Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 23 de junho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 24/6/2012 - Nascimento e missão profética de João Batista

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Sábado, 23 de Junho de 2012 15:48
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 24/6/2012 - Nascimento e missão profética de João Batista



     
    Leituras do dia:
     
    Is 49,1-6
    At 13,22-26
    Sl 139(138)
     
    ESCUTA DA PALAVRA - VER
    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 1,57-66.80

    "
    Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
    - Não. O nome dele vai ser João.
    Então disseram:
    - Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
    Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: "O nome dele é João." E todos ficaram muito admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia.Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
    - O que será que esse menino vai ser?
    Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.
    O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel.
    "

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)
     
    Meditação: 
     
    João Batista foi a figura contemporânea a Jesus que mais recebeu atenção. Nem sequer figuras tão proeminentes na historia do cristianismo como Paulo e Pedro receberam tanta atenção. Os quatro evangelhos colocam o início da atividade evangelizadora de Jesus em relação com o batismo de João. Flavio Josefo, um historiador judeu de final do século I, dedica mais páginas ao Batista do que a outras personagens da época, considerando-o como o profeta mais importante de seu tempo.


    Os evangelhos, na medida em que procuram resgatar e interpretar memórias da vida de Jesus, apresentam semelhanças com as antigas biografias de profetas e de filósofos.

    O evangelho de Marcos, o mais antigo dentre os canônicos, apresenta a história de Jesus começando com o batismo de João e terminando, após a crucifixão de Jesus, com o encontro do túmulo vazio pelas mulheres. Um anexo tardio apresentará narrativas de aparições, extraídas dos outros evangelhos.


    O evangelho de Mateus, escrito cerca de uma década depois de Marcos, amplia a história de Jesus, apresentando, de início, narrativas relativas à concepção, nascimento e infância de Jesus, bem como, na parte final, narrativas de aparições do Ressuscitado, após o encontro do túmulo vazio. Este esquema é também adotado por Lucas.

    Contudo, Lucas, de maneira original, começa seu evangelho com os anúncios das concepções de João, feitos a Zacarias, esposo de Isabel, e de Jesus, feito a Maria, apresentando, em seguida, as narrativas do nascimento dos dois.


    Com esta aproximação dos dois meninos, desde suas origens, Lucas procura acentuar, de maneira convincente, a íntima relação entre as missões proféticas de João e de Jesus.

    Esta relação é reafirmada pelos quatro evangelistas, no encontro de Jesus com João Batista, com a recepção de seu batismo, seguindo-se o início do ministério de Jesus, cujo anúncio da chegada do Reino e apelo à conversão assemelham-se aos do Batista.

    A atividade de João Batista acontece no deserto, como a de outros movimentos contestatórios, em contraposição à ânsia de poder das autoridades do Templo e dos despóticos romanos. Da mesma forma que outros movimentos, João exerce um ministério relacionado com a penitência e a ascese. Sua pregação é caracterizada por um apelo à conversão, ao arrependimento, ao retorno aos caminhos de Deus.
    Não duvida em chamar seus compatriotas de "raças de víboras", um apelativo tão forte que ainda hoje nos custa assimilar. Denuncia, sem titubeios, o servilismo da dinastia herodiana diante dos invasores romanos. Critica duramente a falta de respeito entre os príncipes irmãos Filipe e Antipas que rivalizam pela mesma mulher e misturam os assuntos do estado com os problemas conjugais. Faz do batismo um símbolo dessa mudança de vida, à qual o povo de Deus é constantemente chamado por meio dos profetas.
    O evangelho apresenta o Nascimento de João, rodeado de sinais extraordinários. O pai Zacarias recebe o encargo de cuidá-lo em uma revelação no Templo, enquanto exerce os serviços sacerdotais. O texto assinala a vocação profética de João e o motivo de seu nome: Deus terá piedade de seu povo e lhe enviará um mensageiro que o conduza pelo caminho que leva ao encontro com Deus.

    A missão do Batista servirá de marco à ação evangelizadora de Jesus que retomará o chamado à conversão e preparará uma comunidade para a irrupção definitiva do Reino. Assim se configura e perfila a autêntica vocação de João, que denuncia as contradições de seu tempo e anuncia a esperança de um ungido de Deus que terá de transformar radicalmente a situação do povo.
    É preciso descobrir a nossa missão em relação ao à presença do Reino Deus em nossas vidas.
    Neste domingo celebramos a festa de São João Batista, o precursor. Ele é o precursor, por sua vida e missão e por anunciar e pregar a chegada dos tempos messiânicos, que vão se cumprindo em Jesus.
    No evangelho Lucas centra a narrativa do Batista em quatro momentos importantes de sua vida: o relato de seu nascimento (vv. 57-58), a circuncisão, a imposição do nome e a manifestação de sua parentela e vizinhos da região (vv. 59-66).
    No nascimento de João se cumpre o que foi anunciado a Zacarias e a promessa se torna realidade. A esterilidade dos pais é vencida pelo nascimento de um filho e se torna fonte de alegria, júbilo e regozijo, que envolve e contagia a vizinhos e parentes, como já o havia predito o mensageiro de Deus.
    Na narrativa do nascimento, Lucas mescla aspectos importantes: o da misericórdia de Deus, que se manifesta em favor do povo, ao tirar a vergonha que pesava sobre Isabel por causa da esterilidade, precisamente sobre a esposa de um sacerdote encarregado do serviço litúrgico no templo de Jerusalém, e por outra parte, o significado do nome João ("Deus mostrou seu favor"). O nome João evidencia a presença da misericórdia divina, que recai, sobre uma pessoa em particular, neste caso Isabel, mas que representa a totalidade do povo.
    Logo depois do relato do nascimento de João segue o de sua circuncisão, imposição do nome e sua manifestação pública. Pela circuncisão, João fica deliberadamente marcado com o "sinal da aliança", sinal visível da incorporação ao povo de Israel. Essa marca na própria carne faz de João partícipe da benção prometida pelo Senhor a seu povo eleito e o capacita para celebrar a páscoa como festa da comunidade e confirma suas esperanças de partilhar com todos os seus antepassados a restauração futura e definitiva.

    O rito da circuncisão comportava igualmente a obrigação de uma escrupulosa observância da lei de Moisés. A incorporação do precursor do Messias ao povo de Israel é muito importante para Lucas, não somente porque prefigura a incorporação do próprio Jesus a esse mesmo povo, mas também porque Lucas se esforça por demonstrar que o cristianismo é uma derivação lógica do judaísmo. Por isso tem que ficar bem claro que os pilares desse novo modo de vida são de raízes profundamente judaicas.
    A atribuição do nome "João" rompe radicalmente a tradição familiar. Como de costume, os vizinhos e parentes dão por certo que o menino se chamaria com o nome do pai. O acordo entre a mãe e o pai para escolha de um nome que não era familiar aparece como um sinal onde se reflete o favor de Deus. A misericórdia divina se manifesta em um casal idoso, de vida exemplar, e alcança a totalidade de Israel. Zacarias recupera a fala e os vizinhos se interrogam sobre o futuro do menino.
    Por último, temos a manifestação pública de João, o qual pretende deixar bem clara a efusão da misericórdia de Deus. A alegria que causa a notícia de seu nascimento é fruto de uma primeira manifestação no entorno da família e na vizinhança, porém, imediatamente começa a correr o rumor desse acontecimento por todas as montanhas da Judéia. O júbilo é uma experiência de todos. Fica assim preparado, narrativamente, o futuro do protagonista, que se resume em um versículo (1,80) que funciona como um estribilho: "Viveu no deserto até o dia em que se apresentou a Israel". Dessa maneira o deserto nos prepara para a próxima aparição de João no evangelho, trinta anos depois (Lc 3,1-3).
    A primeira leitura de Isaias fala também do ministério profético diante das nações, preparando os caminhos de Deus.
     
    A leitura dos Atos é um fragmento resumido mas explícito sobre João Batista.
    A figura de João calou profundamente no imaginário cristão e na simpatia do povo de Deus: parente de Jesus, asceta e místico, profeta valente e denuncia, prega com ardor a conversão... João conquistou um lugar privilegiado no universo cristão. Talvez por isso sua festa tenha sido colocada no solstício de verão boreal: na "noite mais curta do ano" no hemisfério norte (noite de São João, noite do fogo e de vigília em torno da fogueira...), ou a mais longa do ano no hemisfério sul, ou um dia insignificante na zona equatorial e tropical.

    Esse acontecimento astronômico era conhecido e celebrado na antiguidade antes do cristianismo. Talvez o estabelecimento da celebração de João nessa festa obedeça à tentativa de cristianizar uma festa pagã (como aconteceu com o nascimento de Jesus. O objetivo era cristianizar a festa astronômica do solstício de inverno boreal, data também celebrada por religiões pagãs à chegada do cristianismo).
    O evangelho de Lucas convida a refletir sobre a misericórdia, a compaixão e a generosidade divina, que caracterizam este novo período da historia da salvação, que começa a manifestar-se com o nascimento de João Batista. Misericórdia sem limites e sem medida, que engrandece e liberta, que é sinal de vida porque resgata anciãos da morte por causa da esterilidade.
    Além disso, o evangelho salienta a forma como estamos vivendo a experiência da misericórdia divina: na acolhida, na solidariedade para com os excluídos... Convida também a todos aqueles que desejam um mundo novo "segundo o coração de Deus" a se comprometerem na construção do mesmo.

    Reflexão Apostólica

    Hoje celebramos a solenidade do nascimento daquele que foi, segundo as palavras do próprio Jesus, o maior de todos os mortais nascido de uma mulher: João Batista.


    São João é celebrado e comemorado pelos brasileiros  nas festas  juninas, onde  nós nos alegramos na certeza de que Deus  é bondoso e misericordioso com todos os pobres.

    Infelizmente,  temos a lamentar  mais uma vez,  a triste realidade que vem acontecendo nas festas juninas no Nordeste brasileiro. 
     
    Região tradicionalmente de povo humilde e devoto, sofrido pelas agruras das secas continuadas, é o lugar onde as comemorações juninas são mais fortes que o carnaval no sul do Brasil. 
     
    É uma estrondosa festa, onde todos são envolvidos naquela alegria contagiante. Porém,  com o passar dos tempos, com a influência da mídia, e com a destruição dos valores, as comemorações de São João  Batista no Nordeste brasileiro tomou um rumo inesperado, lamentável, tomou  uma  outra  figura, tomou  uma outra direção.
     
    Os jovens daquela região, sedentos de diversão, transformaram a solenidade ou comemoração  das festas juninas, em motivos de pura diversão, onde rola muita bebida, sexo irresponsável, e muito outros tipos de libertinagens, lamentáveis, para um povo de uma região que era tão devota e amada por Deus. 


    Isso tudo somado com a falta de padres naquela região, contribui para que as festividades juninas fiquem  cada ano menos santas e mais mundanas.  


    Que podemos fazer além de rezar por essa triste realidade? Será que não podemos interferir  de alguma maneira, e mostrar àqueles jovens que eles estão profanando, ou misturando as coisas?  Reconhecemos que os jovens precisam de diversão, mais não por causa disso que podem  transformar as Festas de São João em um imenso bordel público de promiscuidade!  Isso é um grande sacrilégio! Será que alguém pode fazer alguma coisa?
            

    João Batista, foi grande diante do Senhor, e cheio do Espírito Santo desde o seu  período intra-uterino, e todos os amigos da família se alegraram com o seu nascimento.


    É assim que Deus age. Anteriormente ao nosso nascimento, Ele  já nos escolhe para a nossa missão. Assim, já nascemos prontos, pela mão do Pai. Só resta descobrirmos qual a nossa missão. De que maneira vamos anunciar o Reino de Deus pelo mundo afora.  Porque o Espírito Santo age em nós, e nos proporciona a disposição de amar a Deus, mesmo sem tê-Lo visto. 
     
    Assim como Zacarias acreditou no anúncio de Deus que sua esposa teria um filho, por que Sacarias sabia que para Deus nada é impossível, nós também venceremos todas as dificuldades, todas as barreiras, que possamos enfrentar na tarefa de da evangelização, pois Aquele que tudo pode estará sempre do nosso lado nos guiando, nos inspirando, nos protegendo, e colocando em nossas bocas a palavra certa, na hora certa para as pessoas certas.


     A figura de João Batista grande profeta, contemporâneo de Jesus  Cristo, homem corajoso e destemido, que veio preparar a vinda do Messias, é aquele de deve ser imitados por todos nós.


    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
     
    OraçãoÓ Deus, Pai de misericórdia, que quiseste preparar os caminhos de Jesus com o envio de João Batista como seu "precursor", faze que sejamos "precursores" do teu Filho para que aplainemos os caminhos e eliminemos os obstáculos ao crescimento do amor e da unidade.

     
    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
     
    Propósito: Levar, aos irmãos, a Boa Nova da salvaão. 

     
    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)
     
    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.


    __._,_.___


    Troca de e-mail
    ===============
    Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


    Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
    =======================================
    (1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
    (2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
    (3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
    (4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
    (5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
    (6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
    (7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

    Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





    Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
    Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
    Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
    Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

    __,_._,___


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo