Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 13 de março de 2012

    ACI Digital: Mais de 200 voluntários se reúnem para gravação de vídeo promovendo a JMJ Rio2013

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      13 de março de 2012  
    Mais de 200 voluntários se reúnem para gravação de vídeo promovendo a JMJ Rio2013
    RIO DE JANEIRO, 13 Mar. 12 (ACI) .- No último domingo, dia 11, o clima de Jornada tomou conta da escadaria do Santuário da Penha, no Rio de Janeiro. Mais de 200 jovens foram recrutados para participar da gravação de um vídeo institucional para a divulgação a JMJ Rio2013 em nível internacional.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/#!/acidigital

    SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
    https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    BRASIL

    MUNDO

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Mateus 18,21-35
    Santo ou Festa:
    Santa Serafina
    Um pensamento:
    ""Que coisa mais rica é para a alma que ama passar a vida junto ao Sacrário! Depois que comungo me sinto no céu, e dominada pelo amor infinito de Deus"."
    Santa Teresa dos Andes
     
     

     

    VATICANO


    Na Itália Projeto «Pátio dos Gentios» falará sobre influência da Máfia e a pluralidade de culturas

    LISBOA, 13 Mar. 12 (ACI) .- Segundo informou esta manhã a agência Ecclesia do episcopado português, a cidade italiana de Palermo vai receber nos dias 29 e 30 de março a próxima sessão do 'Pátio dos Gentios', tendo como pano de fundo a influência da Máfia e a pluralidade de culturas. Iniciativa do Vaticano quer promover um diálogo visando construir uma «cultura da legalidade».

    A iniciativa do Pontifício Conselho da Cultura (PCC), destinada ao diálogo com os não crentes, vai ser dedicada ao tema 'Cultura da legalidade e sociedade multirreligiosa', refere o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

    "O diálogo entre as religiões e o diálogo inter-religioso e intercultural constituem um recurso crucial" para ampliar "a cultura da legalidade e para contribuir para reforçar o tecido democrático e espiritual" da ilha, refere o texto de lançamento do encontro citado pela notícia de Ecclesia.

    Segundo a Santa Sé, este é um compromisso "urgente e nobre", tendo em conta que "a Máfia, também graças à crise econômica mundial, se tornou a primeira empresa italiana em faturamento", tendo-se transformado num "inquietante" ator global com "fortes ramificações na Europa, América e Ásia".

    O documento recorda que Palermo, principal cidade da Sicília, é a "a capital da Máfia" mas é também "a cidade-símbolo da luta contra a Máfia", já que nela foi assinada, em dezembro de 2000, a Convenção das Nações Unidas contra a criminalidade organizada internacional.

    Em Palermo e na Sicília, o 'Pátio dos Gentios', que em novembro chega a Portugal, coloca no centro dois valores fundamentais: a Justiça, na união entre moralidade e legalidade, e a tradição multirreligiosa e multicultural que distinguiu a ilha mediterrânica.

    Para o presidente do CPC, "o encontro entre crentes e não crentes ocorre quando se deixam para trás apologéticas ferozes e dessacralizações devastadoras".

    Finalmente, o cardeal Ravasi pede aos participantes para serem coerentes "com a sua visão do ser e da existência, sem deformações sincretistas ou aproximações propagandísticas".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    Mais de 200 voluntários se reúnem para gravação de vídeo promovendo a JMJ Rio2013

    RIO DE JANEIRO, 13 Mar. 12 (ACI) .- No último domingo, dia 11, o clima de Jornada tomou conta da escadaria do Santuário da Penha, no Rio de Janeiro. Mais de 200 jovens foram recrutados para participar da gravação de um vídeo institucional para a divulgação a JMJ Rio2013 em nível internacional.

    Luiz Carlos Pugialli, produtor do vídeo e presidente da Comissão Governamental para a JMJ Rio2013, explicou que uma cópia será encaminhada para embaixadas e para todos os meios de comunicações católicos. Um vídeo, de um minuto, também será editado e entregue às TVs abertas. "Os jovens demonstraram muito compromisso, alegria e serviço à Igreja", ressaltou Luiz Carlos.

    Segundo ele, o Santuário foi escolhido como cenário por três motivos: por ser um cartão-postal, por ter a religiosidade como marca principal e por lembrar dois símbolos da jornada: a cruz e a devoção mariana.

    "Desse local se pode ver toda essa paisagem, ver o Cristo e o Pão de Açúcar. A cidade que vai receber a JMJ inspirou o nosso dia", afirma o estudante Lucas Vítor Amaral, de 18 anos.

    Gustavo Costa Ribeiro, de 22 anos, que representou o Brasil, segurando a bandeira do país durante as filmagens, contou como foi a experiência: "Eu comecei a trabalhar pela jornada quando o Rio ainda era candidato à sede. (...) Hoje, com a bandeira do Brasil na mão, senti muita responsabilidade e pude unir a minha paixão pela jornada e meu amor pelo Rio."

    Vestidos de calça jeans e tênis, os voluntários mostraram a cara da juventude. A interação entre os jovens foi uma motivação a mais para o dia de trabalho, assinala também a nota aparecida hoje no portal da JMJ Rio 2013.

    "Sentir-se parte da Jornada é fundamental para o evento. A gravação com as bandeiras traz a cultura da JMJ, dos países, das diversas realidades juvenis", assinalou Juliana Cristina Fernandes, de 24 anos, coordenadora da Pastoral da Juventude. Bruna Santos, de 19 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ramos, completou: "É muito bom conhecer os jovens de outras comunidades e colaborar para um melhor convívio entre todos".

    Os jovens da Igreja São José Operário, em Realengo, que também participaram da JMJ de 2011, disseram que o trabalho dos espanhóis serviu de inspiração. "Assim como em Madri, que eu vi aqueles jovens todos trabalhando, hoje eu também quero ajudar a construir esse grande evento.", assinalou o estudante Bernardo Amaral, de 22 anos.

    A profissional de educação física Clarice Muniz Navegantes, de 22 anos, disse que quer mergulhar de cabeça na jornada. "Hoje eu segurei a bandeira da Nigéria e fiquei muito feliz, mas eu quero participar de todas as etapas, ser uma voluntária ativa até o fim.", reforçou Clarice.

    O diretor do vídeo, Maurício Lanzara, contou que se surpreendeu com a disponibilidade dos jovens. "Fiquei impressionado, principalmente, com a concentração de todos, ainda mais pelo grande número de pessoas. Sem dúvida cresce a minha expectativa por 2013, pois pelo que vi será um evento bem organizado e bem acolhedor".

    Para o estudante Rafael Assis, de 20 anos, o vídeo pode ajudar a estimular novas inscrições para o voluntariado. "Através dessa gravação outras pessoas vão se sentir chamadas e começarão a entender melhor o que é a JMJ", atestou o jovem.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Caminhada Penitencial reúne 200 mil pessoas em Salvador

    SALVADOR, 13 Mar. 12 (ACI) .- Neste último domingo, em que a Igreja celebrou o 3º domingo da Quaresma, cerca de 200 mil fiéis da arquidiocese de Salvador participaram de uma caminhada penitencial, acompanhados do arcebispo metropolitano de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

    O evento reuniu contou com uma missa campal em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, presidida Dom Murilo, e ao final da celebração, os fiéis saíram em procissão até a Basílica do Senhor do Bonfim.

    Demonstrações de fé e devoção, além de símbolos que resumem a espiritualidade quaresmal, como a cruz e a bênção da água marcaram a Caminhada, informou o portal da CNBB sobre a atividade na Bahia.
    "A cruz que nos acompanhará lembra aquela que é a marca da nossa vida. A Caminhada Penitencial já tem uma rica tradição em nossa arquidiocese e, particularmente, em nossa cidade", disse dom Murilo Krieger aos fiéis.

    Ao passar pelas Obras Sociais Irmã Dulce, cujos 20 anos de falecida foi recordado recentemente, os fiéis também fizeram um exercício de caridade, deixando doações no hospital fundando pela beata baiana.

    A grande adesão das pessoas este ano ao evento fez que um novo momento de oração fosse vivido antes do encerramento, informa também a CNBB. Antes de reunir todos os fiéis na praça em frente à Igreja do Bonfim para a benção final do Arcebispo, os fiéis rezaram a oração mariana do terço.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    "Os voluntários são aqueles que fazem a Jornada acontecer", afirma padre encarregado do setor voluntariado

    RIO DE JANEIRO, 13 Mar. 12 (ACI) .- No dia 25 de março será lançada a Campanha do Voluntariado para a JMJ Rio2013, as inscrições, porém já estão abertas e até o momento a Jornada já conta com 9 mil inscritos para ajudar no evento com o Papa entre os dias 23 a 25 de junho. Para saber mais sobre a atuação dos voluntários e como acontecerá a campanha, o responsável pelo Setor de Voluntariado, padre Ramon Nascimento, ofereceu recentemente uma entrevista explicando o processo e dando mais dados sobre o voluntariado durante a Jornada.

    Na entrevista concedida ao setor de comunicação do evento, Padre Ramon Nascimento assinalou que "qualquer pessoa pode ser voluntária desde que tenha 18 anos no período da JMJ".
    O padre, porém, sublinha que é preciso ter completado 18 anos até o primeiro dia da JMJ. Não serão aceitos voluntários que estejam abaixo deste limite de idade mesmo que cumpram 18 pouco depois do início do evento.

    Ao ser perguntado sobre o que os voluntários significam para a Jornada, Padre Ramon não hesitou em afirmar: "Eu diria que os voluntários são a alma da Jornada".
    E isto, "porque os voluntários são aqueles que fazem a Jornada acontecer, que realizam os trabalhos, que acolhem os peregrinos e preparam todas as coisas. O voluntário é o braço da Jornada que se estende até os peregrinos para acolher, para ajudar e para dar toda a orientação para que eles possam, de fato, viver a Jornada Mundial da Juventude".

    Segundo o sacerdote a mensagem da campanha para o voluntariado "é entender que não importa quem você seja; há dentro de cada pessoa uma juventude. É preciso exercitá-la. Vocês vão ver que a grande questão é que exerça a sua juventude".
    "Curta, compartilhe, exerça a sua juventude", animou Pe. Ramon.

    Sobre as funções e atuação dos voluntários o encarregado do setor afirmou que estes agirão "nas mais diversas funções, desde o acolhimento no aeroporto e na rodoviária, a preparação do palco, a segurança, a entrega de água. Ou seja, tudo o que acontece dentro de uma Jornada".

    Padre Ramon afirma também que não será preciso estar 24 horas disponível para a Jornada.
    "Mas, no período da Jornada a gente espera que a pessoa tenha disponibilidade porque esses dias são vividos intensamente. Cada um dá o pouco que tem, sabendo que no período da Jornada vamos precisar que esse pouco se torne um pouquinho maior".

    Sobre as expectativas de adesões ao voluntariado da Jornada o sacerdote afirma que a meta é chegar aos 60 mil. "Mas temos que entender e respeitar as quantificações desses voluntários. Porque desses 60 mil, 45 mil são voluntários diocesanos, não só da Arquidiocese do Rio de Janeiro, mas de parte da Arquidiocese de Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, e os outros 15 mil serão divididos em dois grupos: 7,5 mil de voluntários internacionais e 7,5 mil de voluntários nacionais", explicou.

    "Na verdade, isso ainda é uma estimativa. Só teremos esse número fechado quando tivermos organizado todas as funções. Por enquanto, 60 mil é um número estimado, é como uma base para trabalho", sublinha o padre.

    Em relação à capacitação dos voluntários, especialmente no caso daqueles que não têm um desempenho como profissionais em alguma área do trabalho, Padre Ramon ressalta que todos terão um treinamento.

    "Mesmo quem é profissional passará por um treinamento. Dependendo do trabalho a ser realizado, ele poderá ser feito não só com a sua formação, mas dentro de uma maneira, dentro de uma metodologia que vai estar estipulada", recalcou.

    Falando do trabalho dos coordenadores dos voluntários paroquiais, Pe. Nascimento afirmou que "eles são os nossos animadores".
    "São eles os grandes captadores, nossos maiores divulgadores. Sem eles, nós não chegamos às paróquias. Cada coordenador de voluntário nas paróquias é a nossa presença, é a nossa voz, é o nosso olhar, é a nossa mão", frisou.

    Sobre a alimentação e transporte dos voluntários, especialmente os que não vivem na Arquidiocese do Rio de Janeiro o padre explicou: "Vamos entender o seguinte: quando falamos de voluntários que moram longe, estamos falando dos que não são da Arquidiocese do Rio ou das subsedes, que são Niterói, Nova Iguaçu e Caxias. Quando uma pessoa se oferece como voluntária, não nos responsabilizamos pelo deslocamento de onde a pessoa mora para o Rio e vice-versa".

    "Quanto ao deslocamento dentro da cidade, nós vamos nos responsabilizar. Ou seja, o deslocamento que ela vai ter de onde ela mora para chegar ao Rio de Janeiro é por conta dela. O deslocamento que ela vai ter do Rio de Janeiro para voltar para casa é por conta dela. Mas, enquanto ela estiver aqui servindo, exercitando o seu ministério de voluntário como membro da JMJ, vamos cuidar que tenha como se deslocar e, é claro, vamos cuidar para que ela seja bem alimentada. E vamos buscar junto às paróquias um local para que ela fique hospedada", concluiu.

    Para saber mais sobre o voluntariado na JMJ 2013 visite: http://www.rio2013.com/pt/voluntarios

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Igreja no Brasil recorda os 20 anos do falecimento do "Anjo bom da Bahia", a Irmã Dulce

    SALVADOR, 13 Mar. 12 (ACI) .- Fiéis e admiradores da vida e da obra da Bem-aventurada Dulce dos Pobres participam de uma Missa, nesta terça-feira, 13, em memória dos 20 anos do falecimento de Irmã Dulce. A cerimônia, marcada para as 9h, é presidida pelo arcebispo emérito e cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, no Santuário da freira baiana, em Salvador (BA).

    Segundo a informação fornecida pelo site oficial das Obras da Irmã, a religiosa nasceu em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, e seu nome de pia era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, que ficou logo conhecida como o Anjo Bom do Brasil. Faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, situado no bairro de Roma. O interesse pela vida religiosa começou a se manifestar já no início da adolescência, quando aos 13 anos de idade já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré.

    Em 1933, a jovem ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

    A religiosa, beatificada em maio de 2011 e atualmente em processo de Canonização, fundou em 1959 as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A instituição abriga hoje o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do país, com mais de 5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

    A entidade é formada por 17 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico e preservação e difusão da história de sua fundadora.

    Para saber mais sobre a irmã e suas obras, visite: http://www.irmadulce.org.br/

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    Muçulmanos explodem bomba para fora de igreja católica na Nigéria

    ROMA, 13 Mar. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Um grupo de doze de pessoas morreram e outras 26 resultaram feridas em um atentado realizado na manhã deste domingo, 11, com um carro bomba contra o templo católico de Saint Finbarr, nos subúrbios de Jos (Nigéria). O ato foi atribuído a extremistas islâmicos no país.

    Embora nenhum grupo ainda tenha assumido a autoria do atentado até o momento, suspeita-se da seita Boko Haram, que pretende converter ao islã o país inteiro.

    Em entrevista com a agência vaticana Fides, o Arcebispo do Jos, Dom Ignatius Ayau Kaigama expressou: "Suspeitamos que sejam membros da Boko Haram, mas ninguém no momento pode dizer se os criminosos que cometeram o atentado de domingo são pessoas do local ou provenientes de outros lugares".

    Dom Kaigama questionou o propósito de quem ataca as Igrejas:  "Pergunto-me qual é o objetivo que essa gente pretende atingir, atacando igrejas. Lembro-me que há duas semanas apenas, sempre em Jos, foi atingida com uma modalidade parecida uma igreja protestante".

    Os escoteiros impediram que o ataque suicida tivesse conseqüências ainda mais graves. "Ontem de manhã, os escoteiros estavam na porta da paróquia quando chegou um carro-bomba com o terrorista suicida a bordo. Eles o pararam e começaram a fazer-lhe algumas perguntas. Em seguida, houve a explosão. Eram 10h25 e a Missa ainda estava em andamento", disse à Agência Fides Dom Ignatius Ayau Kaigama, Arcebispo de Jos.

    Por sua parte, o Arcebispo da Abuja, capital da Nigéria, Dom John Olorunfemi Onaiyekan, manifestou que "sabíamos que mais cedo ou mais tarde a instabilidade dos países ao norte da Nigéria nos alcançaria, mas não de modo assim tão trágico".

    Dom Onaiyekan agradeceu que o governo desse país esteja atuando para combater esta onda de atentados. "O governo está se empenhando: há investigações e foram efetuadas inúmeras detenções de pessoas envolvidas nas atividades de Boko Haram. Aos poucos, está-se traçando o quadro da situação. Esperamos que num arco de tempo não muito longo se consiga chegar ao vértice desta seita"", afirmou.

    Poucas horas depois do atentado, em um incidente aparentemente relacionado, três jovens cristãos foram assassinados por desconhecidos quando se dirigiam às suas moradias, em um povoado nigeriano.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo