Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 21 de junho de 2012

    As raízes do preconceito e da discriminação




    .
    quinta-feira, 21 de junho de 2012
    Imagem inline 1

    "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade." — Artigo 1.° da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    APESAR desse nobre ideal, o preconceito e a discriminação ainda afligem a humanidade. Essa triste realidade é um reflexo não só dos nossos tempos, mas também da imperfeição do ser humano. (Salmo 51,5) Mas a situação não está perdida. Uma coisa é certa: talvez não consigamos eliminar a discriminação ao nosso redor, mas podemos acabar com os preconceitos que nós mesmos talvez tenhamos.
    Um bom começo é admitir que nenhum de nós está imune a ter preconceitos. O livro Understanding Prejudice and Discrimination (Entendendo o Preconceito e a Discriminação) diz: "Ao pesquisar o preconceito, estas talvez sejam as conclusões mais importantes: (1) todos os dotados de raciocínio e fala podem nutrir preconceitos, (2) geralmente é preciso um esforço consciente para diminuir o preconceito e (3) é possível fazer isso, desde que haja motivação."
    Alguns dizem que a educação é "a arma mais poderosa" contra o preconceito. Por exemplo, a educação certa pode expor as causas dele, fazer com que examinemos nossas próprias atitudes com mais objetividade e nos ajudar a reagir com sabedoria quando nós somos as vítimas.

    A raiz do problema
    O preconceito leva as pessoas a distorcer, entender errado e até desconsiderar fatos que contrariam suas opiniões preconcebidas. Ele se origina de valores familiares aparentemente inocentes, mas mal direcionados, ou de conceitos distorcidos que algumas pessoas deliberadamente espalham sobre outras raças e culturas. O preconceito pode ser fomentado pelo nacionalismo e por falsos ensinamentos religiosos. E pode ser resultado de orgulho exagerado. Ao considerar os pontos a seguir e os princípios bíblicos relacionados, que tal examinar suas próprias atitudes e ver se alguma mudança precisa ser feita?
    Amizades. O ser humano é sociável por natureza, e isso é bom. Não é por nada que a Bíblia diz que "quem se isola procurará o seu próprio desejo egoísta" e desconsiderará a "sabedoria prática". (Provérbios 18,1) Mas devemos escolher bem as amizades, pois exercem forte influência em nós. Por isso, pais sábios se preocupam muito com as amizades dos filhos. Pesquisas mostram que as crianças podem desenvolver preconceito racial já aos 3 anos de idade por copiarem atitudes, palavras e gestos de outros. É claro que os próprios pais devem fazer tudo a seu alcance para dar um bom exemplo aos filhos, pois normalmente é isso que tem mais influência em moldar os valores da criança.
    ▪ O que a Bíblia diz? "Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele." (Provérbios 22:6, Bíblia na Linguagem de Hoje) "Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal." (Provérbios 13:20, BLH) Se você tem filhos, pergunte-se: 'Estou dando a eles orientação para que andem no caminho que é verdadeiro e justo aos olhos de Deus? Será que me associo com pessoas que exercem boa influência em mim? Sou um bom exemplo para outros?' — Provérbios 2,1-9.
    Nacionalismo. Um dicionário define nacionalismo como "um senso de consciência nacional que exalta uma nação acima de todas as outras e promove sobretudo sua cultura e seus interesses". Ivo Duchacek, professor de ciência política, comentou em seu livro Conflict and Cooperation Among Nations (Conflito e Cooperação entre as Nações): "O nacionalismo divide a humanidade em grupos que não se toleram. Em resultado disso, as pessoas pensam em primeiro lugar como americanos, russos, chineses, egípcios ou peruanos, e em segundo lugar como seres humanos — se é que pensam assim." Um ex-secretário-geral da ONU escreveu: "Muitos dos problemas que enfrentamos hoje resultam de atitudes erradas — algumas delas adotadas quase que inconscientemente. Entre essas está o conceito do nacionalismo cego — 'meu país, certo ou errado'."
    ▪ O que a Bíblia diz? "Deus amou tanto o mundo [toda a humanidade], que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3,16) "Deus não é parcial, mas, em cada nação, o homem que o teme e que faz a justiça lhe é aceitável." (Atos 10,34, 35) Pergunte-se: 'Se Deus ama pessoas de todas as nações de modo imparcial, incluindo a mim, não deveria eu me esforçar em imitá-lo, especialmente se afirmo que o adoro?'
    Racismo. Os racistas acreditam na "superioridade biológica, cultural e/ou moral de determinada raça, ou de determinada população, povo ou grupo social", diz um dicionário. Contudo, a Enciclopédia Delta Universal declara que "não há nenhuma comprovação científica para apoiar as teses de superioridade [racial]". As extremas injustiças promovidas pelo racismo, como sistematicamente negar direitos às pessoas, são uma evidência dolorosa de que ele se baseia em falsidades e mentiras.
    ▪ O que a Bíblia diz? "A verdade vos libertará." (João 8,32) "[Deus] fez de um só homem toda nação dos homens." (Atos 17,26) "Não como o homem vê é o modo de Deus ver, pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Deus, ele vê o que o coração é." (1 Samuel 16,7) Pergunte-se: 'Procuro ver as pessoas como Deus as vê? Tento descobrir como elas realmente são — talvez aquelas de raça e cultura diferentes — por me aproximar delas?' Quando chegamos a conhecer bem uma pessoa, conseguimos ver além de um falso estereótipo.
    Religião. O livro The Nature of Prejudice (A Natureza do Preconceito) diz: "Abusos inevitavelmente acontecem quando homens usam sua religião para justificar [empenhos egoístas] e preferências étnicas. É aí que religião e preconceito se misturam." O que surpreende, observa o livro, é a facilidade com que as pessoas religiosas "trocam a devoção pelo preconceito". Isso fica claro quando igrejas aceitam apenas pessoas de certas raças, e quando grupos religiosos promovem ódio, violência e terror.
    ▪ O que a Bíblia diz? "A sabedoria [de Deus] é . . . pacífica, razoável, . . . sem parcialidade." (Tiago 3,17) "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade [em sentido religioso]." (João 4,23) 'Ame os seus inimigos e ore pelos que o perseguem.' (Mateus 5,:44) Pergunte-se: 'Será que minha religião me incentiva a amar sinceramente todas as pessoas, até mesmo aquelas que talvez queiram me prejudicar? Aceita todo tipo de pessoas, sem se importar com nacionalidade, cor de pele, sexo, poder aquisitivo ou posição social?'
    Orgulho. Na forma de arrogância ou auto-estima excessiva, o orgulho pode deixar a pessoa mais inclinada ao preconceito. Por exemplo, pode deixar a pessoa propensa a sentimentos de superioridade ou de desprezo pelos pobres e pelos de pouca instrução. Pode também levá-la a crer na propaganda ideológica que exalta sua nacionalidade ou etnia. Propagandistas astutos, como foi o caso do ditador nazista Adolf Hitler, deliberadamente estimulam o orgulho nacional e racial para conseguir o apoio das massas e difamar aqueles considerados diferentes ou indesejados.
    ▪ O que a Bíblia diz? "Todo o soberbo de coração é algo detestável para Deus." (Provérbios 16,5) 'Não faça nada por briga ou por egotismo, mas, com humildade mental, considere os outros superiores a você.' (Filipenses 2,3) Pergunte-se: 'Será que no fundo sinto prazer em ouvir elogios à minha raça ou etnia e comentários negativos sobre as demais? Tenho a tendência de sentir inveja daqueles que têm habilidades que eu não tenho, ou realmente fico contente por eles?'
    Assim, a Bíblia alerta: "Mais do que qualquer outra coisa a ser guardada, resguarda teu coração, pois dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4,23) Então, lembre-se de que seu coração é muito precioso e não permita que nada o corrompa. Mas alimente-o com a sabedoria de Deus. Só depois disso 'o raciocínio e o discernimento resguardarão você, para livrá-lo do mau caminho e do homem que fala perversidades'. — Provérbios 2,10-12.
    Mas e se a vítima do preconceito ou da discriminação for você?


    Poderá também gostar de:
    Cristãos apoiam o candidato islamita Mohamed Mursi nas ...
    Teologia/Espiritualidade: Fascínio pela figura de Jesus ...
    Meteorologia bíblica
    Santa Teresa de Lisieux cumpre seu sonho mais de 100 anos ...
    LinkWithin

    Postado por Emerson às 11:20
    Enviar por e-mail
    BlogThis!
    Compartilhar no Twitter
    Compartilhar no Facebook
    Compartilhar no Orkut

    0 comentários:

    Postar um comentário


    Links para esta postagem

    Criar um link

    Postagem mais antiga Início

    Feed
    Digite seu e-mail:




    Powered by FeedBurner

    Inscreva-se no Logos Apologética

    Ajude a divulgar nosso canal em defesa da fé cristã de resposta aos críticos
    Palavra latina do dia

    Learn moreGet widget
    Liturgia diária
    Evangelho        

    Santo ou Festa        

    Homilia para hoje    

    Santo Terço    

    PENSAMENTOS
    *O espírito de humildade é mais doce que o mel, e aqueles que se alimentam com este mel produzem frutos. - Santo Antônio*
    Seguidores



    Minha lista de blogs
    What Does The Prayer Really Say?
    VIDEO: Bp. Morlino (D. Madison) critiques Nuns On The Bus, defends Rep. Paul Ryan (R-WI). INTERVIEW TONIGHT on EWTN! - Pray for Bishops. They have their work cut out for them. I received this from the nice people who produce Raymond Arroyo's The World Over on EWTN. This is ...
    25 minutos atrás
    The Christian Post
    Will Obama's Immigration Decision Help or Hurt His Re-election Bid? - President Barack Obama's recent decision to not deport certain undocumented immigrants has been widely viewed as helping his re-election bid by courting La...
    41 minutos atrás
    Lux Lucet in Tenebris
    Nariz de Gesso - A chave interpretativa da lei civil é a civilização cristã.
    1 hora atrás
    Roberto Cavalcanti
    Polícia caça jovem homossexual assassino de empresário em Japeri (RJ) - Segundo informações da polícia, Leandro Rodrigues da Costa, de 19 anos, é o responsável pela morte de Cláudio Ademar Souza Nizzoli, de 56. Leandro teria...
    1 hora atrás
    Cavaleiro do Templo
    Perdeu, abortista: Santa Sé lidera consenso para não misturar aborto com meio-ambiente - CONTOS DO ÁTRIO jun 21st, 2012 by Pedro Menezes. Aqui, não! O pessoal que tentou empurrar o aborto na agenda da Rio+20 *perdeu*. Um artigo da C-FAM...
    1 hora atrás
    Mostrar todos
    Lista de blogs
    2% Vanila
    A Hora de São Jerônimo
    Almas Castelos
    Apologia
    As Cruzadas
    As Três Chaves de Paulo
    Blog da Família
    Blog de Carlos Latorre
    Blog do Cavaleiro do Templo
    Blog do prof. Felipe Aquino
    Blog do Ricardo Gama
    Blog do Roberto Cavalcanti
    Blog do Veritatis
    Blogs católicos
    C. S. Lewis Brasil
    Central Mórmon
    Chesterton Brasil
    Ciência confirma a Igreja
    Ciência da Criação
    Conexão Conservadora
    Contos e lendas medievais
    Contra o aborto
    Darwinismo
    Deus em Debate
    Deus lo Vult!
    E- Hemeroteca
    Ecclesiae Una
    En Garde
    Erguei-vos, Senhor
    Fides Depositum
    Glória da Idade Média
    Grandes Santos
    Homem Culto
    http://perolasdospoucos.blogspot.com.br
    Idade Média
    Logos Apologética
    Lux in Tenebris
    Mídia Sem Máscara
    Nostrae Laetitiae
    Observatório Bíblico
    Orações e milagres medievais
    Perólas dos Poucos
    Pérolas Ateístas
    Refutando mitos esquerdistas
    Reinaldo Azevedo
    Reino de Maria
    Repórter Honesto
    Respostas ao ateísmo
    Respostas aos muçulmanos
    Salvem a Liturgia
    Santa Igreja
    Scribd do José Dettmann
    The Christian Post
    União Conservadora
    União de blogs católicos
    Veritatis Splendor
    SENTIRE
    Sou apologista cristão, ilustrador e desenhista. "Sentire cum Ecclesia" é um termo que foi cunhado por Santo Inácio de Loyola - o fundador dos jesuítas. Significa "Pensar com a Igreja..." Este é um blog "no Espírito de Bento XVI". Discuto Teologia Católica, ecumenismo, as relações inter-religiosas, história, liturgia, filosofia e temas que são quentes no mundo eclesiástico! Por favor, comente - com mansidão e reverência! Imagine o seu tempo aqui sentado à minha mesa depois do jantar, enquanto a garrafa de vinho do porto está sendo servida. Nb. Você deve dar seu nome e endereço de e-mail (não será mostrado) para enviar mensagens. Seu primeiro post terá de ser aprovado pelo dono do blog . Depois disso, você pode enviar quantas vezes quiser (a menos que você quebre as regras de etiqueta, e então eu o coloco na "lista negra". Você foi avisado!) Nosso lema a este blog é: "examinai todas as coisas, retende o que é bom" (ITs. 5,21)
    Divulgue este artigo

    LinkWithin


    Copyright (c) 2011 Sentir com a Igreja. Design by custom calendar printing and greeting cards at PS Print Homeinbayarea.com

    --



































    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus
    discípulos aproximaram-se dele.   
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:   
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino
    dos céus!   
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!   
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!   
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão
    saciados!   
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
      
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!   
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
      
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque
    deles é o Reino dos céus!   
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem
    e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.   
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos
    céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.












    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo