Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 21 de junho de 2012

    ACI Digital: Estudo demonstra que homens que vivem a paternidade são mais felizes

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      21 de junho de 2012  
    Estudo demonstra que homens que vivem a paternidade são mais felizes
    CALIFORNIA, 21 Jun. 12 (ACI) .- Um estudo elaborado por um grupo de psicólogos das universidades Universidade de Riverside, Stanford e British Columbia indica que a paternidade aumenta nos homens os níveis de felicidade em comparação com aqueles que não têm filhos, e evidenciou também que as crianças não são uma fonte de problemas.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    https://twitter.com/#!/acidigital

    SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
    https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    BRASIL

    MUNDO

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Mateus 6,7-15
    Santo ou Festa:
    Luís Gonzaga
    Um pensamento:
    "Me dêem um ponto de apoio e levantarei o mundo."
    Aristóteles
     
     

     

    VATICANO


    Programação do Ano da Fé divulgada no Vaticano

    VATICANO, 21 Jun. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Esta manhã foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé o programa de atividades para o Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI de 11 de outubro a 24 de novembro de 2013.

    No ato estiveram presentes o Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella e o Subsecretário do dicasterio, Dom Graham Bell.

    Conforme foi informado à imprensa, os eventos mais importantes deste especial ano contarão com a presença do Santo Padre e serão realizados em Roma. Entre estes destaca-se a abertura do Ano da Fé na Praça de São Pedro (na quinta-feira 11 de outubro) com uma solene Eucaristia, concelebrada por todos os Padres sinodais, os presidentes das Conferências Episcopais e alguns clérigos que participaram do Concílio Vaticano II.

    Em 21 de outubro se canonizarão sete mártires e confessores da fé. Entre eles o francês Jacques Barthieu; o filipino Pedro Calugsod; o italiano Giovanni Battista Piamarta; a espanhola María Del Carmen; a iroquesa Katheri Tekakwhita e as alemãs Madre Marianne (Barbara Cope) e Anna Schäffer.

    Em 25 de janeiro de 2013, na tradicional celebração ecumênica na Basílica de São Pablo Extramuros, rezará-se para que "através da profissão comum do Símbolo os cristãos (...) não esqueçam o caminho da unidade".

    No dia 28 de abril o Santo Padre celebrará a crisma de um grupo de jovens e no domingo 5 de maio estará dedicado à piedade popular e ao trabalho das confrarias.

    No dia 18 de maio, vigília de Pentecostes, haverá um encontro de movimentos eclesiais na Praça de São Pedro. No domingo 2 de junho, celebração do Corpus Christi, haverá uma solene adoração Eucarística, que será realizado à mesma hora em todas as catedrais e igrejas do mundo.

    O domingo 16 de junho estará dedicado ao testemunho do Evangelho da Vida. No dia 7 de julho concluirá na Praça de São Pedro a peregrinação dos seminaristas, noviças e noviços de todo o mundo.

    No dia 29 de setembro haverá uma celebração pelo aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica enquanto o 13 de outubro estará dedicado à presença da Maria na Igreja.

    Finalmente, em 24 de novembro de 2013 se celebra a jornada de encerramento do Ano da Fé.

    Do mesmo modo, indicou-se que os diversos dicasterios têm em programadas iniciativas publicadas no calendário. Entre os eventos culturais destaca-se uma exposição sobre São Pedro em Castel Sant'Angelo (7 fevereiro- 1 maio 2013) e um concerto na Praça de São Pedro (22 de junho 2013).

    A Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 também ocorrerá no contexto do ano da Fé e contará com a presença do Santo Padre.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Ano da Fé será ocasião para redescobrir alegria do encontro com Cristo, ressalta Dom Fisichella

    VATICANO, 21 Jun. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, apresentou esta manhã na Santa Sé o Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013 como uma ocasião para "voltar a descobrir o caminho da fé" e ressaltar "o entusiasmo renovado do encontro com Cristo".

    O ato, realizado no Escritório de Imprensa da Santa Sé, contou também com a participação de Dom Graham Bell, subsecretário deste dicasterio.

    Durante a apresentação, Dom Fisichella recordou que o Santo Padre, em sua carta apostólica Porta Fidei, falou "da exigência de voltar a descobrir o caminho da fé para ressaltar cada vez mais a alegria e o entusiasmo renovado do encontro com Cristo", razão pela qual convocou-se este ano especial cujo início coincide com o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

    Do mesmo modo, indicou o prelado, este ano se propõe a "sustentar a fé de tantos crentes que, em meio da fadiga cotidiana, que não cessam de confiar, com convicção e valentia, sua existência ao Senhor Jesus. Seu testemunho, que não é notícia (...) é o que permite à Igreja apresentar-se ao mundo de hoje, como no passado, com a força da fé e com o entusiasmo dos singelos".

    O Arcebispo também explicou que o Ano da Fé se insere em um contexto "caracterizado por uma crise generalizada que corresponde também à fé".

    "A crise de fé é a expressão dramática de uma crise antropológica que deixou o ser humano abandonado a si mesmo (...) É necessário ir além da pobreza espiritual na que se encontram muitos contemporâneos, que já não percebem a ausência de Deus em sua vida, como uma carência que deve ser preenchida. O Ano da Fé quer ser um caminho que a comunidade cristã brinda aos que vivem com nostalgia de Deus e com o desejo de encontrá-lo de novo", afirmou.

    Nesse sentido, disse que o programa toca "a vida diária de cada crente e a pastoral ordinária da comunidade cristã para voltar a encontrar o espírito missionário necessário para dar vida à nova evangelização".

    Para isso, anunciou que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos aprovou o formulário de uma Missa especial "Para a Nova Evangelização". "Um sinal para que neste ano (...) se da primazia à oração e especialmente à Eucaristia, fonte e cume da vida cristã", indicou.

    Logotipo do Ano da Fé

    Durante o ato, Dom Fisichella também apresentou o logotipo do Ano da Fé, que consiste em uma barca, imagem da Igreja, cujo mastro é uma cruz com as velas desdobradas e o trigrama de Cristo (IHS). O sol, no fundo, recorda a Eucaristia.

    Também está sendo preparado o hino oficial do evento. Ademais, no início de setembro será publicado o Subsídio pastoral "Viver o Ano da Fé".

    Durante o ato, informou-se que uma pequena imagem do Cristo da catedral de Cefalú, Sicilia (Itália), em cujo reverso está escrita a Profissão de Fé, acompanhará aos fiéis e peregrinos ao longo deste ano especial.

    Finalmente, indicou-se que os fiéis poderão consultar um site criado para o Ano da Fé, o mesmo que poderá ser visto desde todos os dispositivos móveis e em diversos idiomas.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Movimento convoca vigília de oração pelo Papa na Praça de São Pedro

    VATICANO, 21 Jun. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Devido aos recentes ataques lançados nas últimas semanas contra o Papa Bento XVI e a Igreja referentes à filtração de documentos reservados da Santa Sé aos meios, o Movimento do Amor Familiar convocou para o próximo 22 de junho uma vigília de oração na Praça de São Pedro pelo Santo Padre e seu pontificado.

    "Unamo-nos todos ao redor do Santo Padre, sua figura e seu papel como chefe da Igreja Universal e pastor amoroso do povo de Deus, para que as provas e sofrimentos que vão dirigidos contra ele, o Vaticano e a Igreja, nos encontrem unidos na fé e no amor junto a Bento XVI, que o Senhor escolheu para nosso tempo", anunciou o movimento em um comunicado difundido pela agência EFE.

    A vigília será presidida pelo Vigário Geral do Papa para o Estado do Vaticano, Cardeal Angelo Comastri, e se será feita entre as 21 e 22h (horario local).

    No texto, o movimento pediu também orações "para que o mal e os escândalos não degradem o vigor e a força dentro da Igreja nem sejam reforçados fora".

    Finalmente, o Movimento do Amor Familiar, criado nas paróquias da Diocese de Roma, precisou que "os escândalos não são a verdade na vida, mas apenas uma parte da história".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    CNBB emite mensagem sobre a Rio +20

    BRASILIA, 21 Jun. 12 (ACI) .- Nesta terça-feira, dia 19 de junho, a Conferência Nacional dos bispos do Brasil emitiu uma mensagem sobre a Conferência das Organização das Nações Unidas Rio +20, que será concluída neste 22 de junho.

    "A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) espera que, da Rio +20, brote o compromisso de construção de um 'modelo de desenvolvimento alternativo, integral e solidário, baseado em uma ética que inclua a responsabilidade por uma autêntica ecologia natural e humana, que se fundamenta no evangelho da justiça, da solidariedade e do destino universal dos bens e que supere a lógica utilitarista e individualista, que não submete os poderes econômicos e tecnológicos a critérios éticos'", expressa a nota assinada pela presidência da entidade, liderada pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida.

    Abaixo reproduzimos na íntegra a mensagem dos bispos brasileiros:

    Mensagem da CNBB sobre a Conferência Rio +20: "O Senhor Deus tomou o Homem e o colocou no jardim de Éden, para o cultivar e guardar" (Gn 2,15).

    A Conferência das Nações Unidas Rio +20, sobre o desenvolvimento sustentável, acolhida pelo Brasil neste mês de junho, carrega consigo a irrenunciável responsabilidade de responder aos anseios e expectativas mundiais em relação à defesa e promoção de toda forma de vida, especialmente a humana, desde sua concepção até seu término natural.

    A crise econômica, financeira e social por que passam as grandes potências da economia mundial, com graves consequências para as nações emergentes, emoldura a Rio +20. Considerada, por causa de sua profundidade e alcance, como uma crise de civilização, esta crise "interpela todos, pessoas e povos, a um profundo discernimento dos princípios e dos valores culturais e morais que estão na base da convivência social". Entre suas múltiplas causas está "um liberalismo econômico sem regras e incontrolado" (Nota do Pontifício Conselho Justiça e Paz sobre o sistema financeiro).

    É urgente repensar nossa relação com a natureza, que "nos precede, tendo-nos sido dada por Deus como ambiente de vida" e está à nossa disposição "não como um lixo espalhado ao acaso, mas como um dom do Criador" (Bento XVI – Caritas in Veritate, n. 48). Se, por um lado, como nos recorda o Papa Bento XVI, é "lícito ao homem exercer um governo responsável sobre a natureza para guardá-la, fazê-la frutificar e cultivá-la, inclusive com formas novas e tecnologias avançadas, para que possa acolher e alimentar condignamente a população que a habita", por outro, é preciso que "a comunidade internacional e os diversos governos saibam contrastar, de maneira eficaz, as modalidades de utilização do ambiente que sejam danosas para o mesmo" (Bento XVI – Caritas in Veritate, n. 50).

    Os bispos da América Latina e Caribe, reunidos em Aparecida em 2007, já denunciavam: "com muita frequência se subordina a preservação da natureza ao desenvolvimento econômico, com danos à biodiversidade, com o esgotamento das reservas de água e de outros recursos naturais, com a contaminação do ar e a mudança climática" (V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe – Documento de Aparecida n. 66).

    O cuidado com a natureza e com a vida, que nela brota e dela depende, passa pelo reconhecimento de que é dever de todos, especialmente dos dirigentes das nações, garantir a estas e às futuras gerações a casa comum – o Planeta Terra – livre de toda destruição. Essa meta só se alcançará com a subordinação do desenvolvimento econômico à justiça social, no respeito à pessoa, à natureza e aos povos. Para tanto, é necessário que todos, especialmente os dirigentes mundiais, assumam com coragem e determinação, o compromisso de rever caminhos e decisões que, ao longo da história, só têm excluído e condenado os pobres à miséria e à morte. Para a erradicação da fome e da miséria, "não se trata de diminuir o número dos convidados para o banquete da vida, mas de aumentar a comida na mesa", como já nos alertou o Papa Paulo VI (cf. Homilia de João Paulo II em Puebla, 1979).

    A Cúpula dos Povos, organizada pela sociedade civil e realizada concomitantemente à Rio +20, tem a importante tarefa de reafirmar a responsabilidade dos dirigentes das nações pelas graves consequências de uma opção equivocada, ao subjugar o desenvolvimento econômico ao domínio do mercado e do lucro, desconsiderando tanto a natureza quanto a vida e a cultura dos povos.

    A Igreja no Brasil, especialmente através da Campanha da Fraternidade, tem chamado constantemente a atenção para a destruição da natureza provocada por um desenvolvimento econômico predatório, alimentado por um sistema produtivo e um estilo de vida consumista, muitas vezes, também predatórios. As consequências são, dentre outras, o desmatamento, a contaminação e escassez da água e as mudanças climáticas. Os que mais sofrem os impactos de tudo isso são os pobres e excluídos.

    É imperioso que nos eduquemos para relações novas e éticas com o meio ambiente. Esta é uma meta imprescindível da Rio +20, que não deve desviar-se de sua real e concreta finalidade.

    A Rio +20 indica uma resposta a essas questões com a chamada Economia verde. Se esta, em alguma medida, significa a privatização e a mercantilização dos bens naturais, como a água, os solos, o ar, as energias e a biodiversidade, então ela é eticamente inaceitável. Não podemos nos contentar com uma roupagem nova para proteger o insaciável mercado, que só tem olhos para o lucro, configurando-se como "lobo em pele de cordeiro" ao manter inalteradas as causas estruturais da crise ambiental.

    A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB espera que, da Rio +20, brote o compromisso de construção de um "modelo de desenvolvimento alternativo, integral e solidário, baseado em uma ética que inclua a responsabilidade por uma autêntica ecologia natural e humana, que se fundamenta no evangelho da justiça, da solidariedade e do destino universal dos bens e que supere a lógica utilitarista e individualista, que não submete os poderes econômicos e tecnológicos a critérios éticos" (V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe – Documento de Aparecida n. 474c).

    Esse compromisso deve ser assumido por todos. Os cristãos, de modo especial, movidos pela solidariedade, que gera fraternidade e comunhão, são convocados a trabalhar pela preservação do meio ambiente e a colaborar na construção de uma sociedade justa, ecologicamente sustentável.

    Que Deus, o Criador de todas as coisas, se digne abençoar seus filhos e filhas nesta nobre missão de "cultivar e guardar" a terra, lugar de vida para todos (cf. Gn 2,15).

    Brasília, 19 de junho de 2012.

    Cardeal Raymundo Damasceno Assis
    Arcebispo de Aparecida
    Presidente da CNBB

    Dom José Belisário da Silva
    Arcebispo de São Luís do Maranhão
    Vice-Presidente da CNBB

    Dom Leonardo Ulrich Steiner
    Bispo Auxiliar de Brasília
    Secretário Geral da CNBB

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Lançamento da Oração Oficial da JMJ Rio2013 iniciará a contagem regressiva de um ano para o evento

    RIO DE JANEIRO, 21 Jun. 12 (ACI) .- Segundo informou o site da próxima Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro, os jovens católicos da cidade maravilhosa já estão se preparando para o dia 13 de julho quando será lançada a oração oficial da Jornada. Será uma noite animada, com show, missa, procissão, vigília e o lançamento da oração oficial da Jornada.

    "A oração é o fruto da experiência de amizade do homem com o Filho de Deus, que por meio do Espírito Santo nos impulsiona a pedir ao Pai pela Jornada Mundial da Juventude. Pedimos que todos continuem a oferecer diariamente, seus sacrifícios por amor a Deus pela Jornada. A oração oficial tem a intenção de ser mais um caminho de encontro com Aquele que nos anima e nos sustenta", explicou um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, padre Arnaldo Rodrigues em declarações ao site oficial do evento www.rio2013.com.

    "Preparemos os nossos corações, para levarmos Jesus a todos que ainda não o conhecem e não o amam. E que a Jornada Mundial da Juventude, e toda sua preparação, seja o momento da Graça e conversão para a vida de cada um", exortou padre Arnaldo.

    A Vigília dos Jovens Adoradores, em preparação para a Jornada, que vem sendo realizada todos os meses na Igreja de Sant'Ana, Santuário Nacional de Adoração Perpétua, vai ser precedida de um show com a banda Dominus, às 20h, no Largo da Carioca. Depois do show, está prevista uma missa presidida pelo presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani JoãoTempesta.

    No final do mês de julho está previsto, entre outras atividades, um grande encontro no Maracanãzinho, em celebração pela proximidade da JMJ Rio2013. Também em julho terão início as tão esperadas inscrições para a Jornada.

    Após a missa, os participantes partem em procissão, carregando 365 velas, que representam os dias de espera para o evento de julho de 2013. O ponto de chegada é a Igreja de Sant'Ana, onde haverá a 9ª edição da Vigília, com o lema "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (Jo 10,10). Como de costume, os lemas fazem memória à história das Jornadas Mundiais. Esse de julho refere-se ao encontro do papa com os jovens em1993, ocorrido em Denver, nos Estados Unidos.
     

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    Estudo demonstra que homens que vivem a paternidade são mais felizes

    CALIFORNIA, 21 Jun. 12 (ACI) .- Um estudo elaborado por um grupo de psicólogos das universidades Universidade de Riverside, Stanford e British Columbia indica que a paternidade aumenta nos homens os níveis de felicidade em comparação com aqueles que não têm filhos, e evidenciou também que as crianças não são uma fonte de problemas.

    Segundo a investigação chamada "Em Defesa da Família: As crianças estão associadas com mais alegria que penas", os pais que participaram do estudo manifestaram um maior grau de felicidade, emoções positivas e vontade de viver que os homens sem filhos.

    Do mesmo modo, contra o que comumente se acredita em várias sociedades do mundo, o estudo demonstrou que os pais são mais felizes quando estão cuidando dos seus filhos que em qualquer outro tipo de atividade cotidiana, "apesar das responsabilidades adicionais às que conduz".

    Nesse sentido, Elizabeth W. Dunn, psicóloga social da Universidade de British Columbia no Canadá, assinalou que os benefícios emocionais da paternidade se relacionam com o aumento da responsabilidade.

    "Ao estar pendente dos cuidados de outra pessoa se fomenta certo altruísmo e o homem deixa de estar tão centrado em si mesmo, e partir desta óptica fomenta-se as emoções positivas", expressou Dunn, quem esclareceu ainda que "não se trata de procurar os sentimentos positivos através dos filhos, mas sim de implicar-se em seu cuidado e educação".

    Finalmente, os investigadores indicaram que o estudo também contradiz aqueles que acreditam que os filhos são uma fonte de problemas. Segundo o estudo, os filhos não prejudicam o desenvolvimento pessoal dos pais nem limitam suas relações sociais.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo