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    terça-feira, 5 de junho de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] LITURGIA DA PALAVRA - CORPO DE DEUS - B - Som !



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: <nascimentoja@shaw.ca>
    Data: 4 de junho de 2012 20:32:08 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] LITURGIA DA PALAVRA - CORPO DE DEUS - B - Som !
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

       É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.

                SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO   CORPO E SANGUE DE CRISTO - ANO  B !               

      

                A Liturgia da Palavra desta Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – B, apresenta-nos a Paixão de Cristo como o Sacrifício da Nova Aliança.

                O Sangue de Cristo na Nova Aliança, substitui e ultrapassa os méritos de todo o sangue das vítimas, derramado na Velha Aliança do Antigo Testamento.

                Só o Sangue de Cristo tem um mérito infinito e só ele pode em verdade remir os pecados da humanidade de que o sangue das vítimas derramado nos sacrifícios da Antiga Aliança era apenas um símbolo.

                 A celebração do Corpo e Sangue de Cristo hoje lembra-nos toda a Nova Aliança que adquire assim um significado mais completo e, por sua vez, faz compreender melhor o alcance do sacrifício da Cruz.

                A 1ª Leitura, do Livro do Êxodo, diz-nos que no Sinai, Deus estabelece uma Aliança com o povo, por Ele libertado do Egipto.

                E, como todas as Alianças, que então se contraíam entre os homens, também esta é sancionada com o sangue de uma vítima, oferecida em sacrifício.

                Para os povos antigos, o sangue simbolizava a vida.

                Depois que  o  povo concordou, Moisés  aspergiu-o com sangue das vítimas, dizendo :

                - «Este é o sangue da Aliança que o Senhor concluiu convosco, de acordo com todas estas palavras».(1ª Leitura).

                 Ao derramar o mesmo sangue  sobre o altar de Deus, e sobre o povo, Moisés, único mediador desta Aliança, significava assim que, com um pouco de vida, o povo se vinculava eternamente a Deus.

                O sangue de Cristo é o cálice da salvação, hoje aclamado com a invocação do Senhor, pelo Salmo Responsorial :

                - "Tomarei o cálice da salvação, invocarei o nome do Senhor" !

                 Na 2ª Leitura,  S. Paulo diz aos Hebreus, e hoje também a todos os cristãos, que todos os sacrifícios oferecidos na Antiga Aliança eram imperfeitos e provisórios.

                Todo o seu valor lhes vinha de simbolizarem e anunciarem o Único Sacrifício perfeito e definitivo  - o de Jesus Cristo.

                - "Ele ofereceu-Se a Deus como vítima sem mancha, e por isso o Seu Sangue nos purificará a consciência das ações que levam à morte, e assim poderemos prestar culto ao Deus Vivo".(2ª leitura).

                 Verdadeiro Deus  e verdadeiro homem, aceite por Deus e pelos homens, o Senhor Jesus foi o Mediador perfeito, que ofereceu, duma vez para sempre o Sacrifício pelo qual foram expiados os nossos pecados e reatadas as nossas relações de amor com o Pai.

                Com este sacrifício de expiação e de aliança, Jesus tornou-nos herdeiros da herança e da Promessa, superando todos os sacrifícios da Antiga Aliança.

                O Evangelho  é de S. Marcos e diz-nos que, ao celebrar a Ceia Pascal, Jesus repetia um rito, velho de séculos, com o qual se comemorava a libertação do povo hebreu da escravidão do Egipto.

                Mas, no momento que toma o cálice e diz - «Este é o Meu Sangue, o Sangue de Aliança» - esse rito adquire um sentido inteiramente novo.

                A figura cede perante a realidade; o sacrifício do Cordeiro pascal é substituído pelo único e perfeito Sacrifício

                - «Isto é o Meu Corpo(...) Isto é o Meu Sangue de Aliança, que vai ser derramado por uma multidão». (Evangelho).

                Antecipando o Sacrifício, com que no dia seguinte havia e selar a Nova Aliança, Jesus, na Última Ceia, dá-nos a possibilidade de nos associarmos à Sua Morte e Ressurreição, celebrando uma salvação permanentemente actual.

                No seu sacrifício, Cristo assume as misérias e os sacrifícios dos homens de todos os tempos.

                Como um Sumo Sacerdote, entrando com o sangue da expiação no Santo dos Santos, desaparecia da vista do povo, mas estava mais do que nunca activo na sua obra de mediação pelo povo, também Cristo, entrando no céu, oferece por nós o seu sangue purificador.

                Mas Ele permanece junto do Pai numa solidariedade muito operosa em relação a nós : o seu sangue tem um poder infinito que verdadeiramente purifica e redime,  instaura a nova aliança e tem força para atrair consigo os redimidos à herança eterna prometida por Deus.

                Por isto o sacrifício de Cristo é único e eterno; realiza, por si só, tudo o que qualquer outro sacrifício não tem poder de realizar, mas não rejeita aqueles sacrifícios; dá-lhes valor e eficácia unindo-os ao seu sangue.

                O simples relato do Evangelho de Marcos apresenta as características essenciais do sacrifício de Cristo.

                O antigo rito do cordeiro pascal, sacrifício que evoca a libertação dos hebreus da escravidão, atinge uma plenitude e um significado totalmente novos.

                Cristo oferecendo-se para a imolação, opera a libertação integral e definitiva, e com o seu sangue sela a nova aliança, a que é verdadeiramente "a aliança"  e esse sangue é derramado por todos como expiação  dos pecados.

                Na antiga lei havia sacrifícios de libertação, de aliança de comunhão, de expiação e de acção de graças; o sacrifício de Cristo tem em si todos esses valores.

                Daí toma o nome Eucaristia que quer dizer precisamente "Acção de graças", porque os homens devem por tudo agradecer profundamente  a Deus.

                E Cristo deu início ao banquete da Última Ceia agradecendo a Deus, elevando ao Pai as "Acções de graças" que os homens muitas vezes se esquecem de dar pelos benefícios da Criação e da Redenção.   

                A solenidade de hoje lembra-nos que nós também devemos apresentar as nossas "acções de graças" a  Cristo pelo total dom de Si mesmo, em Corpo e Sangue, como alimento e bebida; o melhor modo de o fazer é participar dignamente deste pão e deste vinho consagrados, que Cristo nos oferece, é fazer a nossa Eucaristia, a "Acção de graças que Cristo oferece ao Pai, para oferecê-lo juntamente com ele, alimentados dele,no cumprimento do plano da História da Salvação.

                             ............................................

                Diz-nos o Catecismo da Igreja Católica :

                1378. – O Culto da Eucaristia. Na Liturgia da Missa, nós exprimimos a nossa fé na presença real de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, entre outras maneiras, dobrando os joelhos, ou inclinando-nos profundamente em sinal de adoração ao Senhor. «A Igreja Católica sempre prestou e continua a prestar, este culto de adoração que é devido ao sacramento da Eucaristia, não só durante a Missa, mas também fora da sua celebração : conservando com maior diligência as hóstias consagradas, apresentando-as aos fiéis para que solenemente as venerem, e levando-as em procissão». (MF 56).

     

                                                                               John 

                                                                            Nascimento

               

     

     



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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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