Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 23 de junho de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4749



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
    Data: 23 de junho de 2012 04:52:23 BRT
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4749
    Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>

    JESUS FALA ATRAVÉS DE SUA IGREJA

    Mensagens neste resumo (2 Mensagens)

    Mensagens

    1.

      HISTÓRIA DA IGREJA (053) ORDEM DE CISTER - Som !

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Sex, 22 de Jun de 2012 8:54 pm





    HISTÓRIA DA IGREJA

    (053) ORDEM DE CISTER !

    ORDEM DE CISTER

    A Ordem de Cister tomou este nome a partir de Citeaux, um lugar nas proximidades de Dijon na parte Leste de França onde foi fundado o primeiro Mosteiro, que se chamou Mosteiro de Citeaux.

    Roberto, o abade de Molesme, entusiasmado com o sucesso e a influência deste Mosteiro, tomou um grupo de companheiros e saiu para fundar outros Mosteiros noutras partes da diocese de Citeaux.

    Aí, ele e seus sucessores, Albérico (1099-1109), e o inglês Stephen Harding (1109-1134), pretenderam fazer uma interpretação da Regra Beneditina, excluindo apenas o seu cerimonial e o seu ritual, bem como as influências das Casas Beneditinas e de Cluny.

    Deram grande ênfase ao trabalho manual como meio para a auto-suficiência da Ordem.

    Em 1112, S. Bernardo com 30 companheiros, juntaram-se ao abade de Citeaux (Cister), e três anos depois fundaram a Ordem de Clairvaux (Claraval).

    A partir daqui, esta Ordem difundiu-se por toda a Europa, graças à reputação internacional de S. Bernardo e à grande força espiritual da Igreja até à sua morte (1153) e, em parte também graças ao espírito ascético a que S. Bernardo acrescentou um grande espírito místico.

    Os Cistercienses entraram pela primeira vez em Portugal pouco antes de 1144, em Tarouca, que então passou de Mosteiro beneditino à obediência a Claraval.

    Todos os outros Mosteiros Cistercienses fundados durante a segunda metade do século XII mudaram de observância em circunstâncias semelhantes.

    SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

    É considerado o segundo fundador da Ordem de Cister os Cistercienses.

    Nasceu perto de Dijon, na França, em 1090.

    No convento dos Cistercienses, fundado por São Roberto, onde Bernardo entrou muito jovem, em 1111, destacou-se como mestre de espiritualidade, atraindo ao mosteiro de Claraval, onde foi Abade, muitos jovens e até seus próprios irmãos.

    Foi guia de um bom número de monges durante aproximadamente 40 anos e mais de 900 religiosos fizeram votos na sua presença.

    O batalhador da paz e da restauração da Igreja, que percorreu a Europa, escreveu diversas obras.

    Entre elas "O Tratado do Amor de Deus" e "Comentário ao Cântico dos Cânticos".

    Foi Doutor da igreja e Pio XII chamou-lhe "o último dos Padres da Igreja, e não o menor".

    Foi Abade e um dos maiores Doutores da igreja.

    Incrível a sua capacidade criativa e sua resistência física e espiritual!

    Percorreu a França, os Países Baixos e a Alemanha, a pedido dos Papas, a fim de formar uma Cruzada contra os turcos.

    Não foi esta, porém, a sua maior glória, e, sim, a de ser um santo místico.

    Pregador e escritor, foi ao mesmo tempo um político, conselheiro de papas e bispos.

    Não há pessoa que tenha influído tanto na primeira parte do século XII como São Bernardo que se nutria da contemplação da humanidade de Jesus.

    Faleceu em Claraval em 1153, e foi declarado Doutor da Igreja por Pio VIII.

    S. Bernardo e a Ordem de Cister, andam muito ligados a Portugal desde D. Afonso Henriques.

    SANTA MARIA DE ALCOBAÇA

    Quando D. Afonso Henriques alargava o Reino em conquistas aos Mouros, chegaram ao território português monges cistercienses e com eles a fama de S. Bernardo.

    Diz a lenda que o nosso primeiro rei doou grande parte das terras da região de Alcobaça a S. Bernardo, em cumprimento de promessa feita quando caminhava para a conquista de Santarém, ou por gratidão a favores recebidos.

    Se quisermos ser mais objectivos, devemos considerar que D. Afonso não tinha ainda nessa época a confirmação papal do título de rei e que S. Bernardo gozava, além da fama de alma eleita, do prestígio de homem político.

    E assim nasceu a construção do Mosteiro de Alcobaça que teria começado por ser uma primeira construção provisória nos meados do século XII, antes da morte de S. Bernardo que ocorreu em 1153.

    Com a data de 1152 é conhecida uma referência ao abade de Alcobaça e a respectiva carta de couto é de 1153.

    O mosteiro de Alcobaça foi dedicado a Nossa Senhora e chama-se "Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça".

    O D. Abade de Alcobaça procurou inicialmente atrair e fixar população rural nas terras que o rei lhe doara e que se estendiam até ao mar, para o que chegou a usufruir regalias extraordinárias.

    Tornou-se notável este mosteiro da Ordem de S. Bernardo (Cister), pelo variado saber dos seus frades.

    Os primeiros estudos bíblicos que houve no reino, foram no Mosteiro de Alcobaça, instituídos a 11 de Janeiro de 1269.

    John

    Nascimento

    2.

    Escuta da Palavra e Meditação - 23/6/2012 - O Pai cuida da gente

    Enviado por: "antonioxistonet@gmail.com" antonioxistonet@gmail.com

    Sáb, 23 de Jun de 2012 3:36 am



    Leituras do dia:

    2Cr 24,17-25
    Sl 89(88),4-5.29-34
    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 6,24-34

    "- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
    - Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.
    - E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: "Onde é que vamos arranjar comida?" ou "Onde é que vamos arranjar bebida?" ou "Onde é que vamos arranjar roupas?" Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades."

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

    Meditação:

    É natural que nos preocupemos com o dia de amanhã. A espécie humana sobreviveu graças a essa extraordinária capacidade de previsão. O agricultor se previne cultivando a sua horta com esmero; cultiva bem a terra para fazer boas colheitas. O comerciante cuida do seu negócio e busca atender bem os clientes para garantir o dia de amanhã. As grandes potências mundiais antecipam o futuro com desenvolvimento da tecnologia.

    Todos, de alguma forma, procuram assegurar o negocio pela capacidade de antecipar ou antever o que pode ocorrer no futuro. Entretanto, atrás disso pode haver uma falsa segurança que de repente se transforma em uma ave de rapina, disposta a arrancar os olhos. Ainda que tenhamos capacidade de previsão e nos preparemos para o inesperado, não podemos controlar o futuro. O futuro é uma possibilidade que nunca estará completamente determinada.

    O que fazer então? Não valorizar demais as nossas seguranças ou as nossas próprias convicções, reconhecer o valor de nossas experiências, particularmente de nossa experiência espiritual. Com a valorização do presente e a recuperação da memória do passado podemos também valorizar as novidades do futuro. Toda invenção tecnológica pode ser uma oportunidade de integração ou mais uma tentação para o afastamento. Cada novidade nos pode resgatar, mas também nos confundir e extraviar.

    Deus quer para si o homem em sua totalidade e não admite compromissos: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente" (Mt 22,37).

    Por trás de todas as formas de idolatria se esconde o maligno. Ele se encontre atrás do dinheiro, que é o conjunto das coisas que possuímos. Quem adora o dinheiro, adora satanás. A frase quer provocar no ouvinte uma clara decisão: ou Deus ou a posse. Quando se busca acumular riqueza, esta se torna um ídolo e Deus é esquecido.

    Esta frase encontra uma clara demonstração na narração de Mt 19,16-30. O rico que não acolhe o chamado de Jesus a ponta a impossibilidade de viver segundo o evangelho e, ao mesmo tempo, ficar apegado às próprias riquezas.

    A conquista do mundo é a ordem dada por Deus aos homens (Gn 1,28). A utilização das coisas é legítima, mas elas devem estar ao nosso serviço e não o contrário.

    Quando a posse das coisas impede ou atrasa o itinerário para Deus e o próximo, então temos a confirmação que o dinheiro é mais importante de Deus e dos irmãos.

    O pecado é amar as criaturas em lugar do Criador. Tudo deve ser sacrificado para se alcançar o fim último que é Deus (Mt 5,29-30). Quem vive totalmente orientado para Deus, como nos ensinou o evangelho até este ponto, deve evitar a preocupação pelas necessidades materiais. Deus que nos entregou o mais (a vida) nos dará também o menos (o alimento e a roupa).

    Preocupar-se é falta de fé no amor infinito e previdente do Pai. Nestas preocupações inúteis podem cair igualmente, também se por motivos opostos, o pobre e o rico.

    O sentido da vida não pode se reduzir só à busca dos bens materiais e à satisfação das necessidades físicas. Jesus já nos ensinou e Mt 4,4: "Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". Os motivos pelos quais devemos nos libertar dos desejos de possuir e das preocupações materiais são dois: o conhecimento do verdadeiro Deus, nosso Pai, previdente e bondoso, e a tarefa prioritária que Deus nos confiou de buscar seu reio e sua justiça.

    Os pagãos são todos aqueles que não conhecem Deus como seu Pai previdente e salvador e, por conseguinte, se agitam como se fossem órfãos que devem confiar exclusivamente em suas próprias forças. Jesus não quer absolutamente desviar o homem do trabalho. De fato, está escrito: "O Senhor Deus pegou o homem e o colocou no jardim do Éden, para que o cultivasse e o guardasse" (Gn 2, 15). Ele quer nos ensinar a viver bem, como pessoas inteligentes e iluminadas pela fé. De fato, se preocupar é inútil e perigoso.

    A preocupação desgasta o homem e lhe encurta a vida: "Que aproveita ao ser humano de todo o seu trabalho, e da aflição do coração com a qual labutou debaixo do sol? Todos os seus dias são dores, e sua ocupação, sofrimentos.

    Nem de noite repousa o seu coração, e também isso é vaidade" (Ecl 2, 22-23). Depois de nos ter repetidamente insistido para não nos preocupar com o hoje, Jesus nos pede para não nos preocupar também pelo amanhã, porque é uma atitude infantil: "E quem de vós, por tudo o que fizer, pode acrescentar só uma hora à sua vida?" (Mt 6,27). O nosso Pai celeste, que cuida do nosso presente, terá cuidado também do nosso amanhã.

    Reflexão Apostólica:

    Muitos já se embrenharam na aventuraram de servir a dois senhores, principalmente por causa de dinheiro, porém, por causa de paixão, isso também tem ocorrido, principalmente envolvendo as famílias. É o caso do homem que tendo esposa e filhos, se apaixona por outra mulher. Ou a mulher que tenta se dividir no amor ou paixão entre o marido e outro homem. E por que tudo isso acontece? Pelo afastamento de Deus. Se maridos e mulheres tivessem em mente as palavras de Jesus: "O que Deus uniu o homem não separa", com certeza resistiriam a qualquer tentação de se aventurar com outras pessoas.

    Por falar em tentação, o diabo consegue infiltrar-se na mente das pessoas que estão sem Deus de tal forma, que até conseguem que elas cometam crimes hediondos. Filhos matam pais por causa da herança. Um verdadeiro absurdo! Veja como o demônio consegue embaçar as mentes dos jovens de tal maneira que eles não enxergam o perigo de tal atrocidade. Nem percebem que os vizinhos vão notar, e chamar a polícia. Não enxergam a justiça de Deus e dos homens que acabarão por puni-los, em vez de conseguirem ficar felizes desfrutando a herança. Isso nunca aconteceria, mesmo porque se conseguissem se livrar da justiça, eles teriam que conviver até o fim dos seus dias com a dor na consciência.

    Entre nós também existe outra forma de servir a Deus e ao demônio. Deus não suporta o cristão chamado de meia boca, do tipo que acende uma vela para Deus e outra para o diabo. Aquele cristão que no domingo vai à missa e na sexta-feira vai adorar o diabo em uma outra seita que disfarçadamente pode ser denominada com palavras suaves, mas no fundo nada mais é que uma forma de seguir o maligno.

    E a nossa Igreja que fique bem esperta, pois tais "cristãos" podem se infiltrar na comunidade, e provocar verdadeiros estragos, dominando o próprio padre, e toda a comunidade, destruindo a catequese. E quando se perceber, a coisa já se enraizou de tal forma que fica muito difícil extirpar o joio do trigo.

    Foi o que aconteceu naquela paróquia, quando uma moça loira de olhos azuis e de cabelos aos ombros, começou a freqüentar, e de mansinho foi dominando tudo começando pelo jovem padre. Ela pertencia a uma seita satânica, e no final de 4 anos, a paróquia estava toda dominada. O padre continuava lá, totalmente em suas mãos! Os cristãos fiéis a Deus foram perseguidos e convidados a se retirar, e foram substituídos pelos seguidores daquela seita. A catequese foi destruída e no seu lugar foi criado uma espécie de clube no qual as crianças, sobe a desculpa de se fazer dinâmicas, brincavam, dançavam, comiam muitos doces, pipoca e groselha, e não se ouvia falar de Jesus. Os catequistas foram expulsos e trocados por jovens chamados de instrutores e treinadores. Construíram um grande salão, onde as crianças brincavam, nos fins de semana era alugado para festas, onde havia aulas de artes marciais, capoeira, entre outras maluquices que não tinha nada a ver com evangelização. Festas e mais festas, sendo que a mega-festa acontecia no dia de Cosme e Damião. Nestes muitos eventos, muito dinheiro se arrecadava, e que não era aplicado na evangelização, ou revertido para a própria Igreja. Onde ia parar tanto dinheiro?

    A loira era tão poderosa que se infiltrou a diocese, colocando em várias paróquias lindas secretárias, que acabaram sendo secretárias dos padres, onde os comentários começaram a surgir, sem que o Bispo pudesse tomar qualquer providência, pois era ameaçado de escândalo. A tal loira, chamada por muitos de o diabo vestido de loira, era irmã do diretor de uma rede de televisão e de rádios com sede na capital daquele estado. Assim as muitas festas ocorridas naquela comunidade-clube chamada de paróquia, eram vistas por muitos pela cobertura total na televisão e no rádio.

    E assim, o tempo foi passando, 10 anos 20 anos, os padres dominados todos vitalícios sem troca, até que tudo chega ao seu final.

    Aquela maldita paróquia hoje está novamente nas mãos de Deus, pois " as portas dos infernos não se prevalecerão contra ela...".

    Um grupo de autênticos cristãos, acompanhados de vários padres de Roma, aproveitando a velhice e a doença do padre e daquela famosa mulher, invadiram a comunidade, e restaurou a vida da paróquia, assim como a catequese e a espiritualidade.

    E você está imaginando agora. Onde aconteceu isso? No Brasil? Você acabou de ler uma estória baseada em fatos verídicos, que pode acontecer ou pode está acontecendo bem aí na sua paróquia. Muito cuidado! Se for enfrentar os invasores, considere que estará enfrentando o próprio demônio, e para tal precisa da armadura de Jesus. Você precisa estar com Jesus, caso contrário será dominado também. Ou, mesmo estando com Jesus, você poderá ser congelado... O importante é a sua fé. Junte-se com outros também de muita fé, e lembre-se das palavras de Jesus: "eis que estarei convosco até o fim dos tempos" .

    Não tenha medo! "não vos preocupeis com o dia de amanhã..." . Jesus vai lhe proporcionar os recursos necessários para combater o mal. Em hipótesis alguma Deus vai permitir por muito tempo que a sua Igreja seja dominada pelas forças do mal. Se somos cristãos imitadores de Jesus Cristo, não podemos ficar de braços cruzados, vendo o demônio estragar a nossa comunidade. Jesus enfrentou aqueles que transformaram o seu Templo em um covil de ladrões que visavam a satisfação de seus interesses pessoais.

    Por que nós vamos nos acovardar e deixar acontecer o pior?

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, centra toda minha vida na busca do teu Reino e na justiça que dele vem, de forma que nenhuma outra preocupação possa ser importante para mim.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)

    Propósito: Abandonar-se nas mãos de Deus.

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.
    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Criar novo tópico | Visite seu Grupo na web
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Loja Online HP

    Conheça o Y!Encontros e passe o Dia dos Namoradosem boa companhia!

    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo