Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 9 de julho de 2012

    Liturgia das Horas

    <

    Hora Média
    introdução
    ouvir:

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

    Hino

    Mantendo a ordem certa,
    do coração fiel,
    na hora terça oremos
    aos Três, fulgor do céu.

    Queremos ser os templos
    do Espírito Santo, outrora
    descido sobre os Doze
    em chamas, nesta hora.

    Fiel aos seus desígnios,
    do Reino o Autor divino
    a tudo ornou de graça
    segundo o seu destino.

    Louvor e glória ao Pai,
    ao Filho, Sumo Bem,
    e ao seu divino Espírito,
    agora e sempre. Amém.

    Salmodia

    Ant. 1 O mistério escondido desde os séculos
    agora entre nós se manifesta.

    Salmo 118 (119),41-48

    VI (Vau)
    ouvir:
    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
    Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em
    prática (Lc 8,21).

    –41 Senhor, que desça sobre mim a vossa graça *
    e a vossa salvação que prometestes!
    –42 Esta será minha resposta aos que me insultam: *
    'Eu conto com a palavra do Senhor!'

    –43 Não retireis vossa verdade de meus lábios, *
    pois eu confio em vossos justos julgamentos!
    –44 Cumprirei constantemente a vossa lei; *
    para sempre, eternamente a cumprirei!

    –45 É amplo e agradável meu caminho, *
    porque busco e pesquiso as vossas ordens.
    –46 Quero falar de vossa lei perante os reis, *
    e darei meu testemunho sem temor.

    –47 Muito me alegro com os vossos mandamentos, *
    que eu amo, amo tanto, mais que tudo!
    –48 Elevarei as minhas mãos para louvar-vos *
    e com prazer meditarei vossa vontade.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Salmo 39(40),2-14.17-18

    Ação de graças e pedido de auxílio
    Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo (Hb 10,5).

    I
    –2 Esperando, esperei no Senhor, *
    e inclinando-se, ouviu meu clamor.
    –3 Retirou-me da cova da morte *
    e de um charco de lodo e de lama.

    – Colocou os meus pés sobre a rocha, *
    devolveu a firmeza a meus passos.
    –4 Canto novo ele pôs em meus lábios, *
    um poema em louvor ao Senhor.

    – Muitos vejam, respeitem, adorem *
    e esperem em Deus, confiantes.
    =5 É feliz quem a Deus se confia; †
    quem não segue os que adoram os ídolos *
    e se perdem por falsos caminhos.

    –6 Quão imensos, Senhor, vossos feitos! *
    Maravilhas fizestes por nós!
    – Quem a vós poderá comparar-se *
    nos desígnios a nosso respeito?
    – Eu quisera, Senhor, publicá-los, *
    mas são tantos! Quem pode contá-los?

    –7 Sacrifício e oblação não quisestes, *
    mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
    = não pedistes ofertas nem vítimas, †
    holocaustos por nossos pecados. *
    8 E então eu vos disse: 'Eis que venho!'

    = Sobre mim está escrito no livro: †
    9 'Com prazer faço a vossa vontade, *
    guardo em meu coração vossa lei!'

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    II
    =10 Boas-novas de vossa justiça †
    anunciei numa grande assembléia; *
    vós sabeis: não fechei os meus lábios!

    =11 Proclamei toda a vossa justiça, †
    sem retê-la no meu coração; *
    vosso auxílio e lealdade narrei.
    – Não calei vossa graça e verdade *
    na presença da grande assembléia.

    –12 Não negueis para mim vosso amor! *
    Vossa graça e verdade me guardem!
    =13 Pois desgraças sem conta me cercam, †
    minhas culpas me agarram, me prendem, *
    e assim já nem posso enxergar.

    = Meus pecados são mais numerosos †
    que os cabelos da minha cabeça: *
    desfaleço e me foge o alento!
    –14 Dignai-vos, Senhor, libertar-me, *
    vinde logo, Senhor, socorrer-me!

    –17 Mas se alegre e em vós rejubile *
    todo ser que vos busca, Senhor!
    – Digam sempre: 'É grande o Senhor!' *
    os que buscam em vós seu auxílio.

    =18 Eu sou pobre, infeliz, desvalido, †
    porém, guarda o Senhor minha vida, *
    e por mim se desdobra em carinho.
    – Vós me sois salvação e auxílio: *
    vinde logo, Senhor, não tardeis!

    Ant. O mistério escondido desde os séculos
    agora entre nós se manifesta.

    Para as outras Horas, Salmodia complementar.


    Leitura breve Dt 4,7


    Qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos?


    V. Deus foi visto na terra.
    R. E viveu entre os homens.

    Oração

    Nós vos pedimos, ó Deus, que o esplendor da vossa glória ilumino os nossos corações,
    para que, passando pelas trevas deste mundo, cheguemos à pátria da luz que não se extingue.
    Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.



    Invitatório



    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.

    R. E minha boca anunciará vosso louvor.





    R. Exultemos de alegria no Senhor,
    e com canto de alegria o celebremos!.

    Salmo 94(95)
    ouvir:
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus

    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).



    –1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *

    aclamemos o Rochedo que nos salva!

    –2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *

    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)



    –3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *

    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.

    –4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *

    e as alturas das montanhas lhe pertencem;

    –5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *

    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)



    –6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *

    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!

    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †

    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *

    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)



    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †

    “Não fecheis os corações como em Meriba, *

    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,

    – em que outrora vossos pais me provocaram, *

    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)



    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †

    e eu disse: “Eis um povo transviado, *

    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”

    – E por isso lhes jurei na minha ira: *

    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)



    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.



    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente

    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †

    e ao Espírito que habita em nosso peito *

    pelos séculos dos séculos. Amém.



    (R.)




    II Semana do Saltério

    Invitatório
    ___________________________________________________
    Ofício das Leituras

    ouvir:

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.


    Hino

    I. Quando se diz o Ofício das Leituras durante a noite ou de madrugada:

    Chegou o tempo para nós,
    segundo o anúncio do Senhor,
    em que virá do céu o Esposo,
    do reino eterno o Criador.

    A seu encontro as virgens sábias
    correm, levando em suas mãos
    lâmpadas vivas, luminosas,
    cheias de imensa exultação.

    Pelo contrário, as virgens loucas
    lâmpadas levam apagadas
    e, em vão, do Rei batem às portas,
    que já se encontram bem fechadas.

    Sóbrios, agora vigiemos
    para que, vindo o Rei das gentes,
    corramos logo ao seu encontro,
    com nossas lâmpadas ardentes.

    Divino Rei, fazei-nos dignos
    do Reino eterno, que já vem,
    e assim possamos para sempre
    vosso louvor cantar. Amém.

    II. Quando se diz o Ofício das Leituras durante o dia:


    Dos santos vida e esperança,
    Cristo, caminho e salvação,
    luz e verdade, autor da paz,
    a vós, louvor e adoração.

    Vosso poder se manifesta
    nas vidas santas, ó Senhor.
    Tudo o que pode e faz o justo,
    traz o sinal do vosso amor.

    Concedei paz aos nossos tempos,
    força na fé, cura ao doente,
    perdão àqueles que caíram;
    a todos, vida, eternamente!

    Igual louvor ao Pai, ao Filho,
    e ao Santo Espírito também
    seja cantado em toda parte
    hoje e nos séculos. Amém.

    Salmodia

    Ant. 1 Inclinai o vosso ouvido para mim,
    apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

    Salmo 30(31),2-17.20-25

    Súplica confiante do aflito
    Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito (Lc 23,46).

    I
    –2 Senhor, eu ponho em vós minha esperança; *
    que eu não fique envergonhado eternamente!
    = Porque sois justo, defendei-me e libertai-me, †
    3 inclinai o vosso ouvido para mim; *
    apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

    – Sede uma rocha protetora para mim, *
    um abrigo bem seguro que me salve!
    –4 Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; *
    por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
    –5 Retirai-me desta rede traiçoeira, *
    porque sois o meu refúgio protetor!

    –6 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *
    porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
    –7 Detestais os que adoram deuses falsos; *
    quanto a mim, é ao Senhor que me confio.

    =8 Vosso amor me faz saltar de alegria, †
    pois olhastes para as minhas aflições *
    e conhecestes as angústias de minh’alma.
    –9 Não me entregastes entre as mãos do inimigo, *
    mas colocastes os meus pés em lugar amplo!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


    Ant. Inclinai o vosso ouvido para mim,
    apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

    Ant. 2 Mostrai serena a vossa face ao vosso servo.

    II
    =10 Tende piedade, ó Senhor, estou sofrendo: †
    os meus olhos se turvaram de tristeza, *
    o meu corpo e minha alma definharam!
    –11 Minha vida se consome em amargura, *
    e se escoam os meus anos em gemidos!

    – Minhas forças se esgotam na aflição, *
    e até meus ossos, pouco a pouco, se desfazem!
    –12 Tornei-me o opróbrio do inimigo, *
    o desprezo e zombaria dos vizinhos,
    – e objeto de pavor para os amigos; *
    fogem de mim os que me vêem pela rua.

    –13 Os corações me esqueceram como um morto, *
    e tornei-me como um vaso espedaçado.
    –14 Ao redor, todas as coisas me apavoram; *
    ouço muitos cochichando contra mim;
    – todos juntos se reúnem, conspirando *
    e pensando como vão tirar-me a vida.

    –15 A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, *
    e afirmo que só vós sois o meu Deus!
    –16 Eu entrego em vossas mãos o meu destino; *
    libertai-me do inimigo e do opressor!
    –17 Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, *
    e salvai-me pela vossa compaixão!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


    Ant. Mostrai serena a vossa face ao vosso servo.

    Ant. 3 Seja bendito o Senhor Deus
    por seu amor maravilhoso!

    III
    –20 Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, *
    que reservastes para aqueles que vos temem!
    – Para aqueles que em vós se refugiam, *
    mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.

    –21 Na proteção de vossa face os defendeis *
    bem longe das intrigas dos mortais.
    – No interior de vossa tenda os escondeis, *
    protegendo-os contra as línguas maldizentes.

    –22 Seja bendito o Senhor Deus, que me mostrou *
    seu grande amor numa cidade protegida!
    –23 Eu que dizia quando estava perturbado: *
    “Fui expulso da presença do Senhor!”
    – Vejo agora que ouvistes minha súplica, *
    quando a vós eu elevei o meu clamor.

    =24 Amai o Senhor Deus, seus santos todos, †
    ele guarda com carinho seus fiéis, *
    mas pune os orgulhosos com rigor.
    –25 Fortalecei os corações, tende coragem, *
    todos vós que ao Senhor vos confiais!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


    Ant. Seja bendito o Senhor Deus
    por seu amor maravilhoso!

    V. Vossa verdade me oriente e me conduza,
    R. Porque sois o Deus da minha salvação.

    Primeira leitura

    Do Segundo Livro de Samuel 15,7-14.24-30; 16,5-13



    Revolta de Absalão e fuga de Davi

    Naqueles dias: 15,7 Absalão disse ao rei: “Eu gostaria de ir a Hebron, para pagar a

    promessa que fiz ao Senhor. 8Pois quando teu servo ainda estava em Gessur dos

    arameus, fez um voto neste teor: Se o Senhor me reconduzir para Jerusalém, vou

    celebrar um culto ao Senhor em Hebron”. 9O rei lhe respondeu: “Vai em paz”. Em

    seguida Absalão se pôs a caminho e foi a Hebron.



    10Chegando lá, despachou emissários secretos a todas as tribos de Israel com este

    recado: “Quando ouvirdes o clangor da trombeta, aclamareis: Absalão se tornou rei em

    Hebron”. 11Ora, com Absalão tinham ido duzentos homens de Jerusalém que ele tinha

    convidado; eles tinham ido sem desconfiarem nem saberem de nada. 12Enquanto

    oferecia os sacrifícios, Absalão ainda mandou vir Aquitofel, natural da cidade de Gilo e

    conselheiro de Davi. Assim a conjuração ia ganhando terreno e o número dos

    partidários de Absalão crescia.



    13Um mensageiro veio dizer a Davi: “As simpatias de todo o Israel estão com Absalão”.

    14Davi disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém: “Depressa, fujamos,

    porque, de outro modo, não podemos escapar de Absalão! Apressai-vos em partir, para

    que não aconteça que ele, chegando, nos apanhe, traga sobre nós a ruína, e passe a

    cidade ao fio da espada”.



    24Veio também Sadoc e com ele todos os levitas que carregavam a arca da aliança de

    Deus, e depuseram a arca de Deus. E Abiatar ofereceu sacrifícios, enquanto passava

    todo o povo, que ia saindo da cidade. 25Dise então o rei a Sadoc: “Reconduze a arca de

    Deus à cidade. Se eu achar graça aos olhos do Senhor, ele me reconduzirá e me deixará

    ver de novo a sua arca e o lugar da sua habitação. 26Se ele, porém,me disser: ‘Tu não

    me agradas’, então ponho-me em suas mãos: que me faça o que parecer bem aos seus

    olhos”. 27O rei disse ao sacerdote Sadoc:“Olha! Voltai em paz para a cidade, tu com teu

    filho Aquimaás e Abiatar com seu filho Jônatas. Que os vossos filhos estejamconvosco.

    28Vou esconder-me nas campinas do deserto, à espera de que me mandeis notícias”.

    29Sadoc e Abiatar reconduziram a arca de Deus para Jerusalém e lá ficaram.



    30Davi caminhava chorando, enquanto subia o monte das Oliveiras, com a cabeça

    coberta e os pés descalços. E todo o povo que o acompanhava subia também chorando,

    com a cabeça coberta.



    16,5 Quando o rei chegou a Baurim, saiu de lá um homem da parentela de Saul, chamado

    Semei, filho de Gera, que ia proferindo maldições enquanto andava. 6Atirava pedras

    contra Davi e contra todos os servos do rei, embora toda a tropa e todos os homens de

    elite seguissem agrupados à direita e à esquerda do rei Davi. 7Semei amaldiçoava-o,

    dizendo: “Vai-te embora! Vai-te embora, homem sanguinário e criminoso! 8O Senhor

    fez cair sobre ti todo o sangue da casa de Saul, cujo trono usurpaste, e entregou o trono

    a teu filho Absalão. Tu estás entregue à tua própria maldade, porque és um homem

    sanguinário”.9Então Abisai, filho de Sarvia, disse ao rei: “Por que há de este cão morto

    continuar amaldiçoando o senhor, meu rei? Deixa-me passar para lhe cortar a cabeça”.

    10Mas o rei respondeu: “Não te intrometas, filho de Sarvia! Se ele amaldiçoa e se o

    Senhor o mandou maldizer a Davi, quem poderia dizer-lhe: ‘Por que fazes isto?’” 11E

    Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: “Vede: Se meu filho, que saiu das minhas

    entranhas, atenta contra a minha vida, com mais razão esse filho de Benjamim. Deixai-o

    amaldiçoar, conforme a permissão do Senhor. 12Talvez o Senhor leve em conta a minha

    miséria, restituindo-me a ventura em lugar da maldição de hoje”. 13E Davi e seus

    homens seguiram adiante, enquanto Semei caminhava no flanco do monte, e o

    acompanhava, proferindo maldições, atirando-lhe pedras e espalhando poeira no ar.



    Responsório Sl 40(41),10; Mc 14,18b



    R. Até mesmo o amigo em quem mais confiava,

    * Que comia o meu pão, me calcou sob os pés.

    V. Um de vós me trairá que comigo está à mesa.

    * Que comia.



    Segunda leitura

    Da Carta aos Coríntios, de São Clemente I, papa



    (Nn.46,2-47,4; 48,1-6: Funk 1, 119-123)

    (Séc. I)



    Procure cada um o que é útil para todos,

    e não o próprio interesse

    Está escrito: Uni-vos aos santos, porque os que deles se aproximam serão santificados.

    E ainda em outro lugar: Com o inocente serás inocente, com o eleito serás eleito e com

    o perverso usarás de astúcia. Por isso nos unimos aos inocentes e aos justos; eles são

    eleitos de Deus. Por que há entre vós lutas, cóleras, dissensões, divisões e guerras?

    Porventura, não temos um só Deus, um só Cristo e um só Espírito da graça derramado

    sobre nós e não há uma só vocação em Cristo? Por que arrancamos e despedaçamos os

    membros de Cristo e nos revoltamos contra nosso próprio corpo e chegamos à loucura

    de esquecer que somos membros uns dos outros?



    Lembrai-vos das palavras de nosso Senhor Jesus: Ai daquele homem! Melhor lhe fora

    não ter nascido do que escandalizar a um de meus eleitos; melhor lhe fora ser

    amarrado à mó de moinho e afogado no mar do que perverter um só de meus

    escolhidos. Vossa divisão perverte a muitos, lança a muitos no desânimo, a muitos, na

    hesitação, a todos nós, na tristeza, causa-nos a todos aflição, e ainda persiste vossa

    sedição!



    Tomai da carta de São Paulo. Qual a primeira coisa que vos escreveu no início da Boa-

    nova? Decerto inspirado por Deus, o Apóstolo vos escreveu acerca de si mesmo, de

    Cefas e de Apolo, porque já então havia entre vós facções e partidos. Esta facção,

    porém, era o vosso menor pecado. Com efeito, vós vos inclinastes ante o ilustre

    testemunho dos grandes apóstolos e da pessoa por eles autorizada.



    Vamos, portanto, depressa, acabar com isto! Vamos nos ajoelhar aos pés do Senhor e

    implorar com lágrimas e súplicas que ele nos seja propício e se reconcilie conosco,

    fazendo-nos voltar a nosso antigo modo de viver, tão belo, casto, conforme o amor

    fraterno. É esta a porta da justiça aberta para a vida, segundo está escrito: Abri-me as

    portas da justiça; entrando por elas louvarei o Senhor; é esta a porta do Senhor, por

    ela entrarão os justos.



    De fato, são muitas as portas abertas: esta que é da justiça, é ela também em Cristo.

    Felizes todos os que por ela entraram e orientaram sua caminhada na santidade e na

    justiça, realizando tudo com tranqüilidade. Se há um fiel, se há um notável na exposição

    da doutrina, um sábio no discernimento das palavras, um casto em sua vida, tanto mais

    humilde deve ser quanto parece ser maior e procure o que é útil a todos e não o próprio

    interesse.



    Responsório 1Cor 9,19a.22; Jó 29,15-16a



    R. Embora eu fosse livre, de todos fiz-me servo,

    fiz-me fraco com os fracos,

    * Fiz-me tudo para todos, para todos serem salvos.

    V. Fiz-me olhos para os cegos,

    para os coxos, fiz-me pés, para os pobres, fiz-me pai.

    * Fiz-me tudo.



    Oração



    Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os

    vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado

    o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do

    Espírito Santo.


    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.

    R. Graças a Deus.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo