Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

    [hagiografia] 25 de Dezembro - Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

     


    25 de Dezembro 

    • Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo 


    A Frente Universitária e Estudantil Lepanto deseja a todos um Santo e Feliz Natal. Reproduzimos abaixo algumas considerações, que pensamos ser de grande proveito para o leitor. São elas da autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e foram publicadas na revista Catolicismo de Dezembro de 1963.
    * * *
    A glória de Deus no alto dos Céus, aspecto secundário do Natal?
    Repousais, Senhor, em vosso misérrimo e augustíssimo presépio, sob os olhos da Virgem, vossa Mãe, que vertem sobre Vós os tesouros inauferíveis de seu respeito e de seu carinho. Jamais uma criatura adorou com tão profunda e respeitosa humildade o seu Deus. Nunca um coração materno amou mais ternamente seu filho. Reciprocamente, jamais Deus amou tanto uma mera criatura. E nunca filho amou tão plenamente, tão inteiramente, tão superabundantemente sua mãe. Toda a realidade desse sublime diálogo de almas pode conter-se nestas palavras que indicam aqui todo um oceano de felicidade, e que em ocasião bem diversa haveríeis de dizer um dia do alto da Cruz: Mãe, eis aí teu filho. Filho, eis aí tua Mãe ( cf. Jo. 19, 26 ). E, considerando a perfeição deste recíproco amor, entre Vós e vossa Mãe, sentimos o cântico angélico que se levanta das profundezas de toda alma cristã: "Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na terra aos homens de boa vontade" ( Luc. 2, 14 ).
    * * *
    "Paz na terra aos homens de boa vontade": o jogo complicado mas célere das associações de imagens me faz sentir imediatamente que em numerosas ocasiões no ano que finda ouvi falar de paz, e de homens de boa vontade. Curioso... dou-me conta de que ouvi falar menos, e até muito menos, da glória de Deus no mais alto dos Céus. A bem dizer, disto quase não ouvi falar. Nem mesmo implicitamente; pois implicitamente se fala da glória de
    Deus quando se afirmam os soberanos direitos d'Ele sobre toda a criação, e, por amor a Ele, se reivindica o cumprimento de sua Lei por parte dos indivíduos, famílias, grupos profissionais, classes sociais, regiões, nações, e toda a sociedade internacional. Por que este silêncio, pergunto-me eu? Por que os homens querem tanto a paz? Por que tantos homens se ufanam de ter boa vontade? E por que tão poucos são os que se preocupam com a glória de Deus, e se blasonam de por ela agir e lutar?
    Em outros termos, o fato essencial do vosso Santo Natal, Senhor, seria só a paz na terra para os homens de boa vontade? E a glória de Deus no mais
    alto dos Céus seria como que um aspecto colateral, longínquo, confuso e insípido para os homens, do grande evento de Belém?
    Em outros termos ainda, a paz dos homens vale mais que a glória de Deus? A terra vale mais que o Céu? O homem vale então mais do que Deus? E a paz
    na terra pode ser obtida, conservada e até incrementada sem que com isto nada tenha a ver a glória de Deus?
    Por fim, o que é um homem de boa vontade? É o que só quer a paz na terra, indiferente à glória de Deus no Céu?
    Todas estas questões convidam a uma detida análise do cântico angélico.
    * * *
    Admirável profundidade de toda palavra inspirada! Tão simples que até uma criança o pode compreender, o cântico dos Anjos de Belém encerra entretanto verdades das mais profundas.
    Como é proveitoso, pois, nutrir o espírito com essas palavras, para participar devidamente das festas do Santo Natal!
    Ajudai-nos, Mãe Santíssima, Sede da Sabedoria, com vossas preces, para que, iluminados pelas claridades que de Jesus dimanam, possamos entender o
    cântico angélico que é o mais perfeito e autorizado comentário do Natal.
    * * *
    "Homem de boa vontade": o que representa isto aos olhos de tantos e tantos de nossos contemporâneos?
    Para o sabermos, basta indagar: boa vontade para com quem? A resposta salta impetuosa e impaciente, como sói acontecer quando a pergunta tem algo de ocioso por inquirir o que é quase evidente. Ora bolas, dirão muitos de nossos coetâneos, boa vontade para com o próximo. Aquele que, ateu ou
    sequaz de uma religião, seja ela qual for, adepto da propriedade privada, do socialismo ou do comunismo, quer que todos os homens vivam alegres, na fartura, sem doenças, sem lutas, sem riscos, aproveitando o mais possível esta vida, este é um homem de boa vontade.
    Visto nesta perspectiva, o homem de boa vontade é um artífice da paz. Diz o ditado que "em casa onde falta o pão, todos brigam e ninguém tem razão". Logo, onde há pão todos têm razão e há paz. Onde há pão, teto, remédios, segurança, com maioria de razão há necessariamente a paz.
    * * *
    E a glória de Deus? Para o "homem de boa vontade" assim concebido, é ela um elemento supérfluo no que se refere à paz na terra. Pois é da adequada ordenação da economia que decorre a boa ordem na vida social e política, e portanto a paz.
    "Supérfluo" é dizer pouco, a respeito da glória de Deus no Céu, considerada em função da paz na terra. Como alguns homens crêem em Deus, e outros não crêem, e como entre os que crêem há diversidade no modo de entender Deus, este último pode atuar como perigoso fautor de divisões, discussões e polêmicas. Deus é um senhor por demais comprometido há milhares de anos em polêmicas, para que dele se fale a toda hora. Para ter paz na terra é melhor não estar falando a todo momento sobre Deus e sua glória no Céu.
    E depois... o Céu é tão vago, tão longínquo, tão incerto! Que dele falassem os Anjos, vá lá, pois lá moram. Mas nós homens, cuidemos da terra.
    Unir a glória celeste à paz terrestre é para o "homem de boa vontade" algo de tão incorreto, supérfluo e pejado de fatores de luta quanto é, por exemplo, imprudente unir a Igreja ao Estado. A Igreja livre do Estado e o Estado livre da Igreja, eis um anelo bem típico do "homem de boa vontade". A paz terrena liberta de implicações religiosas, e Deus no seu Céu e sua glória, sorrindo de braços cruzados para a terra em paz, a uma
    tal distância da terra que lá não chegue nem sequer o Lunik, eis o ideal do "homem de boa vontade".
    * * *
    Estas são as considerações do "homem de boa vontade" entre aspas, cujo coração está longe do Céu, e cujo olhar só se detém sobre a terra.
    Contudo, quanto divergem elas do sentido próprio e natural do cântico angélico!
    Realmente, se o Natal dá glória a Deus no mais alto dos Céus e simultaneamente é a fonte da paz na terra para os homens de boa vontade - e foi o que os Anjos proclamaram em seu cântico - não se pode dissociar uma coisa da outra. Sem que os homens dêem glória a Deus, não há paz no mundo. E a guerra, enquanto considerada no agressor culpado, é incompatível com a glória de Deus.
    Vós, Senhor Jesus, Deus humanado, sois entre os homens o Príncipe da Paz. Sem Vós a paz é uma mentira e, afinal, tudo se converte em guerra.
    E é porque os homens não compreendem isto, que procuram de todos os modos a paz, mas a paz não habita no meio deles.
    O que é então o homem de boa vontade, se não é o homem que ama o próximo? Será porventura o que odeia seu próximo?
    Ao fariseu, que Vos chamou de bom Mestre, perguntastes: por que Me chamais de bom, se só Deu é bom ( cf. Luc. 18, 19 )?
    Se só Deus é bom, a boa vontade autêntica é a que se volta toda para Deus, e ama o próximo, não pelo mero amor do próximo, mas pelo amor de Deus. O homem é tal, que não pode amar o próximo pelo próximo. Ou o ama por amor de si mesmo, e isto é egoísmo. Ou o ama por Deus, e isto sim é amor verdadeiro.
    Em conseqüência, a "boa vontade" agnóstica e a paz terrena que ela tende a instaurar, nem são boa vontade autêntica, nem paz verdadeira.
    E o falso "homem de boa vontade" é em última análise um semeador de guerras e um artífice de ruínas.
    * * *
    Mas, dirá alguém, como pode ser Jesus o fundamento da paz, se ninguém como Ele tem suscitado tanto ódio? O populacho cumulado por Ele de favores espirituais e materiais de toda ordem, preferiu-Lhe Barrabás, um bandido. Isto não é ódio? Os Imperadores contra Ele moveram perseguições atrozes. Os arianos contra Ele mobilizaram todas as potências da terra. Depois vieram os maometanos. E depois, e depois, todos os grandes vagalhões da História, até o nazismo e o comunismo. Aliás, acrescentaria talvez alguém, Simeão bem exprimiu essa verdade, profetizando que Ele seria ao longo da História uma pedra de escândalo, um sinal de contradição para a morte e ressurreição de muitos ( cf. Luc. 2, 34 ). Ele próprio disse de Si que trazia à terra o gládio ( cf. Mat. 10, 34 ). Por melhor que tudo isto seja, poderia argumentar um "homem de boa vontade" entre aspas, a verdadeira paz, isto é, uma plena e completa desmobilização dos espíritos, uma inteira cessação não só de todas as guerras como de todas as polêmicas, não é possível com Jesus Cristo. A paz só é autêntica quando abstrai de todas as controvérsias, inclusive aquelas a que Jesus Cristo - sem culpa própria, concede o "homem de boa vontade" - dá ocasião.
    * * *
    Sim? diria um homem de boa vontade autêntico, isto é, um homem que com todas as veras de sua alma ama a Deus.
    Neste caso, é por burla que a Escritura chama Jesus Cristo Príncipe da Paz ( cf. Is. 9, 6 ), e a Igreja, fazendo eco ao Batista ( cf. Jo. 1, 29 e
    36 ), O apresenta como um manso Cordeiro a quem os homens devem pedir o dom da paz: "Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, dona nobis pacem".
    Ou é por que a verdadeira paz não exclui a luta do bem contra o mal, a polêmica entre a luz e as trevas, o perpétuo esmagar da cabeça da Serpente pela Virgem sem mancha, a hostilidade entre a raça oriunda da Virgem e a raça da Serpente? A paz é a ordem de Cristo no Reino de Cristo. Ela tem pois como condição a luta dos sequazes de Cristo contra os inimigos de Cristo. A paz de Cristo não se identifica de modo nenhum com a falsa paz, sem lutas nem polêmicas, do pretenso "homem de boa vontade".
    * * *
    Três grandes lições, ó Deus-Menino, recolhemos do vosso Santo Natal. Ficamos sabendo que não há paz na terra sem Vós. Que homem de boa vontade autêntico não é quem ama o homem pelo homem, mas quem o ama por amor de Vós. E que vossa Paz inclui a cessação de todas as lutas exceto a vossa incessante e gloriosa guerra contra o demônio e seus aliados, isto é, o mundo e a carne.
    Virgem Maria, Medianeira de todas as graças, debruçada em adoração sobre o Deus-Menino, obtende-nos uma plena compenetração de todas estas verdades.
    E permiti que nas perspectivas que elas desvendam, cantemos conVosco e com todas as criaturas celestes e terrenas de que sois Rainha, Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na terra aos homens de boa vontade.





    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    A história de cada santo é extraída do livro: Cada dia tem seu Santo

    Com autorização do autor: A. de França Andrade




    Para adquirir esse ou outros livros e colaborar com a

    Frente Universitária Lepanto, visite a nossa página:





    Leia a história completa sobre a vida de vários santos:





    *****************************************

    Mensagem Padrão

    (1) Para sair da lista (unsubscribe):

    envie um e-mail em branco para:

    hagiografia-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

    (2) Para entrar na lista (subscribe):

    envie um e-mail em branco para:

    hagiografia-subscribe@yahoogrupos.com.br

    (3) Para alterar seu endereço eletrônico:

    Retire seu e-mail antigo (unsubscribe)

    Acrescente seu e-mail novo (subscribe)

    (4) Consulte mensagens anteriores


    (5) Não se esqueça de preencher o seu cadastro:


    (6) Visite o nosso site:








    Obs: Inscreva-se também em nossa lista de Notícias





    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo