Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 22 de novembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] A PRESENÇA DE DEUS Som !

     












    • A PRRESENÇA DE DEUS 



    "A minha casa será casa de oração".(Lc.19,46). 



    A Liturgia da Palavra de hoje – 22 de Novembro – C, apresenta-nos a atitude de Jesus a expulsar os Vendilhões do templo, porque é, deve ser, a Casa de Deus, uma Casa de Oração em vez de um covil de ladrões. 


    Sempre foi uma questão para a humanidade poder assinalar e experimentar a presença de Deus. 
    Todos os povos têm os seus Templos e santuários onde acreditam que Deus se torna presente de forma quase palpável. 
    E colocam um especial cuidado na construção desses monumentos que, em todas as culturas e religiões constituem, muitas vezes, notáveis obras de arte. 
    Para o Povo de Deus esta também não é uma questão ociosa, e ao longo da sua peregrinação histórica, desde a tenda da aliança no deserto, até à construção e restauração do templo em Jerusalém, foi sempre uma questão central. 
    Os profetas maiores, desde cedo iniciaram uma pedagogia que conduz o povo a uma nova concepção do templo de Deus. 
    Mais do que o lugar da sua residência, o templo passa a ser a expressão plástica da verdadeira morada de Deus, que é a própria pessoa de Jesus ressuscitado e repleto do Espírito Divino. 
    Com Jesus também nós somos chamados a edificar o seu Corpo Eclesial, que, à medida que vai sendo purificado e transfigurado por Cristo, se transforma no seu Corpo Místico, porque nele habita, é celebrada e adorada a glóriosa presença do mistério de Deus tornado acessível a toda a humanidade. 
    Nós somos o Corpo Místico de Jesus, somos a Igreja, 
    Pela sua atitude, Jesus insurge-se violentamente contra todos aqueles que frequentam o templo – a Igreja – com attitudes de falta de respeito pela presença de Deus – na Casa de Deus - que deve ser Casa de oração. 
    Uma vez que todas as coisas dependem de Deus pela sua Criação e pela sua contínua existência, Deus está presente em todo o Universo como causa primeira. 
    Chama-se a isto "Omnipresença" que só pode ser atribuída a Deus. 
    A teologia tradicional estabeleceu uma especial distinção entre esta causa primeira e universal da presença de Deus e a Sua presença pessoal naqueles que, através de Jesus Cristo, são filhos adoptivos pela graça. 
    Dando aos seres humanos a capacidade de serem e funcionarem a um nível superior "vida sobrenatural", Deus torna possível a sua presença íntima na Santíssima Trindade. 
    Esta presença é estritamente pessoal na qual o Deus Uno e Trino se torna mais conhecido e amado na Sua realidade plena para a criatura humana criada. 
    A "intimidade divina" representa, não uma nova presença por parte de Deus acima da Sua "omnipresença", mas a transformação da pessoa humana que assim pode viver em união com Deus na Sua tripessoal realidade. 
    Não é que Deus se torne mais presente em nós, mas nós tornamo-nos mais plenamente presentes n'Ele em conhecimento e amor. 
    Esta presença de um Deus uno e trino pela graça é já o caminho para uma mais intensa presença de Deus na visão beatífica, em que nós estaremos perfeitamente unidos na comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo, tanto quanto isso é possível às criaturas. 
    Numa Igreja, que é a Casa de Deus, onde Deus está presente, as pessoas não se devem apresentar da mesma maneira que se apresentam em qualquer outra casa e devem comportar-se de maneira diferente do modo como se apresentam em qualquwer outro lugar, a começar pela maneira como se vestem porque, como diz o nosso povo, a Igreja é o lugar onde devemos estar vestidos com o nosso fato "de ver a Deus", e guardar o silêncio que se requer para uma intimidade e uma união a Deus. 
    Para além da presença – omnipresença – de um Deus uno e trino – na Igreja há ainda uma presença sacramental que exige de nós um comportamento mais íntimo e uma união mais substancial pela comunhão sacramental. 


    JohnNascimento 












    __._,_.___




    Atividade nos últimos dias: 


    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com







    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo