Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 21 de junho de 2012

    Liturgia das Horas




    Hora Média  introdução
    ouvir: 

    V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
    HINOMantendo a ordem certa,
    do coração fiel,
    na hora terça oremos
    aos Três, fulgor do céu.

    Queremos ser os templos
    do Espírito Santo, outrora
    descido sobre os Doze
    em chamas, nesta hora.

    Fiel aos seus desígnios,
    do Reino o Autor divino
    a tudo ornou de graça
    segundo o seu destino.

    Louvor e glória ao Pai,
    ao Filho, Sumo Bem,
    e ao seu divino Espírito,
    agora e sempre. Amém.
    Salmodia 
    Ant. 1 Sustentai-me e viverei como dissestes, ó Senhor!

    Salmo 118(119),113-120
    XV (Samech) 

    Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática (Lc 11,28). 
    113 Eu detesto os corações que são fingidos, *
    mas muito amo, ó Senhor, a vossa lei!
    114 Vós sois meu protetor e meu escudo, *
    vossa palavra é para mim a esperança.

    115 Longe de mim, homens perversos! Afastai-vos, *
    quero guardar os mandamentos do meu Deus!
    116 Sustentai-me e viverei, como dissestes; *
    não podeis decepcionar minha esperança!

    117 Amparai-me, sustentai-me e serei salvo, *
    e sempre exultarei em vossa lei!
    118 Desprezais os que abandonam vossas ordens, *
    pois seus planos são engano e ilusão!

    119 Rejeitais os pecadores como lixo, *
    por isso eu amo ainda mais vossa aliança!
    120 Perante vós sinto tremer a minha carne, *
    porque temo vosso justo julgamento!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Sustentai-me e viverei como dissestes, ó Senhor!

    Ant. 2 Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador,
    por vosso nome, perdoai nossos pecados!

    Salmo 78(79),1-5.8-11.13 
    Lamentação sobre Jerusalém Se tu também conhecesses. o que te pode trazer a paz (Lc 19,42). 
    =1 Invadiram vossa herança os infiéis, †
    profanaram, ó Senhor, o vosso templo, *
    Jerusalém foi reduzida a ruínas!

    2 Lançaram aos abutres como pasto *
    os cadáveres dos vossos servidores;
    – e às feras da floresta entregaram *
    os corpos dos fiéis, vossos eleitos.

    =3 Derramaram o seu sangue como água †
    em torno das muralhas de Sião, *
    e não houve quem lhes desse sepultura!

    =4 Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, †
    um objeto de desprezo e zombaria *
    para os povos e àqueles que nos cercam.

    =5 Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? †
    Conservareis eternamente a vossa ira? *
    Como fogo arderá a vossa cólera?

    =8 Não lembreis as nossas culpas do passado, †
    mas venha logo sobre nós vossa bondade, *
    pois estamos humilhados em extremo.

    =9 Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! †
    Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! *
    Por vosso nome, perdoai nossos pecados! –

    10 Por que há de se dizer entre os pagãos: *
    'Onde se encontra o seu Deus? Onde ele está?'

    = Diante deles possam ver os nossos olhos †
    a vingança que tirais por vossos servos, *
    a vingança pelo sangue derramado.

    =11 Até vós chegue o gemido dos cativos: †
    libertai com vosso braço poderoso *
    os que foram condenados a morrer!

    =13 Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, †
    celebraremos vosso nome para sempre, *
    de geração em geração vos louvaremos.

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador,
    por vosso nome, perdoai nossos pecados!

    Ant. 3 Voltai-vos para nós, Deus do universo,
    olhai dos altos céus e observai,
    visitai a vossa vinha e protegei-a!

    Salmo 79(80) ouvir:
    Visitai, Senhor, a vossa vinha Vem, Senhor Jesus! (Ap 22,20). 
    2 Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. *
    Vós, que a José apascentais qual um rebanho!
    = Vós, que sobre os querubins vos assentais, †
    aparecei cheio de glória e esplendor *
    3 ante Efraim e Benjamim e Manassés!
    – Despertai vosso poder, ó nosso Deus, *
    e vinde logo nos trazer a salvação!

    =4 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
    e sobre nós iluminai a vossa face! *
    Se voltardes para nós, seremos salvos!

    5 Até quando, ó Senhor, vos irritais, *
    apesar da oração do vosso povo?
    6 Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, *
    e a beber destes um pranto copioso.
    7 Para os vizinhos somos causa de contenda, *
    de zombaria para os nossos inimigos.

    =8 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
    e sobre nós iluminai a vossa face! *
    Se voltardes para nós, seremos salvos!

    9 Arrancastes do Egito esta videira, *
    e expulsastes as nações para plantá-la;
    10 diante dela preparastes o terreno, *
    lançou raízes e encheu a terra inteira.

    11 Os montes recobriu com sua sombra, *
    e os cedros do Senhor com os seus ramos;
    12 até o mar se estenderam seus sarmentos, *
    até o rio os seus rebentos se espalharam.

    13 Por que razão vós destruístes sua cerca, *
    para que todos os passantes a vindimem,
    14 o javali da mata virgem a devaste, *
    e os animais do descampado nela pastem?

    =15 Voltai-vos para nós, Deus do universo! †
    Olhai dos altos céus e observai. *
    Visitai a vossa vinha e protegei-a!

    16 Foi a vossa mão direita que a plantou; *
    protegei-a, e ao rebento que firmastes!
    17 E aqueles que a cortaram e a queimaram, *
    vão perecer ante o furor de vossa face.

    18 Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, *
    o filho do homem que escolhestes para vós!
    19 E nunca mais vos deixaremos,Senhor Deus! *
    Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! –

    =20 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
    e sobre nós iluminai a vossa face! *
    Se voltardes para nós, seremos salvos!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. Voltai-vos para nós, Deus do universo,
    olhai dos altos céus e observai,
    visitai a vossa vinha e protegei-a!

    Leitura breve Sb 19,22 
    Senhor, em tudo engrandeceste e glorificaste o teu povo; sem perdê-lo de vista, em todo
    o tempo e lugar o socorreste!

    V. Sois o Deus que operastes maravilhas.
    R. Vosso poder manifestastes entre os povos.

    Oração 
    Senhor nosso Deus, que nesta hora enviastes o Espírito Santo aos Apóstolos em oração,
    concedei-nos participar do mesmo Dom. Por Cristo, nosso Senhor.
    Conclusão da Hora
    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.


    Invitatório

    V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
    R. E minha boca anunciará vosso louvor.


    R. Adoremos o Senhor, admirável nos seus santos..
    Salmo 94(95)
    --escolher outro--

    Convite ao louvor de Deus
    Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

    1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
    aclamemos o Rochedo que nos salva!
    2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
    e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

    3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
    o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
    4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
    e as alturas das montanhas lhe pertencem;
    5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
    e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

    6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
    e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
    =7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
    e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
    as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

    =8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
    “Não fecheis os corações como em Meriba, *
    9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
    – em que outrora vossos pais me provocaram, *
    apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

    =10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
    e eu disse: “Eis um povo transviado, *
    11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
    – E por isso lhes jurei na minha ira: *
    “Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

    (Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    (Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
    e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
    e ao Espírito que habita em nosso peito *
    pelos séculos dos séculos. Amém.

    (R.)


    Invitatório
     ___________________________________________________ 
    Ofício das Leituras

     introdução
    ouvir: 
     V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
     
    R. Socorrei-me sem demora.
     Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
    Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

    Hino

    Senhor, a vós cantamos
    um hino de louvor,
    louvando o vosso santo
    perfeito servidor

    Fiel seguiu a Cristo,
    deixando as alegrias,
    riquezas e prazeres
    que o mundo oferecia.

    Humilde, obediente,
    a vós se consagrou;
    do corpo a castidade
    por Cristo conservou.

    Buscou a vossa glória,
    unido a vós somente,
    com todo o ser entregue
    do amor ao fogo ardente..

    A vós na terra preso
    por grande caridade,
    no céu, feliz, triunfa
    por toda a eternidade.

    Seguindo o seu exemplo,
    possamos caminhar
    e um dia, a vós, Trindade,
    louvor sem fim cantar.


    Salmodia

    Ant. 1 A vida ele pediu, e vós lhe destes;
    de esplendor e majestade o revestistes.

    Salmo 20(21),2-8.14

    2 Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; *
    quanto exulta de alegria em vosso auxílio!
    3 O que sonhou seu coração, lhe concedestes; *
    não recusastes os pedidos de seus lábios.

    –4 Com bênção generosa o preparastes; *
    de ouro puro coroastes sua fronte.
    5 A vida ele pediu e vós lhe destes, *
    longos dias, vida longa pelos séculos.

    6 É grande a sua glória em vosso auxílio; *
    de esplendor e majestade o revestistes.
    7 Transformastes o seu nome numa bênção, *
    e o cobristes de alegria em vossa face. –

    8 Por isso o rei confia no Senhor, *
    e por seu amor fiel não cairá,
    14 Levantai-vos com poder, ó Senhor Deus, *
    e cantaremos celebrando a vossa força!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. A vida ele pediu, e vós lhe destes;
    de esplendor e majestade o revestistes.

    Ant. 2 O caminho do justo é uma luz a brilhar:
    vai crescendo da aurora até o dia mais pleno.

    Salmo 91(92)


    ouvir: 
    2 Como é bom agradecermos ao Senhor *
    e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!
    3 Anunciar pela manhã vossa bondade, *
    e o vosso amor fiel, a noite inteira,
    4 ao som da lira de dez cordas e da harpa, *
    com canto acompanhado ao som da cítara.

    5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, *
    e rejubilo de alegria em vossas obras.
    6 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, *
    quão profundos são os vossos pensamentos!

    7 Só o homem insensato não entende, *
    só o estulto não percebe nada disso!
    8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, *
    ou prosperem igualmente os malfeitores,
    – são destinados a perder-se para sempre. *
    9 Vós, porém, sois o Excelso eternamente!

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. O caminho do justo é uma luz a brilhar:
    vai crescendo da aurora até o dia mais pleno.

    Ant. 3 O homem justo crescerá como a palmeira,
    florirá igual ao cedro que há no Líbano.

    II
    ouvir: 
    =10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, †
    eis que os vossos inimigos vão perder-se, *
    e os malfeitores serão todos dispersados.

    11 Vós me destes toda a força de um touro, *
    e sobre mim um óleo puro derramastes;
    12 triunfante, posso olhar meus inimigos, *
    vitorioso, escuto a voz de seus gemidos.

    13 O justo crescerá como a palmeira, *
    florirá igual ao cedro que há no Líbano;
    14 na casa do Senhor estão plantados, *
    nos átrios de meu Deus florescerão.

    15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, *
    cheios de seiva e de folhas verdejantes;
    16 e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: *
    meu Rochedo, não existe nele o mal!”

    – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
    Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

    Ant. O homem justo crescerá como a palmeira,
    florirá igual ao cedro que há no Líbano.

    V. O Senhor conduz o justo em seu caminho.
    R. E lhe revela os segredos do seu reino.

    Da Carta de São Paulo aos Filipenses 3,7—4,1.4-9
    Alegrai-vos sempre no SenhorIrmãos:3,7Essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda,
    por causa de Cristo. 8Na verdade, considero tudo perda diante da vantagem suprema que
    consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero
    tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça
    provinda da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus,
    na base da fé.. 10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da ressurreição,
    ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte,
    11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso,
    ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus.

    13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica
    para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio,
    que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus.

    15É assim que, enquanto perfeitos, devemos sentir e pensar. E se tiverdes um outro modo de sentir,
    Deus vos revelará o seu pensamento a esse respeito. 16Entretanto, onde quer que já
    tenhamos chegado, caminhemos na mesma direção.
    17 Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que vivem de acordo com o exemplo que
    nós damos. 18Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se
    comportam como inimigos da cruz de Cristo. 19O fim deles é a perdição, o deus deles é o
    estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terenas. 20Nós,
    porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
    21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso,
    com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas.

    4,1 Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha
    coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor. 2Exorto Evódia e exorto Síntique a
    viverem de pleno acordo, no Senhor. 3E tu, fiel companheiro, Sízigo, eu te peço que as
    ajudes, porque elas me ajudaram na luta do evangelho, na companhia de Clemente e todos
    os outros, cujos nomes estão inscritos no livro da vida.

    4 Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 5Que a vossa bondade seja
    conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! 6Não vos inquieteis com coisa
    alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas,
    acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento,
    guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus.

    Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro,
    amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor. 9Praticai o que
    aprendestes e recebestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes. Assim o Deus da paz
    estará convosco.

    Responsório Lc 12,35-36a; Mt 24,42

    R. Estai de prontidão, cingi os vossos rins
    e trazei em vossas mãos as lâmpadas acesas.
    * E sede semelhantes a empregados, que esperam
    voltar o seu senhor das festas nupciais
    V. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia
    em que o Senhor há de chegar.
     * E sede. 

    Segunda leitura
    Da Carta escrita por São Luís Gonzaga à sua mãe.
    (Acta Sanctorum, Iuni,5,578)
    (Séc.XVI)

    Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor
    Ilustríssima senhora, peço que recebas a graça do Espírito Santo e a sua perpétua
    consolação. Quando recebi tua carta, ainda me encontrava nesta região dos mortos. Mas
    agora, espero ir em breve louvar a Deus para sempre na terra dos vivos. Pensava mesmo
    que a esta hora já teria dado esse passo. Se é caridade, como diz São Paulo, chorar com
    os que choram e alegrar-se com os que se alegram (cf. Rm 12,15), é preciso, mãe
    ilustríssima, que te alegres profundamente porque, por teus méritos, Deus me chama à
    verdadeira felicidade e me dá a certeza de jamais me afastar do seu temor.

    Na verdade, ilustríssima senhora, confesso-te que me perco e arrebato quando
    considero, na sua profundeza, a bondade divina. Ela é semelhante a um mar sem fundo
    nem limites, que me chama ao descanso eterno por um tão breve e pequeno trabalho;
    que me convida e chama ao céu para aí me dar àquele bem supremo que tão
    negligentemente procurei, e me promete o fruto daquelas lágrimas que tão parcamente
    derramei.

    Por conseguinte, ilustríssima senhora, considera bem e toma cuidado em não ofender a
    infinita bondade de Deus. Isto aconteceria se chorasses como morto aquele que vai viver
    perante a face de Deus e que, com sua intercessão, poderá auxiliar-te
    incomparavelmente mais do que nesta vida. Esta separação não será longa; no céu nos
    tornaremos a ver. Lá, unidos ao autor da nossa salvação, seremos repletos das alegrias
    imortais, louvando-o com todas as forças da nossa alma e cantando eternamente as suas
    misericórdias. Se Deus toma de nós aquilo que havia emprestado, assim procede com a
    única intenção de colocá-lo em lugar mais seguro e fora de perigo, e nos dar aqueles
    bens que desejamos dele receber.

    Disse tudo isto, ilustríssima senhora, para ceder ao desejo que tenho de que tu e toda a
    minha família considereis minha partida como um feliz benefício. Que a tua bênção
    materna me acompanhe na travessia deste mar, até alcançar a margem onde estão todas
    as minhas esperanças. Escrevo isto com alegria para dar-te a conhecer que nada me é
    bastante para manifestar com mais evidência o amor e a reverência que te devo, como
    um filho à sua mãe.

    Responsório Sl 40(41),13; 83(84),11bc

    R. Vós, Senhor, me haveis de guardar são e salvo
    * E me pôr para sempre na vossa presença.
    V. Prefiro estar no limiar de vossa casa,
    a hospedar-me na mansão dos pecadores.
    * E me pôr.

    Oração

    Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da
    penitência e a admirável pureza de vida.Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-
    lo na penitência, se não o seguimos na inocência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
    Filho, na unidade o Espírito Santo.

    Conclusão da Hora

    V. Bendigamos ao Senhor.
    R. Graças a Deus.


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo