Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 9 de agosto de 2012

    Santa Pletrudes, Fundadora - Festejada 10 de agosto

    Photobucket

    Heroinas da Cristandade


    Santa Pletrudes, Fundadora - Festejada 10 de agosto

    Ela nasceu de uma família nobre perto de Trier. Ugoberto, seu pai, parente do santo bispo Teodardo, tornou-se, em 705, Bispo de Maastricht e sua mãe era, como agora é geralmente reconhecida, a Beata Irmina, que morreu como abadessa de Oren e está provavelmente enterrada em Weissenburg.
    Pletrudes se casou com o francês Pepino e exerceu uma influência benéfica sobre ele; tiveram dois filhos, Drogo e Grimaldo que morreram prematuramente. Seu relacionamento com o marido, no entanto, foi muitas vezes ofuscado pela presença de uma concubina, Alpaida (Chalpaida), que deu à luz Carlos Martel.
    Em 697-98, ela teve uma participação decisiva na fundação do mosteiro de Echternach, que fica no território de Luxemburgo atualmente, que foi dado a São Vilibardo para dirigi-lo, e do mosteiro de Kaiserswerth, com a ajuda de São Suitberto. A partir destes dois centros partiram missionários anglo-saxões em particular para a conversão dos frísios.
    Após a morte de Pepino, em 714, Pletrudes confiou a regência a Carlos Martel e retirou-se para Colônia, onde fundou uma igreja em honra da Mãe de Deus, que mais tarde ficou conhecida como "Santa Maria no Capitólio", e uma comunidade monástica.
    Segundo a tradição, ela faleceu em Colônia, em 10 de agosto de 725. O culto de Santa Pletrudes limitou-se à igreja fundada por ela e ao convento de Santa Maria no Capitólio, onde seu túmulo ficava no meio do coro antes do altar-mor; na cobertura do túmulo o retrato da Santa foi esculpido no século XI.
    As informações sobre Pletrudes resultam sobretudo da Chronica Regia do século XII, que embora seja tardia, o fato é que a tradição que a considera santa e fundadora se manteve ininterruptamente. O dia de sua morte foi sempre celebrado como uma "memoria Plektrudis reginae fundatricis huius ecclesiae", e, apesar da opinião do Bollandistas, seu culto é provado sem qualquer dúvida.
    O Calendário de Essen, séculos XIII e XIV, registra o seu nome, bem como a Ladainha do Liber Capitularis de Santa Maria no século XIV. Sua festa era celebrada inicialmente em 10 de agosto; mais tarde em 11 de agosto e também em 18 de setembro.

    Echternach, Luxemburgo, vendo-se ao fundo a Abadia


    http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2012/08/santa-pletrudes-fundadora-festejada-10.html


    Postado por Zeni às 13:54
    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)
    Quem sou eu

    Zeni
    Sempre me interessei por biografias. Com o passar dos anos, as vidas das Santas atrairam minha atenção. Católica praticante, via nelas um exemplo a seguir. E assim nasceu minha "coleção" de vidas dessas mulheres fascinantes! Que espero um dia conhecer pessoalmente...

    Visualizar meu perfil completo
    Campanha São Paulo pela VIDA
    Campanha São Paulo pela VIDA
    Assine essa petição!
    Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em Vós, imóvel e calma, como se minha alma estivesse já na eternidade
    Beata Elizabete da Trindade
    Minha lista de blogs

    AGÊNCIA BOA IMPRENSA
    CANCIONEIROS E REPENTISTAS
    2 dias atrás
    Almas Castelos
    Dante Alighieri
    1 semana atrás
    São Paulo resiste!
    Mentira tem perna curta...
    1 mês atrás
    O Combate
    A mão do demônio
    3 meses atrás
    Irmandade dos Blogs Católicos
    Irmandade dos Blogs Católicos
    6 meses atrás

    Links

    http://www.adf.org.br
    http://www.ipco.org.br
    http://www.catolicismo.com.br

    Heroínas


    Seguidores
    Arquivo do blog

    ▼ 2012 (111)
    ▼ Agosto (5)
    Santa Pletrudes, Fundadora - Festejada 10 de agost...
    Beata Maria Margarida do Sagrado Coração, Fundador...
    Santa Margarida de Cesolo, Viúva - Festejada 5 de ...
    Beata Cecilia Cesarini, Virgem dominicana - Festa ...
    Santa Alfreda de Crowland, Monja Beneditina - Fest...
    ► Julho (16)
    ► Junho (14)
    ► Maio (14)
    ► Abril (16)
    ► Março (16)
    ► Fevereiro (14)
    ► Janeiro (16)

    ► 2011 (169)


    Total de visualizações de página
    31868
    Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo