Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 13 de setembro de 2012

    ACI Digital: Concurso Histórias de Natal chega à sua X edição abordando a temática da JMJ 2013

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      13 de setembro de 2012  
    Concurso Histórias de Natal chega à sua X edição abordando a temática da JMJ 2013
    RIO DE JANEIRO, 13 Set. 12 (ACI) .- O Concurso “Histórias de Natal”, uma iniciativa do Centro de Estudos Culturais (CEC) e do Movimento de Vida Cristã (MVC) no Brasil, cujo objetivo principal é a recuperação do sentido cristão originário do Natal, e comemora este ano a sua décima edição abordando a temática da JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, e conta com o apoio oficial do Comitê Organizador Local (COL), da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/acidigital

    SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
    https://twitter.com/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    BRASIL

    MUNDO

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Lucas 6,27-38
    Um pensamento:
    Amar no olhar-se um ao outro; olhar juntos na mesma direo.
    Saint-Exupery
     
     

     

    VATICANO


    Vaticano condena assassinato do embaixador dos EUA e pede paz para o Oriente Médio

    VATICANO, 13 Set. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, expressou a condenação do Vaticano ao assassinato do embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Christopher Steven, e exortou a promover o diálogo para obter a paz no Oriente Médio.

    Em uma declaração dada a conhecer hoje, o porta-voz do Vaticano assinalou que "o gravíssimo atentado organizado contra a representação diplomática americana na Líbia, com o assassinato do mesmo Embaixador e de outros funcionários, merece a mais dura condenação por parte da Santa Sé".

    "De fato, nada pode justificar a atividade das organizações terroristas nem a violência homicida", acrescentou.

    A declaração saiu logo depois que nesta quinta-feira grupos de extremistas muçulmanos atacassem as embaixadas dos Estados Unidos no Iêmen e no Egito, em protesto contra um filme considerado ofensivo contra o Islã chamado, "A inocência dos muçulmanos", que apresenta a Maomé como mulherengo, homossexual e abusador de crianças.

    Nesta quinta-feira, centenas de iemenitas irromperam pela porta principal do complexo diplomático fortificado no leste de Saná, gritando ordens como "Nos sacrificamos por vos, mensageiro de Alá". Pela manhã, quebraram as janelas dos escritórios de segurança fora da embaixada americana e queimaram veículos.

    No Egito, os extremistas atiraram pedras contra um grupo de policiais que rodeava a embaixada americana no centro de Cairo, logo depois de escalar os muros e jogar para baixo a bandeira do país. Anteriormente, a turba islâmica cometeu ataques contra o consulado americano e contra uma casa de refugio em Bengasi, situada no oriente da Líbia.

    Em resposta, os Estados Unidos enviaram navios de guerra para Líbia.

    A declaração do Padre Federico Lombardi conclui expressando que "junto à dor, à participação e à oração pelas vítimas, renova-se o auspício que, não obstante este novo trágico evento, a comunidade internacional persegue para encontrar as melhores vias para continuar em seu esforço para favorecer a paz na Líbia e em todo o Oriente Médio".

    Ontem, aludindo à visita que o Papa Bento XVI realizará desde sexta-feira até domingo 16 de setembro, o porta-voz vaticano destacou que "a mensagem de diálogo e de respeito para todos os crentes das diversas religiões que o Santo Padre será portador em sua próxima viagem ao Líbano, indica o caminho que todos deveriam percorrer para construir juntos a convivência comum das religiões e dos povos na paz".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Exorcista adverte que usar magia é confiar mais no demônio que em Deus

    MEXICO D.F., 13 Set. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O exorcista canadense, Pe. Françoise-Marie Dermine, advertiu aos católicos que acreditar em superstições e usar a magia para solucionar os problemas, é no fundo confiar mais no demônio que na Providência de Deus.

    "A superstição abre as portas à magia, e a magia abre as portas ao demônio, porque quando uma pessoa recorre à magia, não tem confiança em Deus, pensa que Ele não pode conceder-lhe o que precisa, então vai aos bruxos para obtê-lo", expressou em uma entrevista dada ao Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

    "O que não sabem -acrescentou o sacerdote exorcista- é que o bruxo realiza ritos e usa sinais dos quais o demônio se serve para fazer a sua vontade".

    O sacerdote, que chegou para participar do IX Congresso de Exorcistas da Arquidiocese do México, explicou que a superstição nasce da falta de fé, mas "também pode nascer de causas psicológicas ocasionadas por carências afetivas na infância, porque quando uma pessoa não se sente amada pelos seus pais, começa a procurar proteção no mundo mágico".

    Entretanto, advertiu que "a magia sempre é magia e tem cumplicidade com o demônio, sempre intervém uma potência externa que não é Deus, e isto não traz nada bom, é contraproducente porque provavelmente a pessoa vai conseguir o que quer, mas há um depois, e o demônio vai cobrar o que lhe foi pedido".

    Do mesmo modo, indicou que uma superstição é também outorgar a outro mais poder que a Deus, por exemplo, "quando uma pessoa acende uma vela a São Bento e carrega como amuleto uma medalha com a sua imagem, mas continua vivendo uma vida desordenada, isso não serve de nada".

    Segundo o SIAME, o exorcista explicou que há superstições passivas e ativas, que são mais graves porque têm o propósito de provocar um efeito, como acreditar em ídolos, atribuir ao demônio o mesmo poder de Deus ou acreditar que o diabo é a causa ordinária e constante dos fenômenos que não podemos compreender.

    O Pe. Dermine também advertiu aos católicos que os bruxos ao utilizarem imagens de Santos ou da Virgem de Guadalupe para tranquilizar as pessoas que chegam para solicitar seus serviços estão cometendo um grande engano.

    Finalmente, exortou aos católicos a estar em guarda e não acreditar em amuletos, pois "se tivessem fé, mais confiança em Deus, tudo isto não existiria... Jesus fala de que nesta vida vamos ter tribulações, dificuldades e que temos que carregar a cruz".

    Mas ao mesmo tempo, explica o sacerdote, Jesus "nos diz que ter confiança em que Deus está presente, nos da a força espiritual para enfrentar qualquer dificuldade".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    Concurso Histórias de Natal chega à sua X edição abordando a temática da JMJ 2013

    RIO DE JANEIRO, 13 Set. 12 (ACI) .- O Concurso “Histórias de Natal”, uma iniciativa do Centro de Estudos Culturais (CEC) e do Movimento de Vida Cristã (MVC) no Brasil, cujo objetivo principal é a recuperação do sentido cristão originário do Natal, e comemora este ano a sua décima edição abordando a temática da JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, e conta com o apoio oficial do Comitê Organizador Local (COL), da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

    Segundo a informação disponível no site do evento (www.historiasdenatal.com.br), “Histórias de Natal” um concurso artístico literário, que busca primordialmente resgatar o sentido cristão das festas natalinas e promover novos talentos literários entre crianças, jovens e adultos. Anualmente é organizado em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo da cidade de Petrópolis (RJ), a Universidade Católica de Petrópolis e a Academia Petropolitana de Letras.  

    Martín Ugarteche Fernández, diretor do CEC no Brasil, declarou que: “este ano queremos alentar os participantes a escrever contos que mostrem o profundo sentido evangelizador da celebração do Natal, presente em seus diversos símbolos, como o presépio, os sinos, as luzes, a estrela e os anjos. A alegria, o entusiasmo, o brilho, o impulso solidário e evangelizador que caracterizam este tempo têm a cara do jovem. Por isso acreditamos que o Natal é realmente uma festa para os jovens, na qual todos somos convidados a ir e fazer discípulos entre todas as nações”.

    Em entrevista exclusiva a ACI Digital, o diretor do CEC Brasil afirmou ainda que: "o Concurso sempre teve uma boa participação na categoria jovens, contando com o incentivo das escolas. Por isso esperamos contribuir, a partir do alento à produção literária, na preparação de muitos jovens para a JMJ Rio 2013, em sintonia com o tema da Jornada”.

    Histórias de Natal e a JMJ Rio 2013

    Recordando que em 2013 a cidade do Rio de Janeiro será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude,  a temática da presente edição do concurso buscará ajudar na preparação, sobre tudo dos jovens, para a JMJ Rio 2013, realçando que a mensagem do Evangelho é profundamente apelante para o jovem, que é por natureza um buscador da verdade, de um sentido autêntico para sua vida.

    “A busca de um amor verdadeiro é também uma característica do jovem. Sempre estamos à procura de alguém que nos ame de verdade, por causa de quem somos e não superficialmente, alguém que esteja disposto a dar a sua vida por nós. Esse amor autêntico por nós o encontramos em Jesus, quem nos ensina também a amar da mesma maneira aos nossos semelhantes. Ele nos ensina que há maior alegria em dar do que em receber. É um caminho apaixonante, uma verdadeira aventura, que tem como ponto de partida a experiência do imenso amor que Jesus tem por mim”, afirma o texto disponível no site do Movimento de Vida Cristã (www.vidacrista.org.br), uma das entidades responsáveis pela realização anual do evento.

    Por sua parte, o Padre Leandro Lénin, do Setor Preparação Pastoral da JMJ Rio 2013, manifestou o apoio do COL à X edição do Concurso “Histórias de Natal”.

    “O Comitê Organizador Local da Jornada se une ao Concurso “Histórias de Natal” para apoiar o desenvolvimento do tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. É importante dizer a todos essa novidade: Ele nasceu para nós! Por isso, queremos ver a todos, crianças, jovens e adultos, contando o que existe de mais surpreendente nesse acontecimento que se repete todos os anos. O Natal também prepara nosso coração para o grande Encontro que acontece em cada Jornada: Ele está no meio de nós. A todos meu incentivo e vamos ao trabalho!”

    A premiação do Concurso Histórias de Natal deste ano consistirá em um tablet para o primeiro colocado de cada uma das categorias (crianças, jovens e adultos), livros e certificados para os cinco primeiros de cada categoria. As inscrições podem ser feitas de maneira gratuita no site do Concurso (http://www.vidacrista.org.br/historiasdenatal/inscricao), onde também se encontra mais informações e um histórico das nove primeiras edições do evento.

    Os participantes poderão enviar seus contos de qualquer lugar do Brasil. Estes serão recebidos até o dia 15 de novembro de 2012. O encerramento do Concurso e a premiação acontecem na segunda quinzena de dezembro, na cidade de Petrópolis (RJ).

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Hino da JMJ Rio2013 será lançado no dia 14 de setembro no Rio de Janeiro

    RIO DE JANEIRO, 13 Set. 12 (ACI) .- O Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 será lançado na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro, no evento “Aventura da Cruz”. A cerimônia contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello, e do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que também é Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ.

    Em um palco montado ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, perto de onde será a vigília e a missa final da JMJ uma sucessão de eventos artísticos e religiosos marcará, a partir das 20h, a divulgação do Hino oficial do evento que contará com a presença do Papa Bento XVI. A Jornada, considerada o maior evento mundial direcionado à juventude, reunirá milhões de pessoas entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano na cidade do Rio de Janeiro, e além de Santa Cruz, Copacabana será o palco dos outros eventos centrais.
     
    O lançamento do Hino “Esperança do Amanhecer!” será feito por Dom Orani João Tempesta, às 22h, seguido de missa presidida por Dom Giovanni D´Aniello e da tradicional Vigília de jovens adoradores.
    O autor da canção – escolhido por meio de um concurso com mais de 180 inscritos – é o Padre José Cândido, da paróquia de São Sebastião de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele é autor de músicas litúrgicas conhecidas no Brasil, como "Toda bíblia é comunicação" e "Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo".
     
    Para o Padre José Cândido, a maior expectativa é em relação à sua repercussão entre os jovens durante a Jornada. "Espero que cause entusiasmo e alegria. Esta é a maior gratificação”, assinalou.

     Tanto o Hino quanto o clipe – que foi filmado no Cristo Redentor com câmeras Full HD (High Definition) e contou no seu elenco com cerca de 150 voluntários – foram produzidos pelo renomado produtor musical Marco Mazzola, da MZA Music. “Quando recebi a missão do Hino, senti que precisava dar cara jovem, moderna, com uma ritmia que pudesse embalar toda a juventude. Foi quando um dia, dirigindo, escutei uma voz que dizia: seja audacioso, faça com que a batida do coração do Senhor possa sacudir toda a juventude do Brasil e do mundo. E este foi mais um dos desafios da minha vida”, diz Mazzola.

    Além de Bispos do Estado do Rio e de sacerdotes, estarão presentes nesta seta-feira os cantores que participaram da gravação do Hino e do clipe da JMJ: Adriana Arydes, Olivia Ferreira, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar e Leandro Souza (banda Frutos de Medjugore).

     A escolha da data e do local foi proposital: além do bairro de Santa Cruz estar completando 445 anos, neste dia comemora-se na Igreja Católica a “Festa da Exaltação da Santa Cruz” e a cruz é o principal símbolo das Jornadas mundiais da Juventude, que se encontra peregrinando pelo país atraindo milhares de jovens por onde passa.

    A Paróquia Nossa Senhora da Conceição fica na Praça Dom Romualdo, número 11. O evento é gratuito, aberto ao público de todas as idades e estima-se a presença de 10 mil pessoas.

    A Programação da “Aventura da Cruz” e lançamento do Hino da JMJ Rio2013 divulgada no site oficial da Jornada (www.rio2013.com) é a seguinte:

    18h - Encontro dos jovens com o Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello (Embaixador do Vaticano no Brasil)
    20h - Animação para acolher a juventude
    20h45 - Apresentação do Setor de Juventude (Coordenadores Gerais dos jovens na Arquidiocese do Rio de Janeiro)
    21h - Início do show dos cantores católicos
    22h - Palavras do Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello e lançamento do Hino feito por Dom Orani João Tempesta
    22h30 - Missa presidida pelo Núncio
    23h45 - Procissão para o interior da Igreja - Inicio da Vigília dos Jovens Adoradores 

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    O Papa no Oriente Médio será exemplo para a comunidade internacional

    ROMA, 13 Set. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O sacerdote jesuíta italiano Paolo Dall'Oglio, expulso da Síria em junho por promover manifestações pacíficas a favor da reconciliação do país, considerou que a viagem do Papa Bento XVI ao Oriente Médio será um luminoso exemplo de compromisso com a paz para toda a comunidade internacional.

    Através de um comunicado assinado no dia 11 de setembro, o Pe. Dall’Oglio expressou que, ante a situação na Síria, confia em que o exemplo e a presença do Papa suponha "um ponto decisivo na construção de uma sociedade civil governada segundo a justiça e a harmonia de todos seus componentes sociais, cristãos e muçulmanos".

    Além disso, o Pe. Dall’Oglio promove desde Roma a Semana pela Solidariedade, que consiste em orar pelos frutos da viagem que o Papa Bento XVI realizará ao Líbano, do 14 ao 16 de setembro.

    Na nota, escrita com a colaboração de um grupo de cristãos e muçulmanos e a coalizão Religions for Peace (Religiões pela Paz), o sacerdote expressou também, seus desejos de que o povo libanês faça uma adesão ao Santo Padre no seu chamado à liberdade e ao respeito para a vida da população civil na Síria.

    "Confiamos em que esta viagem represente um ponto de referência luminoso sobre o sentimento que o povo do Oriente Médio tem para a realização das suas justas aspirações de liberdade e dignidade", particularizou.

    Conforme denunciou o presbítero, que está há mais de 30 anos intercedendo pela paz na Síria, "a destruição do país está acontecendo com a cumplicidade internacional e pela omissão culposa de todos, que ao invés de levar a uma possível paz, acarretará consequências horríveis e divisórias que se estenderiam com grande alcance e sem exceção tanto aos países mais próximos como aos mais longínquos".

    Nesta linha, indicou que o governo sírio durante a visita "tentará, com efeito, apropriar-se de frases evangélicas e chamadas à reconciliação para justificar as mentiras do regime e oferece-las aos países de maioria cristã".

    Estes pronunciamentos, serão utilizados "como pretextos para continuar deixando de exercer suas responsabilidades e dar ao regime a possibilidade de derramar ainda mais sangue na Síria", consideraram.

    O Pe. Dall’Oglio recordou que o povo sírio é "vítima da violência e da repressão do regime".

    "Desgraçadamente, há alguns atores no conflito que pertencem a todos os componentes da sociedade síria e que continuam defendendo, embora a níveis diversos, o regime genocida sírio, e vivem uma situação de medo, submissão e cumplicidade", acrescentou.

    Finalmente, recordou que a visita do Papa acontece em um momento decisivo do processo de transformação da nação síria, e mostrou seu desejo de que este ato de presença alente a todos os entes internacionais a que se pronunciem de maneira decisiva em relação aos direitos do povo sírio e de sua luta pela dignidade e a liberdade.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Núncio no Líbano ante visita do Papa: Urge pôr fim ao arbítrio da violência na região

    BEIRUTE, 13 Set. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Núncio Apostólico no Líbano, Arcebispo Gabriele Giordano Caccia, assinalou que urge trabalhar para pôr fim à violência na região do Oriente Médio, na véspera da viagem do Papa Bento XVI que se realizará este fim de semana.

    Em declarações à agência vaticana Fides, o Prelado se refere aos conflitos que golpeiam a região como o da Síria, país vizinho, e afirma que "todos temem perder essa ordem civil que garante os critérios mínimos de sobrevivência. Por isso, embora seja difícil, é necessário que a comunidade internacional busque todos os caminhos possíveis para que as forças que atuam ponham fim ao livre arbítrio da violência".

    "A alternativa é o sofrimento e a dor para todos. A violência não respeita a ninguém, e se vê pela triste historia dos refugiados que pertencem indistintamente a todos os grupos religiosos", explica.

    O Núncio responde a algumas acusações contra os cristãos do Oriente Médio. Afirmam que esta minoria apoia aos regimes autoritários, uma afirmação que está fora de lugar: "sempre temos que estar do lado daqueles que procuram o respeito e a aplicação dos princípios da liberdade e da dignidade humana. Mas este apoio sempre deve ter em conta a realidade efetiva", indica.

    "Como disse o Patriarca maronita Béchara Boutros Raï, os cristãos não apoiam os regimes autoritários, mas temem a dissolução dos Estados. Existe o temor de que tudo precipite para cenários similares aos iraquianos, com a ausência total de qualquer mínima segurança na vida cotidiana", explica logo o Arcebispo.

    Diante da pressão dos que pedem que a Igreja "tome uma posição" sobre o conflito sírio e as revoltas médio-orientais, Dom Caccia repete os critérios de discernimento que inspiram o olhar da Santa Sé ante a evolução dos acontecimentos.

    Segundo o Núncio no Líbano é necessário "escutar novamente os pronunciamentos que Bento XVI dedicou nos últimos tempos sobre os acontecimentos no Oriente Médio, inclusive as palavras pronunciadas depois do Ângelus do domingo passado".

    "O primeiro dado a se considerar é o sofrimento destes povos. É necessário que todas as forças envolvidas ponham fim ao espiral de violência para que a situação evolua em outras direções, envolvendo todos os atores em jogo através de uma clara iniciativa da comunidade internacional".

    "A primeira iniciativa de mediação dirigida por Kofi Annan, infelizmente fracassou, mas suas argumentações estão ainda sobre a mesa. É preciso também levar em conta que no caso sírio, além dos fatores territoriais, está em cena também uma remodelação dos eixos de forças regionais".

    O Prelado se refere logo aos aspectos positivos do Líbano, que receberá amanhã ao Santo Padre e afirma que já se veem no país imagens do Papa junto a bandeiras libanesas e vaticanas. Nas primeiras páginas dos jornais se lê o lema da visita: "Vos dou a minha paz". "Uma frase evangélica –diz Dom Caccia– que corresponde plenamente às expectativas das pessoas desta região".

    Junto a estes sinais externos, o Arcebispo informa da realidade de oração e invocação a Deus que se eleva de forma capilar desde todo o Líbano: "está sendo feita nas Igrejas do país uma novena especial para preparar a visita do Papa. Foram realizadas cinco grandes vigílias comunitárias em cinco zonas diferentes do país, junto com muitas iniciativas de encontros e reflexão comum entre cristãos e muçulmanos".

    "A tudo isto se unirá a vigília programada para a noite de quarta-feira em Beirute, momento no qual duas procissões sairão de bairros cristãos e outras duas de bairros muçulmanos e se encontrarão no parque dedicado à Virgem Maria".

    O Arcebispo adverte logo que "talvez algumas pessoas possam se apropriar de um ou outro aspecto da visita papal, mas é bom que todos recordem a amplidão de horizonte da visita do Papa, que vê todas as problemáticas do Oriente Médio e não apenas a atual situação política Libanesa".

    "A Exortação Apostólica pós-sinodal que o Papa entregará aos Bispos do Oriente Médio certamente contém sugestões e recomendações que logo serão traduzidas pelas Igrejas locais em cada contexto particular no campo educativo, econômico, social, de ajuda humanitária, e inclusive político".

    "Entre outras coisas, desde o Sínodo sobre o Oriente Médio até hoje, o panorama global desta zona viu e continua vendo grandes transformações, frequentemente convulsas", ressaltou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Pai e mãe são necessários na igreja doméstica que é a família, recorda teólogo

    ROMA, 13 Set. 12 (ACI) .- Ao participar do Congresso "A Mariologia do Concílio Vaticano II", celebrado em Roma, o Secretário da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, Dom Juan Miguel Ferrer Grenesche, recordou que toda família, como igreja doméstica, necessita de um pai e uma mãe.

    Dom Ferrer, natural de Toledo (Espanha), foi professor de liturgia por 20 anos. Desde o ano 2009 trabalha na Santa Sé, além disso, faz parte da Sociedade Mariológica Espanhola, a qual serve como especialista liturgista.

    Em entrevista com o grupo ACI, o funcionário vaticano recordou que dentro da família que forma a Igreja, "Deus é nosso Pai, Jesus Cristo é nosso irmão mais velho, o Espírito Santo é a alma da nossa vida, e a Virgem Maria reflete o ser maternal de Deus, e manifesta como no homem e na mulher, em Cristo e nela, está presente a imagem e semelhança de Deus".

    Da mesma maneira, em cada família, igreja doméstica, "sempre tem que haver um pai e uma mãe", indicou.

    Dom Ferrer acentuou especialmente que para um católico e para um cristão Maria "é algo essencial no desígnio de Deus e na vida dos cristãos".

    "De fato nossos irmãos protestantes estão recuperando agora este sentir e protagonismo da Virgem Maria em sua vida de cristãos", enquanto que "os ortodoxos nunca o perderam, porque o papel da Virgem Maria na nossa vida é o papel que Deus quis", disse.

    O funcionário vaticano, falou no dia 6 de setembro na Pontifícia Universidade Antonianum ante mais de 300 participantes sobre "As implicações práticas e pastorais da Mariologia pós-conciliar".

    Ao explicar a renovação teológica que aconteceu ao longo destes anos na Mariologia do Concílio Vaticano II, ressaltou algumas mudanças:

    "Primeiro na teologia, depois na catequese, na pregação, na maneira de celebrar as festas e as devoções da Virgem, logo, seu reflexo na liturgia e na Missa de cada dia, e nas Missas das Festas da Virgem Maria".

    Finalmente, e à luz dos ensinamentos dados pelo Concílio Vaticano, Dom Ferrer indicou que Deus escolheu a Maria "para ser a mãe de Cristo nosso salvador".

    "Cristo na cruz nos entrega a Maria como Mãe na pessoa de João, portanto, é Deus o que já está decidindo um pouco o papel que a Virgem tem na nossa vida".

    A Virgem, disse o teólogo, "de maneira alguma eclipsa a Jesus, de maneira alguma eclipsa a Deus, e sempre nos leva a Jesus, sempre nos leva a Deus, Ele quis que ela estivesse presente".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo