Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 30 de novembro de 2013

    [Catolicos a Caminho] SANTO ANDRÉ APÓSTOLO Som !















    • SANTO ANDRÉ APóSTOLO







    Na Liturgia da Palavra de hoje – 30 de Novembro – C e festa do Apóstolo Santo André, vamos reflectir um pouco sobre o seu chamamento, a sua vida e o seu ministério apostólico.


    O nome de André, vem do grego, e significa Forte.


    Foi um dos primeiros discípulos de Jesus e era irmão de Simão Pedro. Aparece em todas as listas dos Apóstolos.


    Os três Sinópticos e os Actos dos Apóstolos apresentam o chamamento de Simão Pedro e André :


    - "Caminhando ao longo do Mar da Galileia, viu dois irmãos : Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar…".(Mt. 4/18).


    - "Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes, pois eram pescadores".(Mc. 1/16).


    - "Estavam lá Pedro, João, Tiago, André..." .(Act. 1/13).


    Embora Lucas não mencione no seu Evangelho, pelo seu nome, o chamamento de André, todavia quando falou da eleição dos doze, ele escreveu :


    - "…Convocou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos : Simão a quem chamou Pedro, e André, seu irmão ...". (Lc.6/14).


    João também apresenta André, dizendo :


    - "Encontrou a Filipe e disse-lhe : "Segue-Me". Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro". (Jo-1/43).


    Todavia há duas tradições sobre o chamamento de André.


    * Marcos diz :


    - "Viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores". (Mc.1/14).


    * João diz :


    - "André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que, tendo ouvido João, seguiram Jesus". (Jo. 1/40).


    André aparece na multiplicação dos pães :


    - "André, irmão de Simão Pedro, um dos discípulos, disse-lhe :"Está aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes". (Jo. 6/8-9).


    André aparece ainda como mediador entre Jesus e os gregos :


    - "Foram ter com Filipe, que era de Betsaida, da Galileia, e fizeram-lhe este pedido : "Senhor, queríamos ver a Jesus". Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe foram comunicá-lo a Jesus". (Jo. 12/21).


    E foi esta a última vez que André apareceu em acção e registado pelos Evangelhos.


    Para além dos Livros da Bíblia, os chamados Livros Canónicos, considerados como inspirados, há ainda os chamados Livros Apócrifos, isto é, Livros que não fazem parte da Bíblia canónica e, portanto, não são considerados Livros inspirados e, como tal, não aceites pela Igreja Católica.


    E entre esses Livros Apócrifos, há um que se chama Os Actos de André que descreve o seu ministério, a sua perseguição e a sua prisão e execução em Patmos, na costa norte da Acaia, no ano 60.


    Embora sem grande valor religioso, têm todavia algumas descrições que se podem aceitar ainda que não sejam consideradas inspiradas.


    S. André teria sido ligado à Cruz, vivo, e durante dois dias pregou para encorajar os que o viam no seu suplício.


    No século IV, Eusébio, bispo de Cesareia e Padre da Igreja, disse que o ministério de André foi entre os implacáveis e atrasados povos de Síntia, onde é presentemente parte da Rússia e Ucrânia.


    O Muratorium Fragment, a colecção mais antiga dos escritos do Novo Testamento, que datam do século II, colocam vagamente André com o aparecimento do 4° Evangelho.


    Desde 750 que S. André tem sido o Padroeiro da Escócia, e a sua festa foi sempre celebrada na Igreja Anglicana, como tempo de Oração pelos Missionários e pela missão da Igreja.


    A tradição de que S. André teria sido crucificado numa cruz em forma de X, só começou no século XIV, possivelmente porque o X era o Ch dos gregos e as duas primeiras letra de Christos, isto é Messias.


    A sua festa é no dia 30 de Novembro.


    .............................


    FRAGMENTO MURATÓRIO



    Chama-se assim a um manuscrito parcial, escrito antes do século II, que contém uma lista dos Livros (cânone da Escritura) que eram reconhecidos como autoritativos, isto é, de autoridade reconhecida, em Roma no fim do século II.


    Este documento foi descoberto por Muratori, na Biblioteca Ambrosiana de Milão no ano de 1740, e ele deu-lhe o seu nome.


    Este fragmento inclui os quatro Evangelhos, as Epístolas de S. Paulo menos aos Hebreus, duas Epístolas de S. João, S. Judas, Sabedoria de Salomão, Revelação de João, Revelação de Pedro, e o livro do Apocalipse.










    C.- el Canon Muratorio (Fragmento), El cual vino probablemente de Roma, por el año 200, da la siguiente lista: los evangelios, Hechos, las epístolas de Pablo (suprime probablemente Hebreos) Judas, 1 y 2 de Juan, Sabiduría de Salomón, Revelación de Juan, Revelación de Pedro (que algunos Rechazaban); Hernas puede ser leído privadamente"


    (Internet).


    • Pedro e André – Irmãos – eram Pescadores



    John

    Nascimento













































    __._,_.___






    Atividade nos últimos dias:




    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com





















    .


    __,_._,___


    -->

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo