Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 19 de junho de 2012

    Compromisso e oração pela unidade

    O Papa celebra as vésperas em San Gregorio al Celio com o primaz da Comunhão anglicana

    E no Angelus um apelo contra qualquer forma de violência

    Na igreja do complexo monástico de San Gregorio al Celio ­ «lugar nativo do vínculo entre o Cristianismo nas Terras britânicas e a Igreja de Roma» ­ o Papa presidiu na tarde de sábado, 10 de Março, às primeiras vésperas do III Domingo de Quaresma, com a participação do arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, primaz da Comunhão anglicana. Um «encontro fraterno» que, segundo o Pontífice, foi conotado por «um profundo carácter ecuménico». Eis por que os votos de que possa servir de «estímulo para todos os fiéis, Católicos e Anglicanos, a renovarem o compromisso de rezar constantemente e de trabalhar pela unidade».
    Recordando na sua homilia os mil anos de história da ermida de Camaldoli, casa-mãe da congregação fundada por san Romualdo, o Papa ressaltou «a grande fecundidade da tradição camaldolense», testemunhada entre outros pela contribuição cultural e espiritual oferecida à elaboração da Carta constitucional italiana e à reflexão do concílio Vaticano II. Um caminho religioso que se distingue pela contínua busca do «justo equilíbrio entre o espírito eremítico e o cenobítico», entre a exigência de se dedicar totalmente a Deus na solidão, de se apoiar na oração e de acolher os irmãos «para que possam haurir das nascentes da vida espiritual e julgar as vicissitudes do mundo com consciência deveras evangélica».
    Desta dúplice dimensão da visão monástica de são Gregório tinha falado também o arcebispo de Canterbury na sua homilia. «Na vida monástica – recordou entre outras coisas – o equilíbrio entre solidão por um lado, e trabalho e oração por outro, é algo que procura tornar possível uma clara, diria até profética visão dos outros». De facto, só na «imersão quotidiana na contemplação», é possível «ver as necessidades dos outros como são verdadeiramente», até experimentar o «tormento» pelas suas necessidades «tão profundas e trágicas».
    Este «empreendimento inseparável de acção e contemplação, solidão e comunidade – ressaltou ainda Williams – está relacionado com a constante purificação da consciência que temos uns dos outros na luz de Deus, que encontramos no silêncio e no esquecimento de nós mesmos». Disto deriva a necessidade de uma «disciplina do silêncio e da paciência» quotidiana, que permite que a verdade se manifeste plenamente purificando «as deformações da nossa visão, causadas pelo egoísmo e pela ambição».
    Tema recordado indirectamente também por Bento XVI na oração do Angelus de domingo seguinte, dedicado ao episódio evangélico do afastamento dos mercantes do templo». «Uma típica acção profética», assim a definiu o Pontífice, esclarecendo contudo que «não é possível interpretar Jesus como um violento», porque «a violência é contrária ao Reino de Deus» e «nunca está ao serviço da humanidade».


    13 de Março de 2012
    [palavras-chave: Bento XVI]
    Notícias relacionadas
    Diante do mistério de Deus
    Como frágeis vasos de argila
    A escolha entre mentira e verdade
    A coragem da fidelidade
    Para evangelizar o matrimónio e a família
    imprimir | enviar

    Cerca
    Advanced search

    Área utentesregistrados
    e-mail password
    Forgot your password?
    | inscrição | assinatura |
    | informações |


    This site has been made possible thanks to the generous donation from System Comunicazione Pubblicitaria Il sole 24 Ore S.p.A.

    .
    Deutsch
    English
    Español
    Français
    Italiano
    Polski
    Português
    .

    .
    Read the daily free

    For the weekly editions please consult subscription requirements.
    .
    .
    .
    .
    .

    Arte e cultura América Organismos do Vaticano Economia e Finanças Audiência Geral Jornada Mundial da Juventude África Mass media Guerras Santos e beatos Bento XVI Viagens Apostolicos Ásia Igrejas e comunidades cristãs Teologia Evangelização Europa História

    Hoje em primeiro plano
    Diante do mistério de Deus
    Há ainda muito a fazer para realizar «a verdadeira renovação litúrgica» desejada pelos padres conciliares, sobretudo no que diz respeito à plena participação de cada um dos cristãos na celebração eucarística. É quanto reconhece Bento XVI na mensagem aos participantes no quinquagésimo Congresso eucarístico internacional de Dublim, vídeo-transmitida no final da Statio orbis de encerramento, presidida no domingo 17 de Junho, pelo cardeal legado Marc Ouellet, no Croke park da capital irlandesa. O...

    A Grécia escolhe a Europa
    A vitória dos conservadores na Grécia não parece convencer os mercados. Depois de um início positivo, no sulco das Bolsas asiáticas, os índices europeus indicam a meio da manhã lucros escassos: Milão perde 1,03 por cento, Paris ganha 0,39 e Frankfurt 0,83, enquanto Londres se mantém a menos 0,16. Tensão sobre os títulos de Estado: o diferencial entre os títulos decenais espanhóis e alemães subiu a 560 pontos, enquanto os bónus do tesouro plurianuais estão a 461 pontos, contra os títulos franceses...

    Mais um domingo de sangue na Nigéria
    Pelo terceiro domingo consecutivo, igrejas no norte da Nigéria foram alvo de atentados terroristas, atribuídos ao grupo radical islâmico Boko Haram, que atingiram cinco lugares de culto no Estado de Kaduna, três na homónima capital e dois na cidadezinha de Zaria. Imediatamente depois, grupos armados desencadearam represálias contra a comunidade muçulmana, marcando o dia com ulteriores violências. Segundo as últimas notícias divulgadas pelas autoridades locais, os mortos são pelo menos 48. As...


    Online todas as edições do jornal do PapaArquivo
    Serviço reservado aos utentes registrados e aos assinantes

    Special issue
    for the Beatification


    | Santa Sé | Cidade do Vaticano | Sala de Imprensa | Rádio Vaticano | Serviço fotográfi | Centro televisivo | outros sites |
    L'Osservatore Romano, 00120 Cidade do Vaticano. todos os d

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo