Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 8 de agosto de 2012

    Neurocientista (sic!) puxa orelha do blogueiro e ele responde.

    Photobucket

    Blog do Angueth


    Neurocientista (sic!) puxa orelha do blogueiro e ele responde.


    Post de referência: Diocese de Belo Horizonte avisa: a neurociência agora substitui a Bíblia.

    Prezado,
    Sou neurocientista E católica. Acredito que você teve uma interpretação equivocada e está dizendo grandes besteiras.
    Mas vamos aos fatos de uma forma bem simples: crianças pequenas aprendem mais facilmente quando a informação passada vem na forma POSITIVA e não NEGATIVA. Isto não significa que as crianças não precisem de limites, mas influencia em como os limites serão estabelecidos, certo!?
    Troque o "isto não pode" por "faça desta outra maneira", por exemplo.
    Outra coisa, já foi demonstrado cientificamente que o estilo parental mais eficiente é o autoritativo e não o autoritário. Você já escutou/pesquisou sobre o assunto!?!?
    Acredito que você como (de alguma maneira) formador de opiniões deveria se inteirar melhor do assunto e MELHORAR SUAS FONTES de busca antes de escrever/falar palavras ao vento.
    Caso tenha interesse estou a disposição para discutirmos o assunto do ponto de vista de uma neurocientista católica e sensata.
    Att. Annelise


    Cara Annelise,
    Salve Maria!

    Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário (não muito educado!), que pelas suas supostas credenciais é autoritário, ou seja, de uma autoridade no assunto que decide usá-la com firmeza.

    Eu, como você já deve suspeitar, não sou neurocientista, mas sou católico, como você.

    Quando trato com um cientista, e que fala do alto de seu saber, assim como você, vou logo à plataforma Lattes para saber com quem falo. Não ligo a mínima para o Lattes quando estou em discussão normal, pois discussões se travam em torno de argumentos, não de titulações acadêmicas. Mas você mostrou logo suas credenciais e aí não há escapatória!

    Encontrei nove Annelise’s doutoras (e portanto cientistas): uma doutora em Ciências da Linguagem; duas doutoras em Engenharia (Metalúrgica e Minas); uma bolsista de produtividade em Química; uma doutora em Química; uma doutora em Sociologia e Antropologia; uma doutora em Saúde Pública; uma doutora em Medicina Veterinária; e a última doutora em Biociências e Biotecnologia. Li o pequeno resumo do perfil de cada uma e não encontrei ninguém na área de neurociências.

    Continuando no Lattes, pesquisei também o banco de dados de “Demais Pesquisadores (Mestres, Graduandos, Estudantes, Técnicos, etc.)” e acho que achei você, Annelise! Acho que você é da UFMG, a minha instituição! Seu perfil nos informa que você é mestranda em Neurociências. Parabéns e boa sorte! Mas você ainda tem muito caminho pela frente para se tornar uma cientista, Annelise. Vá com calma e com humildade.

    Bem, mas você disse que: “Mas vamos aos fatos de uma forma bem simples: crianças pequenas aprendem mais facilmente quando a informação passada vem na forma POSITIVA e não NEGATIVA. Isto não significa que as crianças não precisem de limites, mas influencia em como os limites serão estabelecidos, certo!? Troque o ‘isto não pode’ por ‘faça desta outra maneira’, por exemplo.”

    Gostei da “forma bem simples”, pois mostra que você sabe tratar com crianças. Gostei também das maiúsculas. Lembrei-me que Chesterton tem alguns textos memoráveis sobre o uso de letras grandes pela mídia impressa (veja um deles aqui) e uma das observações do gênio inglês talvez se aplique a seu texto. Ele dizia que “Os editores usam esse alfabeto gigante ao tratar com os leitores, pela mesma exata razão que pais e professoras usam um alfabeto gigante similar ao ensinar as crianças a soletrar.”

    Mas vamos aos fatos, Annelise, aos fatos! Eu criei dois filhos e sempre fiz isto que você chama de “fato”, embora não seja neurocientista. Aliás, o ser humano normal sempre faz isso, sem precisar de neurociência. Às vezes dava certo. Muitas vezes não. Pois, criança pequena, às vezes, Annelise, não tem a capacidade de compreensão das situações corriqueiras. Aí o “faça desta outra maneira” não funciona e aí, Annelise, quem detém a autoridade deve exercê-la integralmente. E aí, Annelise, uma palmada, um castigo ou uma repreensão mais forte são as únicas maneiras de solucionar o impasse e educar nosso rebento. Bem mais tarde, quando a criança não for mais pequenininha, a coisa muda de figura. O entendimento do mundo já está mais amadurecido na cabecinha dela e então um nível de diálogo mais avançado já é bem mais possível. Aí, e só aí, entra, como norma geral, o “faça desta outra maneira”. Antigamente, Annelise, quando não existia a neurociência, e quando o homem ainda utilizava o senso comum que Deus lhe deu (homem sensato, como você chama a si mesma!), as coisas se passavam assim. Excetuando-se os desequilibrados, pais amorosos (e católicos) sempre abordam os filhos com amor e carinho, mesmo quando têm de usar da autoridade máxima!

    O que me espantou nas afirmações de Dom Walmor foi que ele disse o seguinte: “que a neurociência afirma que ‘até os oito anos cabem somente elogios’.” Veja, Annelise, nem o seu “faça de outra maneira” é sugerido: “somente elogios” é a nova lei da neurociência, segundo o arcebispo. E isto é uma grandíssima besteira! Não só besteira, mas mentira! Não só mentira, mas uma má sugestão. Não só má sugestão, mas uma receita para o fracasso. Não só receita para o fracasso, mas um desrespeito das Sagradas Escrituras e da lei de Deus! Este foi o assunto de meu post.

    Mas você se dispõe a discutir o assunto. Qual assunto? Não quero discutir com você neurociência, da qual não dependi para criar meus filhos, graças a Deus, e da qual nada conheço. Mas quero muito sua opinião sobre os versículos das Sagradas Escrituras que eu citei. Agora, Annelise, não me venha com embromação. Quero que você interprete as Sagradas Escrituras sob o ponto de vista do “faça desta outra maneira”. Defenda o seu lado neurocientista contra o seu lado católico!

    Para finalizar (falo agora para a Annelise católica), quando faço meu exame de consciência, antes de me confessar, leio as obrigações que os pais têm para com os filhos, relativas ao quarto mandamento da Lei de Deus. Uma delas é: “Deixei de discipliná-los quando necessitassem de tal?” Deixar de fazer isto é pecado contra o quarto mandamento, Annelise. Disciplinar é algo muito autoritário, como é autoritário promulgar os Dez Mandamentos. Deus e Moisés não eram neurocientistas!
    Print Friendly and PDF
    Postado por Antônio Emílio Angueth de Araújo às 13:25
    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
    Marcadores: Respostas a leitores
    Um comentário:

    Luiz Fernando disse...

    Caro Angueth,

    Salve Maria!

    "Nescire quaedam magna pars sapientiae este". Esse provérbio latino se aplica à fala da mocinha "neurocientista" mui católica. Traduzindo: "Ignorar certas coisas já é grande parte da sabedoria".

    Sim, ignorar as ideias do "nosso" arcebispo — coloco "nosso" entre aspas porque eu nem sei se esse homem é o "meu" arcebispo, ou o "seu", ou o da Arquidiocese de Belo Horizonte. De fato, eu não sei nem mesmo se há bispo na nossa Arquidiocese.

    E ignorar a "neurociência" da mocinha também é necessário, Angueth. Eu que sou solteiro, que não tenho filhos, já estou cansado de ver os resultados dessa tal estimulação positiva e elogiosa até determinada idade. Você também tem visto, né? Aliás, todos nós! Basta abrir os olhos: uma geração inteira de crianças, adolescentes e jovens extremamente mimados, egocêntricos, narcisistas e autoritários.

    Aliás, eu já tô começando a achar que a mocinha neurocientista é dessa geração, pelo tom de deusa cientista autoritária pode-se inferir o tipinho.

    Ad Iesum per Mariam!

    Um abraço,
    Luiz Fernando de Andrada Pacheco
    16:23
    http://angueth.blogspot.com.br/2012/08/neurocientista-sic-puxa-orelha-do.html


    Postar um comentário
    Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)

    Livro que escrevi
    Livro que escrevi
    Clube de Autores, 2011 - Papel: R$28,52, E-book: R$10,56.
    Pesquisar este blog

    Site Meter
    Google Page Rank
    Google PageRank Checker
    Seguidores
    Marcadores

    50 anos de Vaticano II (29)
    A Vida dos Santos (30)
    Anedotas e exemplos ilustrativos do Catecismo (8)
    C.S. Lewis (6)
    Calendário Litúrgico (13)
    Campanha da Fraternidade (3)
    Carta do Além (1)
    Chesterton (75)
    Chesterton: Vídeos Legendados (7)
    Concílio Vaticano II (46)
    Economia e Catolicismo (15)
    Evolução/Darwinismo (2)
    Gustavo Corção (8)
    Inferno/Purgatório (9)
    Johann Tauler (3)
    Lições das Missas de Paulo VI (34)
    Mensagens de Natal (7)
    Missa Tridentina pelo Brasil (3)
    Nelson Rodrigues (6)
    Nossa Senhora (23)
    Padre Faber (10)
    Pensamentos Esparsos (2)
    Polêmicas (44)
    Quaresma (10)
    Resenha de Livros (14)
    Respostas a leitores (53)
    Tesouro de Exemplos (20)

    Livros que traduzi
    Livros que traduzi
    Editora Oratório, 2012

    Editora Ecclesiae, 2011

    Hilaire Belloc - Editora Permanência - 2009
    Lei e Liberdade
    "A liberdade consiste em poder viver mais facilmente conforme as prescrições da lei eterna, com o auxílio das leis civis." Leão XIII

    Santa Catarina de Sena, rogai por nós!
    Minha situação
    "Cheguei tarde na Igreja, na filosofia, na política, no jornal e no livro. Cheguei atrasado em tudo, só me restando agora a tentativa de tirar um pouco do atraso na descida da serra, como os trens da Central" - Gustavo Corção
    Envie-me uma mensagem
    Clique aqui.
    COLABORE
    COLABORE
    Arquivos para Download

    A Desvantagem de Ter duas Cabeças - História infantil escrita por Chesterton
    Comercial da Igreja Católica

    Missas Tridentinas - Belo Horizonte e Região

    Belo Horizonte - Vejam endereço e horário
    Acessem o blog da Missa Tridentina em BH
    Betim

    Traduções de G.K. Chesterton

    O otimista como um suicida
    Um artigo comum
    O QUE É “A COISA”?
    O QUE PENSAMOS A RESPEITO
    As superstições do protestante
    Inge versus Barnes
    A MÁSCARA DO AGNÓSTICO
    Raízes da Sanidade
    Um pensamento simples
    A lógica e o tênis
    A Revolta contra as Idéias
    O Objetivo Religioso da Educação
    A falácia do sucesso
    A Superstição da Escola
    Nelson, Chesterton e as escolas católicas
    Hereges de G.K. Chesterton
    Introdução ao LIVRO DE JÓ - Parte I
    Introdução ao LIVRO DE JÓ - Parte II
    Religião e Sexo
    Por que sou católico
    A fragilidade da civilização
    Teoria Materialista da História
    O Ressurgimento da Filosofia - Por quê?
    Porque acredito no cristianismo
    O Grande Frasista G.K. Chesterton
    Budismo e Cristianismo
    O Espírito dos Tempos

    Tesouro de Exemplos

    O Tesouro de duas santas: Paula e Margarida de Cortona
    São José, rogai por nós!
    As Graças de Nossa Senhora
    Mais duas historinhas do livro Tesouro de Exemplos
    TESOURO DE EXEMPLOS: DEUS RECOMPENSA OS SACRIFÍCIOS (Principalmente no Natal do Senhor)
    Vida Lendária de São Dimas
    No dia de N.S. da Conceição Aparecida, três historinhas da Mãe do Céu
    SANTA CASSILDA
    SANTA CATARINA DE GÊNOVA
    Mais uma historinha do Tesouro de Exemplos
    Tesouros de Exemplos – mais três historinhas
    Mais duas historinhas católicas: Ah! se a Vozes ainda fosse uma editora católica!
    Quando a Vozes ainda era uma editora católica

    Lições das Missas Dominicais Pós-Concílio Vaticano II

    A dissolução da catequese: Romano Amério conta como foi
    Parte XXV
    Parte XXIV
    Parte XXIII
    Parte XXII
    Parte XXI
    Parte XX
    Parte XIX
    Parte XVIII
    Adendo III
    Parte XVII
    Parte XIV
    Parte XIII
    Parte XII
    Parte XI
    Parte X
    Parte XI
    Parte VIII
    Parte VII
    Parte VI
    Parte V
    Parte IV
    Parte III
    Parte II
    Parte I

    Sítios Católicos

    Resposta Católica
    A Família Beatae Mariae Virginis
    Fraternidade Sacerdotal São Pio X
    Permanência
    Montfort
    Gustavo Corção
    A Santa Sé
    Padre João Batista
    Associação Cultural Santo Tomás
    Real Catholic TV

    Blogs Católicos

    Fratres in Unum.com
    Em comunhão com o cão.
    6 horas atrás
    Vortex em Português
    2 dias atrás
    A Casa de Sarto
    "Liturgy and Personality", de Dietrich von Hildebrand
    2 dias atrás
    Contra Impugnantes

    Onde Comprar Livros Católicos

    Livraria Tradição
    Editora Santo Tomás
    Editora Permanência
    Editora Sétimo Selo
    Editora Pinus

    Arquivo do blog

    ▼ 2012 (109)
    ▼ Agosto (5)
    Neurocientista (sic!) puxa orelha do blogueiro e e...
    Sidney Silveira pede ajuda!
    São Pedro e São Paulo: os dois pilares da Igreja.
    Vortex: um homem verdadeiramente católico!
    Indulgência de Porciúncula
    ► Julho (18)
    ► Junho (12)
    ► Maio (15)
    ► Abril (17)
    ► Março (15)
    ► Fevereiro (19)
    ► Janeiro (8)

    ► 2011 (131)

    ► 2010 (109)

    ► 2009 (100)

    ► 2008 (56)

    ► 2007 (45)

    ► 2006 (75)

    ► 2005 (15)



    Modelo Simple. Imagens de modelo por luoman. Tecnologia do Blogger.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo