Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 23 de maio de 2014

    Viver em Deus






    Viver em Deus




    Maria está essencialmente na Bíblia, do Gênese ao Apocalípse


    Posted: 22 May 2014 09:54 AM PDT



    Professor Felipe Aquino

    Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com








    Canção Nova Eventos






    No começo, Eva foi expulsa com Adão do Paraíso, porque não quiseram ouvir a voz de Deus. Mas o Senhor nos prometeu uma salvação: "Uma mulher vai esmagar a cabeça da serpente". Deus foi fazendo as coisas em ordem de perfeição.






    O pecado aproveitou-se da fragilidade da mulher. E Deus pensou: "Se por uma mulher entrou o pecado, por uma mulher vai entrar a salvação".






    Nas bodas de Caná, Jesus disse a Maria: "Mulher, ainda não é chegada a minha hora". Nos pés da cruz também Ele usou a expressão "mulher" – "Mulher, eis aí o teu filho" – para representar a nova mulher que nos trouxe a salvação. O Verbo se fez Homem e habitou entre nós. Maria deu o Salvador para a humanidade.






    Depois que Jesus salvou a humanidade, Deus nos entregou sua última pérola, Maria.






    Quem tinha de nos salvar era um Homem, por causa do pecado que entrou por meio dele. Por isso, não há salvação fora de Jesus, pois Ele é a ponte que nos une a Deus. Algumas pessoas não entendem isso, e acham que Nossa Senhora é uma ponte paralela, que coloca Jesus à sombra, mas não é isso! Jesus é a única ponte. Os evangélicos, às vezes, pensam que colocamos Maria no lugar de Jesus. Mas não é verdade!






    No Concílio Vaticano II, queriam colocar o título de Nossa Senhora como "redentora", mas João Paulo II não permitiu, porque sabia que isso poderia causar confusão. Então, deu-se a ela o título de "corredentora", ou seja, aquela que participa da redenção. Maria ofereceu não somente um simples Filho à humanidade, mas o Filho de Deus.






    Eu quero, hoje, relembrar grandes verdades que a Igreja nos ensina: a beleza de Maria e suas virtudes inesgotáveis.






    Há um livro maravilhoso de São Luís de Monfort chamado "O segredo da Virgem Maria". Eu fiz a consagração de São Luís; depois da consagração a Nossa Senhora, minha vida mudou. O Papa João Paulo II disse que foi o melhor livro que já leu na sua vida. Uma das coisas que ele aprendeu, por meio da consagração, é que ela não leva a colocarmos Jesus à sombra; pelo contrário, leva-nos a colocar um holofote sobre Ele.












    "Debaixo da Vossa proteção, refugiamo-nos, Santa Mãe de Deus", disse Felipe Aquino.


    Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com








    O Catecismo da Igreja Católica sempre está ao meu lado. Não quero, hoje, ensinar-lhes algum princípio meu, mas sim da Igreja; e ela nos ensina cinco coisas.






    A Maternidade Divina de Deus.






    Em 431, quando começou com uma teoria de que Nossa Senhora não era a Mãe de Deus, o Concílio de Éfeso foi determinou que Maria é Theotokos(Mãe de Deus). A oração mais antiga que a Igreja conhece foi encontrada, em Alexandria, no Egito, por volta de 900, em um papiro: "Debaixo da Vossa proteção, nos refugiamos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos. Ó Virgem, gloriosa e bendita".






    Para nós existe o tempo, mas para Deus não existe passado, presente nem futuro. Para Deus tudo é presente; e nós estamos sujeitos ao tempo d'Ele. Para o Senhor está tudo aqui e agora. Então, em Sua eternidade, um instante que não passa, já tinha escolhido Maria como "corredentora". Mas, mesmo assim, mandou um anjo para lhe anunciar que ela seria a Mãe do Salvador, porque Deus não tirou a liberdade dela. E Maria disse 'sim'. O 'sim' que cada um de nós dá a Deus está representado no 'sim' de Maria.






    Ninguém jamais sofreu como Nossa Senhora. Quem já viu seu filho ser crucificado? Maria sofreu desde o nascimento até passar tudo o que passou. Ela teve de atravessar o Egito, caminhou uns dez dias de viagem, debaixo do sol, para sair de Nazaré, a fim de livrar Jesus da morte de Herodes.






    Ao levar Jesus ao templo, Simeão disse: "Uma espada transpassará a Tua alma". Eu fico pensando que espada de dor acompanhou toda a vida dela, mas, mesmo assim, ela permaneceu de pé. Maria saiu do Egito e voltou a Nazaré. Ela acompanhou Jesus até o calvário. Que relacionamento Nossa Senhora tem com Deus se Ela é Mãe de Deus, se Ela é filha de Deus e esposa? Daí, vem toda a beleza do dogma de Nossa Senhora. É por isso que, na Ave-Maria, rezamos: "Santa Maria Mãe de Deus". É o mesmo que dizer: "A Senhora pode tudo".






    São Bernardo, no século XII, chamava Nossa Senhora de "Onipotência Suplicante" não por natureza, mas por graça, porque o que Ela pede, consegue. Jesus mostrou isso nas bodas de Caná. Não era hora de começar os milagres, mas Ela se fez de advogada e disse aos serventes:"Faça o que Ele mandar!". O Senhor transformou tudo em vinho de melhor qualidade. O que Jesus quis mostrar com esse fato chocante? "Eu sou Deus e atendo o que Minha Mãe me pede!".






    Maria é a Mãe de Deus e também a nossa Mãe. Se você não agradeceu a Jesus, ainda, por ter lhe dado a Mãe, agradeça-Lhe! Porque Ele, mesmo destroçado na cruz, deu a Mãe d'Ele para nós.








    "Maria é Mãe de Deus e também a nossa Mãe", disse professor Felipe Aquino.




    Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com






    São Luís vai dizer: "Deus reuniu todas as águas e chamou de mar, reuniu todas as graças e chamou de Maria". Os inteligentes teólogos perguntam: "Por que Deus escolheu aquela menina? Lá, naquela cidade pequena?". Foi pela humildade dela. Eva foi orgulhosa e desobediente; Deus precisava encontrar o oposto dela. Ele encontrou Maria. Santo Irineu diz: "A humildade e a obediência de Maria desataram o orgulho e a desobediência de Eva".






    Santo Agostinho já dizia: "Maria é Virgem antes, durante e depois". Mas como isso? É um milagre! A Igreja ensina que Maria foi virgem na concepção, durante o parto e depois dele. Ela é Virgem perpétua. Você já olhou uma vidraça? Se a luz passa pelo vidro, como Deus não poderia entrar em uma mulher sem rasgar as paredes? Ela queria ser virgem. Ela concebeu por ordem do Espírito Santo. O Senhor deu a Ela um esposo, José, a fim de que formassem uma família.






    Tudo de Deus é confuso. Como uma rosa, que é plantada no esterco, nasce cheirosa? E como uma vaca, que come capim, pode dar leite? Tudo do Senhor é chocante, porque Ele é Deus. Não queira entendê-Lo.






    Maria não teve pecado original. Pelos méritos de Jesus na cruz, ela foi salva pelo Sangue de Cristo. Ela foi salva, antes, como se tivesse sido vacinada. Nós fomos salvos pelo batismo; Maria foi vacinada pelo Sangue de Cristo. A Virgem Maria é imaculada, sem mancha.






    Nossa Senhora é medianeira de todas as graças. A maior graça que recebemos foi Jesus. Se Maria nos trouxe a maior graça, que é Jesus, imagine as outras graças que Deus vai trazer pelas mãos dela!






    Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D'Onofrio.






    --------------------------------------------------------------






    Felipe Aquino






    Formado em Matemática, tendo concluído o Mestrado e o Doutorado em Engenharia Mecânica. É pregador de Retiros de Aprofundamentos, em todo o país.






    Título Original: Maria, a Mulher do Gênesis ao Apocalipse












    Site: Canção Nova Eventos


    Editado por Henrique Guilhon





    You are subscribed to email updates from Viver em Deus

    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

    Email delivery powered by Google


    Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo