Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 8 de julho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 9/7/2012 - Tua fé te salvou.

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Domingo, 8 de Julho de 2012 22:51
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 9/7/2012 - Tua fé te salvou.



    Leituras do dia:

    Os 2,16.17b-18.21-22
    Sl 145(144)
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 9,18-26

    "
    Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
    - A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo.
    Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram.
    Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada."
    Jesus virou, viu a mulher e disse: - Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé.
    E naquele momento a mulher ficou curada. Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música fúnebre e viu a multidão numa confusão geral, disse:
    - Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo!
    Então começaram a caçoar dele. Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região.
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    Podemos perceber na narrativa uma orientação para o fortalecimento da fé em uma primitiva comunidade de cristãos convertidos dentre os dirigentes religiosos e dentre os excluídos pelo sistema. "Tua fé te salvou." É a fé que leva ao abandono a Jesus, confiando e sendo fiel no cumprimento de suas palavras.

     O evangelho de hoje nos leva a meditar dois milagres de Jesus em favor de duas mulheres. O primeiro foi em favor de uma mulher considerada impura por causa de uma hemorragia irregular que durava mais de doze anos. O outro em favor de uma menina falecida faz pouco tempo.


    De acordo com a mentalidade da época, a pessoa que tocava o sangue ou um cadáver era considerada impura e quem tocava esta pessoa tornava-se impuro/a. O sangue e a morte eram fatores de exclusão! Por isso, estas duas mulheres eram pessoas marginalizadas, excluídas da participação da comunidade.


    Quem as tocava tornava-se impuro/a, e portanto não podia participar da comunidade, e assim não podia se relacionar com Deus. Para poder ser readmitido a participar plenamente da comunidade, havia necessidade de passar pelo rito de purificação, prescrito pelas normas da lei. Agora, curando pela fé a impureza da mulher, Jesus abre um novo caminho para Deus que não depende mais dos ritos de purificação, controlados pelos sacerdotes. Ressuscitando a garota, Jesus vence o poder da morte e abre à vida um horizonte novo.


    Quando ainda Jesus estava falando, eis que um chefe do lugar vem pedir a intercessão por sua filha morta faz pouco tempo. Pede a Jesus para que vá lhe impor as mãos, "e ela viverá". O chefe acredita que Jesus tem o poder de fazer reviver sua filha. Sinal de muita fé em Jesus por parte do pai da menina. Jesus se levanta e vai com ele, levando consigo também os discípulos. Eis o ponto de partida dos dois episódios que seguem: a cura da mulher que sofria há doze anos de hemorragia, e a ressurreição da menina.
     
     
    O evangelho de Marcos apresenta os mesmos episódios, mas com muitos detalhes: o chefe se chamava Jairo e era um dos chefes da sinagoga. A menina ainda não tinha morrido, e tinha doze anos, etc. (Mc 5,21-43). Mateus resume a narração tão viva de Marcos.


    Durante o trajeto até a casa do chefe, uma mulher que há doze anos sofria por causa de uma hemorragia irregular se aproxima de Jesus para poder sarar. Doze anos com uma hemorragia! Por este motivo vivia marginalizada, excluída, porque, como foi dito, naquele tempo o sangue tornava impura a pessoa.
     
     
    Marcos afirma que a mulheres tinha gasto todos os seus bens com os médicos, mas em lugar de melhorar, a situação piorara (Mc 5,25-26). Ela tinha ouvido falar de Jesus (Mc 5,27). Por isso nasce nela uma esperança nova. Dizia para si mesma: "Se conseguir só tocar o manto dele, vou sarar".
     
     
    O catecismo da época dizia: "Se toco a roupa dele, vou ficar impuro". A mulher pensa exatamente o contrário! Sinal de muita coragem. Sinal que as mulheres não estavam de acordo com tudo o que as autoridades religiosas ensinavam. O ensinamento dos fariseus e dos escribas não conseguia controlar o pensamento das pessoas. Graças a Deus! A mulher se aproxima de Jesus, por trás, toca o manto e ficar curada.


    A palavra de Jesus que ilumina. Jesus se vira e vendo a mulher declara: "Coragem, filha, tua fé te salvou!" Frase breve, mas que deixa perceber trêspontos importantes:
     
    a) Dizendo "Filha", Jesus acolhe a mulher na nova comunidade, que se formava ao redor dele. Não era mais uma excluida.
     
    b) O que ela esperava e acreditava aconteceu de fato. Ela ficou curada. Prova esta que o catecismo das autoridades religiosas apontava como não correta e que com Jesus se abria um novo caminho que dava às pessoas a possibilidade de obter a pureza que a lei exigia e de entrar em contato com Deus.
     
    c) Jesus reconhece que, sem a fé desta mulher, ele não teria conseguido fazer o milagre. A cura não foi um rito mágico, mas um ato de fé.
     
     
    Vendo a agitação das pessoas em luto pela morte da menina, pediu para que todos saíssem do quarto. E diz: "A menina não está morte. Está dormindo!". As pessoas caçoam, porque sabe distinguir quando uma pessoa dorme ou quando está morta. Para elas a morte era uma barreira que ninguém podia ultrapassar. O o riso de Abraão e de Sara, isto é daqueles que não conseguem acreditar que nada é impossível a Deus (Gn 17,17; 18,12-14; Lc 1,37). As palavras de Jesus tem um significado ainda mais profundo. A situação das comunidades na época de Mateus pareciam se encontrar numa situação de morte. Também elas ouviam: "Não estais mortos, vós estais adormecidos! Despertai!"
     
     
    Jesus não se incomoda com o deboche das pessoas, Espera que todos saiam da casa. Em seguida, entre, pega a menina pela mão e ela se levanta. Marcos cita as palavras de Jesus: "Talita kúmi!", que quer dizer: Menina levanta-te (Mc 5,41). A notícia espalhou-se por toda aquela região. As pessoas acreditaram que Jesus é Senhor da vida, que vence a morte.
     
     
    Hoje, quais são as categorias de pessoas que se sentem excluídas da participação da comunidade? Quais são os fatores que causam a exclusão de tantas pessoas e tornam difícil a vida delas na família e na sociedade? • "A menina não está morta. Dorme!" "Não está morta! Vós estais dormindo! Acordai!" É esta a mensagem do evangelho de hoje. O que me diz? Sou um dos que caçoam?


    Reflexão Apostólica

    "(…) O Evangelho de hoje nos mostra que não existe problema que não tenha solução verdadeira quando nos aproximamos de Jesus. Tanto o chefe que se aproxima de Jesus reconhecendo a morte da sua filha, mas acreditando que a imposição das mãos de Jesus lhe devolverá a vida quanto a mulher que, depois de 12 anos de enfermidade, reconhece que basta tocar a barra do manto de Jesus que ficará curada foram atendidos. A palavra que Jesus disse à mulher vale para todos nós: devemos ter coragem, pois a nossa fé nos salva. Devemos acreditar em Deus e enfrentar, com confiança nele, todos os nossos problemas, pois ele está ao lado de quem crê".(CNBB)
     
    Como ainda somos presos ao que conhecemos e aquilo que nossos olhos podem ver? As vezes pode parecer tolo alguém dizer que esta repleto do Espírito Santo ou feliz ou "na graça", mas sempre será motivo de ceticismo daqueles que precisam ver para crer.

    Vamos analisar dois momentos desse evangelho…

    Imaginemos uma situação em que uma fatalidade esta acontecendo e fica sob a nossa responsabilidade de procurar e trazer ajuda, Qual seria o nosso comportamento ao ver que a ambulância, a policia, a ajuda não veio imediatamente ao local? Consigo imaginar a situação? Como estaria o coração daquele homem ao ver Jesus parar para conversar com aquela mulher?

    Claro que em seu coração habitava a vontade de apressar o Senhor para que chegasse rapidamente a sua aflição. Será que ele também pensou, ao ouvir as musicas fúnebres, que o Senhor demorou muito pra chegar?

    Enfatizo muito isso: A missão de Jesus estava na libertação do pecado, no entanto, não se negou a resgatar a fé através de muitos prodígios visíveis. O milagre não era a sua prioridade e sim o resgate da vida.
     
    Não foi um e nem dois momentos em que os evangelistas narram a preocupação de Jesus em manifestar a graça de Deus apenas a alguns e não publicamente. Fazendo um parêntese desse fato, como não estranhar esse "JESUS" que é mostrado pelos canais de TV, não como um Rei ou Senhor e sim como um escravo de mídia e da vontade de uns senhores que se dizem pastores, que cobram valores para que Deus "haja". Isso é deprimente…

    Se isso ainda acontece é por que nossa fé também é semelhante ao povo que acompanhava o cortejo fúnebre da menina. Incrivelmente, talvez contra o que apregoa o mundo do imediatismo, eu ainda estou convicto que Jesus sempre esperará o silencio para mudar a vida através da Boa Nova
     
    Os céticos continuam a caluniar, a sorrir, a falar, pois temem o silencio que também poderia mudar suas vidas. Mais que atender a um pedido, Jesus precisa de um tempo pra falar com você, comigo, com ele, [...] em particular. A conversa também pode salvar uma vida que esta nesse momento dormindo.

    Deixe por um instante Jesus conversar com você!
     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Pai, que minha resposta imediata aos apelos de meus semelhantes manifeste a veracidade do que proclamo por meio de palavras.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    Propósito: Perceber hoje, o toque de Deus nas mais simples e diferentes situações.  
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo