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    sábado, 11 de agosto de 2012

    [catolicos_respondem] EUCARISTIA SACRAMENTO Som !

     

     

       

                                 EUCARISTIA SACRAMENTO...

     

    -"Sim, o odor de meu filho é como o odor de um campo abençoado pelo Senhor". (Gn.27,27).

     

                Em consideração da terceira parte da História da Salvação, o tempo da Igreja em que todos nós vivemos, a Eucaristia está presente nela como Sacramento, nos sinais do pão e do vinho, instituída por Cristo na Última Ceia, por estas palavras :

                - "Fazei isto em memória de Mim".

                Nós devemos entender claramente a diferença entre o acontecimento ou facto que já descrevemos, e  o Sacramento, diferença entre a História e a Liturgia.

                Cristo morreu uma só vez por nós, o justo pelos pecadores, o Senhor pelo seu povo.

                Nós sabemos com toda a certeza que isto aconteceu uma só vez por todas; e agora, o Sacramento renovado constantemente sobre o Altar é como se o que a históra proclama que aconteceu  uma vez, se vai repetindo de novo muitas vezes.

                Mas o facto e o Sacramento não estão em contradição, como se o Sacramento fosse falso e o facto fosse verdadeiro.

                Com efeito, o Sacramento muitas vezes renova no coração dos fiéis a celebração do que história afirma que acontceu uma só vez.

                A História revela o que aconteceu uma só vez e como aconteceu.

                A Liturgia apresenta o passado para que não seja esquecido; não no mesmo sentido de que o facto do passado aconteça de novo, mas no sentido que ele seja celebrado.(Non faciendo sed celebrando). (St.Agostinho).

                É um assunto extremamente delicado para definir a ligação ou relação que existe entre o único sacrifício da Cruz e a Missa, e isto tem sido sempre um dos maiores pontos de dissensão entre Católicos e Protestantes.

                Como diz Santo Agostinho,  renovar e celebrar são palavras em que uma está na luz da outra : a Missa renova o acontecimento da Cruz, celebrando-o (não repetindo-o), e celebra-o reovando-o (não apenas invocando-o).

                A palavra que melhor significa o consenso ecuménico de hoje é, talvez, o verbo  representa (usado também por Paulo VI na sua encíclica "Misterium fidei"), tomando o seu mais forte sentido de re-presenta, ou torna presente de novo.

                Segundo a História, portanto, só houve apenas uma Eucaristia, realizada por Jesus com a sua vida e morte.

                Segundo a Liturgia, por sua vez e graças ao sacramento instituído por Jesus na Última Ceia, há tantas Eucaristias quantas vezas ela for celebrada até ao fim dos tempos.

                O Facto ou acontecimento teve lugar uma só vez (semel), o Sacramento terá lugar "todas as vezes que"(quotiescumque).

                É devido ao Sacramento da Eucaristia que nós misteriosamente nos tornamos contemporâneos do facto ; o facto é presente para nós e nós estamos presentes no facto.

                Na Liturgia da Páscoa (Passagem), os Judeus do tempo de Jesus, costumavam dizer :

                - "Em todas as gerações deixai que cada um se veja a si próprio, como se cada um estivesse a sair do Egipto naquela noite".

                Aplicado  a nós Cristãos, este texto diz-nos que em todas as gerações, cada um se deve ver a si próprio como se estivesse ao pé da Cruz naquele dia, com Maria e João.

                O Sacramento da Eucaristia não torna presente o facto da Cruz apenas em nós; isso seria muito pouco; ele torna-o presente, acima de tudo, no Pai.

                Em todo o "partir do pão", quando o sacerdote parte a hóstia, é como se o vaso de alabastro da humanidade de Cristo se quebrasse de novo, que foi o que aconteceu na Cruz, e como se o perfume da sua obediência tocasse de novo o coração do Pai.

                É tal com Isaac, sentindo o odor das roupas de Jacob e o abençoasse e dizendo :

                "Sim, o odor de meu filho é como o odor de um campo abençoado pelo Senhor.(Gn.27,27).

                Na verdade, perante todo este mistério da Eucaristia, como facto histórico e como celebração litúrgica, todos nós devíamos sentir o desejo de a receber dignamente, como condição essencial da nossa própria santificação, porque ela exige o estado de graça, e é só em estado de graça que a nossa santificação é possível.

                Eu sou o Pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná  e morreram. Mas o Pão  que desce do C éu  é tal que, se alguém comer dele, não morrerá. (Evangelho).

     

                                                                          John

                                                                                          Nascimento   

               

               

     

     

     

     

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    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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