Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 8 de agosto de 2012

    Bula “Unam Sanctam”, de Bonifácio VIII

    Photobucket

    Estudos tomistas


    Bula “Unam Sanctam”, de Bonifácio VIII



    Papa Bonifácio VIII
    18.11.1302

    Una, santa, católica e apostólica: esta é a Igreja que devemos crer e professar, já que é isso o que a ensina a fé. Nesta Igreja cremos com firmeza e com simplicidade testemunhamos. Fora dela não há salvação, nem remissão dos pecados, como declara o esposo no Cântico: “Uma só é minha pomba sem defeito. Uma só a preferida pela mãe que a gerou” (Ct 6,9). Ela representa o único corpo místico, cuja cabeça é Cristo, e Deus é a cabeça de Cristo. Nela existe “um só Senhor, uma só fé e um só batismo” (Ef 4,5). Com efeito, apenas uma foi a arca de Noé na época do dilúvio; ela foi a figura antecipada da única Igreja; encerrada com “um côvado” (Gn 6,16), teve um único piloto e um único chefe: Noé. Como lemos, tudo o que existia fora dela, sobre a terra, foi destruído.
    A esta única Igreja, nós a veneramos, como diz o Senhor pelo profeta: “Salva minha vida da espada, meu único ser, da pata do cão” (Sl 21,21). Ao mesmo tempo que Ele pediu pela alma – ou seja, pela cabeça –, também pediu pelo corpo, porque chamou o seu corpo de único, isto é, a Igreja, por causa da unidade da Igreja no seu esposo, na fé, nos sacramentos e na caridade. Ela é a veste sem costura (Jo 19,23) do Salvador, que não foi dividida, mas tirada à sorte. Por isso, esta Igreja, una e única, tem um só corpo e uma só cabeça, e não duas como um monstro: é Cristo, e Pedro é vigário de Cristo, bem como os sucessores de Pedro, conforme o que disse o Senhor ao próprio Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17). Disse “minhas” em geral e não “esta” ou “aquela” em particular, de forma que se subentende que todas lhe foram confiadas. Assim, se os gregos ou outros dizem que não foram confiados a Pedro e aos seus sucessores, é necessário que reconheçam que não fazem parte das ovelhas de Cristo, pois o Senhor disse no Evangelho de São João: “Há um só rebanho e um só Pastor” (Jo 10,16).
    As palavras do Evangelho nos ensinam: este poder comporta dois gládios, ambos estão em poder da Igreja: o gládio espiritual e o gládio temporal. Mas este último deve ser usado para a Igreja, enquanto o primeiro deve ser usada pela Igreja. O espiritual deve ser manuseado pela mão do sacerdote; o temporal, pela mão dos reis e cavaleiros, com o consenso e segundo a vontade do sacerdote. Um gládio deve estar subordinado ao outro gládio; a autoridade temporal deve ser submissa à autoridade espiritual.
    O poder espiritual deve superar em dignidade e nobreza toda espécie de poder terrestre. Devemos reconhecer isso porque muito nitidamente percebemos que as coisas espirituais sobrepujam as temporais. A verdade o atesta: o poder espiritual pode estabelecer o poder terrestre e julgá-lo se este não for bom. Ora, se o poder terrestre se desvia, será julgado pelo poder espiritual. Se o poder espiritual inferior se desvia, será julgado pelo poder superior. Mas, se o poder superior se desvia, só Deus poderá julgá-lo e não o homem. Assim testemunha o apóstolo: “O homem espiritual julga a respeito de tudo e por ninguém é julgado” (1Cor 2,15).
    Esta autoridade, ainda que tenha sido dada a um homem e por ele seja exercida, não é humana, mas de Deus. Foi dada a Pedro pela boca de Deus e fundada para ele e seus sucessores n’Aquele que ele, a rocha, confessou, quando o Senhor disse a Pedro: “Tudo o que ligares...” (Mt 16,19). Assim, quem resiste a este poder estabelecido por Deus “resiste à ordem de Deus” (Rm 13,2), a menos que esteja imaginando dois princípios, como fez Manes, opinião que julgamos falsa e herética, já que, conforme Moisés, não é “nos princípios”, mas “no princípio” que “Deus criou o céu e a terra” (Gn 1,1).
    Por isso, declaramos, dizemos, definimos e pronunciamos que é absolutamente necessário à salvação de toda criatura humana estar sujeita ao romano pontífice.

    Dada no oitavo ano de nosso pontificado [18 de novembro de 1302].

    http://estudostomistas.blogspot.com.br/2012/08/bula-unam-sanctam-de-bonifacio-viii.html


    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
    Marcadores: Igreja e Estado, Magistério da Igreja
    Postagem mais antiga Início
    Pesquisar este blog

    Marcadores

    A Realeza de Cristo (2)
    Aristóteles (1)
    Artes (1)
    Crise Vaticano II (1)
    Fé e Razão (1)
    Física (3)
    História da Filosofia (5)
    Igreja e Estado (1)
    Lógica (1)
    Magistério da Igreja (6)
    Metafísica (7)
    Obras de Santo Tomás de Aquino (4)
    Política (1)
    Psicologia (1)
    Sacra Teologia (17)
    Sagradas Escrituras (2)
    Santo Tomás Doutor Comum (2)
    Tomistas (4)

    Arquivos do blog

    ▼ 2012 (26)
    ▼ Agosto (13)
    Bula “Unam Sanctam”, de Bonifácio VIII
    “Sur l’heure marquée par Dieu pour la mort de chac...
    O segredo de Léon Bloy
    Magnífica edição portuguesa das Obras Completas de...
    Se o artigo “Se a fé dos papas pode desfalecer” co...
    Lottin, OSB – “L’ame du culte – La vertu de religi...
    Memoria e identidad según Santo Tomás
    “O Ente e a Essência” – Santo Tomás de Aquino
    “Se Deus existe”, por Santo Tomás de Aquino
    “La lámpara bajo el celemín” – Padre Álvaro Calder...
    Santo Tomás de Aquino, “De potentia Dei” (cuestión...
    Santo Tomás de Aquino, “De potentia Dei” (cuestion...
    Se a fé dos papas pode desfalecer
    ► Julho (13)

    Links

    Corpus Thomisticum
    A Boa Música
    Contra Impugnantes


    Modelo Awesome Inc.. Tecnologia do Blogger.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo