Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos

Maria



Rio de Janeiro

Santa Sé






quarta-feira, 30 de outubro de 2013

[Catolicos a Caminho] A SALVAÇÃO E A PORTA ESTREITA Som

 











  • A SALVAÇÃO ! 




- São poucos os que se salvam?... 

********* 



A Liturgia da Palavra de hoje – 30 de Outubro – C, interpela-nos com uma pergunta que alguém fez a Jesus no caminho para Jerusalém : 

-"Senhor, são poucos os que se salvam?".(Lc 13,23). 

A mesma pergunta que todos podemos fazer ainda hoje e a que Jesus respondeu : 

-"Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque muitos, digo-vo-lo Eu, tentarão entrar sem o conseguir".(Lc.13,24). 

Deste modo adverte Jesus os seus discípulos contra a tendência para facilitar, ou para usar estratagemas para a entrada no Reino. 

A porta é estreita, e pode mesmo fechar-se para alguns, para aqueles mais desordenados, mais desatentos, que deixam passar em vão as inúmeras oportunidades que, na sua misericórdia e no seu amor, Deus nos vai oferecendo. 

Por isso, é preciso vigiar atentamente os sinais de Deus, para captar as mensagens que Ele nos vai enviando das maneiras mais diversas e contundentes, nos nossos caminhos, sem nada nos impor e sem nos constranger. 

É preciso ter em conta a gratuidade do amor, uma qualidade que a cultura materialista tem dificuldade em entender, porque tudo assume aspectos de negócio na nossa sociedade mercantilista. 

É preciso fazer uso de um esforço genuíno, que não visa acumular méritos ou outros títulos de reivindicação, mas apenas preparar o espirito e o coração para as surpresas de um amor inesperado e o perdão duma misericórdia inesgotável, mas sempre justa, que nos fazem descobrir outras muitas formas de viver, onde as alianças são de amor e os compromissos são de generosidade. 

A salvação não é assim uma espécie de lotaria, que nos leve a perguntar se serão poucos os que se salvam. 

Jesus disse : 

- "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita". 

Se fosse verdade que a salvação é uma lotaria, também seria verdade que era preciso investir alguma coisa, algum esforço para ficarmos habilitados. 

Mas não é só o nosso esforço que nos obtém a salvação. 

Ela é fruto daquele que antes de nós passou por essa porta estreita. 

Jesus Cristo, no seu itinerário pascal ultrapassou, por mérito próprio, essa porta em nome de todos nós, abrindo-nos um caminho que é preciso percorrer para se atingir depois a salvação. 

Sendo assim, o significado do nosso esforço é ser manifestação de fé na Palavra de Jesus que nos pode oferecer a salvação. 

* - O nosso esforço significa a disponibilidade para acolher o dom de Deus, que chegará até nós como um dom do Espírito, o qual faz erguer Jesus do sepulcro e nos fará a nós participar da vida nova que brota do seu coração aberto. 

* - O nosso esforço significa a decisão de seguirmos Jesus na abnegação pessoal e na aceitação da cruz que a fidelidade ao Evangelho nos traz. 

Doutra maneira podemos sujeitar-nos a ouvir as palavras que Jesus disse aos mais desacautelados : 

-"Repito-vos que não sei de onde sois. Apartai-vos de Mim, todos os que obrais a iniquidade:.(Lc.13,27). 

Uma situação ou uma condenação que nós podemos evitar com as recomendações da Mensagem de Fátima, pela reza diária do Rosário. 

* - O nosso esforço significa o propósito de percorrer com Jesus a via sacra pascal, condição indispensável, para depois percorrermos a via luminosa até à nossa própria transfiguração e ressurreição, no cumprimento do plano da História da Salvação. 



John
Nascimento 















__._,_.___







Atividade nos últimos dias: 




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com









Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso














.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Apoio




_

Immaculata mea

In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.

Cubra-me

'A Lógica da Criação'


Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



(Diário de Santa Faustina, n. 1037)

Ave-Maria

A Paixão de Cristo