Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 11 de setembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 12/9/2012 - Paradoxos...

     

    Leituras do dia:

    1Cor 7,25-31
    Sl 45(44)



     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 6,20-26
     
    "Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
    - Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
    - Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
    - Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
    - Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
    - Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
    - Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
    - Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
    - Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    Lucas narra quatro bem-aventuranças proclamadas por Jesus, seguidas de quatro "ais" de advertência, diferentemente de Mateus que nos apresenta oito.

    Seja como for convém notar que ambos os textos nos situam em cima da montanha onde Jesus escolhe os seus Apóstolos e lhes apresenta o seu programa de ação. Anuncia-lhes o seu conteúdo: "Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês. Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura. Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir… "

    Estas palavras foram vida e missão para os Apóstolos, são e o serão para todos os cristãos de hoje e de amanhã. É nossa missão tornar a sociedade antiga justa e digna, arrancando de seu meio, pela força do Evangelho, a miséria, a injustiça, a fome.

    O cristão deve sentir e encontrar prazer e alegria nas perseguições pelo amor a verdade e a justiça do Reino. Pois será grande no céu a sua recompensa.
     
    A promessa é do próprio Jesus: Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês.

    O cristão deve fazer tudo para derrubar todos os geradores dos males sociais. É preciso que ele dê a conhecer aos grandes que defender a causa do pobre é devolver-lhe a vida e a dignidade e não é a multiplicação de palavras. Porque ele não vive de explicações, filosofias e falação.

    Jesus dirigi-se com freqüência à multidão para advertí-la sobre o que está por vir. No texto deste Evangelho se reflete com nitidez este tipo de comunicação. Como Mateus, Lucas nos apresenta uma nova versão das Bem-aventuranças:Felizes vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus…!

    Digo "nova versão" por causa de algumas ligeiras diferenças quanto a ordem de colocações. Se Mateus faz da proclamação das Bem-aventuranças um bloco homogêneo de oito declarações pelo positivo, Lucas nos apresenta dois blocos: um de quatro bem-aventuranças, outro de outras tantas declarações de infelicidade, de imprecações: Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.

    Podemos dizer que se tratam de blocos opostos: aos pobres opõem-se os ricos; aos que têm fome contrapõem-se os que estão fartos. Além disso, o texto dá grande relevo à anáfora e ao paralelismo.

    O paradoxo é bastante comum em S. Lucas e indica uma orientação importante do terceiro Evangelho: o radicalismo da força transformadora da sua mensagem. Há muita coisa desconcertante, inesperada neste Evangelho.

    Felizes vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Saciados por quem? Saciados por Jesus a verdadeira comida e bebida. Aquele que nos abre para os novos tempos e por isso, nos faz firmes e fortes nesta espera. Quem espera no Senhor e não vacila nos momentos de amargura se torna bem-aventurado.

    Jesus nos situa na perspectiva dos que buscam encontrar aqui na terra a felicidade seguindo os conselhos evangélicos e mantendo a esperança de um dia encontrá-la. Ser bem aventurado é ser feliz. As bem-aventuranças são estágios de vida que nos levam a ter o prenúncio das coisas celestes, da realidade do Céu.

    Quando nós seguimos as sugestões do Evangelho, nós perseguimos a plenitude da felicidade aqui na terra embora o mundo não possa entender. Portanto, ser pobre, passar fome, chorar, ser perseguido, odiado, insultado, amaldiçoado, são situações que, de acordo com a mentalidade do mundo, revelam infelicidade.

    Porém, quando vivemos na perspectiva de fazer a vontade de Deus essas coisas que nos acontecem servem de motivação para que nós experimentemos cada vez mais o poder e a força do Senhor na nossa vida. Ao contrário, as coisas que o mundo prega como lucro, a riqueza, a fartura, o riso fácil, o elogio, passam e não deixam nenhum vestígio de felicidade. É feliz aqui quem já espera a realização das promessas de Deus que plenamente serão cumpridas no Céu.

    O próprio Jesus nos garante: "Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa no Céu". A expectativa de que um dia contemplaremos a Deus e alcançaremos a plena felicidade, já é um motivo para que sejamos felizes aqui.

    Você já meditou sobre as bem-aventuranças? Com qual bem-aventurança você mais se identifica? É feliz mesmo quando as coisas para você não sejam fáceis? Você tem sofrido alguma afronta por amor a Jesus?

     
    Reflexão Apostólica:
     
    No evangelho de hoje Jesus inverte a escala de valores dos judeus.  Mais o que é uma escala de valores?  Veja bem. No tempo de Jesus, os judeus assim como hoje, achavam que as coisas que valem mais são os bens materiais, como casa, terrenos fazendas e outras propriedades.

    Quais as coisas mais importantes para a nossa existência hoje?  Saúde, dinheiro, fama, posição social. Qual a profissão mais importante? Todos respondem sem pestanejar: Médico. Qual a pior profissão? Lixeiro.

    Os valores mudam no tempo e no espaço.

    No tempo: Quando você era pequena, brincava de boneca. Hoje, com quinze anos, boneca nem pensar.

    No espaço: Um sujeito sobrevoando a África em um monomotor com uma maleta cheia de notas de 100,00 no valor de 900 mil reais. Ele está pensando com um sorriso nos lábios, eu tudo que ele pode comprar com todo aquele dinheiro.  De repente um estouro. A hélice parou. Olha para baixo só vê areia. É o mortal Deserto de Sahara!

    Já no chão, ou melhor, na areia com o sol torrando sua cara, logo após umas 4 horas de banho de sol forçado, bate uma sede de doer a garganta, e ele pensa, em grande desespero!  Eu pagaria mil reais por uma jarra de água gelada!

    Viu? Ali na areia do deserto sua maleta de dinheiro, não vale nada!  É triste pensar também que quando estivermos dentro do caixão toda a nossa riqueza não nos servirão de mais nada! 

    Pense: Só Deus e a vida eterna são valores imutáveis.

    Os valores estão classificados em uma escala de importância. Uns valem mais que outro. Para aquele sobrevivente na areia do deserto, a coisa que tinha mais valor naquele momento de desespero, não era a maleta de dinheiro, mais sim uns copos de água.

    Jesus no seu discurso inverte a escala de importância dos valores. As coisas que para a elite representada pelos saduceus, fariseus, escribas e sacerdotes valiam mais, Jesus desvalorizou. dando maior valor exatamente o que eles desprezavam ou desvalorizavam.

    Felizes são os pobres que passam fome... (ao contrário do que todos pensavam.)  ...e felizes os que choram porque: Serão saciados e vão rir muito... onde? NA VIDA ETERNA, UM DIA.
     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Pai, faça-me solidário com os mais pobres deste mundo, e ensina-me a partilhar, de modo que chegue até eles a esperança e a alegria que Jesus veio nos trazer e então eu seja verdadeiramente feliz. Pois Vosso Filho, Jesus nosso irmão, nos ensinou que há mais alegria em dar do que em receber!
     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Fazer da Palavra, parte da minha vida.  
     
     
            
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Notes com desconto

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.

    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo