Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 22 de abril de 2014

    Viver em Deus Os Mandamentos de Deus, os da Igreja, a profecia de Daniel




    Viver em Deus




    Os Mandamentos de Deus, os da Igreja, a profecia de Daniel 


    Posted: 22 Apr 2014 07:45 AM PDT










    "Moisés desce do Monte Sinai" - Gustave Doré








    O Fiel Católico





    RECEBEMOS EM nossa caixa de e-mails, do leitor "Edu,"a seguinte mensagem:






    "Há alguns ramos protestantes que acusam o catolicismo de ter alterado os mandamentos de Deus. Há até mesmo aqueles que acusam a Igreja Católica Apostólica Romana de ser o cumprimento de Daniel 7:25. Gostaria de fazer duas perguntas: Os mandamentos do catecismo são essencialmente os mesmos de Êxodo 20? Por que há alguma diferença entre eles? É devido a alguma mudança ou ao resumo das leis contidas no Novo Testamento? E qual é a interpretação oficial da Igreja sobre Daniel 7:25?"


    - Nossa resposta






    Prezadíssimo Edu, antes de tudo, nós lhe parabenizamos pelo interesse e agradecemos pela confiança depositada em nosso apostolado. E antes ainda de qualquer análise a respeito dos temas que você propõe, gostaríamos de esclarecer uma questão da qual já tratamos neste site, mas que não nos furtamos de expor novamente. Veja muito bem: é fundamental entender que o cristianismo não é "religião do livro", como disse o grande Papa Bento XVI na Exortação Apostólica Verbum Domini (I parte, n.7), e foi assim comentado pelo biblista Pe. Giorgio Zevini: "O cristianismo é a religião da Palavra de Deus (um conceito mais amplo do que Sagrada Escritura), e não do livro; não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo Encarnado e Vivente".






    Nós não somos judeus; somos cristãos. Os antigos judeus se baseavam exclusivamente nas Escrituras para saber o que era certo e o que era errado. Tinham como única regra de fé e prática a Bíblia judaica, que é o Mikrá, mais popularmente chamado Tanakh. – O Mikrá ouTanakh é constituído dos livros da Lei (Toráou Chumash, os cinco primeiro livros da Bíblia cristã, o chamado Pentateuco), os oito livros dos Profetas(Neviim) e os onze livros chamados Escritos (Ketuvim). Resumindo, são os livros que compõem o Antigo Testamento da Bíblia cristã.






    Sendo assim, os costumes religiosos da maioria dos antigos judeus, nos tempos do Antigo Testamento, consistia basicamente em fazer o que estava escrito e não fazer o que não estava escrito. Nisto se resumia sua espiritualidade. Justamente por isso, foram duramente criticados por nosso Senhor; por sua observância puramente ritual, enquanto seus espíritos permaneciam longe: "Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim" (Mt 15,8-9).






    Em outra oportunidade, Jesus fala diretamente do erro de pensar que o Caminho, a Verdade e a Vida podem ser encontrados exclusivamente no estudo das Escrituras: "Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida" (João 5,39-40). - Observe bem como o Senhor contrapõe os dois atos: examinar as Escrituras de um lado, ir a Deus de outro lado: examinar as Escrituras é uma coisa, ir até o Senhor (aderir ao Evangelho, seguir o Cristo) é outra coisa. Entender isto é muito importante. – Jesus diz, textualmente, que aquelas pessoas estudavam muito as Escrituras, e achavam que nelas encontrariam todas as respostas, que assim alcançariam a vida eterna, mas (atenção) não queriam ir ao Senhor! São, portanto, coisas diferentes, observar o Livro Sagrado e ser membro do Corpo do Senhor, coluna e fundamento da Verdade para todo cristão: a Igreja que Ele próprio instituiu (Mt 16,18), prometendo que estaria com ela até o fim dos tempos (Mt 28, 20). Qualquer semelhança entre os antigos judeus e certos "bibliólatras" que bem conhecemos hoje não é mera coincidência.






    Além disso, se, como vimos acima, as Escrituras observadas pelos judeus eram os livros do Antigo Testamento, é claro que todas as vezes que Jesus ou os Apóstolos falam em "Escrituras", estão se referindo a esses livros; evidentemente, no tempo em que eles estiveram no mundo, a nossa Bíblia cristã, com o Novo Testamento (que é a consumação e o cumprimento das Antigas Escrituras) canonizado pela Igreja Católica, ainda não existia.






    Muitos chamados "evangélicos", hoje em dia, gostam de citar certas passagens da Escritura, como o Salmo 119, que diz: "Lâmpada para os meus pés é tua Palavra", imaginando que o salmista está se referindo à Bíblia que eles carregam debaixo do braço. Com isso, tentam provar que o cristão deve se basear exclusivamente nas Escrituras para viver a sua fé, e que a Igreja não é importante. Mas não entendem o óbvio: na época em que o Salmo foi escrito, o Novo Testamento da Bíblia, - eixo e o cumprimento de toda a Escritura, - não havia ainda sido escrito. Logo, não é da Bíblia cristã que ele está falando.






    Essas pessoas também não param para pensar que foi a Igreja Católica que, guiada pelo Espírito Santo, produziu o Novo Testamento, determinou quais livros seriam canonizados para compor a Bíblia como a conhecemos, copiou-a, traduziu-a e preservou-a através da História, para que chegasse até nós, hoje. A verdade é que sem a Igreja não haveria Bíblia, e não o contrário. Precisamos compreender a ler a Bíblia conforme a orientação da Igreja, que a produziu, e não entender a Igreja conforme a Bíblia, – o que seria um completo absurdo! 






    Conto uma pequena história, para facilitar a compreensão: imagine que, numa escola qualquer, mais provavelmente do ensino médio, há um aluno chamado Joãozinho, Um belo diz, Joãozinho escreve uma ótima redação para a prova de português. A professora gosta tanto que faz questão de lê-la para a classe inteira ouvir. Todos os alunos se apaixonam pelo texto, que é realmente brilhante, – leve e profundo ao mesmo tempo, com humor, boas reflexões e tudo o mais que se pode esperar de uma boa redação, e tudo na medida certa. – Quase que imediatamente, a redação do Joãozinho se torna um grande sucesso, o assunto principal da classe por vários dias; logo o assunto se espalha, tornando-se o tema de comentários da escola inteira. Muito bem. A coisa cresce tanto que, depois de algum tempo, os alunos começam a elaborar teorias para explicar a redação, e assim surgem novos intérpretes (autonomeados) das palavras escritas por Joãozinho, cada um com uma opinião diferente das demais. Não demora, surgem disputas para se saber quem é que entende o que o texto "realmente" quer dizer. 






    O problema começa quando o próprio Joãozinho aparece e tenta explicar aquilo que ele mesmo disse. Adivinhe o que acontece? Sua opinião é ignorada, simplesmente desconsiderada: a maioria não está muito preocupada com o que o autor tem a dizer sobre o seu próprio texto, o que o motivou a escrever aquelas palavras, daquela maneira, qual o significado do texto como um todo... Muita gente acha que a opinião do Zé ou do Mané sobre os significados da redação parecem mais interessantes ou mais atraentes do que os do próprio Joãozinho. Simplesmente descartam a opinião de quem produziu o texto como algo inútil, dizendo: "Não concordo"... 






    Será preciso dizer quem é quem nessa historinha? Pois é. A redação é a Bíblia, Joãozinho representa a Igreja, os autonomeados "intérpretes" da sua redação são... Bem, deixemos isso de lado. Mais uma vez, qualquer semelhança com pessoas, instituições e situações reaisnão é mera coincidência.






    Depois de Jesus Cristo, depois da Encarnação, Vida e Sacrifício Redentor do Cordeiro de Deus, graças ao Bom Pai do Céu nós vivemos nos tempos da Nova e Eterna Aliança! Somos membros da Igreja, isto é, do Corpo Místico de Nosso Senhor. Por isso, não há sentido algum nessa obsessão de achar que é preciso sempre encontrar na Bíblia alguma palavra que confirme absolutamente tudo o que a Igreja diz ou faz. E esse novo e maravilhoso tempo já havia sido profetizado desde os tempos antigos: "Eis a Aliança que farei com a casa de Israel; Oráculo do Senhor: incutir-lhe-ei a minha Lei, gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo!" (Jr 31,33). 






    Não mais a lei escrita, mas a Lei Divina inscrita, gravada em nossos corações e almas: "Sois vós uma Carta de Cristo, redigida por nosso Ministério (dos Apóstolos) e escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo" (2Cor 3,3). – Somos nós, os cristãos, a nova Israel! Devemos gravar a Lei de Deus em nossos corações, e é a Lei do Amor (Mt 22,36-40)! Deus espera ser buscado em Espírito e em Verdade (Jo 4,24), e não mais no legalismo frio, nos números e parágrafos, na crueza da letra, pois "a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2Cor 3,6).*






    Esclarecidos esses pontos essenciais, passamos, afinal, às questões que você trouxe. Infelizmente, são muitos aqueles que inventam calúnias para tentar denegrir os católicos, porém o mais importante é que isso acaba também se constituindo em mais uma prova de que somos a Igreja autêntica, já que o próprio Senhor nos alertou que seria assim: "Sereis odiados de todos por causa do meu Nome" (Mt 10,22). Você pode facilmente observar que o ódio de todos, sejam ateus, "evangélicos", espíritas, esotéricos, modernistas, comunistas, abortistas, militantes dos "direitos" homossexuais, "vadias", etc, etc... – Toda a "bronca" é voltada sempre contra a Igreja Católica Apostólica Romana.






    Os Mandamentos de Deus e os da Igreja






    Respondendo de pronto: é claro que a Igreja Católicanão mudou os Mandamentos do Antigo Testamento. Isso simplesmente não existe. O que a Igreja fez, com a autoridade que lhe foi conferida pelo próprio Senhor Jesus Cristo, foi sintetizar os Mandamentos, – que foram dados a Moisés para a condução de um povo específico, num tempo específico, conforme uma situação específica (no contexto da Antiga Aliança), – reafirmando a importância fundamental de assumirmos que vivemos agora no tempo da Nova e Eterna Aliança em Cristo. 






    Atenção: não estamos aqui afirmando que os Mandamentos Divinos se restringem ao povo judeu e à Antiga Aliança, como se estivessem limitados a um tempo e lugar determinados. Não: os Mandamentos são perenes, possuem validade perpétua (até o fim do mundo); o que estamos dizendo é que eles foram transmitidos, – na forma como o foram, – dentro de um contexto muito próprio. E isto é um fato que comprovaremos de modo bastante simples. Vejamos, por exemplo, o Décimo Mandamento, conforme nos apresenta a Sagrada Escritura: este proíbe, literalmente (entre outras coisas), cobiçar "o escravo ou a escrava" do seu próximo. Ora, hoje, graças ao mesmo Bom Deus, a escravidão foi abolida, ao menos na maior parte do mundo. Já não temos mais escravos ou escravas. Vemos claramente, então, que apesar de a ideia geral do Mandamento, que é não cobiçar os bens alheios, ser sempre válida, o Mandamento literal, conforme consta da Escritura, já não tem sentido, por motivos práticos.






    Já o Terceiro Mandamento proíbe trabalhar no sábado, e especifica que nesse dia também não se deve impor trabalho aos animais, nem aos escravos e/ou aos estrangeiros. Mais uma vez, uma determinação que só tinha sentido naquele tempo, para aquele povo, dentro de um determinado contexto.






    Avançando um pouco mais no mesmo raciocínio, vemos que o conjunto dos Dez Mandamentos (o Decálogo), listados formalmente no Livro do Êxodo (20,1-17) e no do Deuteronômio (5,1-21), não incluem o Primeiríssimo Mandamento, elevado por Nosso Senhor Jesus Cristo não só como o mais importante, mas também como o que resume todos os outros: "Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito" (Mt 22,37). Este Mandamento consta no capítulo 6 do Deuteronômio (5), mas não está listado formalmente no Decálogo. Pode ser deduzido dele, mas não consta ali.






    Comprovamos, então, que existem importantes diferenças entre o que era observado pelos antigos judeus, – na forma como eram observados, – e aquilo que nós, cristãos, observamos hoje. Concluindo este raciocínio, o fato é que os Mandamentos, mesmo sendo perenes e válidos perpetuamente, na maneira formal como constam das Sagradas Escrituras estão vinculados a um contexto específico, que não necessariamente o cristão.






    Exatamente por isso, a Igreja de Cristo, que é a "coluna e o fundamento da Verdade" para todo cristão (1Tm 3,15), sintetizou os Mandamentos no contexto do Novo Testamento, assim como também foram aperfeiçoados por Jesus, com sua Palavra e seu exemplo. Por ser Cristo o Supremo Sacerdote, consumou em Si todas as leis e costumes, como esclarece o Apóstolo São Paulo em sua Carta aos Hebreus (Hb 7,1-28): "Com efeito, mudado o Sacerdócio, é necessário que se mude também a lei" (Hb 7,12). Mais adiante, o mesmo santo Apóstolo arremata: "Com isso, está abolida a antiga legislação, por causa de sua ineficácia e inutilidade" (Hb 7,18). 






    Mesmo assim, – é importante frisar, – a Igreja, que é a continuidade do Cristo no mundo, manteve todos os pontos essenciais dos Mandamentos: todas as orientações e preceitos divinos foram fielmente mantidos. 






    Sendo que não é muito conveniente falar dos Mandamentos sem enumerá-los, listamos abaixo a chamada "Fórmula catequética":






    1) Adorar somente a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas;






    2) Não invocar o Santo Nome de Deus em vão;






    3) Santificar domingos e festas de guarda;






    4) Honrar pai e mãe;






    5) Não matar (nem causar dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo);






    6) Guardar a castidade, nas palavras e nas obras;






    7) Não roubar nem furtar;






    8) Não levantar falso testemunho (nem de qualquer modo faltar à verdade ou difamar o próximo);






    9) Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos (não consentir pensamentos nem desejos impuros);






    10) Não cobiçarás os bens alheios.






    Merece menção o fato de que, via de regra, os mesmos que se apresentam como muito preocupados e zelosos na fidelidade à letra, são os mesmos que arrancaram de suas Bíblias sete livros inteiros (Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, I Macabeus e II Macabeus, além de fragmentos dos livros de Ester e de Daniel), que sempre constaram da Escritura observada pelos cristãos, desde os primeiros exemplares impressos, e que eram usados pelos Apóstolos, – que em suas cartas citam os textos do AT conforme a versão do Setenta (usada até hoje pela Igreja Católica: um tema extenso, que apreciaremos num próximo estudo).






    Existem, ainda, os Mandamentos da Igreja, que são diferentes dos Mandamentos dados por Deus ao povo hebreu no deserto. Por que a Igreja tem também os seus próprios mandamentos? Mais uma vez, é porque vivemos agora o novo Tempo da Graça. Deus não deu ordem a Moisés, por exemplo, que o povo não deixasse de comparecer à Celebração do Sacrifício do Cristo, aos domingos, simplesmente porque naquele tempo ainda não existia a Missa, já que o Messias ainda não tinha vindo. Difícil de entender? Nem um pouco, quando se tem boa vontade. Jesus, porém, deixou-nos expressamente este novo Mandamento: "Fazei isto em memória de Mim" (1Cor 11,24).






    Assim, os Mandamentos da Igreja são uma espécie de complemento aos Mandamentos de Deus, e se referem mais especificamente a nós, povo cristão. E mais uma vez insistimos: foi Cristo mesmo Quem deu poderes à sua Igreja a fim de estabelecer os meios para a salvação da humanidade. Disse o Senhor aos Apóstolos (Igreja): "Quem vos ouve a Mim ouve, quem vos rejeita a Mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita Àquele que me enviou" (Lc 10,16). E disse ainda mais: "Em verdade, tudo o que ligardes sobre a Terra, será ligado no Céu, e tudo o que desligardes sobre a Terra, será também desligado no Céu" (Mt 18,18). – Ele falava aos Apóstolos, a Igreja no seu primeiro início. Logo, a Igreja define suas leis com o Poder das Chaves dadas por Cristo (Mt 16,18-19), assistida pelo Espírito Santo; quem não a obedece, não obedece a Cristo. Logo, não obedece a Deus Pai. 






    Desse modo, para a salvação do povo de Deus, a Igreja estabeleceu, conforme a Vontade de Deus, cinco obrigações que todo cristão tem de cumprir. São elas:






    1) Participar da Santa Missa inteira aos domingos e outras festas de guarda, e nestes dias abster-se de ocupações de trabalho;






    2) Confessar-se ao menos uma vez por ano;






    3) Receber o Sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da Ressurreição;






    4) Jejuar e não comer carne, quando manda a Igreja;






    5) Ajudar a Igreja em suas necessidades.










    Livro do Profeta Daniel, cap. 7, v. 25






    Chegamos ao tópico final da mensagem do leitor Edu, a passagem de Daniel, 7,25, que diz o seguinte: 






    "(Esse reino) proferirá insultos contra o Altíssimo, e formará o projeto de mudar os tempos e a Lei; e os santos serão entregues ao seu poder durante um tempo, tempos e metade de um tempo."






    É um trecho possivelmente complicado para os leigos, mas bem simples para qualquer bom teólogo, que sabe que se refere à política de infidelidade a Deus de um governante chamado Antíoco Epífânio (215–164aC), alcunhado "o Malvado", que entre outras coisas posicionou-se contra a observância do sábado e das festas judaicas, para desespero geral do povo judeu. Esse fato pode ser confirmado em I Macabeus 1,41-52. 






    É muito claro que esta passagem não tem absolutamente nada a ver com a Igreja Católica ou com qualquer instituição atual, e no final do versículo está a prova definitiva: fala em "um tempo, tempos e metade de um tempo". Sabemos que se refere, aí, a três anos e meio, pois cada "tempo", nesse caso, representa um ano. Para confirmar isso, você pode ler no capítulo 4, versículo 13 do mesmo livro de Daniel: ali se fala em "sete tempos". Pois bem, o estudo exegético do texto original em hebraico, assim como a investigação puramente histórica, revela que se refere a sete anos. Assim, "um tempo, tempos e metade de um tempo", significa um ano (um tempo), mais dois anos (plural sem definição, segundo o costume, são dois; se fossem três ou mais seria dito 'três tempos', ou 'quatro tempos', etc.), mais metade de um tempo (meio ano). Total, três anos e meio.






    Vemos claramente, portanto, que o profeta não pode de modo algum estar ser referindo à Igreja Católica, que existe há dois milênios, – e contra ela todo tipo de falso profeta já "profetizou" que acabaria, no correr dessa longa história... 






    A única coisa que podemos fazer pelas pobres pessoas que acreditam em bobagens como essas é, primeiro, rezar por elas; segundo, tentar instruí-las, sempre que tivermos oportunidade. Para tanto, precisamos nós próprios de duas coisas: primeiro, procurar instrução, como faz a maioria dos nossos leitores ('Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança.' – 1Pd 3,15). Em segundo lugar, é preciso pedir constantemente pelo Auxílio do Espírito Santo, para que nos instrua sobre em que momentos é conveniente falar, orientar, repreender ou simplesmente calar. Deus certamente irá abençoar-nos abundantemente por isso. Na verdade, trata-se de uma obrigação de todo cristão católico.


    _____________


    * Que fique claro que nada do que dissemos até aqui diminui a importância fundamental da Sagrada Escritura, que é Palavra de Deus em forma de Livro Sagrado, e que é sim extremamente útil para a nossa instrução. Apenas demonstramos que a própria Bíblia Sagrada nos ensina que devemos ir além do que está escrito, seguindo o Cristo que é Presente entre nós, como membros da única Igreja que Ele nos deu (Mt 16,16-19), Igreja que é seu Corpo (1Cor 12,27 / Ef 4,12 / Rm 12,5), Igreja que é a Casa do Deus Vivo (1 Tm 3,15), única Igreja na qual comungamos Corpo e Sangue, Alma e Divindade do próprio Senhor Jesus Cristo, em santa Intimidade (1Cor 10,16).












    Site: O Fiel Católico


    Editado por Henrique Guilhon




    You are subscribed to email updates from Viver em Deus

    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. 

    Email delivery powered by Google 


    Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo