Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 17 de junho de 2012

    Como frágeis vasos de barro


    Na audiência geral Bento XVI
    convidou a confiar-se à força da oração

    Saudação aos participantes no congresso eucarístico internacional de Dublim
    A união com Deus não afasta do mundo. Ao contrário. Dá a força para viver realmente nele e para fazer o que se deve. Ele realiza maravilhas "através da nossa debilidade, da nossa inaptidão para o cargo". Nós "não devemos confiar unicamente em nós mesmos" mas "trabalhar, com a ajuda do Senhor, confiando-nos a Ele como frágeis vasos de barro". O Papa interrompeu várias vezes a leitura do texto preparado para a audiência geral de quarta-feira 13 de Junho.
    Fê-lo para ressaltar ainda mais o socorro que de Deus chega ao homem frágil - precisamente como "um vaso de barro" - no momento em que está exposto às provas mais duras, aos sofrimentos maiores, às canseiras para afastar o ataque "do enviado do Maligno" que "insidia a nossa vida", um "espinho cravado também na nossa carne". Propôs a experiência vivida pelo apóstolo Paulo, para reafirmar a força da oração, que "não é só o respiro da alma", ocasião para compreender "a própria debilidade" e experimentar "o poder de Deus, que não abandona, não nos deixa sós, mas se torna amparo e força".
    Durante o encontro com os fiéis Bento XVI dirigiu por fim o seu "pensamento afectuoso" e a sua "saudação de bênção" à Igreja na Irlanda por ocasião da celebração do Congresso eucarístico internacional, que está a decorrer nestes dias em Dublim. "Uma ocasião preciosa - disse - para reafirmar a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja.


    (©L'Osservatore Romano - 16 de junho de 2012)
    [Index] [Top] [Home]


    Lectio divina na inauguração do congresso eclesial de Roma
    A escolha entre mentira e verdade


    Trinta minutos para uma Lectio divina de alto perfil teológico, a que foi proposta pelo Papa na tarde de segunda-feira, 11 de Junho, na basílica de São João de Latrão, na inauguração do congresso eclesial da diocese de Roma. Ele convidou os participantes a reflectir sobre o significado do sacramento do baptismo - "o primeiro passo da Ressurreição" - frisando a sua actualidade, com a intenção de reafirmar que "o baptismo não é acto de uma hora, mas uma realidade de toda a nossa vida" e que "Deus não é uma estrela distante, mas o ambiente da minha vida".
    Precisamente por isto, o cristão é sempre chamado a confrontar-se com os dois elementos cardeais do sacramento: a matéria, representada pela água, e a Palavra, a qual por sua vez se expressa em três elementos do rito, ou seja, renúncias, promessas e invocações. E falando das renúncias, mencionou explicitamente a sedução do mal "para não vos deixardes dominar pelo pecado". Evocou a antiga expressão "pompa do diabo" com a qual se pretendia indicar uma cultura na qual conta mais a aparência do que a verdade. Uma cultura, disse, "que conhecemos também hoje", na qual contam apenas "a sensação e o espírito de calúnia e de destruição". Uma cultura que "não procura o bem" e na qual "a mentira se apresenta nas vestes da verdade e da informação". Na conclusão da sua meditação - inteiramente improvisada - o Papa reafirmou que o baptismo dos recém-nascidos "não é contra a liberdade" mas "necessário para justificar também o dom da vida".


    (©L'Osservatore Romano - 16 de junho de 2012)
    [Index] [Top] [Home]

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo