Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 15 de setembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 16/9/2012 - A identidade de Jesus

     

    Leituras do dia:

    Is 35,4-7a
    Tg 2,1-5
    Sl 146(145)

     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 8,27-35
     
    "Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou:
    - Quem o povo diz que eu sou?
    Os discípulos responderam:
    - Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.
    - E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
    - O senhor é o Messias! - respondeu Pedro.
    Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa.
    Jesus fala da sua morte e da sua ressurreição
    Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo:
    - O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará.
    Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:
    - Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.
    Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse:
    - Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira.
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    Estamos hoje exatamente no coração do Evangelho de Marcos. E de novo, aparece a o tema da identidade de Jesus, Cristo, Filho de Deus. Ele tem uma identidade rica e misteriosa, que, desde o início ao fim, o evangelista Marcos quer revelar gradualmente a todos nós.
     
    O texto de hoje, no capítulo 8, contém a resposta radiante de Pedro, que se destaca das opiniões correntes entre a gente: as grandes figuras religiosas do passado são superadas, visto que Jesus de Nazaré é o Messias, o Cristo. Na sua simplicidade e brevidade, Marcos condensa a revelação de Jesus nas palavras de Pedro: «Tu és o Messias».

    Para Marcos, Jesus entrou numa etapa nova: deixa as multidões da Galileia, quer dedicar mais tempo à formação dos seus discípulos e começa com a revelação da sua dupla identidade de Messias e de Servo sofredor, duas realidades inalcançáveis pela mente humana por si mesma.
     
    Pedro com dificuldade consegue colher a verdade de Jesus Messias-Cristo, mas tropeça totalmente na realidade do Messias-Servo que «devia sofrer muito… ser morto e ressuscitar». Pedro arma-se inclusive em mestre de Jesus, repreende-o por aquele tipo de discurso, a ponto de Jesus o censurar duramente, convidando-o a tomar o lugar que lhe compete, atrás de Jesus: o discípulo caminha atrás do Mestre, segue os seus passos.
     
    Sobre o tema do sofrimento e da cruz, Pedro é prisioneiro da mentalidade corrente. Pensa «segundo os homens»; só mais tarde, quando vier o Espírito, chegará a pensar «segundo Deus».

    «Tu não compreendes segundo Deus, mas segundo os homens»: é a advertência severa de Jesus a Pedro e aos discípulos de então e de todos os tempos. Uma advertência que petrifica qualquer forma de religiosidade acomodada e retórica. Um convite desconcertante a percorrer o caminho estreito da humildade e da austeridade: deixar de pensar apenas em si mesmos, tornar-se responsáveis pelos outros, partilhar a opção de Jesus que aceitou, por amor, a própria morte, para que todos tenham a vida em abundância (Jo 10,10).

    Somos chamados ao discipulado e a missão. Mas isso só será possível se como Pedro reconhecermos e compreendermos a verdadeira identidade de Jesus. Ele nos propõe as "coisas de Deus", a comunicação da vida sem limites.
     
    Não nos podemos ater às "coisas dos homens" à exemplo de Pedro, à preservação do poder e à paz da ordem iníqua estabelecida. Jesus está nos chamando e nos apresenta a proposta de seu seguimento.
     
    A vida de cada um, ao ser doada em comunhão com outras vidas, em ações concretas nos alcançará a salvação, isto é, se insere e permanece no seio de Deus, na eternidade.
     
     
    Reflexão Apostólica:
     
    Quando Jesus nos convida a seguí-lo, não promete um mar de rosas, mas recorda nosso condicionamento humano. Sofremos tanto fazendo o bem, quanto fazendo mal.
     
    A questão, portanto, não é o sofrimento em si, mas em favor do que e de quem estamos sofrendo, gastando nossa vida. O único bem que temos é a vida, presente de Deus, e somente a encontraremos à medida que a entregamos em favor dos irmãos, pela mesma causa de Jesus.


    Jesus procurava absorver o pensamento dos apóstolos em relação a Ele para que eles compreendessem a Sua verdadeira missão aqui na terra.
     
    Pedro que a princípio, inspirado pelo Espírito, proclamou a divindade de Jesus, em seguida confundiu-se e não admitiu que Jesus pudesse passar por provações. Jesus no mesmo instante rechaçou as suas ponderações e considerou-o um instrumento de satanás e não de Deus.

    Somos assim, com a mesma boca com que proclamamos que Jesus é o Messias e o Senhor da nossa vida, nós também O negamos na hora de assumir compromisso com a Sua Cruz.

    Queremos salvar a nossa vida fazendo "corpo mole" diante dos encargos e desafios que o reino nos impõe, Diante de Jesus, nos momentos de adoração nós prometemos tudo, mas quando descemos o Tabor nós nos apavoramos quando Jesus quer nos tirar qualquer coisa, tempo, dinheiro, pessoas, saúde.

    Essas nossas atitudes comprovam que nós ainda não confiamos verdadeiramente na palavra de Jesus que nos assegura: "quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho vai salvá-la".

    Você tem perdido alguma coisa por causa de Jesus e do Seu Evangelho? Para você o que significa tomar a cruz para seguir Jesus? Você tem sido convocado (a) para assumir algum encargo e está deixando o chamado de Deus passar?Quando será a hora que você irá encarar o fato de que o tempo está passado e você não assume a sua cruz?
     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Senhor Jesus, revela-me sempre mais tua face de Messias Servo, para que eu não me engane no caminho do teu seguimento.
    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Demonstrar pela vida e com a fé que Jesus é o Filho de Deus e somos todos irmãos.  
     
     
            
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.

    Descontos Campeões
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo