Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 9 de setembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 10/9/2012 - O homem ou o sábado?

     

    Leituras do dia:

    1Cor 5,1-8
    Sl 5


     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 6,6-10
     
    "Num outro sábado Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita aleijada. Alguns mestres da Lei e alguns fariseus ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar alguém no sábado. Pois queriam arranjar algum motivo para o acusar de desobedecer à Lei. Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e por isso disse para o homem que tinha a mão aleijada:
    - Levante-se e fique em pé aqui na frente.
    O homem se levantou e ficou em pé. Então Jesus disse:
    - Eu pergunto a vocês: o que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?
    Jesus olhou para todos os que estavam em volta dele e disse para o homem:
    - Estenda a mão!
    O homem estendeu a mão, e ela sarou. Aí os mestres da Lei e os fariseus ficaram furiosos e começaram a conversar sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    Nesta cena de cura do homem da mão seca, Jesus toma a iniciativa provocadora mostrando que o serviço à vida não pode ser barrado por prescrições legais, religiosas ou não.


    Com sua compaixão para com os excluídos, em uma prática que entra em choque com o sistema legal do Templo, Jesus revela a face do Deus de amor e desmonta o edifício ideológico da Lei.


    Uma religião de rígidos preceitos se presta ao favorecimento dos privilégios e do poder daqueles que a lideram. Uma religião deste tipo teme a liberdade. A concentração de poder leva à morte.


    O dilema lançado por Jesus só tem uma resposta. Qualquer pessoa só é verdadeiramente crente, ao declarar-se a favor da vida e da salvação. Qualquer outra resposta seria uma contradição.

    Por isso seus adversários guardam silêncio e Jesus o interpreta em favor da pessoa enferma. Restaurar a capacidade de trabalhar é um sinal claramente messiânico e profético que dá à pessoa o poder de participar da vida normal.
     
    Restaurar a autonomia da pessoa não é um bem menor, mas dar uma nova possibilidade de que a pessoa seja livre. Isto significa que a cura é um processo de libertação que fundamenta a possibilidade de ser livre e agir em liberdade.

    A esperança messiânica é acrescentada pela ação de Jesus. A comunidade cristã tem, então, um novo ponto de partida para preparar a chegada definitiva do Reino.

    Hoje, em um mundo em que as maiores potências acumulam poder econômico e militar, em alguns casos com respaldo religioso, se coloca a esperança em uma ética mundial para salvar a humanidade do caos e da destruição.


    Qualquer ética, seja religiosa ou secular, terá como fundamentos o compromisso com a justiça e a fraternidade, levando a ações práticas de promoção da vida para todos.

    Cada cristão é desafiado a continuar essa prática de Jesus em sua própria conduta pessoal. O que nos favorece é o estilo de vida que levamos, a nossa capacidade de ajudar aos demais.
     
     
    Reflexão Apostólica:
     
    Coincidentemente, no último dia 7, foi realizado em vários lugares do Brasil, o "grito dos excluídos" que realça bem o evangelho de hoje.

    Vêm para o meio, têm sentido amplo e quer dizer que somos cidadãos e temos o dever de participar da vida desse País.

    Com relação a lei, nota-se que foi feita para privilegiar os ricos dessa nação em detrimento dos pobres. Quantos presos inocentes estão cumprindo pena por não ter com que pagar um advogado para defendê-lo? Quantas injustiças sociais acontecem em nome da lei.


    A vida sempre deverá está em primeiro lugar, se assim não fosse Jesus não teria desafiado a lei, curando em dia de sábado.


    O homem da mão seca estava "perdido" no meio da multidão e se mantinha escondido, talvez por ter vergonha do seu defeito. No entanto, ele não conseguiu permanecer no anonimato. Tanto Jesus, como os fariseus o viram.
     
    Cada um tinha um propósito para aquele homem: Jesus queria curá-lo e dar a ele dignidade, por isso, convidou-o para postar-se no centro, destacado da multidão.
     
     
    Os fariseus, pelo contrário, se importavam somente em que Jesus poderia infringir a lei do sábado, sem nenhuma preocupação quanto ao estado daquele homem acabrunhado. "Levanta-te e fica aqui no meio", e "Estende a tua mão" disse-lhe Jesus. "O homem assim o fez e sua mão ficou curada".
     
    A "mão seca" pode ser o nosso pecado. O pecado nos defeitua e nos exclui do convívio das pessoas. Jesus quer nos tirar do anonimato, quer nos colocar no meio para que possamos agir.
     
    Somos curados do nosso pecado quando damos o passo para ficar perto de Jesus, bem à vista Dele, usufruindo da sua misericórdia. As nossas mãos são instrumentos de ação.
     
    O ficar de mãos cruzadas, escondidos no meio dos outros para que não nos notem fará com que nós sejamos esquecidos e marginalizados.
     
     
    A qualquer hora, ou a qualquer momento, mesmo quando todos nos apontam e acusam Jesus está pronto para nos colocar no centro, no meio da multidão. Ele nos olha com um olhar especial e percebe a nossa chaga!
     
     
    Estender a mão significa, expor o nosso pecado, reconhecer a falta e abrir o coração para entregar a Jesus o nosso fardo pesado. Ninguém, em momento algum pode perder essa chance, porque Jesus veio para curar-nos nem que seja em dia de sábado.
     
     
    Você se sente isolado (a) quando você comete um pecado grave? Você costuma confessar os seus pecados? Você tem estendido a sua mão para ajudar alguém? Você tem vivido à margem dos outros porque não quer se comprometer?
     
    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    Oração: Senhor Jesus derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo! Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, porque és o único caminho para o Pai. Faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho.

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
     
    Propósito: Proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. 
     
     
            
     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.

    Descontos Campeões

    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo