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    segunda-feira, 9 de julho de 2012

    Nossa Senhora de Medjugorje

    Nossa Senhora de Medjugorje


    UMA PSEUDO IGREJA: Frutos da Teologia da Libertação

    Posted: 09 Jul 2012 10:04 AM PDT








    Os amargos frutos da Teologia da Libertação: esvaziamento da Igreja Católica no Brasil

    8, julho, 2012

    Luis Solimeo

    "Católicos passam de 93,1% para 64,6% da população em 50 anos − Entre 1960 e 2010, o Brasil viu a parcela de sua população que se declara católica cair de 93,1% para 64,6%". [1]

    "Em uma década, católicos perdem mais espaço para os evangélicos. − Entre 2000 e 2010, fatia de católicos cai 12% no total da população brasileira; parcela dos evangélicos cresce 43% e de pessoas sem religião sobe 10%". [2]

    Notícias alarmantes, que, entretanto, parece não terem alarmado os Srs. Bispos do Brasil, como veremos.

    Essa queda não é algo que aconteceu da noite para o dia, a ponto de pegar os Bispos brasileiros de surpresa; nem algo imprevisível, mas resultado de um processo longo, embora se tenha acelerado nas últimas décadas.

    Detenhamo-nos um pouco na análise dos números, para depois investigar as causas desse declínio.

    "A maior nação Católica do mundo"

    O Brasil foi descoberto e colonizado por Portugal, uma nação católica. Os primeiros missionários foram os Padres Jesuítas ainda cheios do zelo inicial de sua fundação. O catolicismo marcou toda a vida do país, fazendo dele a maior nação Católica do mundo, não só em números absolutos, como também em termos percentuais, em relação às demais religiões.

    O crescimento do protestantismo, do espiritismo, de religiões orientais ou afro-brasileiras, bem como do número de pessoas sem religião, foi lento no país até algumas décadas atrás. Em cem anos, segundo os dados do primeiro censo realizado no Brasil em 1872, até os dados do censo de 1970, verifica-se que a proporção de católicos variou apenas 7,9 pontos percentuais, reduzindo de 99,7%, em 1872, para 91,8% em 1970.[3] E ainda assim, segundo sugerem estudos acadêmicos, pelo menos parte desse aumento de não-católicos se deveu à imigração.[4]

    A partir dessa última data (1970), o crescimento das demais religiões e a diminuição do numero de católicos acelerou-se de modo acentuado e o último censo que acaba de ser divulgado, correspondente a 2010, revela que a porcentagem dos católicos caiu para 64,6%. Portanto, nos últimos 40 anos, a Igreja teve uma perda de fiéis de quase 30% (precisamente, 27,2%).

    Acresce a esse quadro que o número de católicos praticantes nesse mesmo período oscilou entre 5 e 10%.[5]

    Ao mesmo tempo, o protestantes passaram de 6,6% em 1980 para 22,2%, sendo que o maior crescimento foi o do Pentecostalismo.

    Embora se apresentem razões sociológicas para explicar tal mudança no quadro religioso do Brasil (migrações maciças da zona rural para as periferias urbanas e maior facilidade  nos últimos anos de formação de núcleos pestecostais para acolher os desenraizados), tais explicações são superficiais e não pegam o fundo do problema. Tanto mais quanto o aumento protestante pentecostal deu-se também nas zonas rurais do país: em termos percentuais, a maior concentração protestante se verificou em Rondônia (33,8%), um Estado do noroeste do país, típicamente rural.

    Teologia da Libertação: simples coincidência? É bem evidente que as razões mais profundas que explicam a perda de fiéis pela Igreja Católica são de caráter religioso e devem ser procuradas na crise que abala a Igreja no Brasil (como por quase todo o mundo).

    Não é simples coincidência que a aceleração da perda dos fiéis pela Igreja, na década de 1970, se tenha dado ao mesmo tempo em que se disseminavam entre o clero e o episcopado os princípios da Teologia da Libertação. Como essa "teologia" confunde a libertação espiritual com a libertação política, e o estabelecimento do "Reino de Deus" na terra com a implantação uma sociedade socialista e igualitária, os sermões nas igrejas, em sua maioria, assim como os temas das Campanhas da Fraternidade promovidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), referem-se mais a luta de classes e reformas político-sociais e econômicas do que ao Evangelho.

    Tomemos um exemplo concreto.  O boletim da Conferência Episcopal assim descreve a Campanha da Fraternidade de 2010 :

    "Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24)

    Tema: Economia e Vida
    Objetivo Geral:Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".[6]

    Como se vê, não se econtram referências à vida eterna, à salvação das almas, ao pecado,  Céu e Inferno. É um linguajar puramente político, de luta de classes, que espanta os fiéis desejosos de ouvir falar das verdades eternas. A referência a "uma sociedade sem exclusão" baseia-se no conceito marxista de que a riqueza dos ricos é constituída mediante a exclusão ou opressão dos pobres. (Sem querermos nos aprofundar, notemos de passagem o caráter "ecumênico" dessas campanhas, que colocam a Igreja Católica não como a única Igreja de Cristo, mas apenas como uma das "Igrejas Cristãs", entre outras. Isso não facilita o proselitismo das seitas protestantes?).

    O hino da Campanha dos Bispos para este ano tem a seguinte estrofe:

    "Levem a todos meu chamado à liberdade (Cf. Gl 5,13)
    Onde a ganância gera irmãos escravizados.
    Quero a mensagem que humaniza a sociedade
    Falada às claras, publicada nos telhados. (Cf. Mt 10,27)."[7]

    Em suma, a Teologia da Libertação é um veículo religioso a serviço da revolução, conforme a apresentava o Pe. Gustavo Gutierrez, considerado o "pai" dessa corrente, em seu livro Teologia da Libertação, de 1971:

    "O homem latino-americano … na luta revolucionária liberta-se de algum modo da tutela de uma religião alienante que tende à conservação da ordem."[8]

    Considerarando a Santa Igreja uma "religião alienante" (conceito marxista: "A religião é ópio do povo", na frase de Marx), os teólogos da libertação e seus seguidores procuram construir uma igreja "desalienada", que tende, não "à conservação da ordem" mas à sua subversão.

    A consequência é que os fiéis, cansados dessa "religião desalienada", revolucionária e materialista, centrada em questões econômicas e sociais, acaba muitas vezes apostatando  tragicamente, da única e verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vão procurar alhures as palavras de conforto da religião e de guia para sua vida moral: "A quem iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna" (Jo 6,68).

    Acordarão, por fim, os Senhores Bispos brasileiros e se darão conta de que a missão precípua da Igreja não é oferecer solução para os problemas econônicos e sociais, menos ainda procurar estabelecer uma sociedade igualitária, mas sim salvar as almas? Ou continuarão eles enfeitiçados pela miragem utópica da Teologia da Libertação?

    FONTE: www.recados.aarao.nom.br

    Madres do Deserto - Madres Anacoretas – Domnima, Marana e Cira

    Posted: 08 Jul 2012 05:27 PM PDT


    Poderíamos dizer que a pátria dos extremismos ascéticos foi a Síria. Os varões entregaram-se a uma verdadeira luta em suas práticas penitentes, todavia as mulheres foram mais prudentes. Conta-nos Teodoro de Ciro em sua história religiosa quando disse que conheceu uma virgem chamada Domnima, cremos que em Antioquia. Pertencia a uma das mais influentes e ricas famílias; desprezou as pompas e o luxo; tomou como modelo um santo que havia construído para si no jardim da mansão paterna uma espécie de cabana de aspecto miserável e coberta de pedra vivendo ali entregue a penitência e a contemplação. O amor a Deus que a abrasava e o ardente desejo de ir para a eternidade a fazia verter não menos copiosas lágrimas que chegavam a umedecer sua túnica de áspero e duro esparto. Segundo o mesmo testemunho do bispo de Ciro, ao beijar a mãos do prelado, as deixavam tão impregnadas de lágrimas, que estas corriam pelos dedos até o solo.

    Domnina: "Carinho e respeito".

    Domnina, cujo nome etimologicamente significa "carinho ou respeito", não suspirava mais do que pelo fim do seu exílio sobre a terra. Todos os dias ao despontar da aurora, ia a Igreja da cidade, que não ficava longe, para unir-se ao povo na oração matutina. O mesmo fazia à tarde. Teodoreto q eu não cita o nome da cidade, disse que estava na diocese de Ciro, ao sul. Quando ele visitava a diocese, sempre ia vê-la, e eis que lhe banhava as mãos copiosamente ao tomá-las como sinal de veneração e saudação. Esta grande serva de Deus tinha santo temor, respeito e amor pela Igreja; absorvida totalmente em oração, quando, ia à igreja, era exemplo e fonte de inspiração para os demais paroquianos. Alma desprendida dos bens da terra dava os seus bens com pura caridade aos servos de Deus, peregrinos indigentes, e a quantos se aproximavam pedindo auxílio para suas necessidades. Não só distribuiu o que sua mãe e irmãos haviam falecido o pai, lhe ofereceram como patrimônio familiar, mas também o que ganhou para esta causa, a estes deu boa parte de sua fortuna para aliviar tanta necessidade. Levou uma vida muito austera. Mais tarde vestiu-se com uma túnica de pele de cabra, que lhe cobria totalmente como uma pequena tenda. Se antes guardava um total recolhimento, agora com este tipo de roupa apesar de encontrar-se em meio a pessoas que frequentavam a Igreja, não podia passar despercebida. As vigílias e os retiros em sua cabana eram longas horas empregadas em oração contemplativa. A alimentação ordinária consistia em lentilhas molhadas com água. Comia tão pouco, que seu corpo tão formoso anos antes, ia secando e encolhendo. Quando o Bispo ia de visita não se esquecia de mandar-lhe um cesto com frutas e lentilhas molhadas. Todavia vivia no ano 440. O exemplo de vida e santos conselhos faziam que todos desejassem manifestar-lhe seus cuidados, acolhendo a todos que queriam ter com ela colóquios espirituais; Dommina se mantinha sentada com o corpo encurvado, coberta com sua "tenda", sem olhar para nada. Era muito severa consigo mesma, porém caridosa em extremo. Ocupava-se com os ermitãos da região e, quando a visitavam, procurava suas hospedagens na casa do sacerdote do povo. Sua memória na liturgia grega se celebra a 5 de janeiro.

    APOFTEGMAS DE MADRE DOMMINA

    1- Quando Moisés entrava na nuvem, falava com Deus. Quando saía da nuvem, falava com o povo.
    2- Convém pensar e meditar sempre no temor de Deus, e se temos de nos preocupar de necessidades terrenas, não pensemos nelas antes que seja antes do seu tempo.
    3- Bem-aventurado o que suporta a carga do que se repugna, com espírito de ação de graças.
    4- Quando fechamos os olhos ao criado, os abrimos para contemplar as maravilhas do mundo futuro.


    Termino por aqui, peçamos a intercessão de madre Dommina para que possamos ter um coração que a cada dia se entrega e se derrama nas mãos do Senhor com generosidade. Continuamos na próxima semana...

    Fiquem na paz!
    Madre Rosa Maria de Lima, F.M.D.J

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    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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