Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 27 de outubro de 2013

    Liturgia Diária Comentada 27/10/2013







    -





















    BLOGUEIROS EM CATEQUESE - CATEQUESE COM ADULTOS PARÓQUIA N. S. DO ROSÁRIO



    “A catequese constitui o período em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, a partir da adesão inicial realizada pela Evangelização. É na direção dos adultos que a Evangelização e a Catequese devem orientar seus melhores agentes”. (Estudo 80 CNBB)

































    " Encontros Catequéticos domingo, as 08h30." *Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!"



    terça-feira, 22 de outubro de 2013

    Liturgia Diária Comentada 27/10/2013 30º Domingo do Tempo Comum




    Antífona: Salmo 104,3-4 Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face.


    Oração do Dia: Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!



    LEITURAS:


    Primeira Leitura: Eclo 35,15b-17.20-22a (gr. 12-14.16-18) A prece do humilde atravessa as nuvens.
    O Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas. Quem serve a Deus como ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens. A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, faça justiça aos justos e execute o julgamento. - Palavra do Senhor.





    Salmo: 33(34),2-3.17-18.19.23 (R.7a.23a) O pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos.
    Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!


    Mas ele volta a sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança./ Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta.


    Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera.


    Segunda Leitura: 2Tm 4,6-8.16-18 Agora está reservada para mim a coroa da justiça.
    Caríssimo: Quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém. - Palavra do Senhor.


    Evangelho: Lc 18,9-14 O cobrador de impostos voltou para casa justificado, o outro não.
    Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”. - Palavra da Salvação.


    Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): A parábola do fariseu e do publicano aponta para dois diferentes tipos de piedade, representando posições extremas. O discípulo do Reino deve decidir-se pela maneira correta de agradar a Deus, evitando os caminhos enganosos.


    A piedade farisaica, baseada na prática cotidiana da Lei, em seus mínimos detalhes, tinha seus defeitos: era cheia de orgulho, uma vez que levava a pessoa a olhar com desprezo para os considerados pecadores e incapazes de perfeição; pregava a segregação das outras pessoas, por temor de contaminação. Os fariseus julgavam-se com direito de exigir de Deus a salvação, em vista dos méritos adquiridos com sua vida piedosa.


    A piedade do povo simples e desprezado, como o cobrador de impostos, tem outros fundamentos: a humildade e a consciência das próprias limitações e da necessidade de Deus para salvá-lo, a certeza de que a salvação resulta da misericórdia divina, sem méritos humanos, o espírito solidário com os demais pecadores que esperam a manifestação da bondade de Deus.


    A oração do fariseu prepotente e egoísta dificilmente será atendida. É uma oração formal, da boca para fora. Já a oração do publicano é totalmente humilde, porque ele reconhece que sua salvação vem de Deus. Só a oração sem estardalhaço é ouvida!


    INTENÇÕES PARA O MÊS DE OUTUBRO:


    Geral – Os angustiados: Que as pessoas que se sentem angustiadas, até mesmo a ponto de desejar o fim desta vida, percebam a proximidade amoroso de Deus.


    Missionária – Jornada Missionária Mundial: Que a Jornada Missionária Mundial nos anime a ser não só destinatários, mas também anunciadores da Palavra de Deus.


    TEMPO LITÚRGICO:


    Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento NALC 44.


    Cor Litúrgica: VERDE - Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. Usada nas missas do Tempo Comum.


    Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
    Ricardo Feitosa e Marta Lúcia

    www.catolicoscomjesus.com - catolicoscomjesus@gmail.com




    • Fonte: CNBB / Missal Cotidiano


    Postado por Evandro Luiz - Jornalista - Bacharel em Direito - Catequista




    Reações: 



    Links para esta postagem




    Documento Necessário para o Batismo e Crisma





    Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

    Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

    Comprovante de Residência,

    Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

    Documentos Necessários para Crisma:

    RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

    Fonte: Catedral São Dimas





    Reflexão


    REFLEXÃO
    A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.








    Este é um espaço a serviço do reino de deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a fé. A realidade tem mostrado que grande parte dos cristãos adultos são batizados, mas não são evangelizados. Daí a preocupação da igreja católica no brasil em levar adiante a reflexão do tema "catequese com adultos", formando uma nova consciência de cristãos engajados no processo de evangelização.







    reflexão sobre o Dízimo












    A espiritualidade do Dízimo

    O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

    Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

    Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

    Fonte : Pe. Jerônimo Gasques














    Programe-se


    Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 12h00 / "Vida Sim, Aborto não!"










    Paróquia N.Sra.do Rosário
    Vila Tesouro, São José dos Campos - SP.



    Noticias CNBB - Boletim diário




    Santo do Dia




    Liturgia Diária




    Siga-nos por email




    Lista de Links




    Minha lista de blogs





















    Encontre-nos no Facebook
    Catequese Adultos Nossa Senhora do Rosário



    Tradutor





    Arquivo do blog




    Bíblia Sagrada
    Click na imagem para Ler a Bíblia CNBB



    Catecismo da Igreja Católica
    Click na imagem para baixar



    Rádio Mensagem



    Apostila Catequese com Adultos
    Para download click aqui.



    Cadastro de Catequistas - CNBB




    Hinário Litúrgico - CNBB




    Postagens populares




    Postagens no Catequizando Adultos




    Santo Rosário




    Seguidores










    Direitos Autorais




    Este blog pode conter material confidencial e/ou proprietário e, por conseqüência, para uso exclusivo do destinatário correto. Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e queira retirá-lo ou que lhe seja dado o devido crédito, favor contatar-nos informando qual material deve ser creditado, modificado ou removido. Conforme os Direitos de Uso e de Distribuição previstos na Constituição Brasileira em seu art. 5.º, XXVII e Lei de Direitos Autorais (Lei n.º 9.610/98)











    Colaboradores





    Modelo Awesome Inc.. Tecnologia do Blogger.





    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo