Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 10 de agosto de 2012

    ADHT: Defesa Hetero

    ADHT: Defesa Hetero


    EPPUR È CIRCO!

    Posted: 10 Aug 2012 02:46 PM PDT

     

    BLOG DO HEITOR DE PAOLA

     

    Publicado em 10 de agosto de 2012 por heitor

    Fui o primeiro a denunciar o tal julgamento mensaleiro como puro circo! Mais tarde, ao responder a um comentário fui ainda mais incisivo.

    Depois parece que muitos articulistas passaram a desconfiar que a coisa não é séria mesmo, inclusive Elio Gaspari que chamou de "carnavalização".

    Reivindico a primazia e depois do que vi e li a respeito, cada vez mais me convenço de que não passa de um espetáculo previamente combinado entre as partes. O libelo de acusação, apresentado num tom monótono e cansativo, só contém provas testemunhais, nenhuma prova objetiva – evidências – e sabemos muito bem bem que testemunhos, inclusive confissões, podem ser falsos.

    É por isto que, segundo Louis Gernet, (Droit et societé dans la Grece Ancienne) com o nascimento da Pólis  o juiz passou a representar o corpo cívico, a comunidade em seu conjunto, e deveria  julgar baseado não mais em testemunhos, mas em provas objetivas, não mais juramentos, mas relato de evidências. O processo passou a empregar uma técnica de demonstração, de reconstrução do plausível e do provável, de dedução a partir de indícios e sinais, isto é, instalava-se a noção de verdade objetiva que o processo antigo, num quadro pré-jurídico, ignorava.

    Ora, fulano acusa beltrano que por sua vez acusa sicrano, muitas vezes alguém confessa um crime para proteger outra pessoa, e por aí vai! E como vai! As defesas estão adorando a acusação.
    Sei que o Código de Processo Penal brasileiro determina a equivalência dos dois tipos de prova, mas não me proíbe de dizer que não passa de mais um absurdo!

    Ninguém sabe o que vai acontecer, mas o mais provável é que se escolham alguns 'bois de piranha', que receberão penas leves e o resto escapa impune! Finalmente, os Magistrados devem seguir o clamor popular, vero?

    Dizem, parece que erradamente, que Galileu, ao sair do Tribunal em que se retratara e aceitara que a Terra era imóvel e o centro do Universo, teria dito: 'Eppur, si muove!' (em português simples: que se move, se move!).

    Pois eu digo: 'EPPUR, È CIRCO!"

    ‘Partícula de Deus’ tem traços exóticos que surpreendem físicos

    Posted: 10 Aug 2012 02:34 PM PDT

     

    VERDADE GOSPEL

    10/08/12 - 10:29

    Uma análise preliminar de dados coletados no LHC, maior acelerador de partículas do mundo, desmonstrou que ela está 'malcomportada'. O trabalho, feito por Oscar Éboli, do Instituto de Física da USP, sugere que o chamado bóson de Higgs, que seria responsável por dar massa a tudo o que existe, não está se portando como deveria, a julgar pela teoria que previu sua existência, o Modelo Padrão.

    Se confirmado, o comportamento anômalo da partícula seria a deixa para uma nova era da física. Essas informações forma divulgadas em matéria nesta sexta-feira (10), no site da Folha.

    A descoberta do possível bóson, anunciada com estardalhaço no mês passado, foi comemorada como a finalização de uma etapa gloriosa no estudo das partículas fundamentais da matéria. Sua existência, em resumo, explicaria porque o Sol pode produzir sua energia e criaturas como nós podem existir.

    Dada sua importância para a consistência do Universo (e fazendo uma analogia com a história bíblica da torre de Babel), o físico ganhador do Nobel Leon Lederman deu ao bóson o apelido de "partícula de Deus".

    Para analisar o bóson de Higgs, é preciso primeiro produzir uma colisão entre prótons em altíssima velocidade -função primordial do LHC. Então, do impacto de alta energia, surgem montes de novas partículas, dentre as quais o Higgs, que rapidamente decai, como se diz.

    É que, por ser muito instável, o bóson se "decompõe" quando a energia da colisão diminui. Aparecem, no lugar dele, outras partículas. É esse subproduto que pode ser detectado e indicar a existência do bóson de Higgs.

    Contudo, isso exige a realização de muitos impactos, até que as estatísticas comecem a sugerir a presença do procurado bóson.

    Os dados coletados até aqui são suficientes para apontar a existência da partícula, mas suas características específicas ainda não puderam ser determinadas. "Estamos ainda num estágio inicial da exploração das propriedades da dela", diz Éboli. "Contudo, há uma indicação de que o Higgs decaia mais em dois fótons (partículas de luz) do que seria esperado no Modelo Padrão".

    Os resultados dessa análise preliminar foram divulgados no Arxiv.org, repositório de estudos de física na internet, e abordados na revista Pesquisa Fapesp.

    Surpresa bem-vinda

    A novidade anima os cientistas. "Para a maioria dos físicos, o Modelo Padrão é uma boa representação da natureza, mas não é a teoria final", afirma Éboli. "Se de fato for confirmado que o Higgs está decaindo mais que o esperado em dois fótons, isso pode significar que novas partículas podem estar dentro do alcance de descoberta do LHC".

    Poderia ser o primeiro vislumbre de um novo "zoológico" de tijolos elementares da matéria. Previa-se que essas partículas exóticas começassem a aparecer com as energias elevadas do LHC.

    Tudo muito interessante, mas nada resolvido. "É um trabalho muito sério, mas eu acho que ainda é muito cedo para se tirar qualquer conclusão se se trata ou não do Higgs padrão", afirma Sérgio Novaes, pesquisador da Unesp que participa de um dos experimentos que detectaram o bóson de Higgs.

    "Até o final do ano as coisas estarão um pouco mais claras", avalia Sérgio.

    Fonte: Folha

    Veja o infográfico para entender todo o processo e não deixe de registrar o seu comentário no Verdade Gospel:

    O artigo de Alex Catharino: O que é a Ordem para os Conservadores

    Posted: 10 Aug 2012 02:32 PM PDT

     

    Link para o artigo citado AQUI.

    Publicado em 10/08/2012 por nivaldocordeiro

    O artigo de Alex Catharino "O que é a Ordem para os conservadores (http://www.cieep.org.br) é uma densa reflexão inspirada em Platão e em Eric Voegelin a respeito da Ordem na história. Leitura de altíssimo nível.

    O artigo de Alex Catharino: O que é a Ordem para os Conservadores

    Posted: 10 Aug 2012 02:27 PM PDT

     

    Link para o artigo citado AQUI.

    Publicado em 10/08/2012 por nivaldocordeiro

    O artigo de Alex Catharino "O que é a Ordem para os conservadores (http://www.cieep.org.br) é uma densa reflexão inspirada em Platão e em Eric Voegelin a respeito da Ordem na história. Leitura de altíssimo nível.

    NO AFÃ DE SALVAR OS MENSALEIROS, ADVOGADOS DE DEFESA PATINAM NUM FOLCLORE GROTESCO PERANTE O STF

    Posted: 10 Aug 2012 01:51 PM PDT

     

    BLOG DO ALUIZIO AMORIM

    sexta-feira, agosto 10, 2012

     

    "Vejo uma pinta negra nas asas da sétima pomba. Hoje, naquele vale, o povo fala de sete pombas negras que levantaram voo rumo aos cumes da montanha nevada".

    Marcelo Leal, ao mencionar o poeta Gibran Khalil Gibran para tentar provar que o ex-deputado Pedro Corrêa não pode ser classificado como corrupto apenas por ser réu no mensalão.

    Já havia me referido aqui no blog ao turbilhão de bobagens proferidas pelos advogados que defendem os réus do mensalão. Não deixa de ser um sinal desses tempos onde o folclore, que vai de metáforas futebolísticas a picarescos folhetins que consagram o enredo de novelas de televisão, substitui a racionalidade jurídica e a reflexão responsável e consequente que devem embasar os textos escritos e/ou verbalizados perante a mais alta Corte de Justiça do Brasil.

    O site da revista Veja acaba de postar uma reportagem que pinça do plenário do Supremo Tribunal Federal o discurso macarrônico dos advogados dos réus do mensalão, na tentativa de desqualificar a grave e bem embasada denúncia formulada pelo Procurador Geral da República. Ao que parece esses que se intitulam grandes especialistas no âmbito do Direito Penal devem ter formulado suas peças de defesa longe das bibliotecas e mais próximos aos botequins pé-sujos da periferia. 

    Em que pese o notório grande envolvimento na lambança do dito mensalão a defesa dos réus poderia ser pelo menos mais educada e vazada em termos eminentemente jurídicos. Mas o que vê pelo texto que transcrevo como segue é que nunca antes na história deste país se proferiu tantas asneiras e bobagens perante o STF. Os advogados de defesa dos mensaleiros levaram ao pé da letra o famigerado "direito achado da rua", ou como querem alguns, o tal "direito alternativo". Com efeito, os acusados, se já estavam preocupados, a partir de agora só poderão proclamar "seja tudo o que Deus quiser". É isso aí. Leiam:

    Aproveitando que o "ministro-poeta" Carlos Ayres Britto ocupa a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), advogados de réus no processo do mensalão abusaram das mais variadas referências ao expor, na primeira semana concedida à defesa, teses jurídicas para tentar desconstruir o que foi classificado como "o mais atrevido" escândalo de corrupção do país.

    A cantilena incluiu citações a intelectuais, poesia, música e até a novela "Avenida Brasil", da Rede Globo. O objetivo foi o mesmo: argumentar que quem mandava na verdade não mandava tanto assim, quem sacou a propina apenas cumpriu ordens e quem recebeu dinheiro não sabia do que se tratava.

    O rosário de referências foi inaugurado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, responsável pela acusação dos réus. De pronto, ele sacou uma tese do pensador Norberto Bobbio: "Não se justifica o injustificável". Por cinco horas, levou uma enxurrada de argumentos que comprovam a existência do esquema de suborno a parlamentares, lembrou o imortal brasileiro Raymundo Faoro e sociólogos como Max Weber, mas acabou resumindo tudo em versos de Chico Buarque. "Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações", recitou.

    Como era de se esperar, Ruy Barbosa, o patrono do Direito, foi o mais reverenciado pelos defensores – do ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, à fala menos performática de Antônio Sérgio Pitombo, advogado de Enivaldo Quadrado. Já o advogado Paulo Sérgio Abreu e Silva, por exemplo, cogitou chamar sua cliente de "baranga" na tribuna, mas depois achou a palavra que, para ele, seria de mais serventia. "Geiza era uma funcionária mequetrefe, uma batedeira de cheque", disse ao afirmar que a ex-subordinada de Marcos Valério era uma funcionária de segundo escalão e que, portanto, não tinha conhecimento do esquema de corrupção.

    Como o Supremo reservou uma hora para cada advogado expor seus argumentos, também houve quem achasse por bem recorrer à poesia mística. "Vejo uma pinta negra nas asas da sétima pomba. Hoje, naquele vale, o povo fala de sete pombas negras que levantaram voo rumo aos cumes da montanha nevada", filosofou o advogado Marcelo Leal citando o poeta Gibran Khalil Gibran para tentar afirmar que o ex-deputado Pedro Corrêa não poderia ser classificado como criminoso apenas por ser réu no mensalão. Do site da revista Veja

    INTERVENÇÃO AMERICANA NA TRÍPLICE FRONTEIRA DO BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI? EUA treinam militares paraguaios e presença brasileira aumenta na Tríplice Fronteira

    Posted: 10 Aug 2012 12:03 PM PDT


    CORREIO DO BRASIL

    9/8/2012 13:03,  Por Redação, com RickTV - de Cidade do Panamá, Ciudad del Leste, Assunção e Brasília

    Paraguai

    A convite dos EUA, o Paraguai participa das manobras no Canal do Panamá

    Soldados paraguaios participam desde o início deste semana dos exercícios militares dirigidos pelo Comando Sul dos Estados Unidos, em manobras de suposta defesa do Canal do Panamá. A participação paraguaia em um movimento de tropas norte-americanas ocorre logo após o golpe de Estado naquele país sul-americano, prontamente apoiado por Washington, contra o ex-presidente Fernando Lugo. O treinamento das tropas seguirá até o dia 17 de agosto e tem cerca de 600 militares.

    "Robert Appin, do Comando Sul dos Estados Unidos afirmou que o enfoque dos exercícios é a reação a um hipotético ataque terrorista que pretenda bloquer o trânsito de navios no Canal", afirma nota do Movimento pela Paz, a Soberania e a Solidariedade entre os Povos (Mopassol, na sigla em espanhol). Segundo a instituição argentina, há no Panamá 12 bases aeronavais controladas pelos EUA. Desde 2003, sob a direção do Comando Sul, realizam-se os exercícios militares conhecidos como Panamax, que contam com a participação de militares do Chile, Panamá e Estados unidos. Atualmente, porém, integram as manobras 17 países ao todo e é considerado um dos maiores movimentos de tropas do mundo.

    O Paraguai tem participado das manobras desde 2006, mas se manteve afastado de 2009 a 2012, sendo novamente convidado após o golpe que instituiu o governo de facto do presidente Federico Franco.

    Referindo-se ao exercício multinacional que usa a desculpa da luta contra o terrorismo, o jornalista cubano Miguel Lamas afirmou, dois anos atrás, que o verdadeiro projeto dos exercícios militares na América Latina são ensaios de uma invasão.

    "O aparato militar dos EUA aponta para a necessidade daquele país de buscar condições militares suficientes para dominar, militarmente, os demais países latino-americanos. Eles trabalham nos setores de inteligência e no treinamento físico para manter uma força capaz de intervir, no futuro, em qualquer país do continente. Este é o verdadiro objetivo de todas e de cada uma das manobras e dos exercícios militares que fazem, sempre com a cumplicidade aberta de vários países latino-americanos e de forma encoberta por outros".

    Intercâmbio parlamentar

    No caso paraguaio e do Cone Sul, vale recordar que o governo dos EUA, há anos, insiste na presença de células terroristas em Ciudad del Este, na zona denominada "tríplice fonteira" (Brasil, Argentina e Paraguai). Um grupo de parlamentares norte-americanos, em visita àquela cidade paraguaia, nesta semana, alegou que o propósito da missão é a de "compreender melhor os desafios do crime transnacikonal que o Ocidente enfrenta", segundo porta-voz.

    O Paraguai mantém fortes laços de cooperação técnica e militar com os EUA, sempre a serviço daquele país no objetivo de bloquer a presença das repúblicas socialistas da Venezuela e demais integrantes da Unasul e no próprio Mercosul, do qual fazia parte até ser suspenso após o golpe de Estado, renovando sempre seu apoio à ingerência norte-americana na região. O país abriga uma classe política de ultradireita e conservadora que, no dia 22 de junho, perpetrou um ataque à democracia e ao mandato do presidente deposto Fernando Lugo. Essa mesma classe política, formada por partidos tradicionais e dependentes do capital estrangeiro, ampliou os contatos com o Congresso norte-americano nas últimas semanas

    Manobras brasileiras

    Ao longo desta semana, o governo brasileiro concluiu o envio de um contingente de cerca de 9 mil militares – equipados com helicópteros de combate, navios-patrulha, aviões de caça e blindados – para a Tríplice Fronteira, na Operação Ágata 5. O movimento de tropas irá durar 30 dias.

    "É uma operação de fronteira que tem por objetivo, sobretudo, a repressão à criminalidade", disse o ministro da Defesa, Celso Amorim. A Marinha enviou aproximadamente 30 embarcações para os rios da Bacia do Prata, entre elas três navios de guerra e um navio-hospital.

    A Força Aérea Brasileira (FAB) participa da operação com esquadrões de caças F5 e Super Tucano, além de aviões-radar e veículos aéreos não tripulados. O Exército mobilizou infantaria e blindados Urutu e Cascavel de três divisões. As três Forças usam ainda helicópteros Black Hawk e Pantera, para transporte de tropas e missões de ataque.

    A operação terá ainda o apoio de 30 agências governamentais, entre elas a Polícia Federal, que elevarão o efetivo total para cerca de 10 mil homens. O general Carlos Bolivar Goellner, comandante militar do Sul, disse que a área crítica de patrulhamento é entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde é maior a maior incidência de tráfico de drogas e contrabando.

    Partiu da presidenta Dilma Rousseff a ordem a Amorim para a execução da Operação Ágata 5.

    – A ação visa a reforçar a presença do Estado na fronteira com a Bacia do Prata – disse Goellner. Segundo ele, as fronteiras serão fortemente guarnecidas e como consequência o tráfico de drogas e o contrabando devem ser "sufocados".

    Para Samuel Alves Soares, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), a decisão de ampliar o número de homens armados na região de fronteira pode ser entendida como uma mensagem da disposição de aumentar a força brasileira.

    A quem interessa o desarmamento

    Posted: 10 Aug 2012 11:48 AM PDT

     

    IPCO

     

    8, agosto, 2012

    Prof. Marcos Coimbra (*)

    Após mais um triste episódio de massacre ocorrido nos EUA, agora no Colorado, por James Holmes, com a morte de 12 pessoas, em sessão de cinema no qual era exibido o mais recente filme de Batman, ressurge a histeria antidesarmamentista dos hoplófobos profissionais, sob o comando da ONU. Reforça a investida de abril do ano passado da nova representante para assuntos de desarmamento, Angela Kane, a qual afirmou que o mundo precisa avançar nos objetivos globais de desarmamento, em especial com a redução das armas convencionais.

    E esta ação persiste, apesar de existir relatório da própria ONU, elaborado no mesmo ano de 2011 reconhecendo que o desarmamento da população não reduz a incidência de crimes violentos. Sabemos que as estatísticas demonstram que o desarmamento da população na verdade aumenta a incidência de crimes violentos (além de preparar o terreno para assassinatos em massa e a implantação de ditaduras sanguinárias).

    Ora, é realçado o fato de que o criminoso usou armas de fogo, porém é omitido o que teria ocorrido caso algum frequentador do cinema estivesse de posse de sua arma de fogo.

    Haveria reação e seguramente o assassino seria abatido e o número de vítimas não teria atingido tal volume. Os jornalistas do britânico The Guardian foram aos fatos e os apresentaram de maneira sintética e inteligente, levantando um quadro factual da momentosa questão da posse de armas por cidadãos honestos x criminalidade violenta em todo mundo:http://www.guardian.co.uk/news/datablog/interactive/2012/jul/22/gun-ownership-homicides-map .

    A grande patrocinadora do movimento de desarmamento da população civil brasileira é a ONG Viva Rio, fundada em novembro de 1993, em consequência do seminário internacional: Cidadania participativa, responsabilidade social e cultural num Brasil democrático, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 04 e 05, com o patrocínio e a participação de representantes das Fundações Rockefeller, Brascan, Kellog,Vitae e Roberto Marinho. Ela é filiada à IANSA-International Action Network of Small Arms (Rede de Ação Internacional de Armas Pequenas), um conjunto de 186 ONGs, fundada em maio/99, criada com o objetivo de atuar como uma central de coordenação da campanha internacional de desarmamento, para permitir a implantação de um governo mundial, que atuaria com a utilização de uma força de paz das Nações Unidas, sob o comando dos "donos do mundo".

    Dentre os participantes da Viva Rio, destacaram-se o banqueiro David Rockefeller, o então chanceler FHC, fundador do Viva Rio que sempre atuou em estreita coordenação com ONGs internacionais como a Human Rights Watch e o Conselho Mundial das Igrejas (CMI). É de se notar que a Human Rights tem entre os seus patrocinadores o megaespeculador George Soros, cujas Fundações promovem a campanha de desarmamento e legalização do uso de entorpecentes. O CMI também patrocina a campanha internacional de desarmamento civil.

    A campanha de desarmamento civil no Brasil não é proveniente de uma iniciativa própria, mas sim do resultado de um esforço internacional realizado por uma rede de instituições ligadas ao "establishment" oligárquico, em especial o seu componente anglo-americano-canadense, objetivando implantar uma estrutura de governo mundial, acima dos Estados Nacionais, que os "donos do mundo" pretendem ver inviabilizados no contexto da "globalização". O desarmamento da população se segue a uma série de medidas visando o desmantelamento das Forças Armadas e a reestruturação das forças policiais civis e militares, elementos cruciais do plano de dominação externo.

    Em dezembro de 1995, durante um seminário internacional promovido no Rio de Janeiro pelo Ministério da Justiça, o movimento Viva Rio e a Police Foundation dos EUA, o então secretário-geral do Ministério da Justiça, Sr. José Gregori, anunciou que o Viva Rio seria encarregado da elaboração de um projeto para orientar a nova Política de Segurança Pública do governo federal, uma doutrina de segurança cidadã, para ocupar o vazio que existe desde a doutrina de Segurança Nacional do governo. Tudo isto é apenas "coincidência".

    O modelo econômico neoliberal adotado pelas últimas administrações conduz à miséria, à pobreza, ao desemprego, à exclusão social, ao desmantelamento do Estado Nacional Soberano, ao desmonte do sistema de repressão, do Judiciário ao Penal, passando pelo Ministério Público. As armas são consequência, não causa.

    É importante adotar medidas de prevenção, com políticas públicas de geração de empregos, com justa remuneração. É vital combater a disseminação das drogas, inclusive as legais, como o álcool. É urgente o combate à violência, propagada pelos meios de comunicação, em especial as telenovelas e os filmes americanos, financiados pela publicidade inconsequente, invertendo os valores morais da sociedade. É notório o elevado grau de correlação entre o aumento do consumo de drogas e a violência, ocasionando o incremento da ocorrência de crimes.

    Especialistas insuspeitos afirmam que cerca de 90 % das mortes são ocasionadas pelo seu tráfico e consumo, bastando assim pararem de consumir, para diminuí-la significativamente.

    Correio eletrônico: mcoimbra@antares.com.br

    Página: www.brasilsoberano.com.br (artigo de 01.08.12-MM).

    (*)Membro do Conselho Diretor do CEBRES, Titular da Academia Brasileira de Defesa e da Academia Nacional de Economia e Autor do livro Brasil Soberano.

    Filmes exibidos na escola dizem muito sobre o ensino e o país

    Posted: 10 Aug 2012 11:31 AM PDT

     

    TOMADADAS

    sexta-feira, 10 de agosto de 2012

     

    Fiz todo o ensino fundamental num colégio religioso de tipo tradicional. Daí que as aulas de religião consistiam basicamente da leitura e discussão de passagens da bíblia. Já no primeiro ano do ensino médio as aulas de religião eram optativas, por se tratar de uma escola estatal. Mas a primeira aula de religião era obrigatória, pois os alunos tinham de saber como seria a disciplina para escolherem se iriam continuar ou não. E o que foi que o professor de religião nos mostrou nessa aula? Um documentário sobre as greves no ABC paulista, que desafiavam a ditadura! 

    Estávamos no começo dos anos 1980, e aquele era um assunto palpitante, se me perdoam o lugar comum. Eu nunca tinha ouvido falar em Teologia da Libertação, mas aquela aula de religião, na qual a bíblia nem sequer foi mencionada, era uma boa amostra do que estava acontecendo com a Igreja Católica na América Latina. Depois do filme, o professor de religião, talvez querendo mostrar que as aulas dele não eram chatas, comentou que era comum tocarem violão e cantarem. Disse que, numa das aulas, ele e os alunos haviam cantado a música Meu guri, de Chico Buarque, e discutiram a letra em seguida. Comentou que essa música denunciava "aquela velha ideologia de que, se você se esforçar, acaba chegando lá"...

    Quem é o ideólogo, afinal?

    Eu não assisti às outras aulas de religião, pois já havia me saturado de estudar esse assunto do pré-primário até a oitava série. Mas a minha intenção em contar essa história é comparar aquele documentário sobre as greves no ABC com um filme que assisti estes dias. Trata-se de Mãos talentosas: a história de Benjamin Carson. O filme conta a história real de um menino negro, criado pela mãe, empregada doméstica analfabeta e abandonada pelo marido, que se transformou no maior neurocirurgião pediátrico do mundo! 

    Como foi que ele conseguiu isso, especialmente numa época em que o racismo era mais forte do que nos dias atuais? O filme mostra que os dois fatores decisivos foram a educação que a mãe lhe deu e a religiosidade. Durante algum tempo, Carson foi um aluno de notas ruins por ser míope sem saber disso, e se achava burro. A mãe sempre insistiu que ele era inteligente, e vivia repetindo, como um mantra, que ele poderia ser tudo o que quisesse ser, e ainda mais, caso se esforçasse. Ela era muito religiosa e exigente. Limitava o tempo em que ele e o irmão mais velho podiam assistir TV, cobrava resultados na escola e os forçava a pegar livros na biblioteca - esse irmão, aliás, virou engenheiro. 

    Apesar disso, houve um período, na adolescência, em que Carson começou a apresentar sérios problemas de comportamento. Ele se tornou um garoto muito agressivo e que não admitia qualquer contrariedade. Chegou a ameaçar a mãe com um martelo e, na escola, tentou esfaquear um garoto. Superou essa fase rezando fervorosamente para que Deus o livrasse daquele mau temperamento. E assim as coisas caminharam até ele se tornar um médico mundialmente famoso pelo pioneirismo no uso de técnicas cirúrgicas que hoje têm eficiência amplamente reconhecida. No fim do filme, ficamos sabendo que ele criou uma fundação que oferece oportunidades para estudantes que apresentarem excelência acadêmica.

    Escolhas

    Por que nossos professores não optam por mostrar esse filme aos alunos? Francamente, até os pais dos nossos alunos deviam ser obrigados a assistir. Não é à toa que em nossas escolas impera a indisciplina e a negligência com os estudos. Ao invés de enfatizar o valor do esforço individual e mostrar com biografias como essas que o esforço compensa, ensinamos nossas crianças a acreditar que a pobreza é sempre culpa dos outros, e que a única coisa a fazer é meter-se em política sindical e partidária para "lutar por um mundo mais justo". Fico pensando quantas crianças com potencial para se tornar um Ben Carson nós perdemos por conta dessa ideologia esquerdista que se pensa denunciadora de ideologias "de direita".

    Talvez também não seja à toa que os EUA são o que são e o Brasil é o que é: a escola americana incentiva os pobres a se tornar médicos e engenheiros, enquanto a nossa escola quer formar gente inculta que se mete a fazer política sindical e partidária de esquerda. Azar nosso.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo