Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






quinta-feira, 28 de novembro de 2013

[Catolicos a Caminho] NOVEMBRO MÊS DAS ALMAS (28) RESSURREIÇÃO DA CARNE Som !

 












  • NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS!




A Ressurreição de Cristo é um motivo importante para pensarmos também na nossa ressurreição com um corpo glorioso.




(28) - RESSURREIÇÃO DA CARNE (28-XI-2013)








É um dos Artigos do Credo dos Apóstolos :

- Creio na Ressurreição da Carne.

Nós não só acreditamos que a alma humana é imortal, como também o corpo humano está destinado a ressuscitar imortal, do seu túmulo.

Da mesma maneira que as nossas almas, como substâncias espirituais, são naturalmente imortais, os nossos corpos são, por natureza, mortais.

Mas eles não foram criados sujeitos à morte, de acordo com o plano original de Deus para a humanidade.

Todavia o pecado dos nossos primeiros pais privou-os a eles e a todos os seus descendentes do dom da imortalidade corporal, porque a morte foi a pena do pecado.

Todos nós temos que morrer porque todos nós nascemos em pecado.

Um dos maiores benefícios do Cristianismo para a sabedoria humana é o claro e evidente ensinamento a respeito da imortalidade espiritual e corporal.

No Antigo Testamento a mais clara revelação a respeito da imortalidade da alma encontra-se no Livro da Sabedoria que diz :

- "Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. Aparentemente estão mortos. Aos olhos dos insensatos, a sua saída deste mundo é considerada uma desgraça, e sua morte como uma destruição, mas eles estão em paz! Se eles, aos olhos dos homens, foram atormentados, a sua esperança está cheia de imortalidade. Depois de terem sofrido um pouco, receberão grandes bens".(Sab.3,1-5).

O Novo Testamento apenas confirma os ensinamentos do Antigo, sobre a imortalidade da alma.

Cristo não poderia ter sido mais claro, quando disse :

- "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer na Geena o corpo e a alma". (Mt. 10,28).

Quando o Credo dos Apóstolos foi formulado, não foi feita uma menção explícita da alma.

Mas esta omissão foi expressamente premeditada para evitar qualquer ideia de que a alma morria e ressuscitava com o corpo.

Uma outra razão para se falar só na ressurreição do corpo foi a refutação da heresia dos Himeneus e Filiteus do século I, que diziam que as referências bíblicas à ressurreição, não se referem à ressurreição do corpo, mas que só as almas ressuscitarão da morte do pecado para a vida da graça.

Neste artigo do Credo dos Apóstolos nós professamos apenas a ressurreição do corpo..

O Catecismo da Igreja Católica diz :

991. - Crer na ressurreição dos mortos foi, desde os seus princípios, um elemento essencial da fé cristã. "Uma convicção dos cristãos : a ressurreição dos mortos; tal crença faz-nos viver" (Tertuliano, Res.1,1) :

Porque dizem alguns no meio de vós que não há ressurreição dos mortos ? Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou; se Cristo não ressuscitou, então a nossa pregação não tem sentido, e também não tem sentido a nossa fé [...] Mas não ! Cristo ressuscitou dos mortos, surgiu de entre os que morreram como os primeiros frutos da seara. (1 Cor. 15,12-14.. 20).

Temos a certeza da nossa ressurreição corporal no último dia, mas fica-nos uma pergunta :

- Como é que ressuscitam os mortos ?

É um assunto para tratarmos ao falar da Bem-Aventurança no Céu.

Portanto, a Ressurreição da Carne faz sentido e nós ressuscitaremos com um corpo glorioso, com o mesmo corpo que tivemos cá na terra.



John
Nascimento























__._,_.___






Atividade nos últimos dias:




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













.


__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo