Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

[Catolicos a Caminho] SANTO ESTÊVÃO PROTOMÁRTIR Som !


 











  • SANTO ESTÊVÃO PROTOMÁRTIR 




A Liturgia da Palavra de hoje – 26 de Dezembro – A, apresenta-nos Santo Estêvão, o primeiro herói e mártir da Igreja de Cristo, e que, por essa razão a Igreja colocou a sua festa no dia a seguir ao Nascimento de Jesus.
Mateus, no seu Discurso Missionário, diz-nos, a respeito do testemunho dos Apóstolos :
-"Sereis levados perante governadores e reis, por Minha causa para dar testemunho diante deles e dos pagãos".(Mt.10,18).
E Estêvão foi o primeiro d dar este testemunho com a sua vida


Estêvão era um judeu da Diáspora que vivia em Jerusalém (um do grupo dos chamados Helenistas) , que aceitou o Cristianismo :
- "Por estes dias, como o número de discípulos ia aumentando, houve queixas dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram esquecidas no serviço diário". (Act.6/1),
Por esta razão, Estêvão e mais seis foram escolhidos para tomarem conta dos necessitados da comunidade, enquanto os Doze se entregavam à pregação :
- "Não convém deixarmos a Palavra de Deus para servirmos à mesa. É melhor procurardes entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e confiar-lhes-emos essa tarefa". (Act.6/2-3).
Em todo o caso eles também pregavam, mas falavam sobretudo com os judeus da Diáspora :
- "Ora, alguns membros da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, vieram para discutir com Estêvão".(Act.6/9)
Eram, portanto, sete, e um deles Estêvão :
- "A proposta agradou a toda a assembleia e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau prosélito de Antioquia". (Act.6/5).
Estêvão foi acusado de blasfemo por testemunhas falsas, conforme nos conta os Actos.
Fez um discurso na sinagoga em que contou a história do chamamento de Abraão.
E por causa deste discurso os judeus encheram-se de raiva contra Estêvão.
Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo e Saulo foi um dos que o apedrejaram :
- "As testemunhas depuseram as suas capas aos pés dum jovem chamado Saulo". (Act.7/58).
Antes de morrer Estêvão disse estas palavras :
- "Senhor Jesus, recebe o meu espírito. Depois, posto de joelhos, bradou com voz forte: "Senhor, não lhes imputes este pecado". Dito isto adormeceu". (Act. 7/59-60).
Chamam a S. Estêvão o protomártir, porque foi ele o primeiro mártir da Igreja de Cristo, e a sua festa é exactamente a seguir ao dia de Natal, 26 de Dezembro. 





John

Nascimento 











__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo