Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 18 de junho de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4744



    Enviado via iPhone

    Início da mensagem encaminhada

    De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
    Data: 18 de junho de 2012 04:50:45 BRT
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4744
    Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>

    JESUS FALA ATRAVÉS DE SUA IGREJA

    Mensagens neste resumo (2 Mensagens)

    Mensagens

    1.

       SINAIS QUE CURAM (04) RECONCILIAÇÃO E EUCARISTIA  Som !

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Dom, 17 de Jun de 2012 7:54 pm





    SINAIS QUE CURAM

    (04)-RECONCILIAÇÃO E EUCARISTIA !...

    Além da relação do Sacramento da Reconciliação com o Baptismo, ele está também relacionado com a Eucaristia.

    Se voltarmos à Última Ceia, nós vemos que Jesus lavou os pés aos seus discípulos antes da celebração da Primeira Eucaristia com Ele.

    Ele purificou-os para que pudessem receber o seu Corpo e o seu Sangue.

    Aquele Lava-Pés disse a eles – e hoje diz-nos a nós – que a purificação vem antes da comunhão, que a Reconciliação abre-nos o caminho para a Eucaristia.

    Um purifica e o outro alimenta.

    Um coloca-nos em intimidade com Deus enquanto o outro nos faz sentir que temos em plenitude a Presença de Deus.

    Pedro estava errado ao rejeitar a atitude de Jesus, mas estava no bom caminho quando pedia que Jesus o lavasse todo.

    A Reconciliação com Deus é um dom preciosíssimo que brota do coração misericordioso de Deus Pai.

    Ele não nos pertence mas, ao mesmo tempo, Deus nunca o recusa a cada um de nós, Deus nunca nos deixa abandonados.

    Quando Jesus começou por lavar os pés a Pedro na Última Ceia, ele tentou resistir.

    Mas quando Pedro ouviu dizer que sem isso não poderia ter parte na herança de Jesus, logo se rendeu em plenitude.

    Pedro ficou limpo e recebeu o Corpo e o Sangue de Cristo.

    Apenas algumas horas depois, em circunstâncias especiais que significavam o amor que Pedro tinha a Jesus e a coragem de o seguir até ao fim, foi traido pela sua generosidade ao ponto de negar que conhecia Jesus.

    Pedro, aparentemente ou realmente, precisava de ser lavado todo por Jesus, e foi exactamente o que aconteceu.

    Depois da sua Ressurreição Jesus não condenou Pedro, e não o fez sentir envergonhado, mas Pedro, chorou amargamente a sua atitude de negação, e Jesus reinstalou-o no seu lugar de Cabeça da sua Igreja.

    Pedro, então, sempre agiu como se nada tivesse acontecido :

    - "Depois da refeição Jesus perguntou a Simão Pedro : Simão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes. Ele respondeu : Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Jesus disse-lhe : Apascenta os meus cordeiros".(Jo.21,15).

    As lágrimas de arrependimento de Pedro reabriram os canais da misercicórdia de Deus e ele voltou à intimidade com Jesus, quando Ele caminhava para o Calvário :

    -"Voltando-se, o Senhor fitou os olhos de Pedro, e Pedro recordou-se das palavras do Senhor, quando lhe disse : Antes de o galo cantar, negar-Me-ás três vezes, e vindo para fora, chorou amargamente".(Lc.2261-62).

    Nós todos somos exactamento como Pedro.

    Mesmo quando queremos fazer o que é recto, muitas vezes não encontramos a força e a coragem para resistir às tentações.

    Mas podemos encontrar conforto no facto de Jesus nos conhecer e mesmo de nos aceitar de cada vez que reconhecemos os nossos erros e empregamos os meios para nos corrigirmos.

    É maravilhoso sabermos que Jesus imediatamente nos perdoa quando confessamos os nossos pecados através do Sacramentro da Reconciliação restabelecendo a nossa amizade com Ele e sentindo de novo a Sua presença.

    Este é o amor que nós encontramos no Sacramento da Reconciliação e que não podemos encontrar de outro modo normalmente, e que é o caminho certo para recebermos a Eucaristia..

    John

    Nascimento

    2.

    Escuta da Palavra e Meditação - 18/6/2012 - ... não se vinguem

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Dom, 17 de Jun de 2012 11:02 pm



    Leituras do dia:

    1Rs 21,1-16
    Sl 5

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 5,38-42

    "- Vocês ouviram o que foi dito: "Olho por olho, dente por dente." Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste."

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

    Meditação:

    A filosofia oriental nos mostra três caminhos para controlar a violência. Os dois primeiros referem-se à retribuição com a própria violência. O problema é que só incrementa a violência e a escalada do conflito, ainda que pareçam eficazes. O primeiro é caminho da "violência maior", que também é completamente rejeitado pela espiritualidade cristã.

    Ante uma agressão, por menor que seja, responde-se com tamanha violência que o agressor deve desistir de seu propósito. Um exemplo disso é o caso de Lamec, descendente de Caim, que ameaçava tirar a vida por uma simples lesão que alguém lhe causasse. O outro caminho é a Lei de Talião: quer dizer, responder com violência proporcional à ofensa, o que já foi um avanço.

    O terceiro caminho é o da justiça maior. Isto implica em não deixar que o conflito cresça e se torne incontrolável. A partir daí, a proposta é buscar a resistência pacífica e a resolução por meio da reconciliação. O terceiro caminho pode parecer mais frágil, porém, tem a vantagem de deter o conflito. Enfrentando a ofensa inicial com maior força interior, resta uma boa possibilidade de dar uma resposta de acordo com a justiça e a verdade.

    No evangelho de hoje temos a quinta antítese. A lei do talião era a expressão do culto ao espírito vingativo e cruel, com a perpetuação da violência: a vingança exige "vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe" (Ex 21,23-25)!

    Jesus remove o mau espírito de vingança pela prática da bem-aventurança da mansidão. A contraposição à lei do talião é expressa, no evangelho, através de uma ênfase literária simbólica, "oferecer a outra face... dar também o manto... caminhar dois quilômetros...", o que significa: renunciar absolutamente a reagir à violência pela violência. Contudo, aquele que sofre a violência não deve se intimidar, e é até conveniente questionar o agente da violência, em vista de corrigi-lo, inclinando-o à conversão.

    Rompendo com a cadeia de violência, o discípulo deve aplicar-se ao amor sem limites, na construção da paz.

    Sentimos que nossas vidas são carregadas das cores da Palavra de Deus? Ou ainda temos vestígios da lei de talião? Nossas presenças são iluminadoras, apontam caminhos de paz, de reconciliação e de amor?

    Reflexão Apostólica:

    Na sociedade violenta em que vivemos, em que "ninguém leva desaforo pra casa", não é fácil ser cristão. Os bispos, na Conferência de Aparecida, falaram da necessidade do cristão viver em contínua conversão: "O prazo se cumpriu. O Reino de Deus está chegando. Convertam-se e creiam no Evangelho" (Mc 1,15).

    Certa vez falava eu dos cabelos brancos que ganhamos por tentar viver além dos nossos problemas os da responsabilidade dos que correm da responsabilidade. Falamos dos cabelos grisalhos que surgem da raiva, do comodismo, da sobrecarga, da intolerância, da falsidade, (…), mas estranhamente Jesus e os escritos contidos na Bíblia nos convidam a não revidar com as mesmas armas e sim com a sabedoria e a paciência.

    Nas provações do dia-a-dia Deus nos pede CALMA!

    Olhar o ensinamento que surgiu no monte, por completo ou em partes é maravilhoso, mas devemos admitir que humanamente é duro de se cumprir.

    Nossa fraqueza pede pra avançar sobre o agressor, mas Jesus sugere que contornemos; nossa fragilidade deseja revidar, mas a sabedoria nos convida a respirar e contar até dez, vinte, trinta, quarenta… Triste é saber que quando o perverso sabe que não o atacaremos, parece ter mais vontade de cutucar.

    A mensagem do monte difere em muito da filosofia de Auguste Comte – o positivista. A mensagem de Jesus nos propõe não a passividade da subserviência do escravo, do oprimido, do rendido, mas pensar alternativas que contornem e continuem a caminhar. A política de Jesus nos pede que"NÃO ENTREMOS NO JOGO" dos que vivem esse mundo.

    Irmãos e irmãs brigam por cargos, locais em destaque, poder, (…); mas bem que poderiam deslocar esse potencial para coisas boas e construtivas. E nós também!

    Ao invés da réplica, da noite mal dormida pensando na resposta que daremos ao que nos magoou, Ele nos convida a continuar andando.

    Não paguemos o mal com o mal. Não nos deixemos confundir!

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, predispõe-me a amar meus inimigos e perseguidores. Só assim estarei dando testemunho do amor que devotas a cada ser humano.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)

    Propósito: Acolher com muita alegria a Boa Nova.

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.
    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Criar novo tópico | Visite seu Grupo na web
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Quer conhecer gente nova e interessante? Só depende de você.

    Loja Online HP

    O Dia dos Namorados está chegando. Encontre alguém especial até lá!

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo