Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






terça-feira, 3 de dezembro de 2013

[Catolicos a Caminho] TEMPO DO ADVENTO (03) NATIVIDADE SEGUNDO S. LUCAS Som !

 



TEMPO DO ADVENTO !


  • (03) NATIVIDADE SEGUNDO S. LUCAS!

- "Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto, para ser recenseada toda a terra".(Lc.2,1).

A história da Natividade, contada por S. Lucas é cheia de pormenores muito interessantes.
Há até pormenores que só aparecem em S. Lucas, tais como :
- Zacarias e Isabel.
- João Baptista.
- Os Pastores.
- Simeão e a profetiza Ana.
- Os doutores da Lei no Templo.
A história da infância de Jesus, contada por S. Lucas está estruturada em volta de sete cenas, cada uma das quais, é apresentada num conjunto de pares.
A cena da Anunciação assenta basicamente na Anunciação do anjo no Templo a Zacarias e na Anunciação do Anjo Gabriel a Maria, com a consequente visita de Maria a sua prima Isabel e depois o nascimento de João e de Jesus.
Mas para S. Lucas a história da infância de Jesus, está absolutamente pendente do édito do Imperador Augusto que, sem o saber estava a dar cumprimento à eterna vontade de Deus :
- "Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto, para ser recenseada toda a terra".(Lc.2,1).
Este recenseamento levou José e Maria de Nazaré para Belém, em que José voltava à terra dos seus antepassados, os descendentes de David :
- "Também José, deixando a cidade de Nazaré na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher, que se encontrava grávida.(Lc.2,4-5).
Belém fica a cerca de 11 quilómetros a Sul de Jerusalém e era a cidade do rei David e onde Samuel ungiu David como rei.
Tanto Lucas como Mateus, apontam Belém como o lugar do nascimento de Jesus para confirmarem a sua relação com a Casa de David e o reinado de David.
E então deu-se o acontecimento primordial desta história de Jesus :
- "E quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria".(Lc.2,6-7).
S. Lucas dá um pormenor cuja interpretação pode ser ambígua :
- "Por não haver lugar para eles na hospedaria".(Lc.2,7).
Podemos fazer esta reflexão : Não havia lugares na hospedaria por estarem esgotados, ou por não ser um lugar apropriado para quem se apresentava de aparência muito pobre ?
Seja como for, o importante é saber que Jesus nasceu num lugar rodeado por animais, em ligação do que dele tinha profetizado Isaías :
- "Ouvi, céus, e tu, ó terra, escuta, porque é o Senhor que te fala : (...) O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o estábulo do seu dono, mas Israel não conhece nada, o Meu povo não tem entendimento".(Is.12-3).
Os pastores que eram considerados como ligados aos criminosos, foram considerados símbolos aptos para aqueles que eram bem-vindos para seguidores de Cristo.
Jesus teve um nascimento como qualquer outra pessoa humana, com alguns pormenores, apenas próprios de Jesus, o Filho de Deus, e até foi adorado em primeiro lugar pelos pastores, que tinham sido avisados por anjos que cantavam :
- "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do Seu agrado".(Lc.2,14).

John
Nascimento




__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
.
__,_._,___













Nenhum comentário:




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo