Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 9 de julho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] LITURGIA DA PALAVRA - 15o DOMINGO COMUM - B - Som !

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Segunda-feira, 9 de Julho de 2012 21:42
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] LITURGIA DA PALAVRA - 15o DOMINGO COMUM - B - Som !



     

                É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.
                15º DOMINGO  COMUM - ANO  B !
                                       
             Começou a mandá-los em missão....
     
              A Liturgia da Palavra deste 15º Domingo Comum – B, faz-nos um veemente apelo para a Evangelização hoje.
              É uma proposta de Deus e não apenas uma sugestão da Igreja...
              É um caminho a percorrer e não apenas uma paisagem a usufruir...
              O Senhor fala-nos «de muitas e variadas formas».
              A voz de Deus manifesta-se  nos mais insignificantes acontecimentos.
              Todas as coisas são imagem de Deus, se bem que imperfeitas porque em todas elas é Cristo que opera e nelas Se comunica.
                Interroguemo-nos pois sobre a atenção que nos tem merecido essa voz de Deus e, muito  particularmente, a Palavra lida e ouvida na Sagrada Escritura.
              A 1ª Leitura, é do Livro do profeta Amós, e diz-nos que o sacerdote do Templo real de Betel, pretende que o profeta Amós se comporte como um profissional e portanto se cale às injustiças do rei e que a religião sirva de amparo e protecção ao próprio rei, mas Amós prefere cumprir a sua missão profética, recebida de Deus :
             -"O Senhor  é  que me tirou da guarda do rebanho, foi Ele que me disse : «Vai, que hás-de ser profeta do Meu povo de Israel". (1ª Leitura).
                 Como defendemos nós a liberdade da Igreja, perante qualquer governo, ou corrente política, para, sem compromissos, podermos anunciar na íntegra, o Evangelho ?
              Evangelizar é, portanto, um mandamento do Senhor, sem outros compromissos que não sejam o do anúncio da Boa-Nova, em nome de Deus e em ordem à salvação, como proclama o Salmo Responsorial :
               -" Mostrai-nos o Vosso amor, dai-nos a Vossa salvação".
             Na 2ª Leitura, S. Paulo disse aos Efésios, e expõe hoje também a todos nós, em forma de bênção, o conteúdo do mistério cristão, ou seja, do plano salvífico, pelo qual Deus salva todos os homens, judeus e pagãos, em Cristo e por Cristo.
               - "Foi ainda em Cristo que vós também ouvistes a Palavra da verdade, a Boa-Nova da vossa salvação".(2ª Leitura).
                  A realização deste plano salvífico pressupõe o enquadramento de cada um de nós, no mundo, em ordem a um apostolado activo e consciente.
             O Evangelho é de S. Marcos, e diz-nos  que Jesus, não tendo sido pessoalmente aceite em Nazaré, tenta mais uma vez a conversão dos Galileus, enviando-lhes agora  os seus discípulos.
             - "Jesus chamou a Si os doze Apóstolos e começou a mandá-los em missão dois a dois". (Evangelho).
    Como a proclamação da Palavra se deve revestir de força libertadora, não pode apresentar-se com um carácter espectacular.
    O testemunho evangélico não se apoia em qualquer forma de influência social.
    Daí a humildade, na apresentação e na pregação, recomendada por Jesus aos discípulos.
    E eles partiram a evangelizar :
    - "Os Apóstolos partiram e pregaram que era preciso cada um arrepender-se". (Evangelho).
    Evangelização
    O cumprimento da nossa vocação sobrenatural consiste em tornar conhecida no mundo a Mensagem de Cristo.
    Originariamente, o sentido de Evangelização é o de pregar o Evangelho a todos aqueles que nunca ouviram falar de Jesus nem dos seus ensinamentos.
    Porém segundo o Vaticano II, esta palavra tem um sentido mais profundo e mais universal :
    - A missão da Igreja realiza-se, pois, mediante a actividade pela qual, obedecendo ao mandamento de Cristo e movida pela graça e pela caridade do Espírito Santo, ela se torne actual e plenamente presente a todos os homens ou povos para os conduzir à fé, liberdade e paz de Cristo, não só pelo exemplo de vida e pela pregação, mas também pelos sacramentos e pelos restantes meios da graça, de tal forma que lhes fique bem aberto caminho livre e seguro para participarem plenamente no mistério de Cristo. (AG 5).
                Evangelização, no próprio sentido da palavra, significará sempre a proclamação da Boa Nova de Cristo a respeito do Reino de Deus, mas há-de ser também "Estimular todos os fiéis a que procurem a glória de Deus, pelo advento do Seu Reino, e a vida eterna para todos os homens de modo que eles conheçam o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, seu enviado". (cf.Jo. 17,3). (AA3).
    Por Evangelização deve entender-se e estrita actividade religiosa exercida na pregação do Reino de Deus, mostrando o Evangelho como a revelação do plano da salvação em Cristo, pela acção do Espírito Santo, e servindo-se desta actividade através do ministério, como um instrumento, na edificação da própria Igreja para a glória de Deus.
    E porque a vida da Igreja é Apostólica, existiu, desde o princípio, um sistema de vida missionária.
    O concílio Vaticano II ensina :
    - Embora a todo o discípulo de Cristo incumba a obrigação de difundir a fé conforme as suas possibilidades, Cristo Senhor chama sempre dentre os discípulos os que Ele quer para estarem com Ele e os enviar a evangelizar os povos. E assim, mediante o Espírito Santo, que para utilidade comum reparte os carismas como quer, inspira no coração de cada um a vocação missionária e ao mesmo tempo suscita na Igreja Institutos, que assumem, como tarefa própria, o dever de Evangelizar, que pertence a toda a Igreja. (AG 23)
    E o concílio diz ainda :
    - Como membros de Cristo vivo e a Ele incorporados e configurados não só pelo Baptismo mas também pela Confirmação e pela Eucaristia, todos os fiéis estão obrigados, por dever, a colaborar no crescimento e na expansão do Seu corpo para o levar a atingir, quanto antes, a sua plenitude. (LG 36).
    O cristão, como a Igreja, vive encarnado neste mundo; sabe que a mensagem, para permanecer fiel a Deus, deve ser também fiel ao homem, cuja linguagem e situação deverão assumir para se tornar inteligível.
    A Evangelização é absolutamente necessária e indispensável para o cumprimento do plano da História da Salvação.
                    ................................
    Sobre a Missão dos Apóstolos, diz o Catecismo da Igreja Católica :
    858. – Jesus é o enviado do Pai. Desde o princípio do seu ministério «chamou para junto de Si os que Lhe aprouve e deles escolheu Doze, para andarem com Ele e para os enviar a pregar» (Mc.3,13-14). A partir de então, eles serão os seus «enviados», (é o que significa a palavra grega apostoloi). Neles, Jesus continua a sua própria missão : «Tal como o Pai Me enviou, assim Eu vos envio a vós»(Jo.20,21). O ministério deles é, pois, a continuação da própria missão de Jesus : «Quem vos acolhe, acolhe-Me a Mim», disse Ele aos Doze (Mt.10,40).
    860. – No ministério dos Apóstolos há um aspecto intransmissível : serem as testemunhas escolhidas da Ressurreição do Senhor e os alicerces da Igreja. Mas há também um aspecto permanente da sua missão. Cristo prometeu estar com eles até ao fim dos tempos. «A missão divina confiada por Jesus aos Apóstolos é destinada a durar até ao fim dos séculos, uma vez que o Evangelho que devem transmitir é, para a Igreja, princípio de toda a sua vida em todos os tempos. Por isso é que os Apóstolos tiveram o cuidado de instruir (...) sucessores»(LG 20).
     
                            
                            Começou a mandá-los em missão... E os Apóstolos partiram a pregar...
     
                    
     
     


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo