, VÓS É QUE ESPOLIAIS - E ISSO ENTRE IRMÃOS! 9ACASO NÃO SABEIS QUE OS INJUSTOS NÃO HÃO DE POSSUIR O REINO DE DEUS? NÃO VOS ENGANEIS: NEM OS IMPUROS, NEM OS IDÓLATRAS, NEM OS ADÚLTEROS, NEM OS EFEMINADOS, NEM OS DEVASSOS, 10NEM OS LADRÕES, NEM OS AVARENTOS, NEM OS BÊBADOS, NEM OS DIFAMADORES, NEM OS ASSALTANTES HÃO DE POSSUIR O REINO DE DEUS. 11AO MENOS ALGUNS DE VÓS TÊM SIDO ISSO. MAS FOSTES LAVADOS, MAS FOSTES SANTIFICADOS, MAS FOSTES JUSTIFICADOS, EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO E PELO ESPÍRITO DE NOSSO DEUS. - PALAVRA DO SENHOR
    SALMO RESPONSORIAL(149)
    REFRÃO: O SENHOR AMA SEU POVO DE VERDADE

    1.
    CANTAI AO SENHOR DEUS UM CANTO NOVO, / E O SEU LOUVOR NA ASSEMBLÉIA DOS FIÉIS! / ALEGRE-SE ISRAEL EM QUEM O FEZ, / E SIÃO SE REJUBILE NO SEU REI! -R.

    2.
     COM DANÇAS GLORIFIQUEM O SEU NOME, / TOQUEM HARPA E TAMBOR EM SUA HONRA! / PORQUE, DE FATO, O SENHOR AMA SEU POVO / E COROA COM VITÓRIA OS SEUS HUMILDES. -R.

    3.
     EXULTEM OS INFIÉIS POR SUA GLÓRIA, / E CANTANDO SE LEVANTEM DE SEUS LEITOS, / COM LOUVORES DO SENHOR EM SUA BOCA. / EIS A GLÓRIA PARA TODOS OS SEUS SANTOS. -R.
    EVANGELHO: LUCAS 6, 12-19
    PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - NAQUELE TEMPO, 12NAQUELES DIAS, JESUS RETIROU-SE A UMA MONTANHA PARA REZAR, E PASSOU AÍ TODA A NOITE ORANDO A DEUS. 13AO AMANHECER, CHAMOU OS SEUS DISCÍPULOS E ESCOLHEU DOZE DENTRE ELES QUE CHAMOU DE APÓSTOLOS: 14SIMÃO, A QUEM DEU O SOBRENOME DE PEDRO; ANDRÉ, SEU IRMÃO; TIAGO, JOÃO, FILIPE, BARTOLOMEU, 15MATEUS, TOMÉ, TIAGO, FILHO DE ALFEU; SIMÃO, CHAMADO ZELADOR; 16JUDAS, IRMÃO DE TIAGO; E JUDAS ISCARIOTES, AQUELE QUE FOI O TRAIDOR. 17DESCENDO COM ELES, PAROU NUMA PLANÍCIE. AÍ SE ACHAVA UM GRANDE NÚMERO DE SEUS DISCÍPULOS E UMA GRANDE MULTIDÃO DE PESSOAS VINDAS DA JUDÉIA, DE JERUSALÉM, DA REGIÃO MARÍTIMA, DE TIRO E SIDÔNIA, QUE TINHAM VINDO PARA OUVI-LO E SER CURADAS DAS SUAS ENFERMIDADES. 18E OS QUE ERAM ATORMENTADOS DOS ESPÍRITOS IMUNDOS FICAVAM LIVRES. 19TODO O POVO PROCURAVA TOCÁ-LO, POIS SAÍA DELE UMA FORÇA QUE OS CURAVA A TODOS. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

    MENSAGEM DE NOSSA SENHORA DADA A VIDENTE MIRJANA, 2 DE MAIO DE 2011 – "QUERIDOS FILHOS, DEUS, O PAI ENVIA-ME PARA MOSTRAR A VOCÊS O CAMINHO DA SALVAÇÃO, PORQUE ELE, MEUS FILHOS, DESEJA SALVÁ-LOS E NÃO CONDENÁ-LOS. É POR ISSO QUE EU, COMO MÃE, ESTOU REUNINDO VOCÊS EM TORNO DE MIM, PORQUE COM O MEU AMOR MATERNAL, EU DESEJO AJUDÁ-LOS A FICAREM LIVRES DA SUJEIRA DO PASSADO E COMEÇAR A VIVER NOVAMENTE E DIFERENTEMENTE. EU ESTOU CHAMANDO VOCÊS PARA RESSUSCITAREM EM MEU FILHO. JUNTO COM A CONFISSÃO DOS PECADOS, RENUNCIEM A TUDO O QUE OS DISTANCIA DE MEU FILHO E QUE TEM FEITO A SUA VIDA VAZIA E SEM SUCESSO. DIGAM SIM AO PAI COM O CORAÇÃO E PREPAREM-SE NO CAMINHO DA SALVAÇÃO QUE ELE ESTÁ CHAMANDO VOCÊS ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO. OBRIGADA. ESTOU ORANDO ESPECIALMENTE PELOS PASTORES, PARA DEUS AJUDÁ-LOS A ESTAREM PRÓXIMOS DE VOCÊS COM O CORAÇÃO PLENO"MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
    A IGREJA CELEBRA HOJE , JOÃO GABRIEL PERBOYRE -  NASCEU EM 5 DE JANEIRO DE 1802, EM MONGESTY (FRANÇA), NUMA FAMÍLIA DE AGRICULTORES, NUMEROSA E PROFUNDAMENTE CRISTÃ. ERA O PRIMEIRO DOS OITO FILHOS DO CASAL, SENDO EDUCADO PARA SEGUIR A PROFISSÃO DO PAI. MAS O MENINO ERA MUITO PIEDOSO, DEMONSTRANDO DESDE A INFÂNCIA SUA VOCAÇÃO RELIGIOSA. ASSIM, AOS QUATORZE ANOS, JUNTO COM DOIS DE SEUS IRMÃOS, LUÍS E TIAGO, DECIDIU SEGUIR O EXEMPLO DO SEU TIO JACQUES PERBOYRE, QUE ERA SACERDOTE. INGRESSOU NA CONGREGAÇÃO DA MISSÃO FUNDADA POR SÃO VICENTE DE PAULO PARA TORNAR-SE UM PADRE VICENTINO OU LAZARISTA, COMO TAMBÉM SÃO CHAMADOS OS SACERDOTES DESTA ORDEM. JOÃO GABRIEL RECEBEU A ORDENAÇÃO SACERDOTAL EM 1826. FICOU ALGUNS ANOS EM PARIS, COMO PROFESSOR E DIRETOR NOS SEMINÁRIOS VICENTINOS. PORÉM SEU DESEJO ERA SER UM MISSIONÁRIO NA CHINA, ONDE OS VICENTINOS ATUAVAM E ONDE, RECENTEMENTE, PADRE CLET FORA MARTIRIZADO. EM 1832, SEU IRMÃO, PADRE LUÍS FOI DESIGNADO PARA LÁ. MAS ELE MORREU EM PLENO MAR, ANTES DE CHEGAR NAS MISSÕES NA CHINA. FOI ASSIM QUE JOÃO GABRIEL PEDIU PARA SUBSTITUÍ-LO. FOI ATENDIDO E, TRÊS ANOS DEPOIS, EM 1835, CHEGOU EM MACAU, DEIXANDO ASSIM REGISTRADO: "EIS-ME AQUI. BENDITO O SENHOR QUE ME GUIOU E TROUXE". NA MISSÃO, APRENDEU A DISFARÇAR-SE DE CHINÊS, PORQUE A PRESENÇA DE ESTRANGEIROS ERA PROIBIDA POR LEI. ESTUDOU O IDIOMA E OS COSTUMES E SEGUIU PARA SER MISSIONÁRIO NAS DIOCESES HO-NAN E HOU-PÉ . ENTRETANTO FOI DENUNCIADO E PRESO NA PERSEGUIÇÃO DE 1839. PERMANECEU UM ANO NO CATIVEIRO, SOFRENDO TORTURAS CRUÉIS, ATÉ SER AMARRADO A UMA CRUZ E ESTRANGULADO, NO DIA 11 DE SETEMBRO DE 1840 . BEATIFICADO EM 1889, JOÃO GABRIEL PERBOYRE FOI PROCLAMADO SANTO PELO PAPA JOÃO PAULO II EM 1996. FESTEJADO NO DIA DE SUA MORTE, TORNOU-SE O PRIMEIRO MISSIONÁRIO DA CHINA A SER DECLARADO SANTO PELA IGREJA


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo