Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 21 de junho de 2012

    Liturgia das Horas



    COMPLETAS

    introdução

    ouvir:  

    V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
    R. Socorrei-me sem demora.
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

    Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

    Hino

    Ó Cristo, dia e esplendor,
    na treva o oculto aclarais.
    Sois luz de luz, nós o cremos,
    luz aos fiéis anunciais.

    Guardai-nos, Deus, nesta noite,
    velai do céu nosso sono;
    em vós na paz descansemos
    em um tranquilo abandono.

    Se os olhos pesam de sono,
    vele, fiel, nossa mente.
    A vossa destra proteja
    quem vos amou fielmente.

    Defensor nosso, atendei-nos
    freai os planos malvados.
    No bem guiai vossos servos,
    com vosso sangue comprados.

    Ó Cristo, Rei piedoso,
    a vós e ao Pai toda a glória,
    com o Espírito Santo,
    eterna honra e vitória.
    Salmodia

    Ant. Não temerás terror algum durante a noite:
    o Senhor te cobrirá com suas asas.

    Salmo 90(91)

    Sob a proteção do Altíssimo
    Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões (Lc 10,19).

    1 Quem habita ao abrigo do Altíssimo *
    e vive à sombra do Senhor onipotente,
    2 diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, *
    sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'.

    3 Do caçador e do seu laço ele te livra. *
    Ele te salva da palavra que destrói.
    4 Com suas asas haverá de proteger-te, *
    com seu escudo e suas armas, defender-te.

    5 Não temerás terror algum durante a noite, *
    nem a flecha disparada em pleno dia;
    6 nem a peste que caminha pelo escuro, *
    nem a desgraça que devasta ao meio-dia;

    =7 Podem cair muitos milhares a teu lado, †
    podem cair até dez mil à tua direita: *
    nenhum mal há de chegar perto de ti.

    8 Os teus olhos haverão de contemplar *
    o castigo infligido aos pecadores;
    9 pois fizeste do Senhor o teu refúgio, *
    e no Altíssimo encontraste o teu abrigo.

    10 Nenhum mal há de chegar perto de ti, *
    nem a desgraça baterá à tua porta;
    11 pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos *
    para em todos os caminhos te guardarem.

    12 Haverão de te levar em suas mãos, *
    para o teu pé não se ferir nalguma pedra.
    13 Passarás por sobre cobras e serpentes, *
    pisarás sobre leões e outras feras.
    14 'Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo *
    e protegê-lo, pois meu nome ele conhece.
    15 Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, *
    e a seu lado eu estarei em suas dores.

    = Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo, †
    16 vou conceder-lhe vida longa e dias plenos, *
    e vou mostrar-lhe minha graça e salvação'.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Não temerás terror algum durante a noite:
    o Senhor te cobrirá com suas asas.

    Leitura breve Ap 22,4-5

    Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. Não haverá mais noite: não se precisará
    mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles
    reinarão por toda a eternidade.
    Responsório breve

    R. Senhor, em vossas mãos
    * Eu entrego o meu espírito. R. Senhor.
    V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
    Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.

    Cântico evangélico, ant.

    Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
    guardai-nos também quando dormimos!
    Nossa mente vigie com o Cristo,
    nosso corpo repouse em sua paz!

    Cântico de Simeão Lc 2,29-32

    Cristo, luz das nações e glória de seu povo

    29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
    conforme prometestes, ó Senhor.

    30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
    31 que preparastes ante a face das nações:

    32 uma Luz que brilhará para os gentios *
    e para a glória de Israel, o vosso povo.
    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
    guardai-nos também quando dormimos!
    Nossa mente vigie com o Cristo,
    nosso corpo repouse em sua paz!

    Oração

    Depois de celebrarmos neste dia a ressurreição do vosso Filho, nós vos pedimos, humildemente,
    Senhor, que descansemos seguros em vossa paz e despertemos alegres para cantar vosso louvor.
    Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
    O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila
    e, no fim da vida, uma morte santa.
    R. Amém.
    Antífona final de Nossa Senhora
    Ave, Rainha do céu;
    ave, dos anjos Senhora;
    ave, raiz, ave, porta;
    da luz do mundo és aurora.
    Exulta, ó Virgem tão bela,
    as outras seguem-te após;
    nós te saudamos: adeus!
    E pede a Cristo por nós!
    Virgem Mãe, ó Maria!


    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. Adoremos o Senhor, admirável nos seus santos..
    Salmo 94(95)



    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser 'hoje' (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    "Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras". (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: "Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!"
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    "Não entrarão no meu repouso prometido!" (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)


    Invitatório
     ___________________________________________________ 
    Ofício das Leituras

     introdução
    ouvir: 
     V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     
    R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino

    Senhor, a vós cantamos
    um hino de louvor,
    louvando o vosso santo
    perfeito servidor

    Fiel seguiu a Cristo,
    deixando as alegrias,
    riquezas e prazeres
    que o mundo oferecia.

    Humilde, obediente,
    a vós se consagrou;
    do corpo a castidade
    por Cristo conservou.

    Buscou a vossa glória,
    unido a vós somente,
    com todo o ser entregue
    do amor ao fogo ardente..

    A vós na terra preso
    por grande caridade,
    no céu, feliz, triunfa
    por toda a eternidade.

    Seguindo o seu exemplo,
    possamos caminhar
    e um dia, a vós, Trindade,
    louvor sem fim cantar.


    Salmodia

    Ant. 1 A vida ele pediu, e vós lhe destes;
    de esplendor e majestade o revestistes.

    Salmo 20(21),2-8.14

    2 Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; *
    quanto exulta de alegria em vosso auxílio!
    3 O que sonhou seu coração, lhe concedestes; *
    não recusastes os pedidos de seus lábios.

    –4 Com bênção generosa o preparastes; *
    de ouro puro coroastes sua fronte.
    5 A vida ele pediu e vós lhe destes, *
    longos dias, vida longa pelos séculos.

    6 É grande a sua glória em vosso auxílio; *
    de esplendor e majestade o revestistes.
    7 Transformastes o seu nome numa bênção, *
    e o cobristes de alegria em vossa face. –

    8 Por isso o rei confia no Senhor, *
    e por seu amor fiel não cairá,
    14 Levantai-vos com poder, ó Senhor Deus, *
    e cantaremos celebrando a vossa força!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. A vida ele pediu, e vós lhe destes;
    de esplendor e majestade o revestistes.

    Ant. 2 O caminho do justo é uma luz a brilhar:
    vai crescendo da aurora até o dia mais pleno.

    Salmo 91(92)


    ouvir: 
    2 Como é bom agradecermos ao Senhor *
    e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!
    3 Anunciar pela manhã vossa bondade, *
    e o vosso amor fiel, a noite inteira,
    4 ao som da lira de dez cordas e da harpa, *
    com canto acompanhado ao som da cítara.

    5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, *
    e rejubilo de alegria em vossas obras.
    6 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, *
    quão profundos são os vossos pensamentos!

    7 Só o homem insensato não entende, *
    só o estulto não percebe nada disso!
    8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, *
    ou prosperem igualmente os malfeitores,
    – são destinados a perder-se para sempre. *
    9 Vós, porém, sois o Excelso eternamente!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. O caminho do justo é uma luz a brilhar:
    vai crescendo da aurora até o dia mais pleno.

    Ant. 3 O homem justo crescerá como a palmeira,
    florirá igual ao cedro que há no Líbano.

    II
    ouvir: 
    =10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, †
    eis que os vossos inimigos vão perder-se, *
    e os malfeitores serão todos dispersados.

    11 Vós me destes toda a força de um touro, *
    e sobre mim um óleo puro derramastes;
    12 triunfante, posso olhar meus inimigos, *
    vitorioso, escuto a voz de seus gemidos.

    13 O justo crescerá como a palmeira, *
    florirá igual ao cedro que há no Líbano;
    14 na casa do Senhor estão plantados, *
    nos átrios de meu Deus florescerão.

    15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, *
    cheios de seiva e de folhas verdejantes;
    16 e dirão: "É justo mesmo o Senhor Deus: *
    meu Rochedo, não existe nele o mal!"

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. O homem justo crescerá como a palmeira,
    florirá igual ao cedro que há no Líbano.

    V. O Senhor conduz o justo em seu caminho.
    R. E lhe revela os segredos do seu reino.

    Da Carta de São Paulo aos Filipenses 3,7—4,1.4-9
    Alegrai-vos sempre no Senhor
    Irmãos:3,7Essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda,
    por causa de Cristo. 8Na verdade, considero tudo perda diante da vantagem suprema que
    consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero
    tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça
    provinda da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus,
    na base da fé.. 10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da ressurreição,
    ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte,
    11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso,
    ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus.

    13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica
    para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio,
    que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus.

    15É assim que, enquanto perfeitos, devemos sentir e pensar. E se tiverdes um outro modo de sentir,
    Deus vos revelará o seu pensamento a esse respeito. 16Entretanto, onde quer que já
    tenhamos chegado, caminhemos na mesma direção.

    17 Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que vivem de acordo com o exemplo que
    nós damos. 18Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se
    comportam como inimigos da cruz de Cristo. 19O fim deles é a perdição, o deus deles é o
    estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terenas. 20Nós,
    porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
    21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso,
    com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas.

    4,1 Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha
    coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor. 2Exorto Evódia e exorto Síntique a
    viverem de pleno acordo, no Senhor. 3E tu, fiel companheiro, Sízigo, eu te peço que as
    ajudes, porque elas me ajudaram na luta do evangelho, na companhia de Clemente e todos
    os outros, cujos nomes estão inscritos no livro da vida.

    4 Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 5Que a vossa bondade seja
    conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! 6Não vos inquieteis com coisa
    alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas,
    acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento,
    guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus.

    Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro,
    amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor. 9Praticai o que
    aprendestes e recebestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes. Assim o Deus da paz
    estará convosco.

    Responsório Lc 12,35-36a; Mt 24,42

    R. Estai de prontidão, cingi os vossos rins
    e trazei em vossas mãos as lâmpadas acesas.
    * E sede semelhantes a empregados, que esperam
    voltar o seu senhor das festas nupciais
    V. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia
    em que o Senhor há de chegar.
     * E sede. 

    Segunda leitura
    Da Carta escrita por São Luís Gonzaga à sua mãe.
    (Acta Sanctorum, Iuni,5,578)
    (Séc.XVI)

    Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor
    Ilustríssima senhora, peço que recebas a graça do Espírito Santo e a sua perpétua
    consolação. Quando recebi tua carta, ainda me encontrava nesta região dos mortos. Mas
    agora, espero ir em breve louvar a Deus para sempre na terra dos vivos. Pensava mesmo
    que a esta hora já teria dado esse passo. Se é caridade, como diz São Paulo, chorar com
    os que choram e alegrar-se com os que se alegram (cf. Rm 12,15), é preciso, mãe
    ilustríssima, que te alegres profundamente porque, por teus méritos, Deus me chama à
    verdadeira felicidade e me dá a certeza de jamais me afastar do seu temor.

    Na verdade, ilustríssima senhora, confesso-te que me perco e arrebato quando
    considero, na sua profundeza, a bondade divina. Ela é semelhante a um mar sem fundo
    nem limites, que me chama ao descanso eterno por um tão breve e pequeno trabalho;
    que me convida e chama ao céu para aí me dar àquele bem supremo que tão
    negligentemente procurei, e me promete o fruto daquelas lágrimas que tão parcamente
    derramei.

    Por conseguinte, ilustríssima senhora, considera bem e toma cuidado em não ofender a
    infinita bondade de Deus. Isto aconteceria se chorasses como morto aquele que vai viver
    perante a face de Deus e que, com sua intercessão, poderá auxiliar-te
    incomparavelmente mais do que nesta vida. Esta separação não será longa; no céu nos
    tornaremos a ver. Lá, unidos ao autor da nossa salvação, seremos repletos das alegrias
    imortais, louvando-o com todas as forças da nossa alma e cantando eternamente as suas
    misericórdias. Se Deus toma de nós aquilo que havia emprestado, assim procede com a
    única intenção de colocá-lo em lugar mais seguro e fora de perigo, e nos dar aqueles
    bens que desejamos dele receber.

    Disse tudo isto, ilustríssima senhora, para ceder ao desejo que tenho de que tu e toda a
    minha família considereis minha partida como um feliz benefício. Que a tua bênção
    materna me acompanhe na travessia deste mar, até alcançar a margem onde estão todas
    as minhas esperanças. Escrevo isto com alegria para dar-te a conhecer que nada me é
    bastante para manifestar com mais evidência o amor e a reverência que te devo, como
    um filho à sua mãe.

    Responsório Sl 40(41),13; 83(84),11bc

    R. Vós, Senhor, me haveis de guardar são e salvo
    * E me pôr para sempre na vossa presença.
    V. Prefiro estar no limiar de vossa casa,
    a hospedar-me na mansão dos pecadores.
    * E me pôr.

    Oração

    Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da
    penitência e a admirável pureza de vida.Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-
    lo na penitência, se não o seguimos na inocência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
    Filho, na unidade o Espírito Santo.

    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.

    --




































    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.    
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:    
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!    
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!    
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!    
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!    
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!    
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!    
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!    
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!    
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.    
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.














    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo