Enviado via iPhone
Início da mensagem encaminhada
De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
Data: 4 de junho de 2012 19:11:47 BRT
Para: <Undisclosed-Recipient:;>
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 5/6/2012 - Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
Leituras do dia:2Pd 3,12-15a.17-18
Sl 90(89)ESCUTA DA PALAVRA - VEREvangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 12,13-17
"Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele. Eles chegaram e disseram:
- Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não?
Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu:
- Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver.
Eles trouxeram, e ele perguntou:
- De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda?
Eles responderam:
- São do Imperador.
Então Jesus disse:
- Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus.
E eles ficaram admirados com Jesus."MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)Meditação:Um grupo de fariseus e herodianos pergunta a Jesus se está certo que o povo judeu pague tributo ao imperador romano que o subjuga.Uns e outros pagavam o tributo, embora por razões diferentes. Por isso a pergunta revela uma intenção distorcida e perversa de pôr Jesus diante de um dilema: se responder que não, podem acusá-lo de rebelião; e se sua resposta for sim, será rechaçado pelo povo.O fundo da pergunta é se pagando o imposto se viola ou não a lei judaica; se se é fiel ou não às tradições religiosas. Olhando a inscrição da moeda, Jesus diz que se dê a César o que lhe corresponde; mas o reconhecimento da autoridade suprema, obediência e amor somente se devem ao verdadeiro Deus. Esta é a resposta sábia e contundente de Jesus.Jesus se depara com um dilema: se dá razão a seus adversários, legitima a exploração do povo; se fizer o contrário, contraria a ordem que legitima a tributação desumana. Jesus toma uma terceira via ao assinalar como as exigências de Deus são de ordem ética e não tributária. Por essa razão, para Deus o problema não era o tributo, mas sim o serviço.
César é diferente de Deus. César é a ambição do dinheiro e do poder. Deus é misericórdia, amor e vida. Libertar-se do dinheiro e comprometer-se com Deus, é o projeto de Jesus.
O governante exige dinheiro em troca da ordem; o Deus de Israel propõe serviço como caminho de realização humana. O problema não é se o imposto é lícito ou não; o problema é a escolha que se deve fazer entre a lógica do amor e da liberdade, e a lógica da escravidão e do poder. Assim também em nosso tempo: as pessoas que se comprometem diariamente no seguimento de Jesus devem escolher entre uma ou outra lógica, entre a escravidão e o serviço, entre o poder e o amor.
Essa escolha é a que, em última instância, nos coloca ao lado de Jesus e nos tira da situação de adversário ou, pior ainda, de expectador indiferente.Lamentavelmente os seres humanos costumamos confundir as coisas para tirar proveito próprio. Mas a palavra de Jesus é clara: Somente Deus merece nosso amor sem divisões e nossa total obediência.Não confundamos os assuntos do reino de Deus, como a paz, a justiça, a solidariedade, a liberdade e a verdade, com os interesses mesquinhos dos impérios de todos os tempos.Reflexão Apostólica:Os fariseus "armaram uma" para pegar Jesus. Qualquer resposta do Mestre, o incriminaria, porém se Jesus fosse uma pessoa comum. Mas não o era. Logo percebeu que era uma armadilha para pegá-lo, um laço como ele disse. Só pela cara de fingidos.
Ao dirigir as primeiras palavras a Jesus, já dava para entender que estavam agindo de má fé. Se Jesus dissesse que era injusto pagar imposto ao Imperador de Roma, os mandatários romanos ali presentes, logo o enquadrariam como revoltoso, e o jogariam contra o poder romano (que dominava a Palestina no tempo de Jesus), e Ele logo seria preso, e o seu plano de amor para conosco estaria terminado sem mesmo ter começado.
Se Jesus dissesse que era justo pagar o imposto a César, imperador de Roma que ora dominava e oprimia aquele povo, este mesmo povo se voltaria contra Jesus chamando-o de traidor, e o exterminaria antes da hora.
Para os fariseus, era a pegada perfeita que deixaria Jesus sem saída. Mas não sabiam que estavam brincando com o próprio Deus. E Jesus, simplesmente como em todas as vezes que tentaram pegá-lo, dá uma saída de Mestre!
"Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver. [...]- De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda? [...] - São do Imperador. [...] - Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus."
Para o partido dos Zelotes e todos aqueles que faziam resistência ao domínio romano, a atitude de Jesus foi de uma covardia muito grande.
Para eles, Jesus "amarelou", como dizemos atualmente no Brasil, quando alguém fica com medo e muda de idéia. Para os representantes do domínio romano na palestina, Jesus acabara de demonstrar que Ele não representava nenhum perigo à presença de Roma naquele lugar, e assim, deixa-o livre para ir e vir, e falar ao povo.
Para nós, hoje, podemos interpretar a atitude de Jesus da seguinte maneira. Ele não tomou nenhum partido por que não era chegada a sua hora. Porque com certeza, iriam pegá-lo. Por outro lado, apesar de alguns socialistas e antiimperialistas terem ficado decepcionados com o Jesus histórico,o reino de Jesus não era deste mundo. Ele não se envolvia em questões políticas, como estavam esperando alguns, que Jesus teria vindo para libertá-los do poder romano.
Nós também somos assim. Queremos um Jesus, um Deus que resolva os nossos problemas, não nos importando com aqueles que forem prejudicados. Deus é pai de todos nós. Não importando o partido político, o time preferido, se somos ricos, ou se somos pobres. Deus não toma partido nem tampouco discrimina ninguém. Pelo contrário, está sempre nos convidando a mudar de vida e a segui-lo.
Outro dia, meu neto me pediu para rezar para o time dele ganhar os Gigantões (campeonato interno do La Salle). Era jogo de decisão e todos estavam muito tensos.
Expliquei para ele que todos os torcedores tanto de um time como do outro, eram filhos amados de Deus. Pense comigo. Você tem suas irmãs. Veja. Como você se sentiria se seu pai ou seu avô dessem uma forcinha para que uma delas ganhasse algum jogo contra você? Uma fera! Respondeu ele. Viu? Nesse caso, Deus simplesmente deixa acontecer, e que ganhe o melhor time, caso não haja marmelada. Olha só o que o garoto me disse: "Mas Deus vai assistir o jogo, né?" Disse-lhe que Deus Vê tudo. Até a nossa conversa. Confesso que perdi a oportunidade de lhe dar uma resposta melhor.Qual lugar Deus ocupa na minha vida? Faço uma lista a partir das prioridades da minha vida. Assim,1o. lugar: ................................;
2o. lugar: ...............................;
3o. lugar: .................................Onde está Deus? Se não estiver no 1o. lugar, e presente em todos os outros momentos, alguma coisa está errada e deve ser revista.ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)Oração: Pai, tudo quanto existe no universo te pertence. Ensina-me a subordinar tudo ao teu querer e a considerar-te a medida de tudo. Espírito vivificador, a ti consagro o meu coração: aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida. Faze-me sentir filho amado do Pai. Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós
REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)Propósito: Reconhecer o lugar de Deus acima de tudo na minha vida.
RETIRO - CONTEMPLAÇÃO(Para onde Deus quer me conduzir?)- Mergulhar no mistério de Deus.- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).- Saborear Deus. Repousar em Deus.- Ver a realidade com os olhos de Deus.
__._,_.___
Troca de e-mail
===============
Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.
Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
=======================================
(1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
(2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
(3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
(5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br
(6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
(7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br
Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".
Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário