Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






quarta-feira, 20 de novembro de 2013

[Catolicos a Caminho] UM TALENTO ESCONDIDO Som !

 












  • UM TALENTO ESCONDIDO...





- «Quanto a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os cá e degolai-os na minha presença".(Lc.19,27).




A Liturgia da Palavra de hoje – 20 de Novembro – C – convida-nos ao uso digno e generoso dos nossos talentos, dos dons que Deus nos deu, necessários para alcançarmos a vida eterna, para que não sejam mal usados ou fiquem escondidos sem proveito para ninguém.






Esconder os seus talentos é não querer ver a verdade e tentar a Deus arranjando desculpas para fugir às responsabilidades.
A tentação de nos escondermos do próprio Deus tem como reverso uma outra tentação, que todos experimentamos, que é a tentação de procurar uma religião de conveniência, sem responsabilidades.
Ao esperar que Deus resolva tudo por algum toque de magia o que nós queremos é simplesmente :
* Escapar ao esforço pessoal.
* Fugir aos compromisso assumidos.
* Renunciar ao trabalho como condição de vida.
* Rejeitar qualquer empenho pessoal, porventura o sacrifício e a renúncia, que sempre nos são pedidos quando se trata de uma grande aventura, dum ideal nobre, dum projeto de vida, duma dedicação que se faz por amor.
Tudo isto é esconder os talentos que Deus livremente nos concedeu para que deles lucrássemos os seus valores.
Passamos a vida a tentar maneira de enganar os outros, a arranjar boas desculpas para nos justificarmos, se possível engenhosamente apoiados por alguma palavra isolada do Evangelho.
* Boas desculpas para nos livrarmos dos outros, quando a sua presença nos pesa (pelo aborto, a eutanásia, o abandono dos mais idosos)...
* Boas desculpas para deixar Deus para o fim (faltar à Missa, descurar a educação dos filhos, promover leis contra a dignidade humana)...
* Boas desculpas para correr atrás das honras e do dinheiro sem escrúpulos (o materialismo e a ganância que roubam o tempo que devia ser dedicado à família)...
* Boas desculpas para fugir às exigências de um amor em ruína (amor livre com pornografia e adultério)...
E tudo isto não é mais do que impunemente esconder talentos que são dons de Deus e que assim não podem render e causam os maiores insucessos na vida de cada um, nas famílias e em toda a sociedade.
Isto está bem claro na sociedade dos nossos dias, com a ridícula desculpa de protecção às minorias, com a legalização de assassínios em massa e com a desculpa de proteger e beneficiar uma sociedade que também pretende esconder talentos em troca de :
* Uma vida aparentemente mais fácil.
* De uma religião de conveniência com exclusão de compromissos.
* De uma fuga cega às próprias responsabilidades.
Tudo isto é pura e simplesmente tentar escondermo-nos de Deus, esconder os talentos que Deus nos deu para benefício de toda a nossa vida e da nossa sociedade.
Quem assim procede comodamente, encontra a resposta no Evangelho de hoje, de uma parábola muito actual e muito dura, e ficará certamente fora do Plano da História da Salvação.


JohnNascimento








__._,_.___






Atividade nos últimos dias:




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso











.


__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo