Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 20 de novembro de 2013

    [Novo post] As evidências de que tudo o que o PT diz sobre a mídia é mentira deslavada




    lucianohenrique publicou: " Depois da prisão dos mensaleiros, a vida dos petistas se resume a dizer que estão sendo vítimas de uma grande conspiração por causa da mídia que está toda contra eles. Os tais "Barões da Mídia", segundo eles, se uniram para tirar o PT do poder. Mas po" 



    Para responder a esta publicação digite acima desta linha 






    Nova publicação em Ceticismo Político 






    As evidências de que tudo o que o PT diz sobre a mídia é mentira deslavada


    by lucianohenrique





    Depois da prisão dos mensaleiros, a vida dos petistas se resume a dizer que estão sendo vítimas de uma grande conspiração por causa da mídia que está toda contra eles. Os tais "Barões da Mídia", segundo eles, se uniram para tirar o PT do poder. Mas por que eles conspirariam para tirar o PT do poder? Será o PT o partido do bem, que luta contra os homens maus? Será que os homens maus tem como seus representantes os barões da mídia que viveriam para mentir contra o governo, fazendo a opinião pública pedir pela prisão dos mensaleiros? O STF, mesmo com vários ministros indicados por Lula (inclusive Joaquim Barbosa) se tornou um aliado dos homens malvados? A mídia fazia a condenação e o STF lançava as penas? Quando petistas respondem essas questões, sempre se mostram como pobres coitados vítimas dos vilões...

    A história do PT, contada por eles, parece a história da Branca de Neve petista contra a Bruxa Má da mídia. Ou mesmo a história do Peter Pan petralha contra o Capitão Gancho da imprensa. E que tal a trajetória do Professor Pardal marxista contra o Professor Gavião do STF? Vítimas da malvadeza de carcarás sanguinolentos, os petistas sempre precisam se safar no final. José Genoíno, por exemplo, pode ser o novo Conde de Monde Cristo.

    Mas será que realmente a mídia é tão malvada como os petistas dizem? Será que eles são pessoas inocentes vítimas de homens maus? Neste caso, o ceticismo político tem muito a nos ajudar. A slogan deles, dizendo que "a mídia é inimiga do PT", é uma alegação que precisa ser testada.

    Em um texto delirante e psicótico, o petralha Miguel do Rosário afirma:


    O erro da mídia, como sempre, deriva de sua arrogância. Em outros tempos, a mídia conseguiria silenciar Dirceu. Não pode mais fazê-lo. Há um hiato crescente entre o poder de influência da grande mídia sobre setores sociais, como o próprio STF, cujos ministros são altamente vulneráveis à imagem de si que os jornais podem construir ou desconstruir, e o poder desta mesma mídia de silenciar e censurar quem pensa diferente. Antigamente, eles se aliaram à ditadura e efetivamente conseguiram amordaçar os críticos. Hoje não.
    A verdade possui o tempo a seu lado. A mentira, não.
    Uma das maiores mentiras, por exemplo, é falar na "demora" no julgamento do mensalão. Eram 39 réus! Desde que efetivamente o julgamento começou, ele veio à jato, com tempo curtíssimo para os réus apresentarem suas defesas. Foi um julgamento televisionado em que a acusação tinha 99% do tempo e a defesa menos de 1%. Isso nas instituições públicas. Nos meios de comunicação, a relação era ainda mais desequilibrada, com a acusação com 99,99% e a defesa com menos de 0,001%.

    Note que eu não exagerei. Para os petistas exacerbados, a mente dos ministros do STR foi "moldada" pela mídia malvada, no estilo dos vilões Disney, para derrubar o PT. Com isso, a mídia selecionaria as notícias para prejudicar o PT, e esconderia as que ajudassem o partido.
    Miguel de Rosário apenas repete os discursos bate-estaca que o partido lhe orientou a proferir. Repetidas em estilo minimalista, podem até levar os leitores do Brasil247 ao transe. Mas novamente preciso repetir: são alegações que precisam ser testadas.

    E como podemos fazer o teste? A coisa é simples até demais: podemos "fotografar" as principais notícias da mídia em períodos específicos de tempo, e avaliar se existe o favorecimento alegado pelo PT. E, ao mesmo tempo, podemos "fotografar" órgãos de mídia que eles consideram "isentos", e comparar com as mídias que eles condenam. Assim teríamos dois grupos de controle: 
    Entidades de mídia alegada pelo PT como não-idôneas, como Globo, Folha de São Paulo, Terra e UOL 
    Entidades de mídia tratadas pelo PT como idôneas, como o blog Brasil247 e a revista Carta Capital 

    Testes da amostra 1 - A mídia "vilã" contra o "mocinho" PT

    Entre as 19:40 e 19:50 de ontem, 19/11, resolvi passar por alguns órgãos da mídia que compõem a amostra 1, aquela na qual os itens sob teste seriam "órgãos da mídia malevolentes, que vivem selecionando notícias para derrubar o PT", na alegação da extrema-esquerda. Segundo Rosário disse pouco antes: "Nos meios de comunicação, a relação era ainda mais desequilibrada, com a acusação com 99,99% e a defesa com menos de 0,001%".

    Vamos começar com o primeiro item de teste:


    Este é o primeiro bloco de notícias do item 1 (Globo). Constitui todas as notícias de destaque daquela hora para o assunto Mensalão. Vemos quatro notícias, sendo que 3 delas (incluindo a manchete) favoráveis ao PT, e uma delas contra. Digo "favoráveis" pois trazem aspectos de notícias que ajudam o PT. Exemplo: duas das notícias falam de protestos de petistas contra a condenação, dando mais voz a pessoas do PT do que a oponentes do PT. Por que não tivemos duas manchetes dando voz a pessoas pedindo a prisão de mensaleiros? Enfim, ao menos quanto ao Globo, parece que este item (O Globo) da amostra não confirma a hipótese petista de que "a mídia está contra o PT".

    Façamos outro teste:


    Este é o UOL. Matérias como "Genoíno pede transferência para SP", "Alves: Câmara não foi informada de prisão" e "Prestes a ser preso. C. Neto vai à Câmara" são claramente neutras. Há uma notícia, "Para Marco Aurélio, Lula sabia do mensalão" que realmente prejudica o PT. Mas a manchete principal (sobre o "estado grave" de Genoíno) e a crítica do vice da Câmara (que é do PT, aspecto omitido da manchete) contra Barbosa dão mais voz ao PT que a seus adversários. No geral, assim como no Globo, temos mais um item de teste com comportamento que mais beneficia que prejudica o PT.

    Mais um:


    Este é o site da Terra. A manchete realmente não ajuda o PT. É a primeira das manchetes onde o PT sai perdendo. Na manchete, Pizzolato é tratado como ele é: um bandido procurado em vários países. Entretanto notícias como "PF: Genoíno pode usar tornozeleira" e "Não aceitamos humilhação" ajudam o PT. Ainda temos o convite de Romário a Joaquim Barbosa, que é uma notícia neutra. Até o momento, no Terra, temos o primeiro item de teste que se situa em um aspecto difícil de rotular. Não é nem contra, nem a favor do PT.

    Vamos ao quarto item:


    Na Folha De São Paulo, acreditem se quiser, o PT obtem um resultado surpreendentemente favorável. A manchete ajuda o PT, e a outra notícia de destaque também. Duas notícias ao final são neutras, mas as outras três ajudam o PT. Devemos testar outros dias, é claro, mas em 19/11 a Folha foi o jornal mais favorável ao PT até o momento.

    Para concluir este primeiro teste, o quinto item:


    Este foi o Estadão. Para quem diz que o Estadão é um jornal "de centro" e a Folha um jornal "de direita", outra surpresa. O comportamento do Estadão é praticamente igual ao da Folha, só que de uma maneira mais extremada no apoio ao PT.

    Ao que parece, ao menos nesta amostra de 5 elementos, os itens de teste mostram que a mídia favorece o PT nas notícias a respeito do Mensalão. Não há favorecimentos exacerbados, ao que parece, pois os grandes órgãos de mídia pretendem atender à toda população, sejam petistas ou não-petistas. Justifica-se: eles vendem anúncios e precisam atingir um número muito grande de leitores. Se fossem publicações somente para petistas, ou somente para anti-petistas, obviamente perderiam grande parte do público.

    A tese da "mídia malvada" do PT é comprovadamente falsa.

    Mas vamos seguir com o teste de dois organismos de mídia, que, segundo os petistas, "não são parte da mídia malvada".

    Testes da amostra 2 - Órgãos de mídia que, segundo os petistas, são idôneos e imparciais

    Usarei dois itens de teste aqui. O primeiro é o blog Brasil247, que estampava a seguinte imagem em sua capa, as 23:14 de 19/11:


    Quem já leu o livro "Image Bite Politics", entende o recurso usado acima. Sempre alguém da oposição é mostrado em imagens fazendo expressões de tensão. Enquanto isso, pessoas do PT são mostradas fazendo expressões de relaxamento. Claro que todos usam expressões de tensão e relaxamento durante o dia, mas quem visualiza a imagem acima entende que "Barbosa está sob pressão por ter tomado uma decisão ruim" ou que "A hora de Barbosa vai chegar". Enfim, o Brasil247 é pego usando um truque de propaganda política que só seria cabível em campanhas políticas.

    Veja agora todas as notícias publicadas em 19/11: 

    • "Juristas e intelectuais gritam contra AI-5 de JB" 
    • "Romário põe julgamento da AP 470 na marca do pênalti" 
    • "Barbosa determina pena alternativa a não-petistas" 
    • "PGR começa a desfazer erro crasso de Barbosa" 
    • "Jorge Viana condena 'ação espetaculosa" de prisões" 
    • "Aécio rebate petistas: 'Não foi um julgamento político'" 
    • "Carta da prisão: 'Não aceitaremos humilhação'" 
    • "IML diz que Genoino é 'paciente com doença grave'" 
    • "Guimarães cobra mesmo rigor para propinoduto tucano" 
    • "Falcão vê Genoino na Papuda e pede domiciliar" 
    • "Para Vargas, Barbosa cometeu ato ilegal" 
    • "Marco Aurélio volta a criticar prisões da Ação Penal 470" 


    Agora, a tendência moderada de apoio ao PT, vista nos itens de teste da amostra 1 (aquela acusada pelo PT de ser contra ele) se transforma em um verdadeiro linchamento daqueles que o PT não gosta. Com exceção de uma mísera notícia citando a declaração de Aécio Neves, vemos um verdadeiro massacre a favor do PT.

    Mais um item da amostra 2, agora mostrando as notícias da página inicial do site da Carta Capital de 19/11:


    Aqui não tem o que discutir. Embora em uma visão aparentemente mais polida do que o Brasil247, a Carta Capital só publica notícias que tenham a perspectiva do PT, e só favoreçam o partido.

    O que podemos tirar da análise da amostra 2, que seria a "mídia idônea", na visão do PT? No primeiro caso (Brasil247) temos um órgão estatal que fala para petistas, pois depende principalmente de anúncios de estatais. Isso explica seu estilo mais estridente, focado em baixarias. Já o item 2 (Carta Capital) tenta se arvorar a uma publicação de maior escala como Veja e Época, mas não passa de uma publicação governista.

    As duas publicações, no entanto, em uma mera análise de suas notícias e manchetes, não podem ser definidas como "tendendo para o lado do PT". Isso seria um eufemismo infantil. Ambas as publicações são na verdade órgãos do governo petista, travestidas de órgãos de notícia para o público.

    Bônus: O teste da Revista Veja

    Para tornar esta investigação ainda mais interessante resolvi inclui um "teste" adicional", visto no site de Rodrigo Constantino. Resolvi escolher a mãe de todas as abominações, na visão dos petistas. Basicamente, para eles, é Satanás no inferno, e a Revista Veja na Terra.

    Aqui eu não preciso fazer nada, pois o Rodrigo Constantino fez o serviço no ótimo texto "As capas de Veja na era FHC OU Como o PT é bom aluno de Goebbels", que reproduzo em parte aqui:


    Falei aqui sobre a grande "isenção" da revista Carta Capital, que foi falar de rã em vez de falar da prisão dos mensaleiros petistas. Os esquerdistas que adoram esse blog fizeram a única coisa que sabem fazer: atacaram para se defender. Acusaram a Veja, que abriga meu blog, de ser parcial também. A isenção não passaria de um mito, e assim todos são igualmente culpados.

    É o sonho de todo sujeito parcial, vendido, chapa-branca: a ideia de que todos são como ele. Repararam que muitos petistas "defendem" o PT, desde 2005, alegando que o partido é "apenas" como os demais? Seria patético, se fosse verdade. Mas é mentira. O PT é muito pior. Assim como certas revistas são totalmente enviesadas, enquanto outras não.

    Para ilustrar aquilo que mais de um milhão de assinantes já sabem, segue uma amostra de capas da Veja durante o período FHC, tratando do tema corrupção ou de crise de governo. Depois, o leitor é convidado a refletir se essa outra revista faria o mesmo, no caso do PT estar no poder (não é preciso refletir, basta olhar para trás).

    Seguem as evidências:













    Constantino conclui:


    Como podemos ver, a Veja não poupou o ex-presidente FHC, seu governo, seus ministros, seus aliados, seus homens de confiança. O tema corrupção mereceu várias capas. Nada disso impediu que os petistas criassem o mito de que, se há a imprensa chapa-branca pró-PT hoje, a Veja era o ícone chapa-branca ontem, na era tucana.

    A revista não tem culpa se os escândalos aumentaram muito na era do PT, se ganharam dimensão impressionante, se finalmente mensaleiros foram presos, se houve uma tentativa de golpe em nossa democracia, etc. Atacar a Veja é acusar o mensageiro para ignorar a notícia.

    Assim funciona o PT: mentindo, inventando, acusando os outros daquilo que ele próprio faz. Nem a Veja era tucana, nem os tucanos são de direita ou liberais. Mas uma mentira repetida mil vezes…

    Como se observa, a afirmação de que a Revista Veja é uma inimiga do PT também vai por água abaixo. Ao que parece, no máximo a Veja é uma publicação especializada em pegar pesado contra corrupções no governo, especialmente no governo federal. Parece que ela sabe que essa sua especialização ajuda a publicação a manter-se como a maior revista de notícias do Brasil.

    Enfim, a maior publicação de notícias do Brasil, especializada em noticiar corrupções do governo federal, é a mais imparcial das publicações tratadas aqui até o momento. Por sua idoneidade, ela é odiada pelo PT.

    Conclusão

    Se juntarmos as evidências que incluem as capas de Veja (que os petistas odeiam), e a análise das páginas de notícias dos sites das publicações que os petistas recriminam, e daqueles que os petistas recomendam, podemos tirar as seguintes constatações óbvias: 
    Alegações como "o mensalão foi uma criação da mídia" e "o STF somente puniu os mensaleiros por causa de 'pressão da mídia'" são mais falsas que menstruação de travesti. O PT foi punido em um ambiente onde as publicações de larga escala dão claramente espaço à oposição e à situação. 
    A afirmação de que "a mídia está contra o PT" também é flagrantemente falsa. Na verdade, a mídia, em geral, tende a favorecer o PT, mas nas publicações de larga escala este favorecimento é tímido, para evitar perda de audiência e a tentativa de se atingir um público vasto (por causa de anúncios com base no mercado). A verdade é que a mídia, em geral, tem ajudado o PT. Só que no caso do mensalão as evidências eram tão grandes que essa ajuda não foi o suficiente. 
    Publicações que se baseiam em anúncios do governo (ao invés de anúncios com base principalmente no mercado) tem maior chance de se tornarem porta vozes do governo, ao invés de publicações de mídia que reflitam os anseios de notícia da grande massa. Estas publicações, que o PT chama de "idôneas" e "imparciais", são evidentemente parciais pró-governo, sob qualquer teste científico que fizermos. 
    Quando o PT reclama da mídia, na verdade vemos que ele reclama do fato da mídia aberta (ao invés da mídia estatal) não ser tão acintosa em seu apoio ao governo quanto ele gostaria. 
    Quando o PT pede "lei de mídia", quer, na verdade, enfraquecer as organizações que atendem aos anseios de notícia do povo e atuam com base nas regras do livre mercado (de anúncios). 
    Quando o PT diz que a "lei de mídia" vai trazer pluralidade, sabemos que eles estão mentindo, pois os órgãos que eles chamam de "hegemônicos" ou "monopolistas" são muito mais plurais do que os pequenos órgãos que se submetem ao governo. 

    Quando eu falo de ceticismo político, é disso que estou falando. Uma alegação política é toda alegação que, se aceita, dá vantagem a seu oponente político.

    Quanto mais pessoas acreditarem em mentiras como "a mídia está unida contra o governo" ou "uma lei de mídia precisa surgir para enfim termos pluralidade", mais chances o PT tem de se beneficiar de uma lei que eles defendem para enfim acabar com a liberdade de imprensa. 

    Esse é o "cui bono?" do PT para viver mentindo para a população propagando o mito da "mídia que se uniu para derrubar o governo", quando na verdade isso jamais aconteceu.

    Por causa da estratégia gramsciana, temos muitos petistas na grande mídia, mas não o suficiente para calar opositores ou dissidentes do PT. O que irrita o PT é a pluralidade dos meios de comunicação.

    A partir de agora, sempre que vir um petista vir com a ladainha dizendo que "precisa de lei de mídia para ter pluralidade" e que "a mídia da elite é contra o governo", você já está moralmente legitimado a chamá-lo de mentiroso e safado. Este post serviu para que você tenha as provas da baixeza moral dos petralhas enquanto usam esse tipo de discurso, que, doravante, não tem mais justificativa racional para existir.















    Cancele a assinatura para não receber mais posts de Ceticismo Político.
    Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas. 

    Problemas ao clicar? Copie e cole esta URL na barra de endereço do seu navegador: 













    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo