Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] SANTO ESTÊVÃO PROTOMÁRTIR Som !


     











    • SANTO ESTÊVÃO PROTOMÁRTIR 




    A Liturgia da Palavra de hoje – 26 de Dezembro – A, apresenta-nos Santo Estêvão, o primeiro herói e mártir da Igreja de Cristo, e que, por essa razão a Igreja colocou a sua festa no dia a seguir ao Nascimento de Jesus.
    Mateus, no seu Discurso Missionário, diz-nos, a respeito do testemunho dos Apóstolos :
    -"Sereis levados perante governadores e reis, por Minha causa para dar testemunho diante deles e dos pagãos".(Mt.10,18).
    E Estêvão foi o primeiro d dar este testemunho com a sua vida


    Estêvão era um judeu da Diáspora que vivia em Jerusalém (um do grupo dos chamados Helenistas) , que aceitou o Cristianismo :
    - "Por estes dias, como o número de discípulos ia aumentando, houve queixas dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram esquecidas no serviço diário". (Act.6/1),
    Por esta razão, Estêvão e mais seis foram escolhidos para tomarem conta dos necessitados da comunidade, enquanto os Doze se entregavam à pregação :
    - "Não convém deixarmos a Palavra de Deus para servirmos à mesa. É melhor procurardes entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e confiar-lhes-emos essa tarefa". (Act.6/2-3).
    Em todo o caso eles também pregavam, mas falavam sobretudo com os judeus da Diáspora :
    - "Ora, alguns membros da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, vieram para discutir com Estêvão".(Act.6/9)
    Eram, portanto, sete, e um deles Estêvão :
    - "A proposta agradou a toda a assembleia e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau prosélito de Antioquia". (Act.6/5).
    Estêvão foi acusado de blasfemo por testemunhas falsas, conforme nos conta os Actos.
    Fez um discurso na sinagoga em que contou a história do chamamento de Abraão.
    E por causa deste discurso os judeus encheram-se de raiva contra Estêvão.
    Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo e Saulo foi um dos que o apedrejaram :
    - "As testemunhas depuseram as suas capas aos pés dum jovem chamado Saulo". (Act.7/58).
    Antes de morrer Estêvão disse estas palavras :
    - "Senhor Jesus, recebe o meu espírito. Depois, posto de joelhos, bradou com voz forte: "Senhor, não lhes imputes este pecado". Dito isto adormeceu". (Act. 7/59-60).
    Chamam a S. Estêvão o protomártir, porque foi ele o primeiro mártir da Igreja de Cristo, e a sua festa é exactamente a seguir ao dia de Natal, 26 de Dezembro. 





    John

    Nascimento 











    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo