Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 8 de agosto de 2012

    Fwd: [MUNDO CATÓLICO] TEOLOGIA MORAL - TEOLOGIA ECUMÉNICA E ECUMENISMO Som !



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: <nascimentoja@shaw.ca>
    Data: 8 de agosto de 2012 19:20:33 BRT
    Para: <Undisclosed-Recipient:;>
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO]  TEOLOGIA MORAL - TEOLOGIA ECUMÉNICA E ECUMENISMO  Som !
    Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



     

       

                    TEOLOGIA  MORAL !

                                          TEOLOGIA ECUMÉNICA

                E ECUMENISMO

     

                    TEOLOGIA ECUMÉNICA

                Embora as considerações teológicas sempre tivessem um sentido e uma orientação unitária "de todos em Cristo", todavia, especialmente nos últimos 20 anos, tem havido uma certa partilha de pensamento com outras diversas Igrejas em geral.

                Como ficou estabelecido no documento Catolicidade e Apostolicidade, preparado pelo "Joint Working Group", com membros da Igreja Católica e do Concílio Mundial das Igrejas, de facto reconhece-se que "o Evangelho promete o pleno cumprimento da unidade de todos em Cristo para o tempo da Sua vinda na glória.

                Então realizar-se-á a comunhão universal de todos os homens, a reunião geral de Israel e das nações.

                Cristo orou ao Pai pela unidade de todos os que haviam de crer n'Ele.

    - "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão-de crer em Mim, para que todos sejam um só; como Tu, ó Pai estás em Mim e Eu em Ti, que também eles estejam em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste".(Jo.17/20-21).

                 Esta unidade permanece como um ideal, um fim a atingir mas que nunca se alcançará neste mundo; devemos caminhar no sentido de que o mundo reconheça que Deus enviou o Seu Filho".

                E este é o impulso teológico para pregar o Evangelho de Cristo através do diálogo com o mundo, a salvação por Cristo, que pressupõe a unidade de toda a Igreja em amor e fé.

                Assim, cada diálogo exige que as Igrejas se entendam a si mesmas e às outras, e assim conheçam o mundo de modo que a fé tenha voz, seja aprendida e seja transmitida a todos os homens.

                O Decreto do Vaticano II sobre o Ecumenismo, (UR) diz a respeito da teologia ecuménica :

                 - A sagrada teologia e as outras disciplinas, principalmente as históricas, devem ser ensinadas também sob o ponto de vista ecuménico, de modo que respondam mais exactamente à verdade das coisas.

                Importa muito que os futuros pastores e sacerdotes estudem a teologia bem elaborada deste modo e não polemicamente, sobretudo nas questões que incidem sobre as relações entre os irmãos separados e a Igreja católica. (UR 10).

               

                            ECUMENISMO

    Chama-se Ecumenismo, ou Movimento ecuménico ao estudo que pretende restaurar a união entre os Cristãos, e foi tratado no Concílio Vaticano II no Decreto Unitatis Redintegratio de 21 de Novembro de 1964.

    Diz o Decreto :

    - Por Movimento Ecuménico entendem-se as actividades e iniciativas, que são suscitadas e ordenadas, segundo as várias necessidades da Igreja e oportunidades dos tempos, no sentido de favorecer a unidade dos Cristãos. (UR 4)

    Este movimento do Ecumenismo pretende que haja um diálogo e uma cooperação com as outras Igrejas Cristãs e com outras comunidades eclesiais.

    A Igreja Católica é hoje e foi sempre a Igreja fundada por Cristo como instrumento da Sua missão.

    Este conceito da sua própria natureza não se atribui a outras Igrejas ou grupos eclesiais nem lhes exige nenhum compromisso.

    Todavia, a Igreja não considera os outros grupos eclesiais e as outras Igrejas como entidades que não existem ou não devessem existir, ou que devessem ser abolidas ou anatematizadas.

    Mais do que isso, considera estes grupos como participantes num diálogo e num esforço de colaboração para se saber o que é que eles têm em comum, o que é que eles podem fazer cooperativamente para ultrapassar os obstáculos do mundo em que vivemos e para encontrarem maneira de dar cumprimento à missão universal de Cristo.

    O Concílio Vaticano II faz referência a estes Cristãos e comunidades eclesiais como Irmãos separados e assim abre uma nova expansão na partilha do amor e da caridade para todos os povos.

    Diz o Concílio :

    - Quanto o permitirem as condições religiosas, deve promover-se a acção Ecuménica, de sorte que, banindo toda a aparência de indiferentismo, de confusionismo e odiosa rivalidade, os católicos colaborem com os Irmãos separados, em conformidade com as disposições do Decreto sobre o Ecumenismo. (AG 15)

    Compete aos bispos da Igreja iniciarem e dirigirem os esforços do Ecumenismo.

    Como dirigentes :

     - Estendam o seu amor aos Irmãos separados, recomendando também aos fiéis que os tratem com grande delicadeza e caridade, e favorecendo o Ecumenismo, como o entende a Igreja. (CD 16).

    O Concílio pede aos católicos que, por si mesmos trabalhem pelo Ecumenismo com o desejo de unidade :

    - É, sem dúvida, necessário que os fiéis católicos na empresa Ecuménica se preocupem com os Irmãos separados, rezando por eles, comunicando com eles sobre assuntos da Igreja, dando os primeiros passos em direcção a eles. Sobretudo, porém, examinem com espírito sincero e atento aquelas coisas que na própria família católica devem ser renovadas e realizadas para que a sua vida dê um testemunho mais fiel e luminoso da doutrina, e dos ensinamentos recebidos de Cristo e dos Apóstolos.(UR 4).

    Para atingir os fins do Ecumenismo, a Igreja fez as suas provisões e entrou em diálogo e em deliberações a todos os níveis, nas comunidades do mundo.

    O Secretariado do Vaticano para a Promoção da Unidade Cristã, começou em 1960, como preparação para o Concílio Vaticano II, e continuou a estabelecer relações com as outras Igrejas do Oriente, com o Conselho Mundial das Igrejas, com a Federação do Mundo Luterano, com a Comunhão Anglicana e com a Aliança Mundial das Igrejas Reformadas.

    Dois notáveis Documentos foram formulados :

    1- A Declaração de Canterbury, da Comissão Internacional dos teólogos da Igreja Anglicana-Católia Romana, que apresenta alguns pontos de concordância sobre o Ministério e a Ordenação. (13-12-1973).

    2- O Diálogo Nacional Luterano-Católico do grupo de teólogos entitulado Primazia papal - Pontos de vista Convergentes. (3-3-1974).

    Outros estudos se seguiram depois.

    As Conferências dos bispos nomearam Comissões para tratar de assuntos Ecuménicos e inter-religiosos, em todos os países.

    Ecumenismo  é também o nome de uma Encíclica de João Paulo II de 1994.

    Para além do Movimento Ecuménico, figuram assuntos como admissão dos não-católicos ao martirológio, o tratamento a conceder aos bispos retirados, o reconhecimento de erros históricos.

    Temas relativos : Concílios Ecuménicos. Eclesiologia. Teologia Dogmática. Unitatis Redintegratio.

     

                                                              John

                                                              Nascimento

     

     

     



    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo