Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] TEMPO DO ADVENTO (06) DEUS ESTÁ CONNOSCO Som !

     












    • TEMPO DO ADVENTO! 



    (06) DEUS ESTÁ CONNOSCO ! 





    -"Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho; e chamá-lo-ão Emmanuel, que quer dizer Deus connosco". (Mt.1,23). 
    As nossas reflexões de hoje incluem a primeira das cinco profecias do Antigo Testamento, usadas por Mateus na sua narrativa da infância de Jesus.. 
    Uma vez que a audiência original de Mateus eram judeus convertidos ao que depois se chamaria Cristianismo, ele quer mostrar-lhes que os ensinamentos das profecias do Antigo Testamento serão cumpridas por Jesus. 
    Esta passagem de Mateus hoje citada é uma evocação da profecia de Isaías : 
    - "Por isso, o mesmo Senhor vos dará um sinal :Eis que uma Virgem concebeu e dá à luz um filho e o cahamam Emmanuel".(Is.7,14). 
    Portanto Isaías refere-se a um sinal dado por Deus através do rei Acaz, que governava a Judeia no século VIII a. C., durante o tempo das grandes esperanças. 
    A profecia refere-se a um nascimento de um rei que há-de vir para restaurar a gloriosa linha de David e será um sinal que Deus dá a Israel. 
    Uma vez que os reis de Judá nunca cumpriram esta e outras profecias referentes à ligação de Deus com Israel, desenvolve-se mais a expectativa futura de um rei messiânico. 
    - "O Seu império será grande e a Sua paz não terá fim, sobre o trono de David e sobre o seu reino. Ele estabelecê-lo-á e mantê-lo-á pelo direito da justiça desde agora e para sempre".(Is.9,7). 
    Isaías anuncia, portanto, o Reino Messiânico que há-de vir : 
    - "Naquele dia, o rebento da raiz de Jessé, posto por estandarte dos povos, será procurado pelas nações e será gloriosa a sua morada".(Is.11,10) 
    Isaías está a referir-se a David e à sua descendência. 
    Assim Mateus proclama que Jesus é o prometido desde há longo tempo. 
    E agora Jesus é o "Emmanuel", o Deus connosco. 
    Aplicando isto a Jesus na narrativa do seu nascimento, Mateus anticipa o que transcreve no fim do seu Evangelho, dito por Jesus : 
    - "E Eu estarei sempre convosco até ao fim do mundo".(Mt.28,20). 
    E este texto de Mateus termina com José levando Maria para sua casa, mesmo sem terem tido relações conjugais :




    - "Despertando José do sono, fez como lhe ordenou o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. E, sem que a tivesse conhecido, ela deu à luz um filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus".(Mt.1,24-25).
    Os textos dizem que Maria concebeu o seu filho como virgem, mas não afirmam nem negam que Maria tivesse relações conjugais depois do nascimento de Jesus.
    O que se pretende que fique bem claro é que o Emmanuel é o Deus connosco, isto é, o Deus que fica sempre connosco até ao fim do mundo.


    John
    Nascimento






    __._,_.___




    Atividade nos últimos dias: 


    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com







    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso











    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo