- CRISTO REI DO UNIVERSO !
A Festa de Cristo Rei foi criada por Pio XI, (1922-1939) em 1925 como arma especial contra as forças consideradas destruidoras dos tempos.
O ano de 1925 era também o 16° Centenário do Primeira Concílio Ecuménico de Niceia (325), que claramente ensinou a unidade de Cristo com o Pai.
A festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei Universal, era originariamente celebrada no último domingo de Outubro.
Mais recentemente foi mudada para o último domingo do Ano Litúrgico da Igreja.
A ideia que primitivamente pesou na denominação deste domingo, era de ordem temporal.
Da parte da Igreja já havia a esperança de que os Estados civis reconhecessem Cristo como Rei.
Os condicionalismos sociais e históricos modificaram-se por completo e foi então possível a celebração desta festa no seu verdadeiro contexto litúrgico e teológico.
As leituras da Escritura dão ênfase ao fim último da peregrinação da Igreja ao encontro do Senhor.
Cristo é efectivamente Rei, mas numa ordem diferente da temporal, como Ele mesmo afirmou :
- "O Meu Reino não é deste mundo". (Jo.18/36).
A Igreja liberta-se de compromissos terrenos, a maior parte das vezes contrários à sua missão específica de evangelizadora e defensora dos fracos.
Este domingo especial é assim uma espécie de Último Dia do Senhor.
A realeza de Cristo reflecte-se na Igreja, não no seu esplendor e poderio social, mas na vivência da justiça e da caridade.
S. Lucas é o único Evangelista que nos apresenta uma conversa de Jesus na Última Ceia que é como o Seu Testamento ou a Sua Última vontade :
- "Levantou-se entre eles uma disputa sobre qual deles devia ser considerado o maior. Jesus disse-lhes : Os reis das nações imperam sobre elas e os que nelas exercem autoridade são chamados benfeitores. Convosco não deve ser assim; que o maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve. Pois quem é maior ? O que está sentado à mesa ou o que serve ! Não é o que está sentado à mesa ? Ora Eu estou no meio de vós como aquele que serve. Vós estivestes sempre junto de Mim nas Minhas provações, e Eu disponho a vosso favor do Reino, como Meu Pai dispõe dele a Meu favor, a fim de que comais e bebais à Minha mesa, no Meu Reino. E sentar-vos-eis, em tronos, a julgar as doze tribos de Israel" .(Lc.22/24-30).
A ideia do Reino de que Cristo é ao mesmo tempo Rei e Servo, deve aplicar-se com mais propriedade à Igreja que como Serva deve todavia reinar no Mundo para bem de todos, em favor do bem e contra o mal, de todas as maneiras.
Usando do seu poder e da sua autoridade, a Igreja não pode ficar apenas a observar e a censurar os acontecimentos que nos chegam todos os dias pelos meios da Comunicação Social e a enviar para a Imprensa de tempos a tempos, o parecer da Conferência Episcopal, porque isso é muito pouco.
A Igreja deve exercer a sua autoridade e o peso da força que Cristo lhe deixou para contrariar de todas as maneiras a força do mal e a opressão dos que sofrem.
A isto não se pode chamar dominar, mas sim, procurar evitar que os outros impropriamente dominem.
Só assim a Igreja poderá levar os homens à posse do autêntico Reino de Deus.
Esta expressão "Realeza de Cristo" refere-se à Realeza humana e à Divindade de Cristo, segundo a palavra dos Evangelhos :
- "Hosana ao Filho de David ! Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor"! (Mt.21,9). (cf.Mc.11,10; Lc.19,38).
S. João é mais explícito, acrescentando :
- "O Rei de Israel !" (Jo. 12,13).
O Anjo Gabriel anuncia a Maria o plano de salvação de Deus :
- "Será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus dar-Lhe-á o trono de Seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o Seu reinado não terá fim". (Lc. 1,32).
O cego de Jericó, ao pedir a sua cura, dizia :
- "Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim !" (Lc. 18,38-39).
No Antigo Testamento abundam as referências a Deus como Rei :
- "Foi para nós que Ele ditou a lei de Moisés; e ela será a herança da imunidade de Jacob. Tornou-se assim, Rei de Yechurum".(Dt.33,4-5).
- "Não reinarei sobre vós, nem reinará meu filho; é o Senhor que será o vosso Rei".(Jz. 8,23).
- "Eu sou o Senhor, vosso Santo, o criador de Israel, vosso Rei". (Is. 3,15).
Todavia, estes e outros textos do Antigo Testamento, não são os antecedentes críticos para o uso desta expressão no Novo Testamento.
Com base nas Escrituras, e segundo o ensino tradicional da Igreja, Cristo é Rei :
* 1 - Pela sua filiação divina como Filho de Deus.
* 2 - Pela Redenção, em cumprimento das promessas para o fim da nossa vida e pela paz final.
* 3 - Pelo Seu poder de Legislador e juiz :
- "E mandou-nos pregar ao povo e confirmar que Ele é que foi constituído por Deus dos vivos e dos mortos". (Act. 10,42).
Em 1925 o papa Pio XII, pela sua Encíclica Quas Primas, confirmou a doutrina da Realeza de Cristo instituindo a Festa litúrgica de Cristo Rei para ser celebrada, nessa altura, no último domingo de Outubro e que presentemente se celebra no último domingo do Ano Litúrgico.
Estamos, portanto, na semana de Cristo Rei, por ter sido o último Domingo do Ano Litúrgico C, e no próximo domingo será o 1º Domingo do Advento A.
Eis o vosso Rei ! Devo crucificar o vosso Rei ?
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