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    terça-feira, 7 de agosto de 2012

    Maria à Luz de Santo Ambrósio

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    Maria à Luz de Santo Ambrósio

     Maria à Luz dos Escritos Patrísticos

    Através dos primeiros escritos históricos, perceba como desde o princípio a mãe de Deus foi honrada como tal. Maria foi respeitada e honrada pelos cristãos que foram compreendendo e aprofundando os títulos encontrados no Evangelho. Que estes textos façam aumentar seu amor a Nossa Senhora.


    9. Santo Ambrósio - Ano 389-390:

    Ele se dedicou à formação religiosa de jovens que queriam se consagrar a Deus,  destacando-se dentre elas sua irmã Marcelina, à qual ele dedica seu tratado "De Virginibus". Mais tarde escreve outra obra intitulada "Da formação da Virgem e da virgindade perpétua de Maria". A Mãe do Senhor é descrita pelo bispo de Milão como a virgem por excelência, colocando em relevo os aspectos da doutrina católica que se referem à virgindade de Maria. A virgindade perpétua não pode, de modo algum, ser posta em dúvida, pois é consequência lógica dos dons recebidos por Maria. Maria é assim apresentada como a iniciadora da virgindade consagrada, mãe e modelo das virgens cristãs. Escreve Santo Ambrósio:

    "Que porta é esta, senão Maria, que permanece fechada por ser virgem? Portanto esta porta foi Maria, através da qual Cristo veio a este mundo graças a um parto virginal, sem romper os claustros fecundos da pureza. Permaneceu íntegro em seu pudor e se conservaram intactos os selos da virgindade, enquanto nascia Cristo de uma virgem cuja grandeza não podia sutentar o mundo inteiro. Esta porta, disse o Senhor, há de permanecer fechada e não se abrirá. Bela porta!, Maria, que sempre se manteve fechada e não a abriu! Passou Cristo através dela, mas não abriu"(DA formação da Virgem, 52-53).

    "Iria escolher nosso Senhor Jesus para ser sua Mãe a quem se atrevesse a profanar o seio celeste com a intervenção de um varão, ou uma mulher incapaz de guardar intacto o pudor virginal? Aquela com cujo exemplo estimula as demais virgens ao amor da integridade..."(Da formação da Virgem, 44-45).

    "Dissemos que José era um varão justo, dando-nos o evangelista a entender que ele não se atreveria a profanar o templo do Espírito Santo, o ventre do mistério, o corpo da  Mãe de Deus"(Comentário ao Evangelho de São Lucas: PL 15, 1555).
     
    "Em Maria, jamais se viu algum movimento indecoroso, um andar descomposto, ou voz presumida. Pelo contrário, via-se em sua compostura a pureza interior da alma." "Com razão só Ela é chamada cheia de graça, porque só Ela conseguiu a graça que nenhuma outra merecera, a de ser cheia do Auto da graça."    


    Santo Ambrósio 

    (Tier: 340-4 de abril de 397 dC) Teólogo e bispo de Milão que se tornou uma das figuras eclesiásticas mais influentes do século IV. Ele nasceu em 340 em Tier, no sul de Gaul, hoje Alemanha. Era um nobre e irmão de Santa Marcellina. Educado nos clássicos gregos, estudou filosofia em Roma, era poeta e notável orador. Foi Governador de Milão. Converteu-se ao cristianismo e quando o Bispo de Milão faleceu, uma disputa sobre o seu sucessor estava indo para a violência e Ambrósio intercedeu para acalmar ambos os lados e ele impressionou a todos os envolvidos, que o escolheram para ser o Bispo de Milão. Ele resistiu dizendo que não era capaz e nem era ainda batizado, mas para prevenir mais violência acabou aceitando e em 7 de dezembro de 374, ele foi batizado, ordenado padre e consagrado bispo. Ele imediatamente deu todos seus bens para os pobres como um exemplo para sua congregação. Suas pregações converteram Santo Agostinho de Hippona o qual Ambrósio batizou e trouxe para a Igreja. Os sermões de Ambrósio também convenceram ao Imperador Theodosius a fazer uma penitencia pública de seus pecados, algo raríssimo na época.
    Ele escreveu sobre os sacramentos, especialmente a confissão, a Trindade, a salvação pela fé e boas obras, e se dedicou ao estudo da mariologia. É considerado um dos Padres latinos e Doutores da Igreja. É considerado um dos quatro máximos doutores da Igreja, aprendeu de Orígenes a conhecer e a comentar a Bíblia. Os escritos de Ambrósio guardam atualidade na Igreja que a eles em várias épocas tem recorrido. As suas obras são citadas em documentos doutrinais e pontifícios até hoje.

    Bento XVI discorrendo sobre ele diz que Ambrósio: "Trouxe para o ambiente latino a meditação das Escrituras, iniciando no Ociente a prática da lectio divina, que orientou a sua pregação e os seus escritos, que brotam precisamente da escuta (...) da Palavra de Deus. (...) Com ele os catecúmenos aprendiam primeiro a arte de viver bem para preparar-se depois para os grandes mistérios de Cristo e sua pregação partia da leitura dos Livros Sagrados, para viver de conformidade com a revelação divina." "Nessa leitura (...) onde o coração se esforça por compreender a palavra de Deus, se entrevê o método da catequese ambrosiana: a Escritura intimamente assimilada, sugere os conteúdos que se devem anunciar para converter os corações. (...) A catequese é pois, inseparável do testemunho de vida."

    Cartas: Mais de noventa de suas cartas chegaram aos tempos atuais dando informes sobre a situação política, eclesiástica e religiosa de seu tempo.
    Hinos: É considerado, no Ocidente, como sendo o introdutor da hinologia na liturgia da Igreja. Em 396, o canto de hinos, salmos e antífonas era prática usual na Igreja de Milão, daí disseminou-se para as outras igrejas. Foi autor de várias melodias e de cantos litúrgicos utilizando o metro ambrosiano (oito estrofes de 4 linhas).
    Também conhecido com o Doutor "Língua de Mel", seu titulo "Língua de Mel" inicialmente por causa de sua habilidade como pregador e orador, acabou levando a que se usasse abelhas nas iconografias dele, e outros símbolos que indicavam sabedoria. Isto levou a associar seu nome com abelhas, cêras ,fabricantes de candelabros, refinarias de cera e apiários.
    Fonte: Eu Sou Feliz Por Ser Católico - Pe. Marcelo Rossi 





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    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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