Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

[Catolicos a Caminho] TEMPO DO NATAL (04) O VERDADEIRO NASCIMENTO DE JESUS Som !

 














  • TEMPO DO NATAL 




(04) -O VERDADEIRO NASCIMENTO DE JESUS 


- "E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens".(Lc,2,52). 




Nem Mateus nem Lucas assistiram ao nascimento de Jesus, e o que eles escreveram a respeito de Jesus – os seus Evangelhos – foram escritos nos anos 80, de modo que o que escreveram, não foi uma reportagem, mas sim o que eles sentiam a respeito do que significava o nascimento de Jesus.
Os Cristãos, incluindo os escritores Mateus e Lucas, acreditam que Jesus é o Filho de Deus, e assim, os Evangelistas querem deixar bem claro tudo o que aconteceu no nascimento de Cristo e até mesmo o que aconteceu antes de Cristo nascer.
Eles escreveram os Evangelhos que apresentam toda a vida de Jesus desde o seu nascimento e até à sua morte e ressurreição.
E tudo o que escreveram, sobre a infância de Jesus, foi preparado pelas profecias e cumprido com sinais no céu, com anúncios de anjos para deixar bem claro o que significa o nascimento de Jesus.
O que os escritores dos Evangelhos deixam transparecer é que se trata de uma mensagem teológica e não uma descrição biológica.
Eles não dão importância a pormenores que normalmente acompanham o nascimento de uma criaça, tais como, quanto pesa, qual a cor do olhos, etc.
Em vez disso, eles desenvolvem o sentido da Cristologia, o que eles acreditam a respeito de Cristo e projectam a sua crença através de toda a Sua vida desde o nascimento.
Ao falar do nascimento de Jesus, os autores das Escrituras fazem referências a respeito do nascimento de grandes personalidades do Antigo Testamento .
Nascimento de Isaac :
- "Sou Eu quem to afirma : Sara, tua mulher, dar-te-á um filho a quem chamarás Isaac. Farei uma aliança com Ele, aliança que será eterna para a sua posteridade depois dele". (Gn.17,19).
O mesmo aconteceu com Zacarias e com Isabel, na sua velhice.
- "Não tenhas receio, Zacarias, a tua súplica foi atendida. Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho e chamar-lhe-ás João. Será para ti motivo de regozijo e de júbilo, e muitos se regozijarão com o seu nascimento".(Lc.1,13-14).
Lucas põe ainda em paralelo o nascimento de Samuel, filho de Elkanah e de Hanna, com Ana e Joaquim, pais de Maria com o seu cântico de Magníficat.
- "Entretanto o menino Samuel ia crescendo, e era agradável tanto ao Senhor como aos homens".(1 Sam,2,26).
- "E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens".(Lc,2,52).
O escritor do Evangelho diz que assim como Deus esteve envolvido no nascimento e no desenvolvimento dos grandes heróis do Antigo Testamento, também esteve envolvido no nascimento e no desenvolvimento de Jesus.
Mateus usa igualmente o nascimento de Moisés, que sua mão colocou dentro de um cesto e o levou onde a filha do Faraó tomava banho, que o tomou, dizendo à verdadeira mãe do menino :
- "Leva este menino, amamenta-mo, e dar-te-ei o teu salário. A mulher levou o menino e criou-o. Quando cresceu, entregou-o à filha do Faraó, que o adoptou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo : Porque o tirei das águas".(Êx.2,9-10).
Mais tarde, Moisés foi enviado para o deserto por ordem do Faraó e depois da morte do rei do Egito, Moisés e a sua família voltaram para o Egito.
Jesus, por causa do ódio de Herodes, teve que ir para o exílio no Egito e, por morte de Herodes, Jesus e a sua família voltaram para as terras de Israel.
Foi assim que Mateus disse que Jesus era o novo Moisés, quando disse, depois de Jesus ir para o Egito :
- "Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta : Do Egito chamei o Meu Filho".(Mt.2,15).
A profecia de Oseias a que se refere Mateus, referia-se, antes de mais, a Israel, isto é, ao povo do Antigo Testamento, muitas vezes chamado filho de Deus.
Mateus, aplicando a profecia a Jesus, revela-nos que Ele é o novo Israel de Deus. 




John
Nascimento 



















__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo