Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] TEMPO DO NATAL (03) A APRESENTAÇÃO DE JESUS Som !


    Feliz Natal from Augusto César Ribeiro Vieira on Vimeo.

     














    • TEMPO DO NATAL! 




    - (03) A APRESENTAÇÃO DE JESUS 








    -"Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor"'.(Lc.2,22).


    Há alguns episódios no Evangelho de Lucas sobre a narrativa da infância de Jesus, que não têm nenhum paralelismo no Evangellho de Mateus.
    Alguns deles são estes, o da Apresentação no Templo para a Purificação e o da perda e encontro de Jesus no Templo aos 12 anos.
    - "Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor conforme está escrito na lei de Deus".(Lc.2,22).
    Era esta a Lei de Moisés.
    - "O Senhor disse a Moisés "Consagrar-Me-ás todo o primogénito, dentre os filhos de Israel, seja homem ou animal; ele pertence-Me". (Êx.13,1).
    - "Quando o Senhor te houver já introduzido na terra dos cananeus, como te jurou a ti e aos teus pais, e quando eu ta der, consagrarás ao Senhor todo o primogénito, mesmo os primogénitos dos animais, pois os indivíduos do sexo masculino pertencem ao Senhor".(Êx.13.11-12).
    Portanto, segundo a Lei de Moisés, todo o primogénito – homem ou animal do sexo masculino – pertence ao Senhor, mas pode ser redimido perante um pequeno pagamento no Templo :
    - "Todo o primogénito do homem, entre os teus filhos, será também resgatado por ti". (Êx,13,13).
    Para este resgate no Templo, era necessário um rito especial a que se chamava a purificação da mãe da criança, quarenta dias depois do seu nascimento, porque se considerava que a mulher, depois do parto ficava impura.
    Mas não era só em Israel, onde a fecundidade era desejada como uma bênção de Deus, que se considerava impura a mulher que desse à luz, mas também noutros povos da antiguidade..
    Decorrido algum tempo depois do parto, a mulher devia submeter-se ao rito da purificação legal.
    - "Quando terminar o tempo da sua purificação, para um filho ou para uma filha, apresentará ao sacerdote, à entrada da tenda da reunião, um cordeiro de um ano, como holocausto, e uma pomba ainda nova ou uma rola, sacrifício expiatório".(Lev.12,6).
    A oferta de uma pomba ou de uma rola era para as pessoas pobres.
    Na Apresentação do Menino no Templo, a família encontrou-se lá com Simeão e com a Profetiza Ana.
    Simeão esperava a consolação de Israel :
    - "Ora residia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso, esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele".(Lc.2,25).
    O Espírito Santo tinha-lhe revelado que ele não morreria antes de ver o Messias e então ele tomou o Menino nos seus braços e exclamou (Câtico Nunc dimitis) :
    - "Agora, Senhor, podes deixar o teu servo partir em paz, segundo a Tua palavra, porque os meus olhos viram a Salvação".(Lc,2,29).
    Simeão abençoou os pais do Menino e disse ainda a Maria :
    - "Este Menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma, a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações".(Lc.2,34-35).
    Mas também estava presente a profetiza Ana, de idade avançada, já viúva, que nunca se afastava do Templo, servindo a Deus dia e noite :
    - "Aparecendo nessa mesma altura, pôs-se a louvar a Deus e a falar do Menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém".(Lc.2,38).
    Mais uma vez no Novo Testamento se cumprem as leis e as promessas do Antigo Testamento ao povo de Israel.
    Cristo, o enviado por Deus, o ungido, o Messias, foi sinal de contradição para muita gente e continua a sê-lo ainda hoje, porque, para os que crêem é sinal de salvação e, para os que não crêem será sinal de condenação. 





    John
    Nascimento 


















    __._,_.___







    Atividade nos últimos dias: 




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo